Fique Sabendo

Selecione:
Curso
  • :: Da Escola
  • Biomedicina
  • Educação Física
  • Enfermagem
  • Farmácia
  • Fisioterapia
  • Nutrição
  • Nutrição e Alimentos
  • Psicologia
  • Saúde Coletiva
Nível
Confira as oportunidades de Estágio Profissional

Um dos pontos cruciais da graduação em Psicologia chega no oitavo semestre. É quando o aluno, que já carrega uma grande bagagem de conhecimentos teóricos das atividades acadêmicas, deve colocar isso em prática no estágio obrigatório. Para isso, nada melhor do que ter apoio da coordenação do curso, que orienta locais com vagas disponíveis para o universitário exercer sua função.

Aqui, no Fique Sabendo, você confere as vagas atualizadas para estágio profissional. Divididas por semestres, as oportunidades são listadas com detalhes e características do local que disponibiliza as vagas. É preciso estar ligado nas datas de inscrições e nos documentos exigidos. Assim, a procura por estágio fica mais tranquila, fazendo você se preocupar somente com seu crescimento profissional.

Confira abaixo as vagas:


2018/1

Local: NASF – NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA OSÓRIO
Endereço completo: Rua Garibaldi, 255 – Bairro Sul brasileiro
Telefone, fax e e-mail para informações: (51) 3601 3321/ viheckler@yahoo.com.br
Psicóloga responsável e CRP: Viviane Iara Heckler – CRP 14.573
Período de estágio: de 01/03/2018 a 31/08/2019
Número de Vagas: 01VAGA

Caracterização sucinta das propostas do local:
O NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família em Osório foi implantado em setembro de 2015, aprovado em julho de 2017 e recebendo recurso federal desde então. O trabalho é desenvolvido a partir de equipe multiprofissional e trabalha como apoio matricial junto à Atenção Básica. Em Osório, o NASF é composto por psicólogo, assistente social, nutricionista, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional. O estagiário terá a oportunidade de atuar no Âmbito individual e coletivo, em ações de prevenção e promoção de saúde, planejamento, projetos, atividades educativas, reuniões de equipe, capacitação e apoio matricial com possibilidade da criação de projetos de interesse por parte do estagiário. A atuação envolve experiência com todo o ciclo vital, desde a gestação até o envelhecimento. O NASF também conta com um projeto multiprofissional específico na área da primeira infância e aleitamento materno que oportuniza muitas formas de aprendizado. Trata-se do Programa Municipal de Aleitamento Materno – PRÓ-MAMÁ que conta com um grupo gestor e profissionais de referência em amamentação em cada equipe de Estratégia de Saúde da Família – ESF.
Ao estagiário serão oportunizados seminários teóricos referentes a diversas áreas dentro da Psicologia e de acordo com a vivência prática diária, bem como seminários multiprofissionais tendo em vista a integralidade da visão de sujeito preconizada pelo SUS.

Período de inscrição: de 27/11/2017 a 07/12/2017
Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): Estar matriculado devidamente no Curso de Psicologia, possuir conhecimentos e afinidade com a área da saúde coletiva, psicologia social, Políticas Públicas, PNAB – Política Nacional da Atenção Básica, NASF. Interesse pela atuação junto ao SUS – Sistema Único de Saúde, Ações de Prevenção e Promoção de Saúde.
Documentos exigidos: Histórico escolar, currículo, carta de intenção e autobiografia.
Data (s) da seleção: 11/12/2017, às 10h
Informações sucintas sobre o processo seletivo: Será realizada uma breve apresentação do serviço e informações acerca do estágio. Entrevista coletiva e individual.
Data da publicação dos selecionados: 20/12/2017

Local: APAE/OSÓRIO
Endereço completo: BR 101 km 0 – Osório – RS
Telefone, fax e e-mail para informações: (51) 3663 1142
Psicóloga responsável e CRP: Rafaela Basso Nunes – 17372/07
Período de estágio: de 03/2018 a 07/2019 – Período do Estágio Profissional
Número de Vagas: 01 UMA VAGA

