• Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Jogos Digitais
  • Segurança da Informação
  • Sistemas de Informação
A melhor universidade privada no RS

Não resta dúvida: a Unisinos é a melhor universidade privada do Rio Grande do Sul e em toda a região sul. E mais: é a terceira entre as particulares no Brasil. Quem afirma é o próprio Ministério da Educação. Pela primeira vez, o MEC divulgou na tarde de segunda (8/9) um índice classificatório geral de todas as instituições de ensino superior do país, ao contrário da costumeira pontuação separada por cursos oferecidos.

“No ano em que nos dispomos a celebrar nossos 40 anos de existência, esta é a melhor celebração: oferecer educação superior com qualidade acadêmica e inclusão social. Várias gerações de professores e professoras, funcionários, funcionárias merecem o reconhecimento público que faço neste momento. Muito obrigado!”, festejou o reitor Marcelo Fernandes de Aquino.

Em valores contínuos de 0 a 500, e em faixas de 1 a 5, o Índice Geral de Cursos foi calculado levando em conta fatores com as notas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a infra-estrutura e o corpo docente das instituições, assim como a distribuição dos alunos na graduação e na pós-graduação. Além das boas notas no Enade, um dos responsáveis pelo ótimo resultado é o alto conceito fixado pela Capes para os Programas de Pós-Graduação.Com 322 pontos, e índice 4, a Unisinos é a primeira particular da lista no Estado. Na classificação nacional, é a única privada gaúcha a constar da relação das 40 melhores colocadas, ocupando a 38ª posição entre todas as públicas e as privadas listadas. Ao todo, foram avaliadas 173 universidades.

“A Unisinos está orgulhosa de figurar em posição tão privilegiada no ranking das melhores universidades brasileiras. É mérito de toda a comunidade acadêmica. Professores, pesquisadores, alunos e equipe de apoio são incansáveis no esforço de oferecer a melhor formação aos nossos alunos”, ressaltou a diretora da Unidade Acadêmica de Pós-Graduação da Unisinos, Ione Bentz. “A Unisinos é relativamente jovem em pesquisa e pós-graduação stricto sensu, mas já integra o seleto grupo das melhores universidades brasileiras”, complementou.

Esta é a terceira indicação de peso que a universidade recebe sobre a qualidade de seu ensino. Primeiro, foi a chuva de estrelas conquistada durante a avaliação do Guia do Estudante da Abril em setembro de 2007. Após, em agosto de 2008, foi a obtenção de nota 4 em quase todos os cursos avaliados no Enade, ocasião em que viu seu curso de Fisioterapia ocupar a pole position no ranking do Estado.

“É um reconhecimento para o trabalho desenvolvido dentro da sala de aula. Toda comunidade universitária é responsável por essa conquista”, destacou a diretora da Unidade de Graduação, Paula Caleffi. “Conquistamos esse reconhecimento pela seriedade com que nossos estudantes encararam esses índices externos de avaliação. A dedicação do nosso corpo docente, na graduação e na pós-graduação, merece destaque”, completou.