Edu Voices

Acreditamos muito no poder de uma boa história.
Inspire-se com mais uma.

Seja bem-vindo ao Edu Voices

00h 01m 11s

Este episódio é em Português

Buscar a transformação pela educação é nosso foco.

Escutar as múltiplas vozes da educação é o primeiro passo para a transformação.

Seja bem-vindo ao Edu Voices, um podcast do Instituto para Inovação em Educação da Unisinos.

Pequeno manual antirracista

Por Djamila Ribeiro

Neste pequeno manual, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos. Em onze capítulos curtos e contundentes, a autora apresenta caminhos de reflexão para aqueles que queiram aprofundar sua percepção sobre discriminações racistas estruturais e assumir a responsabilidade pela transformação do estado das coisas.

Como as democracias morrem

Por Steven Levitsky e Daniel Ziblatt

Democracias tradicionais entram em colapso? Essa é a questão que Steven Levitsky e Daniel Ziblatt – dois conceituados professores de Harvard – respondem ao discutir o modo como a eleição de Donald Trump se tornou possível.

Dica de

Educação como prática da liberdade

Por Paulo Freire

Escrita quando o autor já se encontrava no exílio, a obra reflete a maturação e a autocrítica, sendo o primeiro texto a refletir sobre suas experiências pedagógicas. Paulo Freire não deixa dúvidas quanto à concepção de educação – defende ardorosamente a pedagogia conscientizadora como força de mudança e libertação.

Meus Desacontecimentos

Por Eliane Brum.

De quantos nascimentos e mortes se constitui uma vida? De quantos partos uma pessoa precisa para nascer? Com quantas palavras se faz um corpo? A menina que flertava com a morte conta como foi salva pela palavra escrita. Em cada página, personagens fantasticamente reais incorporam-se: a irmã morta, que era a mais viva entre todos; a avó, comedida em tudo, menos na imaginação; a família que precisou de uma perna fantasma para andar no novo mundo; as tias que viravam flores para não murchar. Como repórter e escritora, Eliane sempre questionou a forma como cada um inventa uma vida e cria sentido para seus dias. Em Meus desacontecimentos, conta como ela mesma se arrancou do silêncio para virar narrativa. Neste itinerário de dentro para dentro, a autora percorre-se com delicadeza, mas sem pudor. Oferece-se ao leitor nua. Quase em sacrifício.

Dica de

O ingresso na escrita e nas culturas do escrito: seleção de textos de pesquisa

Por Emilia Ferreiro.

Neste livro, a autora, em parceria com diversos pesquisadores, reúne artigos que debatem questões como a consciência fonológica, o processo de conceituação das crianças, o sentido do conhecimento ortográfico e as importantes novidades que a era digital traz para a escrita – um material rico, ousado e transformador, marcas inconfundíveis desta pensadora da Educação.

Headstrong: 11 Lessons of School Leadership

Headstrong: 11 Lessons of School Leadership de Dame Sally Coates