Programas educativos

O MHGEO conta com jogos, videoteca, atividades lúdicas, exercícios temáticos e oficinas para auxiliar, por meio da Geociência, os professores/educadores no rendimento pedagógico das disciplinas de Ciências, Biologia e Geografia (entre outras). Estes programas, também ajudam a desenvolver uma maior conscientização sobre a importância do material fossilífero para a humanidade.


Jogos

Show dos Milhões de anos”: Cada etapa do jogo é uma “era geológica” composta por perguntas sobre os fósseis que viveram nas correspondentes eras. Os participantes precisam passar por todas as “eras geológicas”, até chegar à atualidade, o final do jogo.

Número de participantes: de 10 a 20 participantes.

Público-alvo: a partir de 9 anos.

Jogos de tabuleiros”: Jogos educativos sobre paleontologia e rochas que ativam a memória visual e desenvolvem o raciocínio, a concentração e a criatividade dos alunos.

Número de participantes: até 5 grupos de 2 a 4 participantes.

Público-alvo: de 7 a 12 anos.

Jogo “Relógio Geológico””: Os alunos irão girar o relógio, selecionando uma era geológica, a qual terá uma pergunta referente a mesma, que deverá ser respondida, podendo haver “prendas”. O grupo que tiver mais acertos, vencerá a batalha. O jogo tem como objetivo recapitular os conhecimentos aprendidos ao longo da visita.

Número de participantes: até 4 grupos de 2 a 5 participantes.

Público-alvo: de 7 a 12 anos.

slide

Videoteca

Coleção de vídeos referente a temas que proporcionam uma viagem no tempo e no espaço. Debates são incentivados após as sessões de vídeos.

Número de participantes: de 10 a 20 participantes.

Público-alvo: a partir de 7 anos.

slide

Oficina

Oficina “Paleontólogo por um dia”: Atividade interativa que busca reproduzir de modo prático os passos do trabalho de um paleontólogo em campo e no laboratório. Os participantes viverão na prática as principais atividades dessa profissão tais como, a coleta de fósseis, sua preparação e análise com a utilização de ferramentas e assessórios típicos da profissão de paleontólogo.

Número de participantes: até 10 participantes

Público-alvo: a partir de 10 anos.

slide

Atividades Lúdicas

“A arte no aprendizado da paleontologia”: Grupos de no máximo 5 alunos sortearão um envelope (entre dez) contendo descrições e imagens de diferentes eventos geológicos ou interações paleoecológicas em períodos geológicos distintos. Cada grupo terá que escolher uma forma de representar artisticamente (apresentação teatral, mímica ou poesia) a continuidade dos eventos ou interações sorteados.

Público-alvo: de 9 a 16 anos.

“Aprendendo paleontologia com as sensações”: Utilização de fósseis (ou réplicas de fósseis); recipientes com sedimentos de diferentes granulometrias; e objetos simulando o globo com suas placas tectônicas e mapa geomorfológico com os relevos para serem tocadas/apalpadas pelos alunos com deficiência visual e pelos demais alunos (esses com os olhos vendados). Esta atividade permite que alunos, principalmente os com deficiência visual, tenham experiências táteis no explorar formas, tamanhos e texturas, contribuindo no seu processo de aprendizado.

Público-alvo: a partir de 5 anos.

slide