Graduação

Viagens de estudo

As disciplinas de intercâmbio da Unisinos promovem viagens nacionais e internacionais com o objetivo de ampliar as experiências de aprendizado do estudante. Durante as atividades  desenvolvidas em países da América Latina, da América do Norte e da Europa – eles têm a oportunidade de se relacionar com realidades diferentes das suas.

Assim como proporcionam uma experiência acadêmica de alta qualidade, as viagens também aproximam os estudantes de seu futuro mercado de trabalho, por meio de visitas a empresas. Além disso, no contato com diferentes culturas, os participantes desenvolvem novas visões de mundo, exercitam a comunicação em outros idiomas e dialogam com as diferenças.

Com exceção dos intercâmbios obrigatórios (dos cursos de Administração - Gestão para Inovação e Liderança, Relações Internacionais, Design, Processos Gerenciais e Gestão Comercial), todos os demais intercâmbios podem ser cursados por alunos das demais Escolas.

Confira, abaixo, as particularidades das ofertas para cada curso.

Escola de Direito

A Unisinos possui convênios com diversas universidades pelo mundo, o que permite que os alunos do curso de Direito participem de intercâmbios para vários países, como Portugal, Itália, Estados Unidos, França, Alemanha, Inglaterra, Espanha e Argentina, todos os anos.

Os estudantes realizam matrícula em uma disciplina optativa, na qual parte das aulas ocorre no Brasil e parte no Exterior. Esse formato permite que os participantes não apenas conheçam universidades estrangeiras, mas também convivam com seus alunos, visitem tribunais e instituições públicas e dialoguem com autoridades locais.

No curso de Direito é possível ainda a matrícula na atividade acadêmica Temas Emergentes de Direito, na qual os alunos realizam viagens e um dos destinos pode ser Coimbra, em Portugal. A partir do convênio firmado em 2012 entre a Unisinos, o Instituto de Direito Penal Econômico e Europeu (IDPEE) e a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), os alunos têm a oportunidade de ter aulas no IDPEE, localizado na Universidade de Coimbra – uma instituição com mais de 700 anos de história, reconhecida no mundo todo pela qualidade de suas pesquisas na área das ciências criminais.

Entre os temas discutidos nessa atividade, estão: direito penal, fiscal e econômico; jurisprudência constitucional; enriquecimento ilícito, branqueamento de capitais, corrupção; criminalidade de empresa; e pluralidade de agentes.

Escola de Gestão e Negócios

Administração

 

No curso de Administração, os alunos podem optar por viagens à Argentina, ao Chile, ao Uruguai, à Colômbia ou ao Peru, sendo disponibilizado um ou mais desses destinos a cada semestre letivo. As atividades incluem visitas técnicas à Embaixada do Brasil em cada país e a universidades. O foco, no entanto, são visitas a empresas de serviço e a indústrias.

O objetivo é colocar os alunos em contato com a realidade e as práticas de organizações estrangeiras, por meio da abordagem de temas específicos da administração e dentro do contexto de cada país. Isso ocorre a partir do enfoque de professores e especialistas das instituições visitadas. 

Todas essas dinâmicas colocam o estudante diante de um cenário bastante diferente do brasileiro. Esse contato faz com que os alunos compreendam melhor os modelos de desenvolvimento, empreendimento e inovação encontrados nesses países.

Para 2017, está previsto entre os dias 22 a 28/10/2017, a viagem para São Paulo. Aproveite essa oportunidade de associar estudos e viagem de conhecimento nacional!

Confira todas as informações sobre a viagem

 


 

Administração - Gestão para Inovação e Liderança

 

No curso de Administração, Gestão para Inovação e Liderança (GIL), há dois intercâmbios. O primeiro, realizado no quarto semestre do curso, tem duas semanas de duração e ocorre em uma universidade da América do Sul – uma atividade que aproxima os participantes da cultura e das formas de gestão dos países vizinhos. O segundo acontece no sexto semestre da graduação e tem duração de um semestre – formato inédito no Brasil. Nele, os alunos viajam para países de língua inglesa, onde participam de cursos na área de gestão.

