• Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Segurança da Informação
  • Sistemas de Informação
Formando de Engenharia Civil é contratado pelo Governo do País de Gales

Guilherme Colombo Menezes se forma em Engenharia Civil na Unisinos no dia de hoje, dia 12/08/2016. Guilherme teve a oportunidade de participar do Ciência Sem Fronteiras e estudar durante um ano no País de Gales. Amanhã Guilherme embarca para o País de Gales contratado pelo governo como engenheiro.

O novo engenheiro civil conta como foi sua trajetória até esta conquista:

Durante o curso da Unisinos eu sempre foquei em obter experiência profissional durante a graduação, comecei estagiando já no segundo semestre e sempre estagiei desde então, participei de duas iniciações científicas e fui monitor de algumas disciplinas.
Lá pelo 3° semestre eu decidi me matricular no Unilinguas para aprender inglês (pois sempre quis fazer intercambio), fiz dois anos e meio de curso mais algumas aulas particulares.
Dentre o 6-7° semestre apareceu a oportunidade de fazer o Ciência sem Fronteiras, estudei por um ano na Cardiff University (País de Gales), descobri que o que se aprende na faculdade lá é muito parecido com o que aprendemos aqui na Unisinos, não ficamos para trás em termos de conteúdo e aprendizado.
Depois que terminei minha graduação na Unisinos decidi voltar lá e tentar a vida como engenheiro civil pelo País de Gales. Mandei currículo para diversos lugares da região e fui chamado para uma entrevista para trabalhar no departamento de estradas de Rhondda Cynon Taf (o que seria um estado no País de Gales, algo relativo ao DAER aqui no RS), lá fui entrevistado por 4 engenheiros civis e alguns RH’s sendo que tive que fazer uma apresentação técnica sobre alguns tópicos de estradas. Os 4 engenheiros elogiaram muito meu conhecimento técnico e prático, pois na entrevista fui questionado sobre diversos temas técnicos de construção de estradas (viabilidade, estudos preliminares, fazer um fluxograma da concepção da estrada até a construção) bem como temas práticos como orçamento, planejamento, gerenciamento, etc. Eu utilizei todo o conhecimento que aprendi na Unisinos e nos meus estágios para responder as questões e de certa forma eles foram suficientes, pois fui selecionado para a vaga!