Graduação em Engenharia de Materiais

Bacharelado Duração do curso: 5 anos Turno: Noite

Este curso tem nota

5 de acordo com CC/MEC
Autorização Curso autorizado pelo MEC Curso autorizado pelo MEC

 

 

 

 

Na faculdade de Engenharia de Materiais da Unisinos você irá aprender os princípios básicos que sustentam a área e as atuais tendências dos variados tipos de materiais, como metais, borrachas, plásticos, cerâmicos, semicondutores, entre outros e as diferentes aplicações na indústria, como na área siderúrgica, petroquímica, automobilística, eletrônica e microeletrônica, biomédica, ou ainda em segmentos recentes como nanotecnologia.

O engenheiro de materiais tem uma formação multidisciplinar que permitirá atuar na pesquisa, produção, seleção e gerenciamento do desenvolvimento de materiais, processos e produtos correlacionando a estrutura com as propriedades e possibilitando processos de inovação.

Por que estudar Engenharia de Materiais na Unisinos?

  • Atividades em novos e modernos laboratórios, adequados às aulas práticas do curso;
  • Possibilidade de acompanhar o desenvolvimento de processos de inovação tecnológica de materiais dentro da própria universidade e nas empresas regionais e nacionais;
  • Mercado com diversas oportunidades para profissionais com conhecimento técnico-científico, nas indústrias do estado, do país e também do exterior;
  • Parceria com o Tecnosinos – Parque Tecnológico de São Leopoldo, localizado no campus da Unisinos – aproximando você do mercado de trabalho;
  • Parceria com centros de pesquisas e indústrias, conectando você ao mercado de trabalho em diferentes áreas.

Mercado de trabalho e área de atuação do engenheiro de materiais

A demanda por engenheiros no Brasil é maior do que a mão de obra disponível. A tendência é que cheguemos ao ano de 2015 com uma falta de mais de 200 mil profissionais. O déficit é expressivo: foram 45 mil graduados, em 2011, para uma necessidade de 70 mil a 95 mil engenheiros todos os anos, até 2020. A profissão está presente em todos os campos da indústria e da construção, o que amplia o mercado de trabalho do engenheiro de materiais.

Você irá encontrar oportunidades em setores como metal-mecânico, siderúrgico, automobilístico, plástico e borracha, biomateriais, aeronáutico, naval, petroquímico, farmacêutico, agroindústria, indústria de alimentos, têxtil e de materiais cerâmicos, além da indústria de produtos eletrônicos e nanomateriais, em forte crescimento no Brasil.

As organizações precisam do profissional também com uma visão ambiental dos processos de fabricação de componentes, a partir de diversos tipos de materiais. Assim, você poderá atuar no sentido de desenvolver tecnologias de redução, reutilização e reciclagem dos excedentes de materiais das produções industriais.

Coordenação do curso

Está com dúvidas sobre o curso, o currículo ou mercado de trabalho? Converse com a coordenação do curso.

  • Tatiana Rocha

    Currículo Lattes

    E-mail: tlavila@unisinos.br

    (51) 3591 1122 - ramal 1644

    Atendimento:

    Segundas-feiras, das 14h às 16h53;

    Terças-feiras, das 14h às 16h53;

    Quartas-feiras, das 14h às 16h53.

Atenção: Nos meses de janeiro, fevereiro e julho, os horários de atendimento da coordenação de cursos podem ser alterados. Por favor, contate a Coordenação de seu curso e agende horário para orientação de matrícula.


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades