Educação Continuada

Missões Acadêmicas

As Missões Acadêmicas da Unisinos são realizadas anualmente e promovem a vivência dos alunos no Exterior.

Durante as viagens, os participantes têm a oportunidade de visitar grandes empresas multinacionais e assistir a aulas e palestras em instituições de ensino parceiras, assim como conhecer e vivenciar a cultura e os costumes de outros países.

 

Missão Acadêmica Paris

A Missão Acadêmica Paris é um curso que associa um intercâmbio acadêmico em uma Universidade europeia de excelência a uma agenda diversificada de atividades culturais. As aulas ocorrem majoritariamente na Université Paris Ouest Nanterre La Défense, e são ministradas por professores franceses e brasileiros, em português ou espanhol, ou ainda traduzidas do francês. Além disso, o curso inclui visitas aos órgãos do Estado, como o Conselho Constitucional, o Senado e a Cité Universitaire; além de instituições acadêmicas francesas, como a Collège de France, e a EHESS.

O objetivo do curso é proporcionar uma experiência internacional focada em temáticas contemporâneas do Direito Internacional europeu e francês, além de apresentar uma nova cultura e proporcionar novos referenciais políticos, sociais, econômicos e tecnológicos, possibilitando aos participantes a imersão em outra cultura jurídica.

 

Missão Acadêmica Alemanha

Desde 2011, uma das missões realizadas tem como destino a Alemanha, país com destacada participação econômica e tecnológica na União Europeia, com muitas empresas referência em nível global em setores como o automobilístico e o eletrônico.

A Missão Acadêmica Alemanha 2011 foi realizada em parceria com as universidades Ludwig Maximillians – Munique e a Friedrich-Alexander – Erlangen. O foco da missão foi modelos de gestão em empresas e instituições da Baviera e os participantes foram alunos dos MBAs da Unisinos. Além das aulas nas universidades, a missão incluiu visitas técnicas a empresas como BMW, Audi, Siemens, Man e Osram.

Já em 2012, o foco da viagem foi em Sistemas de Gestão da Produção, incluindo visitas à Ludwig Maximillians e à Technische Universität, ambas as instituições localizadas em Munique. A missão teve visitas a empresas como Audi, Siemens, OSRAM e cervejarias da região.

Na sua edição mais recente, em 2013, o foco foi novamente sistemas de gestão da produção, priorizando visitas a empresas do setor automotivo, como a Mercedes Benz e a MAN, que se destacam pelo alto grau de automação de seus processos produtivos. A administração do aeroporto de Munique apresentou aos alunos seu modelo de gestão e negócios.

 

Outras missões

Além da Alemanha, outros destinos também são explorados pelas Missões Unisinos, de acordo com as áreas de estudo e os objetivos de cada grupo de estudantes. Em 2012, alunos do curso de Design participaram do Workshop Cool Hunting, em Buenos Aires. 

Alunos e profissionais da área da saúde têm realizado viagens à Argentina, promovendo a integração de ensino e serviço na sua formação. Em missões já realizadas, o foco foi conhecer o Sistema de Saúde da Argentina e visitar a Facultad de Medicina da Fundación Hector Barceló.

Já o curso de Comércio Exterior da Unisinos, promoveu uma missão com foco em logística marítima, levando um grupo de estudantes à Bélgica, Holanda e Alemanha. Além de atividades em instituições de ensino superior, foram realizadas visitas aos principais portos marítimos desses países, Hamburg, Rotterdam e Antuérpia, grandes responsáveis pelo trânsito de bens e produtos entre a Europa e o mundo.