Saber ensinar é parte fundamental para a formação humana, e a Unisinos oferece diferentes possibilidades para realizar uma licenciatura em uma das melhores universidades do país. A Unisinos possui estrutura de qualidade em seus cursos de licenciatura, contando com um corpo docente composto 80% por doutores e mestres, cursos com ótima avaliação pelo MEC e programas de incentivo para a formação de professores.

Projeto Provocações

O que é?
Por meio da articulação entre arte, educação e formação de professores, o objetivo do projeto é ampliar o repertório cultural dos alunos das Licenciaturas. Não se trata, porém, de “ensinar sobre arte” ou “instrumentalizá-los para o contato com a arte”, mas de provocá-los a conceber as linguagens artístico-culturais como uma dentre as tantas formas de se relacionar com o mundo.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO PARA 2016/2:


» SETEMBRO
15/09 (quinta-feira) - Em debate: Ensaiar com palavras: literatura, experiência e criação na escola.
Ministrante: Raquel Leão.
Local: Auditório Maurício Berni.
Horário: das 19h30 às 22h;

Inscreva-se


» OUTUBRO

6/10 (quinta-feira) - Workshop: “A ação no jogo teatral” (2ª edição).
Ministrante: Marcelo Bulgarelli.
Local: Padre Werner.
Horário: das 19h30 às 22h;

Inscreva-se

31/10 (segunda-feira) - Conversa com artista: “A edição de materiais científicos pelos fluxos da arte”.
Ministrante: Michel Zózimo.
Local: Auditório Sérgio Concli Gomes.
Horário: das 19h30 às 22h;

Inscreva-se


» NOVEMBRO

3 e 17/11 (quinta-feira) - Ciclo de Estudos (Escola Projeto): “É arte, é infantil, é fundamental”.
Ministrante: Débora Vier Fischer e docentes da Escola Projeto.
Local: Auditório Maurício Berni.
Horário: das 19h30 às 22h;

Inscreva-se

Programa Interface | Ensino-Gestão-Inovação

O que é?
O Programa Interface, como o nome sugere, é um canal para a troca de informações. Tendo à frente as Licenciaturas da Unisinos, seu objetivo é estabelecer um diálogo com as instituições de ensino básico, em especial aquelas do entorno da universidade. Por meio de encontros presenciais e de cursos online, os chamados moocs, a Unisinos cumpre com seu papel social, ao compartilhar o conhecimento gerado na universidade com a comunidade escolar.

Quem pode participar?
Encontros presenciais: gestores e coordenadores pedagógicos de escolas públicas e privadas do Vale dos Sinos e Paranhana.

Moocs: cursos online abertos a todos interessados.

Como fazer para participar?
Os encontros presenciais têm como eixo articulador o tema da gestão escolar. Ocorrem duas vezes ao ano e são divulgados, previamente, às escolas participantes do Programa. Após sua realização, um link é disponibilizado com o registro integral do evento. Os moocs abordam, de maneira interdisciplinar, temas emergentes na área da Educação. As datas de lançamento podem ser conferidas nesta página.

O aluno das licenciaturas é contemplado com uma bolsa de 50% do valor do curso, e ainda conta com diversos programas que impulsionam o aprendizado e oferecem experiências internacionais de ensino. Conheça os programas de incentivo que podem ajudar na sua formação:

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID

Pibid Promovido pela CAPES em parceria com o MEC, o PIBID tem como foco a valorização do magistério e a melhoria da qualidade da educação brasileira, integrando a universidade e as escolas no processo de formação do professor. O PIBID qualifica alunos de licenciatura proporcionando a eles uma experiência real de docência, promovendo o contato com professores de escolas públicas, que atuam como co-formadores, e com o cotidiano das escolas de educação básica, permitindo o desenvolvimento de projetos dentro das escolas. A seleção dos alunos bolsistas é feita através de editais e a seleção é realizada mediante preenchimento de todos os requisitos estabelecidos pelo programa. Participam do programa os cursos de Biologia, Ciências Sociais,Educação FísicaFilosofiaFísica, História, LetrasMatemática e Pedagogia, e todos os alunos destes cursos podem concorrer às bolsas.

» Saiba mais sobre o PIBID

Programa de Licenciatura Internacional - PLI

Desenvolvido junto a CAPES e realizado em parceria com o Santander, o PLI é um incentivo a internacionalização da formação dos alunos de licenciatura. O programa oferece bolsa-auxílio que permite aos alunos a expansão de seus conhecimentos em instituições de ensino de outros países, em que dividem sua formação entre a Unisinos e a instituição estrangeira. Participam do PLI os cursos de Biologia, Educação Física, Letras, Física e Matemática, e os editais do programa são abertos anualmente.

» Saiba mais sobre o PLI

Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica – PARFOR

O PARFOR é um incentivo obrigatório estabelecido pela lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que proporciona aos professores em exercício na rede pública de ensino básico a possibilidade para a conclusão de uma formação superior. Atualmente, a Unisinos conta com 120 alunos contemplados pelo PARFOR no curso de Pedagogia e 20 alunos no curso de Matemática.

Licenciaturas Unisinos

A Unisinos dispõe de cursos de Licenciatura em Biologia, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, História, Letras, Matemática e Pedagogia, e os alunos são contemplados com diversos incentivos.


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades