MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Período Início do curso: 12/9/2016 Término das atividades: 29/7/2017 Entrega da Monografia: 31/10/2017 Término do curso: 28/2/2018
Carga horária420 horas
Data das avaliações*Módulos I e II: 21/11/2016
Módulo III: 19/12/2016
Módulos IV e V: 29/5/2017
Módulo VI: 10/7/2017
Módulos VII e VIII: 21/8/2017
Conheça o Moodle Ambiente de aprendizagem virtual da Unisinos
Moodle Unisinos

*Datas sujeitas a alterações. As avaliações presenciais serão realizadas nas unidades ou polos da universidade, em segundas-feiras, das 19h30 às 22h.

Num cenário altamente competitivo, tem-se exigido das organizações de manufatura e serviços a busca por estratégias diferenciadas e inovadoras, sustentadas por pessoas com capacidade de tomada de decisões, visão sistêmica e comprometidas com os resultados organizacionais, tanto no campo econômico, quanto no social.

O MBA em Gestão Estratégica de Negócios constitui-se numa proposta diferenciada que oportuniza desenvolver as competências pessoais, de grupos e empresariais, alicerçando-se nos pressupostos de gestão de pessoas, processos, estratégias e inovação, demandadas às organizações orientadas pelo design de soluções de negócios sustentáveis nesse ambiente competitivo.

O Modelo de Gestão Estratégica de Negócios para o MBA foi inspirado e adaptado do Modelo de Gestão proposto por Mintzberg (2010)1. Nesse modelo, a gestão acontece na prática em três planos: das informações, das pessoas e da ação. Esses planos fazem conexões com o negócio por meio da gestão de pessoas que lideram, negociam e se comunicam com todos os públicos, dentro e fora da organização.

A proposta fundamenta-se numa estrutura de oferta flexível, fator que propicia o ingresso de novos candidatos, após a conclusão do módulo I, em qualquer eixo da proposta.

Objetivo geral

Propiciar o desenvolvimento das habilidades gerenciais, conceituais e projetuais na busca de concepção e implementação de estratégias de negócios competitivas.

Objetivos específicos

  • Propiciar o aprimoramento da base conceitual sob a gestão de estratégias de negócios competitivas;
  • Propiciar o aprendizado de técnicas para a concepção e implementação de estratégias de negócios e projetos de soluções inovadores orientados pelo design;
  • Desenvolver as habilidades pessoais essenciais para as práticas da gestão com foco na implementação de estratégias.

Público de interesse

Profissionais e gestores que buscam formação continuada e aperfeiçoamento na Gestão Estratégica de Negócios.

Perfil do futuro profissional

Ao final do curso o aluno deverá ter obtido progresso no desenvolvimento das seguintes competências:

  • Atuar na gestão estratégica de organizações públicas, privadas, não governamentais, de pequeno ou grande porte;
  • Desenvolver a capacidade de lidar com problemas morais no cotidiano do ambiente corporativo, a partir de um referencial interdisciplinar;
  • Compreender a liderança, não apenas como uma competência individual (do líder), mas também como competência coletiva (rede de liderança), reconhecendo sua importância para a gestão estratégica de negócios;
  • Desenvolver um Plano de Desenvolvimento Individual;
  • Identificar, entender e integrar a gestão de recursos humanos com a estratégia de negócio e desenvolvimento das organizações;
  • Modelar e gerenciar os processos e sistemas de indicadores a partir da estratégia do negócio;
  • Formular, planejar e implementar estratégias de negócios;
  • Propor estratégias de internacionalização de negócios;
  • Identificar instrumentos de gestão financeira e contábil adequados a sustentabilidade de um negócio;
  • Discernir e aplicar adequadamente as estratégias de marketing e vendas em respectivos mercados;
  • Compreender as ações inovadoras e de cunho social e ser capaz de desenvolver iniciativas de inovação;
  • Compreender como o design se relaciona com outros saberes, possibilitando a constituição de sistemas de relações a partir da projetação de artefatos;
  • Reconhecer diferentes metodologias de negociação, além de analisar situações da prática profissional e interagir em grupo com intuito de tomar decisões em busca de soluções estratégicas para negócios organizacionais;
  • Analisar situações da prática profissional e interagir em grupo com intuito de tomar decisões em busca de soluções estratégicas para negócios organizacionais.


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades