Fale Conosco

Perguntas Frequentes

Antes de entrar em contato, veja se a sua dúvida já não está respondida abaixo.

Dúvidas Gerais

Como faço para participar dos Programas de Mobilidade Acadêmica?

Para participar, é necessário ficar atento aos editais abertos para cada programa. Em cada edital, você encontrará a descrição de como funciona todo o processo de inscrição e seleção. 

Onde encontro o calendário anual de editais?

Acesse aqui

Como consulto a lista de universidades parceiras da Unisinos?

Acesse aqui

Quais instituições de fomento posso buscar para localizar outras oportunidades de mobilidade acadêmica?

Como faço meu passaporte? 

Para fazer o passaporte, é necessário acessar o site da Polícia Federal e seguir o passo a passo disponível na página de requisição de Passaporte.

Como faço para traduzir meus documentos? 

A tradução pode ser realizada pelo próprio aluno ou empresa especializada. Se exigida pela universidade de destino tradução juramentada, é necessário que você busque um tradutor registrado na Junta Comercial do Rio Grande do Sul

Fui selecionado, e agora? 

Cada programa possui uma particularidade. Desta forma, é necessário que você fique no aguardo das orientações que serão repassadas por e-mail.

Como funciona o encaminhamento do visto? 

É de sua responsabilidade realizar todos os encaminhamentos necessários para a obtenção do visto do país de destino. Para isso, é de fundamental importância procurar a embaixada ou consulado do país onde você realizará suas atividades o mais breve possível, pois o processo de visto para alguns países pode ser demorado. O visto deverá ser válido para a sua permanência no país durante todo o período de estudos.

Como funciona a acomodação na universidade de destino?

A busca por acomodação no país de destino é de sua responsabilidade. Cada universidade possui procedimentos diferenciados sobre alojamento. A maioria delas conta com uma página ou um Accommodation Office com mais informações acerca deste tema. Ainda, em alguns casos, no momento da candidatura, você tem a oportunidade de preencher no formulário de inscrição se gostaria ou não de fazer uso do alojamento disponível no campus universitário (nesse caso, o aceite ou não dependerá do número de vagas disponíveis para alunos estrangeiros).

Como faço para aproveitar o estágio que estou fazendo no Exterior? 

Para verificar os procedimentos necessários, acesse o site do Unisinos Carreiras e consulte o passo a passo em Estágios Obrigatórios e Estágios Não Obrigatórios. 

Após o intercâmbio, como faço o aproveitamento de disciplinas? 

Para realizar o aproveitamento das disciplinas, é necessário que você tenha em mãos o histórico escolar original emitido pela universidade de destino, acompanhado das ementas das disciplinas. O processo deve ser aberto diretamente via Atendimento Unisinos, a partir da entrega desses documentos. Caso o histórico seja enviado para a Unidade Acadêmica de Graduação da Unisinos, a unidade entrará em contato com você para realizar a retirada e fazer os devidos encaminhamentos. 

 

Graduação

Qual a diferença entre mobilidade de curta e longa duração?

O que diferencia as duas basicamente é o tempo duração e a especifididade de cada edital. Os de curta duração duram entre 2 a 3 semanas, variando um pouco. Os de longa duração geralmente contemplam 6 meses ou mais.

O que é a mobilidade virtual?

A mobilidade virtual é a modalidade em que o aluno cursa disciplinas de outras universidades de maneira remota, seja de forma síncrona ou assíncrona. Você pode saber mais sobre o programa PIVA aqui

O que é internacionalização em casa?

São atividades que visam a conexão com a cultura de outros países dentro da universidade. Podem ser palestras, eventos, cursos e inclusive monitorias. Conheça mais sobre a monitoria de Acolhimento Internacional da Unisinos e as disciplinas em inglês ofertadas pela Unisinos em 2023/1.

Quais são os programas de curta duração oferecidos na Unisinos?

Quais são os programa de longa duração ofereciddos na Unisinos?

Quero fazer mobilidade acadêmica, mas sem participar dos editais disponíveis: como proceder? 

Você deve seguir os procedimentos de candidatura livre descritos aqui.

Fazer mobilidade acadêmica pode "atrasar" a formatura?

Isso vai depender muito da organização de créditos dentro de um semestre. Por exemplo, se você geralmente faz 16 créditos e pega 12 na mobilidade, pode acabar deixando algo que terá de ser feito para concluir o curso. Aí entra tanto a sua gestão de disciplinas aqui na Unisinos quanto nas pretendidas durante o período na instituição estrangeira.Outra questão é o tipo de programa que está no seu radar. Participantes do UAS7, por exemplo, "atrasam" um semestre para poder fazer seus estágios na Alemanha. 

Sou bolsista PROUNI. Posso participar de programas de mobilidade acadêmica?

Sim. Alunos ProUnistas podem participar de qualquer programa de mobilidade acadêmica sem perder a bolsa. Como existem convênios entre a Unisinos e as instituições estrangeiras, o participante do programa fica isento de pagar as taxas acadêmicas de lá. Então você continua utilizando sua bolsa para pagar a mensalidade da Unisinos. Vale ressaltar que o edital só prevê a isenção das mensalidades. Todos os demais gastos com acomodação, alimentação, transporte e outros durante o período de mobilidade ficam sob responsabilidade do estudante, com exceção do programa AUSJAL.

Pós-Graduação

Qual a diferença entre doutorado sanduíche e a dupla titulação (cotutela)?

O doutorado sanduíche consiste em um período no exterior para realização de atividades acadêmicas e obtenção de créditos, sendo sua duração de pelo menos 3 meses. Já a dupla titulação (cotutela) garante diploma nas duas instituições para o estudante, durando entre 6 e 12 meses.

Qual a diferença entre o doutorado sanduíche PrInt e PDSE?

No PrInt o candidato deverá estar alinhado com com uma das temáticas prioritárias da Unisinos e ser aluno dos PPGs Administração, Comunicação, Computação Aplicada, Design e Educação. A bolsa permite a realização de 6 meses de pesquisa. Já no PDSE pode-se realizar de 6 a 10 meses de pesquisa no Exterior e o programa é destinado para PPGs com nota mínima 4 que não sejam contemplados pelo PrInt.

Quero fazer um acordo, mas não localizei a universidade na lista de parceiros da Unisinos. E agora?

Você deve realizar os procedimentos descritos aqui e entrar em contato conosco via mobilidade@unisinos.br.

Posso apresentar meu certificado obtido no exame de proficiência para doutorado na inscrição de doutorados sanduíche?

Não. Para os programas de doutorado sanduíche, esses certificados não são válidos. Você deve apresentar um dos comprovantes indicados nos próprios editais.

Os exames de proficiência do Unilínguas servem para inscrição em processos seletivos da pós-graduação?

Não, a menos que seja o TOEFL e esteja de acordo com o edital.