Fique Sabendo

Selecione:
Curso
  • :: Da Escola
  • Biomedicina
  • Educação Física
  • Enfermagem
  • Farmácia
  • Fisioterapia
  • Nutrição
  • Nutrição e Alimentos
  • Psicologia
  • Saúde Coletiva
Nível
Tire suas dúvidas sobre o estágio básico

Antes de realizar a matrícula no Estágio Básico, o aluno fica com algumas dúvidas. E é para ajudar você que elaboramos uma série de perguntas e respostas que podem auxilia-lo nos primeiros passos, rumo a estas novas etapa.

 

  1. Como se caracteriza a proposta do Estágio Básico em Psicologia da Unisinos?

O Estágio Básico tem como objetivo geral o desenvolvimento de um conjunto de competências básicas que envolvem práticas articuladoras do saber/fazer psicológico. A proposta do Estágio Básico é, portanto, que o aluno tenha uma primeira inserção no campo profissional da Psicologia. O Estágio Básico propõe o desenvolvimento de três competências gerais: a capacidade de intervir em um campo psicológico; a capacidade de integralização dos eixos do Curso (saúde, processos de ensino-aprendizagem e relações de trabalho) e a capacidade de autocrítica.

Três momentos delimitam o desenvolvimento dessas competências ao longo da realização do Estágio Básico:

  • Inserção e observação de um determinado campo profissional da Psicologia, à escolha do aluno;
  • Elaboração de um projeto de intervenção;
  • Intervenção e avaliação (incluindo o retorno para o local).

  1. Quais os pré-requisitos para o Estágio Básico?

Ter cursado as três primeiras oficinas do currículo do Curso e mais 50 créditos.

  1. Como se dá a escolha do local? Existe uma lista de locais credenciados?

Não existe uma lista e não há necessidade de credenciamento prévio do local para o Estágio Básico. O aluno deve procurar um local do seu interesse, desde que preencha os requisitos mínimos para aprovação pela Universidade. A escolha do local para inserção é uma das competências previstas na ementa da disciplina.

  1. Quais os requisitos que o local deve preencher?

O local deve ter um psicólogo com, no mínimo, um ano de experiência no local e este deve apresentar disponibilidade para acompanhar o processo do Estágio do aluno.

  1. Posso me matricular na disciplina de Estágio Básico sem ter um local definido? Qual o prazo para a procura do local?

  Não. A matrícula no Estágio Básico implica os seguintes procedimentos e atividades obrigatórias:

  • O aluno deve participar da reunião de orientação de candidatos à Atividade Acadêmica do Estágio Básico. A reunião é promovida pela Coordenação do Curso e realizada no semestre anterior a matricula do aluno, com data, horário e local indicados previamente. Tem como finalidade esclarecer ao aluno em que consiste a atividade e quais as etapas e regras previstas. A participação do aluno é obrigatória.
  •  O aluno deve se matricular na Atividade Acadêmica do Estágio Básico, após ter definido o local para a realização do estágio e ter sido aceito pelo mesmo. Deve entregar à Coordenação, antes do início das aulas, a Ficha de Encaminhamento à Orientação Acadêmica que está disponível no site do Curso de Psicologia. Caso ocorram problemas com o local de Estágio que inviabilizem a inserção do aluno, este deverá realizar o aproveitamento desta matricula para outras Atividades Acadêmicas, seguindo os prazos e orientações estabelecidos no calendário acadêmico. O cancelamento da matrícula está sujeito às normas presentes no Guia do Aluno.

  1. Qual o período de duração do Estágio Básico?

Dois semestres letivos consecutivos.

  1. Quais as atividades realizadas no Estágio Básico? Como é feita a avaliação?

No primeiro semestre, é realizada a observação da rotina e funcionamento do local, e a escolha do tema para o projeto, que deve ser entregue no final do primeiro semestre. O segundo semestre é destinado à realização das intervenções. O relatório final deve ser entregue ao final do segundo semestre. Cada etapa é avaliada pelo orientador acadêmico, respaldado por um parecer avaliativo do orientador local, além dos trabalhos escritos que são solicitados.

  1. Quais as formas de pagamento do Estágio Básico? Por que o Estágio Básico corresponde a 16 créditos?

Trata-se de créditos administrativos e acadêmicos e são estes que mantém a estrutura do Serviço Escola do Curso, exigida pelas Diretrizes Curriculares do MEC para os Cursos de Psicologia. Pode ser solicitado parcelamento dos créditos em dois semestres.

 

  1. Posso realizar o Estágio Básico no mesmo local em que realizo meu Estágio Não-Obrigatório?

Sim, no entanto, devem ser cadastrados dois contratos diferentes junto ao Unisinos Carreiras.

  1. Quais os compromissos da orientação local? Quais os compromissos da orientação acadêmica?

O Estágio Básico tem como exigência a presença de um psicólogo orientador local. Este será o responsável pelo acompanhamento e orientação ao aluno, no decorrer do processo de estágio, dando suporte institucional e administrativo às oportunidades de aprendizagem no local. O psicólogo deve assumir o compromisso de prestar supervisão semanal, realizar seminários teóricos quinzenais e comparecer semestralmente aos Fóruns Ampliados do Estágio Básico na Universidade.

Ao orientador acadêmico, professor do Curso caberá acompanhar, orientar e avaliar a atividade de observação, de elaboração de uma proposta de intervenção e seu desenvolvimento e, ao final, a avaliação do estágio.

 

  1. Posso realizar o Estágio Básico e o Profissional no mesmo local?

Não, pois os dois estágios juntos excederiam o tempo máximo de permanência em um mesmo local de estágio, previsto na Legislação Federal, que é de dois anos. O mesmo ocorre com duas instituições com o mesmo CNPJ (como é o caso dos projetos sociais da Unisinos, ou diferentes setores e secretarias de uma mesma Prefeitura).

  1. O Estágio Básico pode ser remunerado?

Sim, no entanto, a maioria dos locais não oferece remuneração.

  1. Qual a carga horária do Estágio Básico?

A carga horária total é de 340 horas, sendo 100 horas de orientação acadêmica (2h30min semanais de atividade em sala de aula) e 240 horas de atividades no local de estágio (8 horas semanais).

Desejamos a você uma feliz e enriquecedora experiência!

Material organizado pelos alunos do Estágio Básico em 2014/2, grupo sob orientação acadêmica da Prof.ª Maria Elisabeth R. Selbach, Coordenadora dos Estágios do Curso: Adriana Severo, Aline Braga Ferreira, Aline Hansen, Caroline Oliveira, Eduardo Mano, Ivan Dahm, Janaina Schierholt, Lenara Trevizani, Patrícia Silva e Roselene Farias.

Comentários (2)
  • Manuela Silva diz:
    18 de dezembro de 2018

    "Olá, obrigado pela vossa disponibilidade. Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site. Muito obrigado Manuela Silva"
  • Claudia Torres diz:
    31 de agosto de 2018

    "Esse conteúdo realmente me fez pensar de outro maneira em relação a isso. Estava pesquisando e encontrei esse site, valeu mesmo a pena. Grata!"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Deixe um comentário
O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *