• Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Segurança da Informação
  • Sistemas de Informação

Congresso de Engenharia Civil tem representantes do DAEC Unisinos

O Diretório Acadêmico da Engenharia Civil fez história ao participar do XI Coleic, realizado no início de dezembro, em Cancún, no México. No congresso foi oficializada a entrada do Brasil como membro da Associação Latino-Americana dos Estudantes de Engenharia Civil (ALEIC).

Guilherme Bernieri, acadêmico do curso e presidente do diretório, e Jeferson Spiering Böes, egresso da Unisinos, representaram a universidade participando de palestras e debates. Tiveram um papel de destaque na assembleia geral da ALEIC, auxiliando na formulação do novo Estatuto da associação.

Assembleia Geral (2)

Com duração de 12 horas, a Assembleia Geral da ALEIC teve como objetivo a formulação de um novo estatuto para a Associação

O congresso

Com o objetivo de integrar os estudantes de Engenharia Civil da América Latina, o Coleic aposta na difusão cultural, ampliando o conhecimento técnico e o intercâmbio de experiências nas diferentes áreas de interesse da engenharia.
O evento teve mais de 20 palestras e 800 congressistas de dez países latino-americanos.

Bernieri conta que das atividades previstas, o ponto alto do congresso foi a participação no fórum ‘Cumbre ALEIC’. “Os representantes dos países falavam sobre os aspectos econômicos, sociais e de corrupção na América Latina. Tivemos uma participação destacada e recebemos certificados de palestrantes”, explica.

Com o Brasil associado na ALEIC, os acadêmicos do curso contam com apoio internacional para seu desenvolvimento acadêmico e profissional. A representatividade do país se torna maior no cenário mundial da Engenharia Civil.
“A Unisinos, por meio do incentivo e apoio do professor Carlos Moraes, decano da Escola Politécnica, e da coordenação do Curso de Engenharia Civil, foi precursora na internacionalização dos estudantes de Engenharia Civil”, comemora Bernieri.

Conquista brasileira no congresso reflete no DAEC

Cerimônia de Abertura

Guilherme Bernieri e Jeferson Böes na cerimônia de abertura do XI Coleic

Jeferson Böes explica que a filiação do Brasil (FENEC) com a ALEIC repercute no curso e nos diretórios acadêmicos brasileiros. “A mudança vai da iniciativa de cada diretório acadêmico vinculado à FENEC. Destaco o sentimento do aluno ao ingressar na graduação saber que seu curso está conectado com outras centenas da universidades de Engenharia Civil, que poderá explorar este vínculo para o seu desenvolvimento acadêmico.”

Os diretórios acadêmicos e cursos poderão usufruir do banco de dados da ALEIC, para buscar firmar novas parcerias de intercâmbio na graduação e pós graduação.

Experiências que voltam na mala

“Com certeza a experiência em estar em um ambiente internacional com pessoas e pensamentos diferentes da nossa cultura me proporcionam melhor preparo para minha vida profissional”, destaca Böes.

Ele recebeu o convite do Presidente da ALEIC, Charlie Santillán para compor o Conselho Consultivo da ALEIC 2016. “Um momento muito especial em poder atuar nesta conjuntura internacional e auxiliar no desenvolvimento da instituição”, comemora Böes.

Guilherme Bernieri fala da responsabilidade em representar o Brasil em um congresso consolidado e importante mundialmente que beneficiará todos estudantes de Engenharia Civil do Brasil. “Trago para minha vida pessoal a motivação e inspiração de todos os congressistas, organizadores e palestrantes do congresso que buscam fazer o melhor e se qualificar cada vez mais”, finaliza.