MBA em Ecossistemas de Inovação

O MBA em Ecossistemas de Inovação é uma Iniciativa da Aliança para a Inovação.

Periodicidade:

Mensal

Carga horária:

360 horas

Modalidade:

Presencial

  Campus Porto Alegre

Próxima turma começa em 24/10/2019

Data sujeita a alteração

 

 

Para quê

O MBA em Ecossistemas de Inovação é uma iniciativa da cooperação mútua entre as universidades UFRGS, PUCRS e Unisinos para desenvolverem profissionais que atuem na gestão, operação ou que acessem e usem os recursos dos ecossistemas de inovação, por meio da combinação de conhecimentos relevantes que orbitam nas três Universidades.

A inovação tem se tornado rapidamente o modo essencial para estimular a competitividade. Visto isso, o MBA instiga um olhar global sobre novos ecossistemas e aspectos inovadores em diferentes ângulos e perspectivas, influenciando no desenvolvimento de pessoas, negócios, regiões e países. O curso aborda os espaços que unem a infraestrutura aos arranjos institucionais e culturais, atraindo empreendedores e recursos, constituindo organizações que potencializam o desenvolvimento da sociedade do conhecimento.

Você terá acesso a novos discernimentos em relação às fronteiras, estrutura e gestão de diversos tipos de ecossistemas, aprendendo a explorar e desenvolver projetos para alavancar a inovação nas organizações. Também desenvolverá a construção e o gerenciamento de um ecossistema de inovação, interagindo estrategicamente e identificando parceiros para o desenvolvimento de projetos conjuntos, formando um ambiente de aprendizagem e inovação. E ainda, uma visão ampla sobre o assunto por meio de disciplinas, como: ecossistemas de inovação globais, ambientes promotores da inovação no Brasil, parques tecnológicos e incubadoras e transformação digital.

Para quem

Administradores e profissionais com curso superior que possuam desejo de compreender, gerir e acessar ecossistemas de inovação.

O que é Aliança para Inovação

A Unisinos, a UFRGS e a PUCRS, em 2018, lançaram a Aliança para Inovação de Porto Alegre. A articulação entre as universidades tem o objetivo de potencializar ações de alto impacto em prol do avanço do ecossistema de inovação e do desenvolvimento da capital gaúcha. A ação tem como foco transformar a cidade de Porto Alegre em uma referência na área de inovação e empreendedorismo no país, potencializando conexões locais, nacionais e internacionais, a favor do desenvolvimento social e econômico. A base deste ecossistema são os talentos da cidade. Assim, Porto Alegre tem um grande potencial para oferecer soluções inovadoras aos seus cidadãos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos. Nesse sentido, apresenta-se o MBA em Ecossistemas de Inovação que busca desenvolver uma visão global sobre ecossistemas de inovação estruturado em sete eixos: contextos de inovação; imersões em ecossistemas de inovação; inovação; projeto aplicado; direito; regulações e políticas públicas; e tecnologias inovadoras.

O curso conta com a curadoria de:
Dr. Alsones Balestrin (Unisinos);
Dr. Jorge Luis Nicolas Audy (PUCRS);
Dr. Luis da Cunha Lamb (UFRGS)
.

Esta edição será na Unisinos, mas o currículo oferece ainda uma experiência imersiva que visa transformação da capital em uma referência na área de inovação e empreendedorismo, potencializando conexões locais, nacionais e internacionais. O MBA conta com a disciplina Imersão em Ecossistemas de Inovação, com aulas ministradas nas três universidades da Aliança, sendo 24h em cada uma. O que proporciona o contato com a infraestrutura, modelos de negócio e de gestão e pessoas dos Ecossistemas de Inovação das Universidades que integram a Aliança para Inovação.

A qualificação profissional pós-curso

Você conhecerá as diferentes dinâmicas dos ecossistemas de inovação e saberá operar, interagir e desenvolver técnicas que promovam novas práticas nas organizações.

O curso proporciona a você a aptidão necessária para atuar em parques tecnológicos e distritos de inovação a frente de projetos que potencializam o desenvolvimento da sociedade a partir da interação com grandes empresas, organizações e pessoas.

 

 

Equipe de coordenação do curso

Dra. Aurélia Adriana de Melo (Unisinos)

E-mail: aureliaam@unisinos.br

Dr. Gustavo Dalmarco (PUCRS)

E-mail: gustavo.dalmarco@unisinos.br

Dra. Carla Schwengberten (UFRGS)

E-mail: tencaten@producao.ufrgs.br

Dra. Aurora Zen (UFRGS)

E-mail: aurora.zen@ufrgs.com.br

 

Articulação Institucional

Dr. Silvio Bitencourt da Silva (Articulação Institucional Unisinos)

E-mail: sibitencourt@unisinos.br

Não deixe de tirar as suas dúvidas!

 

Entre em contato e saiba mais:

Fone: +55 (51) 3591 1200 - de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.
E-mail: comercial@unisinos.br
Atendimento Unisinos: +55 (51) 3591 1122

    

 

 


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades