• Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Segurança da Informação
  • Sistemas de Informação
A rotina do Atomic Rocket Entertainment

O Atomic Rocket Entertainment é o estúdio de Jogos Digitais da Unisinos,  com sede nos campus São Leopoldo e Porto Alegre. Ele possibilita que os alunos realizem estágio dentro da universidade e participem, de forma efetiva, de todas as etapas da criação de um jogo digital, preparando o estudante para o mercado de trabalho, com experiência prática na área.

O estúdio, inaugurado há menos de um ano, recebe demandas internas e externas e está atualmente está com sete projetos em andamento, alguns em fase inicial e outros já em finalização. A equipe é formada por sete estagiários e um funcionário, além dos professores coordenadores João Ricardo Bittencourt e Chaiane Bitelo, dos professores conselheiros, Maurício Gehling e Vanessa Cardoso e do Produtor Vini Cassol. Os estagiários cursam, em sua maioria, Jogos Digitais o Comunicação Digital. Os dois polos compartilham os mesmos projetos.

O coordenador do curso de Jogos, Fernando Marson, destaca que o estúdio traz muita oportunidade para os alunos, que normalmente saem dos cursos com emprego já garantido. “As disciplinas de currículo também propõem o desenvolvimento de jogos, mas muitas vezes o aluno mão participa ativamente de todo o processo de trabalho, o que na Atomic é diferente. Os estagiários têm a oportunidade de conhecer de perto todas as fases de criação, o que é maravilhoso”, disse Fernando.

Por ser um mercado ainda bastante novo no Rio Grande do Sul, a área de jogos digitais não tem tanta oferta de trabalho e estágio, e a possibilidade de ganhar experiência dentro da Universidade foi o que motivou o aluno Diego Gonçalves a tentar uma vaga na Atomic. “Eu estou aqui desde maio de 2014, então entrei na primeira remessa de estagiários, ainda no pré-projeto do estúdio. Hoje eu trabalho com a parte de programação e game design, o que está me proporcionando muita bagagem. O campo de jogos digitais ainda é pequeno mas exige de ti uma experiência, coisa que terei bastante ao final do meu estágio na Atomic”, disse.

A professora coordenadora, Chaiane Bitelo, ressalta que todos os jogos necessitam de um monitoramento e atualizações constantes, função que a equipe também desempenha. Outro detalhe importante é que o estúdio trabalha com clientes e por isso tudo tem prazos: “É um processo de capacitação e desenvolvimento de habilidades para os estudantes. Costumo dizer que até hoje sempre trabalhamos com clientes que vieram com problemas a serem resolvidos e não com uma solução já em mente. Isso possibilita que a equipe melhore na área de pesquisa e também da liberdade de criar e pensar em algo novo”, conclui Chaiane. Apesar de ser um projeto recente, o Atomic recebe muitas demandas, o que gera cada vez mais espaço para os estudantes.

Três grandes projetos estão em fase de finalização, um deles é o “Quiz Informática”, um jogo que fruto de parceria entre a Unisinos e Atomic Rocket. A equipe está desenvolvendo uma aplicação web para ajudar os vestibulandos a escolher o curso de TI mais apropriado para cada perfil. O lançamento está previsto para a próxima Mostratec Liberato, que ocorre entre os dias 26 e 30 de outubro de 2015.

Mais informações em http://www.unicos.cc/a-rotina-do-atomic-rocket/#.VaATdvlVhHw