Graduação em Engenharia Biomédica

Bacharelado Duração do curso: 5 anos Turno: Noite
Autorização Curso autorizado pelo MEC Curso autorizado pelo MEC

 

 

 

 

 

A faculdade de Engenharia Biomédica da Unisinos, alicerçado na interface Engenharia e Saúde, tem como objetivo a formação de profissionais para o desenvolvimento de métodos, técnicas, equipamentos, materiais e sistemas próprios para o diagnóstico, prevenção, tratamento e reabilitação de doenças em benefício da sociedade.

Objetiva-se o desenvolvimento de egressos criativos e críticos na identificação das demandas sociais e no desenvolvimento, regional e nacional, de forma sustentável, capazes de analisar criticamente o impacto das ações tecnológicas para o bem-estar humano e de adequar suas ações, contribuindo com a sociedade de modo comprometido com os valores e princípios que a Universidade possui. Esse objetivo inclui o que é essencial para a UNISINOS: que seus egressos se diferenciem por uma postura isenta de qualquer tipo de discriminação. Para tanto, serão proporcionadas experiências pedagógicas que contribuam para a construção dessa postura ao longo do Curso de forma transversal e de maneira pontual nas Atividades Acadêmicas.

Por que estudar Engenharia Biomédica na Unisinos?

  • O Curso de Engenharia Biomédica da Unisinos é o segundo curso na região Sul do país. De acordo com o MEC, hoje são 14 cursos no país, que ocorrem nos estados das regiões Sudeste e Nordeste.
  • O Curso prioriza o desenvolvimento de novos projetos na área de tecnologia e da saúde.
  • O estudante tem a opção de cursar um semestre na universidade alemã parceira – Friedrich Alexander Universität (FAU).
  • A Unisinos é uma das instituições que firmou comprometimento com o Termo de Cooperação para Implantação de um Cluster de Tecnologias para Saúde com apoio do Medical Valley de Erlangen, Alemanha, assinado pelo Estado do Rio Grande do Sul.
  • A Unisinos já trabalha no projeto de um instituto com foco na área de tecnologias aplicada à saúde.
  • Atualmente, a Unisinos apresenta a formação de engenheiros em 13 modalidades diferentes, além de diversos cursos nas áreas tecnológicas, cursos de especialização, mestrados e doutorados.
  • O Tecnosinos está ancorado em 5 setores: tecnologia da informação, automação e engenharias, comunicação e convergência digital, energias renováveis , tecnologias socioambientais e tecnologias para a saúde.

Mercado de trabalho e área de atuação do profissional formado em Engenharia Biomédica

A Saúde é um complexo de atividades de bens e serviços prioritário para todas as nações ao redor do globo e também é a área de maior crescimento do esforço de inovação no mundo. Este setor alavanca diversos segmentos importantes da nossa sociedade e possui uma dimensão social atrelada à cidadania, uma dimensão econômica própria, articulando entidades privadas e públicas em uma ampla rede de assistência e cuidados de saúde, além de um parque industrial responsável pelo fornecimento de uma vasta cadeia de produtos destinados para o segmento.

No que tange especificamente à Engenharia Biomédica, existe necessidade de formação e qualificação de recursos humanos, implantação, modernização e recuperação de infraestruturas em Engenharia de Reabilitação, Engenharia Médica, Engenharia Clínica ou Hospitalar e Bioengenharia.

Os principais segmentos da indústria de equipamentos e dispositivos médicos são: diagnósticos in vitro, diagnósticos por imagem, implantes e eletromédicos.

Coordenação do curso

Está com dúvidas sobre o curso, o currículo ou mercado de trabalho? Converse com a coordenação do curso.

Atenção: Nos meses de janeiro, fevereiro e julho, os horários de atendimento da coordenação de cursos podem ser alterados. Por favor, contate a Coordenação de seu curso e agende horário para orientação de matrícula.


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades