• Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Segurança da Informação
  • Sistemas de Informação
Egressa da Unisinos produz o primeiro chocolate funcional do Brasil

Desde seus 14 anos, Virgínia Dias foi descobrindo o gosto por fazer chocolates artesanais. O chocolate, que continha açúcar e outros ingredientes ricos em gordura, faziam seus consumidores terem culpa de consumi-lo. Com o objetivo de profissionalizar sua prática e emagrecer seu produto, Virgínia decidiu entrar no curso de Engenharia de Alimentos da Unisinos.

“Eu escolhi o curso porque era uma profissão que eu poderia mexer quimicamente nas formulações. Então, todos trabalhos dentro da graduação eu acabava fazendo com chocolate”, comenta.

uni_4339No trabalho de conclusão, a egressa já estava estagiando dentro de uma fábrica de chocolates. Sua ideia foi fabricar um produto mais saudável. Para isso, foi preciso buscar o que já tinha no mercado e transformá-lo no mais fit possível. “Na época eu fiz uma parceria com um aluno da bioquímica de outra universidade. Ele via se meu produto funcionava, testando o consumo desse chocolate e medindo vários parâmetros no sangue dos voluntários”, explica.

Virgínia percebeu que o chocolate reduzia a formação de radicais livres, dentre outros benefícios. Depois de se formar, ela começou a desenvolver o primeiro chocolate funcional do Brasil. Esse produto não tinha açúcar, lácteos e glúten, além de ter alto teor de cacau. “Foi o Chocolife 50% cacau, que foi o primeiro produto que a gente lançou em 2006. Então faz 10 anos que ele foi criado, num mercado que ainda não existia, completamente nulo no país e foi onde nós começamos tudo”, ressalta.

Hoje, a empresa conta com outros produtos, tendo uma visibilidade nacional, no que se trata de saúde. “A empresa tem bastante divulgação na área médica, nutricionistas que indicam nossos produtos. Nossa ideia continua sendo o consumo sem culpa e nosso princípio é trabalhar isento de todos os alergênicos possíveis”.

Sucesso no Conecta

Depois de 11 anos longe da Universidade, Virgínia voltou à Unisinos para participar da dinâmica que explicava a produção de chocolates no evento do Unisinos Conecta. Através da oficina Vivenciando etapas do processo tecnológico na fabricação de chocolates funcionais, os estudantes do ensino médio puderam analisar as micro etapas na produção de chocolate em barra da linha Senses, da empresa Chocolife.

Virgínia, que mora e toca o negócio em São Paulo, esteve presente durante o evento para tirar dúvidas sobre o mercado de chocolates funcionais e para relatar a importância da visão integrada entre tecnologia, engenharia e saúde no desenvolvimento de produtos alimentícios. “Nós da engenharia de alimentos precisamos ter consciência que temos condição de formular produtos com excelente qualidade. Com ingredientes que vão trazer benefícios para a saúde do consumidor”, comenta.

Emocionada, Virgínia falou sobre os 19 anos de história com a Unisinos. “Desde quando entrei, minha história está concretizada. Eu estou mostrando para esse pessoal jovem que já existe um chocolate saudável e que tudo saiu aqui de dentro da Unisinos”, finaliza.

Texto: Carolina Schaefer