• Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Segurança da Informação
  • Sistemas de Informação

Redes autonômicas e professor da Unisinos no IETF

No início do mês de abril, ocorreu em Buenos Aires o Internet Engineering Task Force. O evento é destinado a profissionais, estudantes e professores das áreas de tecnologia da informação e internet. O IETF comemorou nessa edição seu trigésimo aniversário em grande estilo. Pela primeira vez, a reunião foi na América Latina, e contou com a presença do professor de Segurança da Informação da Unisinos.

Jéferson Campos Nobre, doutor em Ciência da Computação pela UFRGS, e professor docente da universidade, contribuiu com o grupo de trabalho ANIMA (Autonomic Networking Integrated Model and Approach), responsável por produzir padrões para Redes Autonômicas. O grupo tem dois anos de trabalho, sendo que Nobre participa desde sua criação.

Padronização e pesquisa nas tecnologias

O objetivo do evento é criar os padrões utilizados na internet. Assim, toda vez que fazemos uma busca, enviamos e-mails e usamos as redes sociais, tanto em computadores quanto em smartphones, estamos usando tecnologias desenvolvidas pelo IETF.

Jéferson Nobre

Nobre explica que o trabalho no encontro é realizado por diversos Working Groups. Cada grupo de trabalho trata de uma área específica de padronização e pesquisa nas tecnologias da Internet. “Os GTs se reúnem durante a semana do encontro, sendo que os participantes vêm de diversos países e estão relacionados com fabricantes de equipamentos, operadoras de telecomunicações, universidades, órgãos governamentais, etc”, comenta.

Redes Autonômicas

O grupo ANIMA trabalha na definição de um modelo de referência para redes autonômicas. “Uma forma de definir essas redes é que elas são plug and play, ou seja, os equipamentos de rede são inteligentes para funcionarem sem intervenção humana, de forma eficiente e segura. Idealmente, nós precisaríamos apenas informar nossas intenções e os equipamentos sozinhos se organizariam para atingi-las e também para se recuperarem automaticamente em caso de falhas”, explica.

Para o professor, a participação nos encontros do IETF possibilita trazer conceitos inovadores para a sala de aula, assim como vivências de diversas organizações de ponta em relação a tecnologias da internet.

Luciano Ignaczak, coordenador do curso de Segurança da Informação, fala que a participação em eventos internacionais como o promovido pelo IETF possibilita aos professores participarem de debates que ditam os rumos da pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em segurança da informação para a Internet.

“Os alunos do curso são beneficiados diretamente, pois os professores agregarão o conhecimento obtido e as experiências vivenciadas a partir da participação em eventos internacionais em suas atividades em sala de aula. Além disso, conhecendo os rumos da pesquisa na área de segurança da informação, o professor pode direcionar a elaboração de projetos finais do curso em áreas inovadoras que podem gerar excelentes resultados aos alunos”, finaliza Ignaczak.

Comentários (1)
  • Evandro Dalla Vecchia diz:
    23 de Maio de 2016

"Grande Nobre! Parabéns! Vejo que o curso de Segurança está bem servido! Abraços"