Graduação

Bolsas Ibero-Americanas Santander

O Programa Santander Universidades

O programa Santander Universidades apoia projetos universitários oferecendo bolsas que objetivam fomentar o intercâmbio cultural, a ciência, a inovação e o empreendedorismo. Criado em 1996, estimula a mobilidade de docentes e discentes, impulsionando a internacionalização da atividade acadêmica e transferindo o conhecimento do campus para a sociedade.

Em parceria com a Unisinos, o Santander Universidades possui os seguintes programas: TOP Santander, Bolsas Ibero-Americanas e Fórmula Santander.

O Programa de Bolsas Ibero-Americanas

O programa de Bolsas Ibero-Americanas proporciona a realização de um semestre de estudos de graduação em universidades ibero-americanas conveniadas com a Unisinos e com o Banco Santander. 

Essas atividades contribuem para o intercâmbio cultural e científico em qualquer área do conhecimento entre estudantes e universidades. A Unisinos tem a oportunidade também de receber alunos estrangeiros por meio dessa iniciativa.

As atividades acadêmicas realizadas durante o programa podem ser aproveitadas posteriormente no currículo do estudante, conforme os acordos prévios realizados junto com sua Coordenação do Curso.

Para participar, é necessário ser estudante da Unisinos e estar regularmente matriculado em curso graduação da universidade. Demais requisitos e informações sobre a bolsa-auxílio devem ser consultados no Edital de inscrição e pré-seleção para o programa.

O processo seletivo para o programa é aberto nos anos de abril e maio, prevendo a viagem para o ano seguinte.

 

Orientações aos alunos selecionados

Clique para visualizar o passo a passo que deve ser realizado após a seleção (.pdf)

 

Documentos

 

Plano de Estudos

Os alunos selecionados para o programa devem baixar o plano de estudos, preenchê-lo, juntamente com seu Coordenador de Curso, e entregá-lo na Unidade Acadêmica de Graduação. Essa entrega deve ser feita antes da viagem. Caso não seja possível preencher o documento antes da viagem, devido a liberação das informações pela universidade de destino, ele deve ser enviado por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 10 dias após a chegada no país de destino.

 

Formulário de Chegada

Este documento deverá ser preenchido e enviado por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 10 dias após a chegada no país de destino.

 

Formulário de Avaliação de Retorno

Este formulário deve ser preenchido e enviado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 10 dias após o retorno do Exterior.

Editais Anteriores

Depoimentos

  • "O intercâmbio é uma oportunidade de sair da zona de conforto e se desafiar. Morar em outro país e conviver com pessoas de diferentes nacionalidades me permitiu amadurecer, ampliar meu conhecimento cultural, ter momentos de reflexão e por fim mudar alguns dos meus conceitos sobre diferentes assuntos." Douglas da Silva Vallada

    Douglas da Silva Vallada

    Estudante de Engenharia Química

  • "Fazer mobilidade era um sonho que me acompanhava desde o início da graduação. O sonho virou realidade! E com ele, vieram mudanças muito positivas em quem eu sou e, certamente, na profissional que serei. Estudar na Universidade do Porto ampliou meus horizontes para novas maneiras de encarar o Direito e a pesquisa na área jurídica. Morar no Porto, Portugal, abriu meus olhos para a grandeza do mundo, para a variedade de possibilidades pelas quais passamos todos os dias, mas também para todas as coisas boas que temos no Brasil. Conhecer outra cultura, poder viajar e explorar novos territórios, conhecer aspectos daquilo que se estuda sob outro enfoque... É uma experiência que todo mundo deveria ter." Bianca Kaini Lazzaretti

    Bianca Kaini Lazzaretti

    Estudante de Direito

  • "O meu intercâmbio acadêmico foi muito além de ir cursar cadeiras no Exterior e passar um semestre em outra Universidade. O intercâmbio foi uma experiência única em vários âmbitos da minha vida, pois tive contato com outras culturas, outros idiomas e outros métodos de ensinos. Retornei com uma visão mais ampla do meu curso, do mercado e das práticas internacionais, assim como com uma rede de networking de professores estrangeiros e de outros estudantes da minha área." Rafaela Bender

    Rafaela Bender

    Estudante de Administração