Muitas dicas

Aqui você encontra as dicas dos nossos convidados.

Slyline

Música

Por Gonzalo Rubalcaba, Ron Carter e Jack DeJohnette

Ouça

Dica do/a
Amaro Freitas

Gente

Música

Por Caetano Veloso

“Gente é pra brilhar
Não pra morrer de fome”

Ouça

 

Dica do/a
Marcelo Arioli Heck

A Era do Capitalismo de Vigilância

Música

Por Shoshana Zuboff

A era do capitalismo de vigilância, de Shoshana Zuboff, apresenta ideias alarmantes sobre o fenômeno que ela nomeou capitalismo de vigilância. Os riscos não poderiam ser maiores: uma arquitetura global de modificação comportamental ameaça impactar a humanidade no século XXI de forma tão radical quanto o capitalismo industrial desfigurou o mundo natural no século XX.

Dica do/a
Fernando Almeida

Um defeito de cor

Livro

Por Ana Maria Gonçalves

Fascinante história de uma africana idosa, cega e à beira da morte, que viaja da África para o Brasil em busca do filho perdido há décadas. Ao longo da travessia, ela vai contando sua vida, marcada por mortes, estupros, violência e escravidão.

Dica do/a
Luanda de Moraes

O Povo Brasileiro

Livro

Por Darcy Ribeiro

Obra magistral de Darcy Ribeiro, um dos maiores antropólogos brasileiros, “O Povo Brasileiro” é uma tentativa de compreender quem somos, o que somos e a importância do nosso país. Este clássico retrata o inconformismo pela desigualdade social e percorre a história da formação da civilização brasileira.

 

Dica do/a
Jaqueline Moll

AmarElo - É Tudo Pra Ontem

Filme

Por Emicida

Nos bastidores do show no Theatro Municipal de São Paulo, o rapper e ativista Emicida celebra o grande legado da cultura negra brasileira.

Dica do/a
Viviane Weschenfelder

Direito da Antidiscriminaçã

Livro

Por Roger Raupp Rios

Esta obra apresenta com profundidade as questões centrais do “Direito da Antidiscriminação” (discriminação direta, indireta e suas subdivisões) e suas diferentes abordagens (procedimentalista e substancialista) e se insere na vasta produção acadêmica e profissional do autor, objetivando a construção de uma dogmática jurídica voltada ao reconhecimento e à superação das desigualdades e desvantagens reais sofridas por parcelas da população que pertencem a grupos estigmatizados ou subordinados a grupos dominantes sociais e culturais, como é o caso das mulheres, negros e homossexuais.

Dica do/a
Jorge Terra

Radioativo

Filme

Por Marjane Satrapi

Movida por uma mente brilhante e uma grande paixão, Marie Curie embarca em uma jornada científica com o marido, Pierre, para explicar elementos radioativos até então desconhecidos. Logo se torna evidente que seu trabalho pode levar salvar milhares de vidas se aplicado na medicina – ou destruir bilhões se for usado na guerra.

Dica do/a
Miriam Grossi

Eu matei Sherazade

Livro

Por Joumana Haddad

Ao matar a heroína de As mil e uma noites, a poeta e jornalista Joumana Haddad desmonta o mito do clássico da literatura árabe, o qual acusa de passar uma mensagem equivocada às mulheres. Em suas noites de histórias inventadas para evitar a morte, Sherazade não seria um exemplo de resistência e rebelião, mas de concessão e negociação de seus direitos básicos.

Dica do/a
Beatriz Abuchaim

O sentido da existência humana

Livro

Por E. O. Wilson

Neste livro excepcional, o premiado biólogo Edward O. Wilson debruça-se sobre questões existenciais para entender o que faz os seres humanos serem tão diferentes de todas as outras espécies. Procurando sentido no que Nietzsche chamou de “as cores do arco-íris” às bordas do saber e da imaginação, Wilson une ciência e filosofia para conduzir os leitores a uma viagem pela nossa origem mais remota até uma provocadora hipótese sobre o futuro.

Dica do/a
Michael Fullan

Livro de sonetos

Livro

Por Vinícius de Moraes

Os sonetos desse livro, publicado pela primeira vez em 1967, foram escritos ao longo de trinta anos, a partir do início da década de 30. Apesar do vasto espaço de tempo que os separa, eles guardam uma semelhança que vai muito além da submissão ao formato clássico: para Vinicius de Moraes, os sonetos eram uma via de acesso ao sublime, mesmo quando essa elevação se processava por meio da linguagem prosaica do cotidiano aparentemente banal.

Dica do/a
Celso Gutfreind

Pandemia: Covid-19 e a reinvenção do comunismo

Livro

Por Slavoj Žižek

Uma pandemia global assola o planeta. Com a brusca mudança na rotina de bilhões de pessoas, vivemos em um momento em que o maior ato de responsabilidade é se manter distante daqueles que amamos. Nesta obra escrita em plena quarentena, o filósofo esloveno Slavoj Žižek mergulha de cabeça no espírito de nossa época.

Dica do/a
Renata Meirelles

Sociedade do cansaço

Livro

Por Byung-Chul Han

Byung-Chul Han, uma das vozes filosóficas mais inovadoras da atualidade, descreve neste ensaio como o Ocidente está se tornando uma sociedade do cansaço.

Dica do/a
Renata Meirelles

Antropologia dos sentidos

Livro

Por David Le Breton

Nesta obra David Le Breton explora os sentidos, todos os sentidos, como pensamento do mundo. Desta vez o antropólogo se deixa imergir no mundo a fim de sentir-se dentro e não diante dele. Ele nos mostra que o indivíduo não toma consciência de si senão através do sentir, que ele faz a experiência de sua existência por ressonâncias sensoriais e perceptivas.

Dica do/a
Ana Carol Thomé

Do mundo nada se leva

Filme

Por Frank Capra

Alice deseja apresentar Tony, seu noivo, à sua família, mas como ele provêm de uma família rica e a sua é composta de pessoas um tanto lunáticas, há um choque de comportamentos. Anthony P. Kirby, o pai do seu noivo, já comprou todos os imóveis da região onde a família de Alice vive para um importante empreendimento, com exceção da casa de Alice. Sem este imóvel o projeto não pode ir adiante e, como há uma recusa em vender, este posicionamento gera um clima desfavorável entre as duas famílias.

Dica do/a
Lucia Pellanda