• Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Segurança da Informação
  • Sistemas de Informação
Engenharia de alimentos e itt Fuse fecham parceria com Unirons Plásticos

Processos tecnológicos e atividades que garantem a segurança dos alimentos são preocupações mundiais na área de alimentos. Atuando em atividades que garantem essa preservação dos alimentos, o curso de Engenharia de Alimentos e o itt Fuse firmaram um convênio com a Unirons Plásticos.

A empresa fabrica esteiras transportadoras de alimentos, atendendo mais de 2000 mil indústrias alimentícias no Brasil, no transporte de produtos cárneos, vegetais, frutas, derivados de cereais, etc.

“As esteiras tem contato com os mantimentos, sendo que todos os materiais que impactem na segurança dos alimentos devem ser controlados. São ações que envolvem toda a cadeia produtiva. O Controle dos Alergênicos é outra pauta fundamental de atuação do grupo. Desde que a Resolução RDC 26/15 da ANVISA foi publicada, as empresas da cadeia produtiva de alimentos quebram a cabeça para definir critérios adequados para estabelecer e manter um programa de controle de alergênicos nos seus processos, desde a seleção dos fornecedores até o transporte do produto acabado”, comenta a coordenadora do curso, Janice da Silva.

A aproximação entre o itt Fuse e o curso surgiu pelas competências dos profissionais no cenário atual da indústria. “Para nós é muito importante ter o nome do curso de Engenharia de Alimentos, considerado o melhor do Brasil na avaliação do MEC, junto da empresa”, disse Reinaldo Reus Pasqual Ferreira, diretor da Unirons”.

Atuação integrada

Professores do curso que são pesquisadores associados ao itt Fuse, juntamente com a equipe técnica do instituto, estão desenvolvendo um estudo em toda a cadeia produtiva da empresa, incluindo a avaliação do processo produtivo dos fornecedores, definição de especificações técnicas para recebimento dos insumos e avaliação da fabricação das esteiras transportadoras de alimentos. O foco está na padronização de produtos, processos e no atendimento à legislação de alimentos vigente, como a resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilânica Sanitária) que dispõe sobre a migração em materiais, embalagens e equipamentos plásticos destinados a entrar em contato com alimentos.

A Unirons já vem fazendo um ótimo trabalho na fabricação de esteiras e correntes transportadoras modulares em plástico injetado, mas deseja contínuo aperfeiçoamento e conta com a equipe da Engenharia de Alimentos da Unisinos e ITT Fuse para isso.

Atividades desenvolvidas em conjunto com o setor industrial

A parceria com a empresa contempla várias ações, como o desenvolvimento de ensaios e padrões para aprovação de insumos, a elaboração de novas metodologias para higienização das esteiras em contato com alimentos,  a avaliação da potencial migração de materiais em contado com alimentos, em atendimento às resoluções da Anvisa e os cursos e treinamentos nas temáticas: microbiologia de alimentos, higienização e contaminação cruzada na indústria de alimentos, alergias e intolerâncias alimentares, programas de qualidade e importância dos fornecedores e programa de controle de alergênicos.

Para a coordenadora, oportunidades vão surgir para os alunos de graduação, desde trabalhos de conclusão junto ao setor industrial, como estágios, participação em cursos e práticas vivenciais à atividade acadêmica de higiene e legislação de alimentos.  “Esta atividade acadêmica do curso já prevê na sua caracterização o desenvolvimento de trabalhos junto a empresas e estudos de caso. Estes projetos com a Unirons poderão potencializar as práticas previstas e já realizadas no Projeto Pedagógico do Curso”, finaliza Janice.