Ambas as atividades propiciam aos alunos o contato com diferentes culturas, o que, por sua vez, permite o desenvolvimento de novas visões de mundo e o exercício da comunicação em outros idiomas, além de apresentar aos estudantes práticas emergentes de gestão. Esses intercâmbios são diferenciais na formação integral dos alunos, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento da capacidade de perceber e dialogar com diferenças culturais. Isso torna os estudantes mais flexíveis e estimula suas capacidades criativas - o que é fundamental para o exercício da liderança e da inovação.

 


 

Comércio Exterior

 

A Disciplina de Intercâmbio do curso de Comércio Exterior da Unisinos leva os graduandos para Montevidéu, no Uruguai. Durante a viagem, que ocorre pelo menos uma vez ao ano, são realizadas visitas técnicas a diversas instituições uruguaias. Entre elas, está a Embaixada do Brasil no país, a Universidad Católica del Uruguay, a Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) e o Centro Tecnológico do Uruguai (Latu).

O principal objetivo do intercâmbio é colocar o aluno em contato com um cenário bastante diferente do brasileiro – o que faz com que modelos de desenvolvimento, empreendimento e inovação sejam melhor percebidos por meio das experiências vividas por eles durante as atividades acadêmicas.


 

Gestão Comercial e Processos Gerenciais

 

A atividade acadêmica de intercâmbio nos dois cursos é a 098102 - Internacionalização e Intercâmbio para Benchmarking. Esse intercâmbio é obrigatório e corresponde a 12 créditos acadêmicos e financeiros.

Trata-se de uma viagem internacional, na América Latina. Essa atividade é exclusiva para alunos dos cursos de Gestão Comercial (GR15011) e Processos Gerenciais (GR15010).

A oferta e a matrícula da atividade estão organizadas da seguinte maneira:

• O aluno se matricula na atividade 098102 em um determinado período letivo e, no primeiro semestre de vínculo, somente deve cumprir com os pagamentos relativos a seis créditos;
• No segundo semestre, o aluno paga os seis créditos restantes, acompanha os encontros obrigatórios de preparação da viagem e realiza a viagem.

Formandos: A Unisinos recomenda fortemente que os alunos, ao planejarem sua formatura, se matriculem na atividade de intercâmbio, no mínimo, um ano antes da data prevista para a formatura, para que possam realizar a atividade como descrito acima, em dois semestres.

No semestre de realização da viagem, mediante solicitação prévia por e-mail, os alunos deverão dirigir-se à Secretaria do curso para assinatura do Termo de Contrato para Viagem e entrega de uma cópia do RG ou passaporte.

Para embarque, faz-se necessária a apresentação de RG emitido com tempo inferior a 10 anos e/ou passaporte válido.

Entre em contato para maiores informações:

Coordenação

Profª. Cassia Rebelo Hofstatter
Telefone: 3591.1122 - Ramal 1521
E-mail: cassiah@unisinos.br

Prof. Rafael Bassani
Telefone: 3591.1122 - Ramal 1506
E-mail: rvbassani@unisinos.br

Secretaria Graduação Escola de Gestão e Negócios
Telefone: 3591.1122 - Ramal 1525
E-mail: secgradgestaoenegocios@unisinos.br


 

Relações Internacionais

 

Como parte do currículo obrigatório do curso de Relações Internacionais e incluso nas mensalidades do curso, a Unisinos oferece na Disciplina de Intercâmbio a oportunidade do aluno viajar para Genebra. A cidade é considerada o centro diplomático da Europa por abrigar inúmeras Organizações Internacionais.

Com a preocupação de aproximar os alunos de seu futuro mercado de trabalho, a viagem oferece aos estudantes a oportunidade de vivenciar não apenas uma experiência acadêmica de alta qualidade, mas também uma inserção prática na área de atuação do internacionalista. 

Entre as atividades programadas, estão palestras em intituições como o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), o Escritório das Nações Unidas em Genebra (UNOG), a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Organização Mundial do Comércio (OMC), a Organização Mundial da Saúde (OMS), dentre outras . A missão inclui, ainda, atividades na Geneva School of Diplomacy and International Relations e na Geneva Academy of International Humanitarian Law and Human Rights.

