• Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Segurança da Informação
  • Sistemas de Informação
Evento debate proteção nas Redes

Ameaças desconhecidas e persistentes de hackers são pautadas diariamente pelas equipes de segurança de grandes empresas. Pensando na necessidade de debate sobre a proteção das redes no cenário atual, o curso de Segurança da Informação promove palestra no dia 4 de maio.

O evento Visibilidade e Proteção contra Ameaças Avançadas ocorre no auditório E09 005, em São Leopoldo, a partir das 19h30. Eduardo Bergonse Pereira, security engineer da Check Point Software Technologies, comanda a palestra falando dos desafios diários de um administrador de segurança, a evolução dos malwares e como proteger sua empresa das ameaças mais atuais.

Bergonse explica que hackers, usando as técnicas de evasão certas, conseguem facilmente bypassar as camadas de proteção convencionais, como Firewall, IPS e Antivirus.  “As camadas de prevenção precisam ir muito mais além para que consigamos ter uma proteção efetiva das redes e sistemas corporativos e pessoais. O vetor de infecção também aumentou amplamente. O hacker procura o elo mais fraco, o usuário final, com infecções tanto para computadores quanto para dispositivos móveis”, comenta.

Troca de experiência

Momentos em que profissionais e universitários se reúnem são sempre relevantes. Luciano Ignaczak, coordenador do curso, fala que a parceria entre a academia e as empresas é muito importante na formação profissional dos alunos do curso de Segurança da Informação, pois através da interação com players do mercado, os alunos podem consolidar o conhecimento adquirido em sala de aula, conhecendo como ele é aplicado pelas empresas.

“O curso possui uma preocupação constante em apresentar a aplicação dos conceitos na própria sala de aula, mas a parceria com as empresas possibilita ao aluno entender como os conteúdos de sala de aula são transformados em produtos e serviços”, explica.

Segundo Ignaczak, para as empresas, a parceria é uma excelente oportunidade para ela conhecer o perfil do aluno que irá atuar no mercado de segurança, possibilitando a descoberta de talentos para sua equipe. Além de conhecer os diversos projetos que estão sendo conduzidos por alunos do curso, os quais podem de alguma forma contribuir com seus produtos ou serviços.