• Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Segurança da Informação
  • Sistemas de Informação
Seminário debate preservação de prédios históricos de São Leopoldo

Nos dias 2 e 3 de outubro ocorre o 1º Seminário de Patrimônio Histórico de São Leopoldo. Representantes da sociedade civil e poder público promovem o encontro com objetivo de divulgar ações que resguardam os bens culturais municipais e também o trabalho como articulador no diálogo entre poder público, comunidade e mercado imobiliário.

Faltando nove anos para o bicentenário da imigração germânica na região, que é comemorado em 2024, o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (COMPAC) decide organizar esse evento que incentiva a preservação histórica do município.

O evento é destinado aos proprietários de edificações históricas de São Leopoldo, agentes de construtoras e imobiliárias e estudantes de arquitetura e urbanismo, história e direito. O convite é estendido à militância pela causa, entidades de classes, e a interessados pela temática.

Na primeira noite, a partir das 19h serão apresentados os conceitos de preservação histórica – do bem isolado a paisagem cultural – e a aplicação destes conceitos pelo COMPAC na gestão dos bens de São Leopoldo.

No dia seguinte, sábado pela manhã, será discutido o processo de tombamento federal da Praça do Imigrante, e as legislações de incentivo a preservação histórica. No sábado a tarde, serão apresentados alguns casos de sucesso no restauro e reciclagens de bens culturais, através dos programas MONUMENTA e PAC da Cidades Históricas.

Veja informações no cartaz abaixo:

Seminário de Patrimonio