MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Aula magna: 29/3/2017Início do curso: 3/4/2017 Término das atividades: 2/12/2017 Entrega da Monografia: 29/5/2018 Término do curso: 30/7/2018
Carga horária: 420 horas
As avaliações presenciais serão realizadas aos sábados, nas unidades ou polos da Universidade, conforme calendário do curso.
Conheça o Moodle Ambiente de aprendizagem virtual da Unisinos Moodle Unisinos

Num cenário altamente competitivo, tem-se exigido das organizações de manufatura e serviços a busca por estratégias diferenciadas e inovadoras, sustentadas por pessoas com capacidade de tomada de decisões, visão sistêmica e comprometidas com os resultados organizacionais, tanto no campo econômico, quanto no social.

O MBA em Gestão Estratégica de Negócios constitui-se numa proposta diferenciada que oportuniza desenvolver as competências pessoais, de grupos e empresariais, alicerçando-se nos pressupostos de gestão de pessoas, processos, estratégias e inovação, demandadas às organizações orientadas pelo design de soluções de negócios sustentáveis nesse ambiente competitivo.

O Modelo de Gestão Estratégica de Negócios para o MBA foi inspirado e adaptado do Modelo de Gestão proposto por Mintzberg (2010)1. Nesse modelo, a gestão acontece na prática em três planos: das informações, das pessoas e da ação. Esses planos fazem conexões com o negócio por meio da gestão de pessoas que lideram, negociam e se comunicam com todos os públicos, dentro e fora da organização.

Objetivo geral

Propiciar o desenvolvimento das habilidades gerenciais, conceituais e projetuais na busca de concepção e implementação de estratégias de negócios competitivas.

Objetivos específicos

  • Propiciar o aprimoramento da base conceitual sob a gestão de estratégias de negócios competitivas;
  • Propiciar o aprendizado de técnicas para a concepção e implementação de estratégias de negócios e projetos de soluções inovadores orientados pelo design;
  • Desenvolver as habilidades pessoais essenciais para as práticas da gestão com foco na implementação de estratégias;
  • Compreender cenários econômicos e processos inovativos para a construção de estratégias e propostas de valor com foco em crescimento sustentado.

Público de interesse

Profissionais com curso superior, gestores e profissionais de demais áreas com afinidade profissional e que desejam desenvolver suas competências em gestão generalista de negócios.

Perfil do futuro profissional

Ao final do curso o aluno deverá ter obtido progresso no desenvolvimento das seguintes competências:

  • Atuar na gestão estratégica de organizações públicas, privadas, não governamentais, de pequeno ou grande porte;
  • Desenvolver a capacidade de lidar com problemas morais no cotidiano do ambiente corporativo, a partir de um referencial interdisciplinar;
  • Compreender a liderança, não apenas como uma competência individual (do líder), mas também como competência coletiva (rede de liderança), reconhecendo sua importância para a gestão estratégica de negócios;
  • Identificar, entender e integrar a gestão de recursos humanos com a estratégia de negócio e desenvolvimento das organizações;
  • Modelar e gerenciar os processos e sistemas de indicadores a partir da estratégia do negócio;
  • Formular, planejar e implementar estratégias de negócios;
  • Propor estratégias de internacionalização de negócios;
  • Identificar instrumentos de gestão financeira e contábil adequados a sustentabilidade de um negócio;
  • Discernir e aplicar adequadamente as estratégias de marketing e vendas em respectivos mercados;
  • Compreender as ações inovadoras e de cunho social e ser capaz de desenvolver iniciativas de inovação;
  • Compreender como o design se relaciona com outros saberes, possibilitando a constituição de sistemas de relações a partir da projetação de artefatos;
  • Reconhecer diferentes metodologias de negociação, além de analisar situações da prática profissional e interagir em grupo com intuito de tomar decisões em busca de soluções estratégicas para negócios organizacionais;
  • Analisar situações da prática profissional e interagir em grupo com intuito de tomar decisões em busca de soluções estratégicas para negócios organizacionais.


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades