Graduação

Alunos do programa Top Espanha
Alunos do programa Top Espanha

Alunos da Unisinos na cerimônia de embarque em SP. Foto: Reprodução Santander

Top Espanha Santander

O Programa Santander Universidades

O programa Santander Universidades apoia projetos universitários oferecendo bolsas que objetivam fomentar o intercâmbio cultural, a ciência, a inovação e o empreendedorismo. 

Criado em 1996, estimula a mobilidade de docentes e discentes, impulsionando a internacionalização da atividade acadêmica e transferindo o conhecimento do campus para a sociedade.

Em parceria com a Unisinos, o Santander Universidades possui os seguintes programas: TOP Santander, Bolsas Ibero-Americanas e Fórmula Santander.

O Programa TOP Espanha

Os programas Top Santander buscam potencializar as relações acadêmicas entre o Brasil e os países que fazem parte dessa iniciativa. Eles têm curta duração e são destinados a alunos e professores que querem incrementar a qualidade de sua formação.

O programa TOP Espanha permite que os participantes frequentem cursos de cultura, história e Língua Espanhola durante três semanas na Universidade de Salamanca. Como se trata de curso preparatório, não é necessário que os estudantes apresentem proficiência no idioma para participar.

Estudantes

Para participar, é necessário ser estudante da Unisinos e estar regularmente matriculado em curso graduação da universidade. Demais requisitos e informações sobre a bolsa-auxílio devem ser consultados no Edital de inscrição e pré-seleção para o programa.

Professores

Para participar, é necessário ser professor regular da Unisinos em atividades de graduação ou pós-graduação. Demais requisitos e informações sobre a bolsa-auxílio devem ser consultados no menu Docentes > Top Espanha.

O processo seletivo para o programa é aberto entre os meses de março e abril, prevendo a viagem no mês de julho do ano vigente.

 

Orientações aos alunos selecionados

Clique para visualizar o passo a passo que deve ser realizado após a seleção (.pdf)

 

Documentos

Formulário de Avaliação de Retorno

Este formulário deve ser preenchido e enviado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 10 dias após o retorno do Exterior.

Editais Anteriores

  • Edital 04/2018

Depoimentos

  • "Através da UNRI pude participar do Top Espanha, programa em parceria com o Santander. Fiquei três semanas estudando espanhol em Salamanca (Espanha) e foi uma das experiências mais felizes da minha vida. Além de aperfeiçoar o idioma, pude fazer amizades e conhecer culturas, não só do exterior, mas de diversos participantes do Brasil. Depois desta experiência, quero viajar cada vez mais!" Evlyn Zilch

    Evlyn Zilch

    Estudante de Relações Públicas na Unisinos

  • "Qualquer intercâmbio é bom, pois estamos conhecendo um mundo diferente. Mas viajar para Salamanca e estudar na Universidade de lá, é algo diferente e único. A cidade é linda, acolhedora e cheia de história, estudar espanhol lá foi muito válido, estou voltando com dois diplomas que servirão para o meu currículo. Não precisei me preocupar com nada, o Santander cuida de tudo, foram três semanas vivendo no paraíso. Fora que conheci pessoas que vou levar para o resto da vida, fiz um network muito bom, enfim, volto para o Brasil com uma vontade de retornar para lá, quem sabe em definitivo." Jeronymo Tomazelli Soares

    Jeronymo Tomazelli Soares

    Estudante de Comunicação Digital

  • "Por conta da Unisinos e do Santander tive a oportunidade de passar três semanas estudando na universidade mais velha da Espanha, Universidade de Salamanca, com 800 anos. Foi uma experiência incrível, aprendi muito, mas não só da língua, aprendi a cultura, entendi a história, convivi com pessoas de todo o mundo. Essa viagem me proporcionou algo que eu provavelmente não teria oportunidade se não fosse por ela. Eu recomendo a todos que poderem participar." Luiz Augusto Wendt

    Luiz Augusto Wendt

    Estudante de Jogos Digitais