• Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Segurança da Informação
  • Sistemas de Informação
Elipse promove o Python Day em Porto Alegre

A Elipse Software, em parceria com a Unisinos através do Mestrado Profissional em Engenharia Elétrica, Instituto Tecnológico de Semicondutores – itt Chip e a Graduação em Engenharia Elétrica, realizou, no dia 14 de abril, o Python Day. O evento, gratuito, abordou o Python, uma das linguagens de programação que mais vem ganhando espaço no universo do Big Analytics.

A atividade contou com a presença de mais de 100 participantes, divididos entre estudantes, professores e profissionais dos mais diferentes setores.

Paulo Ricardo da Silva Pereira, Professor Assistente do PPG em Engenharia Elétrica da Unisinos, abriu o evento dando as boas-vindas aos participantes. Na sequência, Alexandre Balestrin Corrêa, Diretor de Desenvolvimento da Elipse, falou sobre as ações, cases de sucesso e novidades da Elipse. Uma destas novidades é o Elipse F4, software que faz o controle e gestão da manufatura em tempo real.

Felipe Scherer, Analista de Soluções da Elipse, deu início às apresentações sobre a linguagem Python, explicando como um sistema gerenciador de dados de processos, tal qual o Elipse Plant Manager (EPM), uma vez integrado plenamente ao Python, facilita a realização de diferentes análises e a gestão da informação.

Diego Balsante Lopes, engenheiro da Liess Máquinas e Equipamentos, egresso do curso de Engenharia Elétrica da UNISINOS, falou sobre a aplicação de algoritmos desenvolvidos em Python para análise de desempenho de malhas de controle. Para melhor ilustrar este tema, apresentou um estudo de caso realizado no laboratório de automação da UNISINOS, utilizando uma planta didática da empresa multinacional SMAR e o O EPM, da Elipse, para o gerenciamento dos dados de processo desta planta. Esta integração viabilizou o uso dos algoritmos de avaliação de sintonia dos controladores PID e dos indicadores de desempenho no ambiente do laboratório mas considerando a mesma instrumentação e condições de operação de uma ferramenta de uso industrial.

Andressa Apio, MSc. em Engenheira Química e Doutoranda no PPG de Engenharia Química da UFRGS, palestrou sobre a integração do Python com a Modelica, linguagem orientada a objetos e baseada em equações, cuja função é modelar sistemas físicos complexos. Através de exemplos práticos explicou como a extensão JModelica integra as linguagens Python e Modelica, sendo um ambiente de código aberto, que combina vantagens de ambas as linguagens, possibilitando a otimização, simulação e análise de sistemas dinâmicos complexos.

Por fim, Ariel de Oliveira Kempf, sócio-fundador da TRISOLUTIONS, falou sobre a linguagem Python e Machine Learning no desenvolvimento de tecnologias para a indústria. Em sua palestra, Kempf demonstrou como o Python e o Machine Learning devem ser usados para identificar, dentro de centenas ou milhares de ativos, quais deles apresentam um problema grave de manutenção que prejudica o desempenho do sistema de controle e a lucratividade da planta como um todo.

No encerramento, o Professor Paulo Ricardo destacou que durante o evento foram apresentadas oportunidades. Casos de sucesso, ferramentas de análise e modelagem, desenvolvimento de sistemas, inteligência artificial, entre outros assuntos tratados no evento aliados aos conhecimentos de cada participante em seus processos e atividades certamente traz um potencial enorme de aplicações no âmbito acadêmico e profissional.

No mês de maio, acontece mais uma edição do Python Day em São Paulo. Clique aqui para saber mais.