Print

Apresentação

O Projeto Institucional de Internacionalização (PII) da Unisinos, submetido à CAPES, no âmbito do Programa Institucional de Internacional, Edital nº041-2017, foi aprovado em agosto de 2018. O PII busca consolidar a política de internacionalização da universidade para o período compreendido entre 2018-2021, que visa à concentração de esforços em três áreas temáticas prioritárias, previstas em seu PDI: (a) Inovação e Empreendedorismo; (b) Microeletrônica e; (c) Saúde e Tecnologia.

» Conheça o plano de internacionalização da Unisinos (PDF)

Estas três áreas foram mobilizadas através do desenvolvimento de pesquisas, missões de trabalho e diversas ações de interação no cenário global, por quatro temas: 1) IoT e Saúde, 2) Indústria 4.0, 3) Ecossistemas de inovação, e 4) Transformação digital e Humanidades. A integração entre as três áreas prioritárias que serão mobilizadas pelos temas deu origem a 4 projetos de pesquisa em cooperação internacional capazes de promover uma ampla e sistêmica sinergia entre os PPGs da Universidade, conectando de forma interdisciplinar e inédita 70 professores e mais de 400 alunos oriundos de 5 programas de pós-graduação. Como apenas PPGs com nota maior que 4 poderiam usufruir dos recursos desse edital, os que se adequaram a proposta foram o PPG em Administração, Computação Aplicada, Comunicação, Design e Educação.

Smiley face

» Conheça os temas e as metas do PII Unisinos (PDF)

A concessão aprovada inclui recursos para gastos com missões de trabalho, bolsas de estudo e recursos de material de consumo no valor total de até R$ 6.167.610,08 para os 04 (quatro) anos de projeto institucional. As atividades da primeira fase iniciam em 2019 e encerram em 04/11/2020, quando haverá uma avaliação parcial para renovação do projeto. Caso seja renovado, o projeto continuará até 04/11/2022.

O PII da Unisinos é gerenciado por um Grupo Gestor, composto pelos membros:

Prof. Dr. Alsones Balestrin, Pró-Reitor Acadêmico e de Relações Internacionais (Gestor por exigência do edital)
Profa. Dra. Dorotea Kersch, Diretora da UAPPG
Profa. Dra. Claudia Bitencourt, PPG Administração
Prof. Dra. Maura Lopes, PPG Educação
Prof. Dra. Carlo Franzato, PPG Design
Prof. Dr. Sandro Rigo, PPG Computação Aplicada
Profa. Dra. Adriana Amaral, PPG Comunicação
Prof. Dr. Leonel Rocha, PPG Direito
Profa. Dra. Gelsa Knijinik, PPG Educação
Prof. Dr. Emmanuel Raufflet, HEC Montreal
Prof. Dr. Flaviano Celaschi, Universidade de Bolonha