Marca

O programa de Mobilidade Acadêmica Regional para os Cursos Acreditados pelo Mecanismo de Acreditação de Cursos de Graduação do Mercosul (Marca) busca a melhoria da qualidade acadêmica nos países membros e associados do bloco. Busca também fortalecer os cursos acreditados, fomentar a integração e internacionalização da educação superior na região e cumprir com o objetivo central de integração regional.

O Marca é o primeiro programa de mobilidade de estudantes de graduação promovido pelos governos do Setor Educacional do Mercosul. Ele é constituído de sistemas de avaliação e de acreditação e pelo programa de mobilidade de estudantes, docentes e pesquisadores entre instituições e países.

Para participar, é necessário ser estudante da Unisinos e estar regularmente matriculado no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Demais requisitos e informações sobre a bolsa-auxílio devem ser consultados no Edital de inscrição e pré-seleção para o programa.

Este programa de mobilidade possuí duração de um semestre e seu processo seletivo é aberto ao longo do primeiro semestre, em maio.

 

Resultado

Confira o Resultado Final do Edital 12/2023.

 

Edital e inscrições

Consulte todas as informações no Edital 12/2023.

As inscrições para esse edital ocorreram entre 19/04 e 22/05.

Informações sobre este edital podem ser solicitadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Proficiência

A atividade ofertada pelo Unilínguas visa oferecer aos alunos da Unisinos, candidatos a programas e bolsas de mobilidade acadêmica internacional, a possibilidade de realizarem prova de proficiência em Língua Espanhola ou em Língua Inglesa se solicitado pela IES em que realizará a mobilidade.

 

Orientações aos alunos selecionados

Clique AQUI para visualizar o passo a passo que deve ser realizado após a seleção.

 

Documentos

Plano de Estudos

Os alunos selecionados para o programa devem baixar o Plano de Estudos, preenchê-lo, juntamente com seu Coordenador de Curso, e entregá-lo para a equipe do Escritório de Internacionalização. Essa entrega deve ser feita antes da viagem via Atendimento Unisinos ou por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Caso não seja possível preencher o documento antes da viagem, ele pode der enviado por e-mail até 10 dias após a chegada no país de destino.

 

Formulário de Chegada

Este Formulário deverá ser preenchido e enviado por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 10 dias após a chegada no país de destino.

 

Formulário de Avaliação de Retorno

Este Formulário deve ser preenchido em até 10 dias após o retorno do Exterior.

 

Depoimentos

  • "Sair do seu país de origem é uma experiência que todos deveriam poder realizar na vida. Conviver com diferentes culturas, aprender a lidar com as diferenças, conhecer os lugares maravilhosos mundo a fora, não há maior satisfação. Fazer a mobilidade acadêmica trouxe muito mais do que apenas o conhecimento nas matérias estudadas; trouxe experiências e aprendizados que só acontecem quando saímos de casa, quando viajamos para um lugar desconhecido. Não há palavras que fazem jus ao que foi vivido." Natália Boeira

    Natália Boeira

    Graduanda em Direito

  • "Qualquer intercâmbio é bom, pois estamos conhecendo um mundo diferente. Mas viajar para Salamanca e estudar na Universidade de lá, é algo diferente e único. A cidade é linda, acolhedora e cheia de história, estudar espanhol lá foi muito válido, estou voltando com dois diplomas que servirão para o meu currículo. Não precisei me preocupar com nada, o Santander cuida de tudo, foram três semanas vivendo no paraíso. Fora que conheci pessoas que vou levar para o resto da vida, fiz um network muito bom, enfim, volto para o Brasil com uma vontade de retornar para lá, quem sabe em definitivo." Jeronymo Tomazelli Soares

    Jeronymo Tomazelli Soares

    Estudante de Comunicação Digital

  • "Graças ao Santander e a Unisinos, pude passar 3 semanas em uma das universidades mais antigas da Europa. A Universidad de Salamanca completa 800 anos em 2018, mas possui uma mentalidade e uma atmosfera muito atual. Nesse período, tive a oportunidade de estudar o idioma e a cultura da Espanha. Além de estar imerso totalmente em uma cultura fantástica, tive aulas e convivi com pessoas de várias partes do mundo e de todos os cantos do Brasil. Recomendo este intercâmbio para todas as pessoas que tiverem oportunidade de participar! É uma experiência incrível. " João Pedro Duarte de Oliveira

    João Pedro Duarte de Oliveira

    Estudante de Comunicação Digital