• Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Segurança da Informação
  • Sistemas de Informação
4º Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Civil acontece em abril

O 4º Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Civil (ENEC) será realizado de 8 a 10 de abril, no auditório da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS), na cidade de Gramado. A expectativa é de um público de aproximadamente 1.500 estudantes de todo o Brasil.

O ENEC é o maior congresso acadêmico de Engenharia Civil do Brasil. O tema “Construindo agora o Brasil do Futuro”, será o assunto para troca de experiências, discussões e reflexões sobre os problemas e demandas referentes à Engenharia Civil. Com duração de três dias, o encontro tem o propósito de promover um ambiente de aproximação dos estudantes do curso com os conhecimentos e tecnologias necessárias para atender às demandas de desenvolvimento nacional.

O evento é de suma importância para o curso de Engenharia Civil da Unisinos, pois coloca os alunos em contato com acadêmicos, da mesma área, de diversas universidades de todo o país para troca de experiências. “Esta proposta é muito importante aos alunos, pois desde o 1º semestre, ele já encontra à sua disposição atividades extracurriculares que visam o seu desenvolvimento acadêmico e profissional”, afirma Jeferson Böes, aluno do 10º semestre de Engenharia Civil da Unisinos e Coordenador Geral do ENEC 2015.

Em entrevista com a equipe do Fique Sabendo, Jeferson contou como é o ponto de vista de um aluno em relação ao evento:

Fique Sabendo: Como você avalia o ENEC em relação aos eventos anteriores?
Jeferson: A grande diferença do ENEC 2015 para as edições anteriores está no formato da programação. Este ano buscamos trazer competências necessárias para a formação profissional, acadêmica e humana do futuro engenheiro. Palestras como Momento Carreira, Empreendedorismo, Motivacional entre outras. Este ano o ENEC foi reconhecido como evento oficial do CREA-RS, onde consta em sua agenda. Também estamos com grandes parcerias com entidades, universidades e empresas de todo Brasil.

Fique Sabendo: O que mais um aluno pode levar como aprendizado do ENEC?
Jeferson: O grande aprendizado do aluno é que o mundo da engenharia é muito maior que até então se imaginava. O aluno, ao final do congresso, terá uma visão macro da engenharia, podendo projetar sua carreira, as possibilidades e desde já ter contatos com estudantes, profissionais e empresas de todo país.

Fique Sabendo: Como é participar de um evento deste porte?
Jeferson: É muito motivador participar deste evento, pois a estrutura e a programação são de ótima qualidade. A grande inspiração é o porte do evento e que todo ele é organizado por estudantes.

Fique Sabendo: Você diria que o evento tem o que ensinar tanto aos alunos novos quanto aos mais experientes?
Jeferson: Com certeza. Aos novos alunos é uma oportunidade de desde cedo estar em contato com a profissão e aos alunos de final da graduação, é uma excelente oportunidade de conversar com profissionais da área sobre dúvidas e perspectivas da futura área de atuação.

Nesta edição haverá, além de palestras, workshops e minicursos, a realização de premiações que reconheçam os esforços de pesquisa para melhorar as tecnologias e solucionar problemas atuais enfrentados pela engenharia.

O ENEC 2015 tem como idealizadora a Federação Nacional de Engenharia Civil (FENEC) e como Organizadores Diretórios Acadêmico de Engenharia Civil das Instituições de Ensino Superior: Unisinos; UCSAL; UFBA; UFSC; UFSJ E UNESP.

Fonte: Fique Sabendo Unisinos