Graduação

Workshop Marca 2014/2
Workshop Marca 2014/2

Encontro de alunos da Unisinos com a participação de representantes do MEC. Foto: Rafael Casagrande

Marca

O programa de Mobilidade Acadêmica Regional para os Cursos Acreditados pelo Mecanismo de Acreditação de Cursos de Graduação do Mercosul (Marca) busca a melhoria da qualidade acadêmica nos países membros e associados do bloco. Busca também fortalecer os cursos acreditados, fomentar a integração e internacionalização da educação superior na região e cumprir com o objetivo central de integração regional.

O Marca é o primeiro programa de mobilidade de estudantes de graduação promovido pelos governos do Setor Educacional do Mercosul. Ele é constituído de sistemas de avaliação e de acreditação e pelo programa de mobilidade de estudantes, docentes e pesquisadores entre instituições e países.

Para participar, é necessário ser estudante da Unisinos e estar regularmente matriculado no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Demais requisitos e informações sobre a bolsa-auxílio devem ser consultados no Edital de inscrição e pré-seleção para o programa.

Este programa de mobilidade possuí duração de um semestre e seu processo seletivo é aberto ao longo do primeiro semestre, em maio.

 

Orientações aos alunos selecionados

Clique para visualizar o passo a passo que deve ser realizado após a seleção (.pdf)

 

Documentos

 

Plano de Estudos

Os alunos selecionados para o programa devem baixar o plano de estudos, preenchê-lo, juntamente com seu Coordenador de Curso, e entregá-lo na Unidade Acadêmica de Graduação. Essa entrega deve ser feita antes da viagem. Caso não seja possível preencher o documento antes da viagem, devido a liberação das informações pela universidade de destino, ele deve ser enviado por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 10 dias após a chegada no país de destino.

 

Formulário de Chegada

Este documento deverá ser preenchido e enviado por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 10 dias após a chegada no país de destino.

 

Formulário de Avaliação de Retorno

Este formulário deve ser preenchido e enviado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 10 dias após o retorno do Exterior.

 

Depoimentos

  • "A oportunidade que estou tendo de morar em outro país e ainda estudar o que eu mais amo é indescritível. No começo, desde o processo de seleção tudo parecia uma ideia muito distante, mas quando vi já estava fazendo as malas e partindo para uma experiência que jamais vou esquecer. Neste tempo vivenciei muitas coisas que não imaginava que iria poder (desde coisas boas até algumas dificuldades - principalmente com a língua). A realidade daqui é muito diferente do Brasil, aqui é mais seguro, posso ir para a faculdade a hora que eu quiser (com apenas 5 minutos de caminhada), as aulas são muito diferentes (começando pelo incrível número de colegas - mais de 100 por disciplina - e pelo número de professores - 4 ou 5 por disciplina). A parte disso, a quantidade de pessoas e nacionalidades que já conheci é bem grande, e o bom é que todos vamos aprendendo juntos como nos virar aqui e como aproveitar o intercâmbio da melhor forma. Se pudesse dar um conselho para qualquer colega hoje seria: não deixam nunca uma oportunidade de viajar e estudar em outro lugar passar. Não importa se isso signifique demorar 6 meses ou 1 ano mais para se formar. A experiência é uma coisa que formação e dinheiro nenhuma paga!" Karine Ghiggi

    Karine Ghiggi

    Estudante de Arquitetura e Urbanismo

  • "Com toda a certeza, a melhor experiência já vivida por mim. Não importa o lugar que tu vais, quanto vais ganhar de bolsa nem como tu vais chegar lá, o intercâmbio é mais que isso tudo, é indescritível o quanto essa experiência muda a vida de uma pessoa; intercâmbio são novas amizades, novas histórias para contar, novas maneiras de ver e encarar a vida e o mundo, novo jeito de ver a si mesmo. Aprendi bastante na faculdade nesse período, mas a aprendizagem empírica, as coisas que eu aprendi, com quem eu convivi, as coisas que eu tive que aprender a fazer, essas sim são os valores que vão ser levados e recordados para o resto da vida. Parece clichê, mas agora minha vida é dividida entre o antes e o depois do intercâmbio." Guilherme Cipriano Michels

    Guilherme Cipriano Michels

    Estudante de Arquitetura e Urbanismo