Graduação em Engenharia de Energia

Bacharelado Duração do curso: 5 anos Turno: Manhã, com ofertas de atividades também no turno da noite.

Este curso tem nota

4 de acordo com CC/MEC
Autorização Curso autorizado pelo MEC Curso autorizado pelo MEC

 

 

 

 

Na faculdade de Engenharia de Energia da Unisinos você irá estudar formas de produzir, distribuir, gerir e utilizar eficientemente a energia, levando em conta aspectos ambientais e socioeconômicos.

A graduação em Engenharia de Energia é baseada na energia como chave para o desenvolvimento sustentável, e capacitará você para trabalhar com todas as fontes que compõem a matriz energética brasileira - seja ela renovável (como a energia hídrica, solar, eólica ou de biomassa) ou não renovável (como a energia gerada pelo petróleo, carvão, gás natural ou urânio).

Os alunos serão capazes de compreender os fundamentos de engenharia e aplicar esse conhecimento para resolver problemas na produção, processamento, armazenamento, distribuição e utilização da energia utilizando várias técnicas como a síntese, análise, projeto e estudos de caso.

As atividades do curso ocorrem no turno da manhã nos dois primeiros anos e no noturno nos três últimos anos.

A Unisinos é credenciada pelo MEC para a oferta do curso de Engenharia de Energia, após concluir o curso, o aluno obterá o título de Engenheiro de Energia.

Por que estudar Engenharia de Energia na Unisinos?

  • Visitas técnicas para estudar os fluxos de energia em indústrias;
  • Proximidade da universidade com empresas, facilitando a sua colocação no mercado de trabalho;
  • Viagens de estudo para conhecer na prática os aspectos particulares de geração e uso de energia e de sua integração com o ambiente;
  • Bolsas de iniciação científica, inserindo os alunos em projetos de pesquisa de seus professores;
  • Encaminhamento e orientação para o programa Ciência sem Fronteiras, possibilitando uma visão internacional do setor energético;
  • Participação em projetos aplicados, como o Fogão Solar, o Carro Solar e a Estação Meteorológica;
  • Palestras com temas atuais da energia, com palestrantes nacionais e internacionais.

Mercado de trabalho e área de atuação do engenheiro de energia

O mercado está em alta devido à busca por novas fontes de energia e a preocupação mundial com assuntos como desenvolvimento sustentável, biocombustíveis e energias renováveis. Neste cenário, considerando também o grande potencial energético do Brasil, o profissional formado em Engenharia de Energia tem facilidade para se colocar no mercado.

Após a graduação, você poderá trabalhar em indústrias e empresas, como usinas de etanol e biodiesel, além de companhias de transporte e distribuição de gás natural. Você também poderá atuar em indústrias de transformação e no desenvolvimento de novas tecnologias de geração de energia, que sejam mais eficientes e ambientalmente sustentáveis.

Coordenação do curso

Está com dúvidas sobre o curso, o currículo ou mercado de trabalho? Converse com a coordenação do curso.

Atenção: Nos meses de janeiro, fevereiro e julho, os horários de atendimento da coordenação de cursos podem ser alterados. Por favor, contate a Coordenação de seu curso e agende horário para orientação de matrícula.


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades