• Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Segurança da Informação
  • Sistemas de Informação
Gestão ambiental completa 10 anos de Unisinos

No último dia de agosto, 31, o curso de Gestão Ambiental  completou 10 anos de atividade. A comemoração ocorreu no auditório Sergio Concli Gomes e contou com a presença de ex-alunos e professores, graduandos e professores atuais do curso.

Educadores que fizeram parte do projeto do curso participaram via web do evento. Os primeiros formandos de Gestão Ambiental foram homenageados com lembranças por participarem da história do curso. Os professores escolhidos para homenagens foram os que começaram a lecionar no primeiro ano de existência da graduação, em 2005.  Ex-alunos falaram da importância do tecnólogo para seu amadurecimento na vida profissional e pessoal, relatando experiências adquiridas em diferentes situações do dia-a-dia.

Após o encerramento da cerimônia, todos foram convidados a participar de uma confraternização com coquetel, oferecido pelo curso.

Os gestores ambientais

A Unisinos oferece o tecnólogo em Gestão Ambiental desde 2005. Com duração de três anos, o curso é avaliado com quatro, de cinco estrelas, pelo MEC (Ministério da Educação). Os profissionais da área auxiliam no planejamento e gerenciamento dos recursos naturais, avaliando também os impactos ambientais e sociais advindos da ação antrópica.

Em 10 anos de curso, as questões ambientais não mudaram. Na verdade, tendem a agravar com o passar dos anos. As pessoas sentem os efeitos das mudanças climáticas, excesso de resíduos e escassez de água. É dever dos gestores ambientais contribuir e aplicar seus conhecimentos em secretarias de meio ambiente dos municípios, autarquias e órgãos públicos, em consultorias ambientais, construtoras, empresas de pequeno, médio e grande porte, também são professores de cursos técnicos e graduações.

A coordenadora, Ana Cristina de Almeida Garcia, explica que para os gestores conseguirem atender as demandas do nosso cotidiano é preciso que utilizem novas tecnologias e equipamentos, promovendo a aplicabilidade das novas legislações ambientais.

Em função das exigências e seriedade das questões ambientais, nos próximos anos deverá ocorrer uma procura ainda maior destes profissionais, sendo necessária a participação de gestores do ambiente em organizações públicas e privadas. “Na assembleia legislativa está em trânsito um projeto de lei que obrigará as empresas com potencial poluidor a contratar um responsável técnico na área de meio ambiente, caso aprovada a legislação, a demanda do curso aumentará muito”, explica Ana.

Confira as fotos do evento!

1ª turma

Egressos e Calouros