• Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Segurança da Informação
  • Sistemas de Informação
Unisinos recebe prêmio de Boas Ideias de Sustentabilidade

A coordenadora do curso de Engenharia de Materiais, Tatiana Rocha, participou de um evento na última quinta-feira, 30/6, onde recebeu a primeira colocação no prêmio Boas Ideias de Sustentabilidade pelo projeto Tinta à base de Isopor e Casca de Frutas Cítricas. O grupo que desenvolve essa pesquisa é composto pelas professoras Tatiana Rocha e Cristiane Santin, e pelas alunas Paula Schwade e Gabriela Schneider.

O prêmio é uma iniciativa conjunta com a Virada Sustentável com o objetivo de reconhecer iniciativas com preocupação ecológica. O projeto premiado reaproveita um material de descarte difícil e utiliza um solvente de fonte natural para produzir a tinta. A ideia foi escolhida entre 155 projetos inscritos, em diferentes categorias.

Segundo Tatiana, esse reconhecimento significa mais um incentivo para dar continuidade a ideia e motivar os alunos a continuarem trabalhando em áreas de pesquisa e desenvolvimento com foco sustentável. “Hoje o projeto está em fase de aplicação e teste de novas propriedades, pois se descobriu que essa tinta também tem a capacidade de inibir o crescimento de alguns tipos de bactérias. Além disso, já está patenteada e o grupo está participando de um warm up, junto ao Tecnosinos, para ver a possibilidade de transformar esse trabalho em um negócio”, contou a professora.