• Biomedicina
  • Psicologia
  • Saúde Coletiva
Psicologia da Unisinos é cinco estrelas no Guia do Estudante Abril

A Unisinos teve uma excelente avaliação no Guia do Estudante, da Editora Abril. De 28 cursos de graduação, oito deles receberam a classificação máxima do guia: 5 estrelas.

O Guia do Estudante é uma pesquisa de opinião feita com professores e coordenadores de curso. Eles emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas).

“É importante ver esse salto de qualidade que anualmente a Unisinos registra, ao ter todos os seus cursos avaliados com notas 4 ou 5. O resultado aponta que, assim como conquistamos o reconhecimento acadêmico nas avaliações do MEC, também temos a certificação do mercado, por meio do Guia do Estudante”, destaca o diretor da Unidade Acadêmica de Graduação, Gustavo Borba.

Compromisso com a comunidade

Um dos cursos avaliados com cinco estrelas foi a Psicologia que mostra o compromisso da universidade, dos coordenadores e professores com a formação dos alunos. Para a coordenadora, Rosana Cecchini de Castro, a longa história do curso, que completou 44 anos é o diferencial. “Criamos nossa identidade, o nosso jeito de ser através dos ideais, princípios e práticas que temos afirmado, inovado e buscando atender as necessidades formativas dos estudantes e as demandas do contemporâneo”, comenta.

Em 2015/2, a Unisinos expandiu o alcance do curso, oferecendo Psicologia no campus de Porto Alegre. Com a qualidade da mesma proposta curricular de São Leopoldo, trata-se de uma formação que conta com a experiência adquirida a partir dos avanços da psicologia ao longo dos anos. Para a coordenadora, o futuro profissional será preparado para ter iniciativa, criatividade e deverá estar apto também a produzir seu universo de trabalho.

A Psicologia contribui com as políticas públicas, os direitos humanos, o ambiente, e a sustentabilidade do planeta. “O currículo traz uma perspectiva, através dos eixos articuladores – Saúde, Processos de Ensino-Aprendizagem e Relações de Trabalho. As Oficinas Temáticas se caracterizam pela articulação de competências e conhecimentos implicados na temática geradora de cada semestre. O trabalho cooperativo entre os integrantes do grupo e as Ênfases do Curso: Clínica Contemporânea e Práticas Sociais Institucionais são também diferenciais de um curso que só nos dá alegrias”, finaliza Rosana.

Texto: Carolina Schaefer
Foto: Rodrigo Blum