Print

Professor Visitante Estrangeiro

Essa bolsa objetiva a atração de professores de renome atuantes e residentes no Exterior para proferir cursos, treinamentos, palestras ou seminários presenciais, com vigência mínima de 2 meses e máxima de 3 meses, divididos em até 3 períodos ao longo da duração do Projeto Institucional de Internacionalização.

Nas atividades de docência realizadas, deverá ser realizada gravação para transmissão on-line e posterior disponibilização, sempre que possível.

Os candidatos estrangeiros que não forem falantes nativos de língua portuguesa ou inglesa deverão atender a um dos 3 requisitos a seguir:

  • Comprovar o domínio de uma destas línguas por meio de documento da IES anfitriã que informe que o interessado possui proficiência linguística suficiente para as atividades propostas;
  • Apresentar, para língua portuguesa, certificado Celpe-Bras; ou
  • Apresentar, para a língua inglesa, um dos certificados descritos na tabela abaixo.

 

Smiley face

É necessário que a Unisinos possua acordo de cooperação, memorando de entendimento, convênio ou instrumento jurídico congênere com a universidade de destino do professor.

Dessa forma, o candidato deverá consultar a Assessoria de Relações Internacionais e Nacionais para verificar se a Unisinos possui parceria com a sua instituição. Caso não haja acordo com a instituição estrangeira, é possível solicitar a tramitação de uma nova parceria. É de responsabilidade do beneficiário preparar a prestação de contas e relatório técnico da missão após o retorno.

Documentos:
Serão disponibilizados em breve.