Print

Bolsas e Missões

O PII da Unisinos oferece apoio nas seguintes modalidades:

a) Auxílios para missões de trabalho no exterior
b) Recursos para manutenção de projetos
c) Bolsas no exterior
a. Doutorado sanduíche
b. Professor visitante sênior (antigo estágio sênior no exterior com vínculo empregatício com IES)
c. Professor visitante júnior (antigo pós-doutorado com vínculo empregatício com IES
d. Capacitação em cursos de curta duração ou “summer/winter schools” no exterior ou auxílios para participação em cursos a distância (MOOCs etc).

Bolsas no país:
e. Professor visitante no Brasil
f. Jovem talento com experiência no exterior
d) Outras ações internacionais de custeio propostas pelas IES não contemplados acima e desde que aprovados pela Capes.

Inscrições:
Confira as modalidades abertas no calendário de editais.

 

Doutorado Sanduíche

Na modalidade de doutorado sanduíche no Exterior, alunos regularmente matriculados em cursos de doutorado no Brasil realizam parte do curso em instituição no Exterior, retornando e devendo permanecer no Brasil para a integralização de créditos e defesa de tese. Para concorrer à bolsa o candidato deverá estar alinhado com uma das temáticas prioritárias da Unisinos (sugere-se a leitura do plano de internacionalização da Unisinos, dos temas e dos projetos de pesquisa), estar regularmente matriculado em um dos Programas de Pós-Graduação participantes e desejar realizar seu estágio doutoral em algum dos países integrantes da proposta.

Os editais de seleção serão publicados nesta página e atenderão aos critérios da CAPES e também aos regimentos internos de cada Programa de Pós-Graduação. Importante atentar para os requisitos de proficiência em línguas estrangeira estabelecidos pela CAPES.

O repasse da bolsa será feito diretamente pela CAPES ao bolsista e não incluirá pagamento integral de taxas administrativas e acadêmicas (tuition and fees) ou taxas de bancada (bench fees) às instituições parceiras estrangeiras.

É necessário que a Unisinos possua acordo de cooperação, memorando de entendimento, convênio ou instrumento jurídico congênere com a universidade de destino do doutorando.
Dessa forma, o candidato deverá consultar a secretaria de seu Programa de Pós-Graduação para verificar se a Unisinos possui parceria com a instituição estrangeira desejada. Caso a Unisinos não possua acordo com a instituição estrangeira, é possível solicitar à Coordenação do Programa que avalie a possibilidade de nova parceria.

Faça sua inscrição aqui

Documentos:
Serão disponibilizados em breve.

 

Missões

Incluem auxílio-deslocamento, auxílios para diárias de 7 dias e auxílio referente a seguro de saúde e de viagem. Poderão ser realizadas em caso de:

• Atividades relacionadas à execução de projetos de cooperação;
• Apresentação de resultados de pesquisa em congressos e eventos internacionais de maior expressão na área de conhecimento, com possibilidade de visitas técnicas em instituições para prospecção de eventuais parcerias;
• Atividades realizadas por membros do Grupo Gestor ou representantes indicados, voltadas à viabilização das ações de internacionalização do Projeto Institucional de Internacionalização.

O Grupo Gestor será responsável pela seleção dos beneficiários de missões, as quais deverão ter orientação estratégica. Lembrando que, um mesmo membro da equipe, excetuando-se o seu coordenador, não poderá realizar mais de uma missão de trabalho por ano ou em anos consecutivos de vigência do projeto. Valor médio orçado por missão é de R$ 17.100,00.

Para participar, o coordenador do PPG ou o coordenador do projeto devem indicar o docente para o Grupo Gestor. A avaliação será feita de forma sistemática, nas reuniões mensais do Grupo Gestor. É de responsabilidade do beneficiário preparar a prestação de contas e relatório técnico da missão.

Documentos:
Serão disponibilizados em breve.

 

Capacitação em cursos de curta duração ou “summer/winter schools”

Bolsa para capacitação em cursos de curta duração ou “summer/winter schools” no Exterior, com vigência de até 1 mês, ou auxílios para participação em cursos a distância (MOOCs etc).

Os candidatos deverão apresentar um plano de atividades a serem desenvolvidas para concorrer ao auxílio. É de responsabilidade do beneficiário preparar a prestação de contas e relatório técnico da missão.

Documentos:
Serão disponibilizados em breve.