Fale Conosco

Perguntas frequentes

Antes de entrar em contato, veja se a sua dúvida já não está respondida abaixo.

Como faço para participar dos Programas de Mobilidade Acadêmica?

Para participar, é necessário ficar atento aos editais abertos para cada programa. Em cada edital, você encontrará a descrição de como funciona todo o processo de inscrição e seleção.

Como faço meu passaporte?

Para fazer o passaporte, é necessário acessar o site da Polícia Federal e seguir o passo a passo disponível na página de requisição de Passaporte.

Como faço para traduzir meus documentos?

A tradução do histórico escolar e do atestado de matrícula podem ser solicitadas junto ao Atendimento Unisinos. Se a tradução exigida pela universidade de destino for juramentada, é necessário que você busque um tradutor registrado na Junta Comercial do Rio Grande do Sul.

Fui selecionado, e agora?

Cada programa possui uma particularidade. Desta forma, é necessário que você fique no aguardo das orientações que serão repassadas pela Unidade Acadêmica de Graduação por e-mail.

Como funciona o encaminhamento do visto?

É de sua responsabilidade realizar todos os encaminhamentos necessários para a obtenção do visto do país de destino. Para isso, é de fundamental importância procurar a embaixada ou consulado do país onde você realizará suas atividades o mais breve possível, pois o processo de visto para alguns países pode ser demorado. O visto deverá ser válido para a sua permanência no país durante todo o período de estudos.

Como funciona a acomodação na universidade de destino?

A busca por acomodação no país de destino é de sua responsabilidade. Cada universidade possui procedimentos diferenciados sobre alojamento. A maioria delas conta com uma página ou um Accommodation Office com mais informações acerca deste tema. Ainda, em alguns casos, no momento da candidatura, você tem a oportunidade de preencher no formulário de inscrição se gostaria ou não de fazer uso do alojamento disponível no campus universitário (nesse caso, o aceite ou não dependerá do número de vagas disponíveis para alunos estrangeiros).

Como faço para aproveitar o estágio que estou fazendo no Exterior?

Para verificar os procedimentos necessários, acesse o site do Unisinos Carreiras e consulte o passo a passo em Estágios Obrigatórios e Estágios Não Obrigatórios.

Após o intercâmbio, como faço o aproveitamento de disciplinas?

Para realizar o aproveitamento das disciplinas, é necessário que você tenha em mãos o histórico escolar original emitido pela universidade de destino, acompanhado das ementas das disciplinas. O processo deve ser aberto diretamente via Atendimento Unisinos, a partir da entrega desses documentos. Caso o histórico seja enviado para a Unidade Acadêmica de Graduação da Unisinos, a unidade entrará em contato com você para realizar a retirada e fazer os devidos encaminhamentos.