Essa programação contribui para que os participantes desenvolvam um forte networking com instituições acadêmicas de reconhecida importância na área de Relações Internacionais e, ao mesmo tempo, estabeleçam laços com profissionais da área, ao participarem de palestras exclusivas com agentes internacionais das principais organizações sediadas em Genebra*.

Ainda, de forma extracurricular, a Unisinos, como uma Universidade Jesuíta, possui convênios com diversas universidades pelo mundo, o que permite que os alunos do curso de Relações Internacionais participem de intercâmbios para vários países. 

*A programação poderá sofrer alterações.

Escola da Indústria Criativa

Design

 

O curso de Design já organizou viagens para Buenos Aires, na Argentina, e Milão, na Itália. No total, a graduação promove dois intercâmbios curriculares, com duração de uma ou duas semanas cada.

O programa possui uma intensa agenda de atividades acadêmicas, que inclui uma série de visitações e experiências mercadológicas, artísticas e culturais, e também a elaboração de relatórios de viagem, que documentam e avaliam as atividades, permitindo o compartilhamento do conhecimento adquirido durante o intercâmbio.

O objetivo das viagens é qualificar o olhar dos alunos – futuros profissionais –, visto que o cenário do mercado contemporâneo exige que eles não apenas compreendam o que ocorre internacionalmente, mas também estejam preparados para fazer suas próprias interações e leituras sobre o design no mundo.

 


 

Moda

 

As cidades escolhidas para as viagens do curso de Moda são: Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires. A seleção dos destinos tem como critério a busca por lugares multiculturais e que coincidam com o período das Semanas de Moda.

Chegando ao local de destino, os estudantes visitam museus, bairros icônicos, feiras e eventos, por exemplo, realizando uma verdadeira imersão na vida da cidade. Durante esse período, eles observam sinais comportamentais e culturais, por meio da ferramenta de Cool Hunting.

Essas atividades permitem ao aluno colocar em prática conhecimentos adquiridos em sala de aula (principalmente na disciplina de Pesquisa de Tendências), e perceber linguagens emergentes nos mais diferentes contextos (como arte, tecnologias, mídias, moda, locais e pessoas), tendências que ele poderá aplicar no desenvolvimento de produtos diferenciados.

Para 2016 haverá entre os dias 14 a 20/3 a viagem para Minas Gerais.

A viagem destina-se a compreensão de dinâmicas de consumo de projetos de design de moda e suas implicações com nichos de mercados contemporâneos no Brasil. Possibilitará o enriquecimento de relações que possam ser estabelecidas entre identidade de marca a partir do reconhecimento de aspectos do imaginário coletivo artístico e cultural de um determinado contexto territorial.
Nesse roteiro estão previstas visitas em Belo Horizonte (circuito cultural e artístico da Pampulha), Ouro Preto e Inhotim.

Confira todas as informações sobre a viagem

Escola de Saúde

Psicologia 

 

O curso de Psicologia leva os graduandos para Buenos Aires através da disciplina Intercâmbio Atenção à Saúde. A dinâmica desta atividade visa o contato dos alunos com a realidade de uma universidade estrangeira na formação de profissionais de saúde. Além disso, busca o estímulo das relações interpessoais e de dinâmica de grupo, bem como o desenvolvimento de competências pessoais de adaptação em contextos novos, de maneira a atitude aberta de entendimento da realidade distinta buscando refletir sobre sua formação em processo.

Essa atividade, oportuniza aos alunos conhecer, através de uma viagem internacional outras realidades de organização da atenção à saúde, em especial, conhecimentos da área da Psicologia. Além das questões acadêmicas do curso, a imersão no estrangeiro oportuniza desenvolver outras competências e atitudes advindas da história e da cultura local que, em geral, encantam a todos pela beleza geográfica e acolhimento das pessoas, em geral.

O pacote inclui 8 turnos de atividades na Universidade Del Salvador, os quais incluem temas nas áreas de Psicologia Comunitária, Psicologia Jurídica, Intervenção Educativa, Recursos Humanos, entre outros. Além da visita à OSFE (Obra Social Ferroviária da Argentina), também há previsão de city tour.