Caracterização sucinta das propostas do local: O estágio perpassa os três eixos. Trata-se de um estágio com contato interdisciplinar, trabalho de equipe e com demanda específica de pacientes com deficiência intelectual e suas famílias. O estagiário terá contato com grupos, atendimentos individuais, reuniões técnicas e pedagógicas.
Período de inscrição: de 21/11/2017 A 28/11/2017
Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): Disciplinas de Teorias de Personalidade, Infância e Adolescência são essenciais. Algum prévio conhecimento de psicofármacos.
Documentos exigidos: *Currículo vitae, *Autobiografia, *Carta de Intenções para o lugar do estágio (Desejos, expectativas, interesse pelo local)
Data da seleção: 04/12/2017
Informações sucintas sobre o processo seletivo: O processo será para a entrega de documentação solicitada e haverá uma entrevista presencial com a psicóloga que será a supervisora local.
Data da publicação dos selecionados: 07/12/2017

Local: NÚCLEO DE APOIO À INCLUSÃO (NAI) – SEC. DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE IVOTI
Endereço completo: Rua Carlos Gomes, s/nº – fundos Ginásio Municipal
Telefone, fax e e-mail para informações: (51) 3563-1488
Psicóloga e CRP: Danielle Lopes Mesquita Oliveira – CRP 07/15690
Período de estágio: de 05/02/2018 a 31/07/2019
Número de Vagas: 01 VAGA

Caracterização sucinta das propostas do local: O Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) é um serviço da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Ivoti que atende crianças, adolescentes e adultos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades / superlotação matriculados nas escolas municipais. Atua também na assessoria as escolas municipais e formação de professores da rede municipal. É composto por equipe multidisciplinar que oferece, além de atendimentos psicológicos, atendimentos psicopedagógicos, fonoaudiólogos e de apoio educacional especializado através das Salas de Recursos Multifuncional. A Psicanálise, Psicologia Social e Institucional, fundamentam a prática psicológica. As atividades do estagiário contemplarão: atendimento clínico individual ou em grupo, acompanhamentos as famílias, acolhimentos, avaliação psicológica, assessoria junto as escolas (reuniões nas escolas para melhor acompanhamento dos casos, estabelecimento de estratégia e realizando devolução de avaliações), participação em reuniões de equipe, seminários teóricos, supervisão semanal, entre outras.

Período de inscrição: de 13/11/2017 a 24/11/2017

Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): A carga horária semanal do estágio é de 12 horas e necessita disponibilidade às segundas – feiras (manhã e tarde) durante todo período de estágio. É importante que o estudante tenha cursado ou estejam cursando as disciplinas de Processos de Ensino e aprendizagem, Fundamentos da Clínica, Psicologia Social e Institucional e Avaliação Psicológica.

Documentos exigidos: Currículo, histórico no curso de Psicologia, breve apresentação autobiográfica (máximo duas páginas), carta de interesse (manifestando o motivo de escolha pelo estágio no NAI – máximo duas páginas). Enviar para o e-mail nai@ivoti.rs.gov.br com título “Estágio Psicologia”.

Data (s) da seleção: 04/12/2017 às 14 horas no NAI

Informações sucintas sobre o processo seletivo: O processo seletivo consistirá na análise do currículo e demais documentos solicitados; entrevista coletiva (no dia 04/12/2017); e entrevista individual (em datas a combinar).

Data da publicação dos selecionados: 15/12/2017

Local: SMED – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO -NH
Endereço completo: Rua Guia Lopes, nº4201, 4º andar. Bairro Rondônia. Cep 93410-340 – NH
Telefone, fax e e-mail para informações: 3594 9910, ramal 9216
Psicóloga e CRP: Márion F. Sperb Schütz CRP 07/08513
Período de estágio: de 19/02/2018 a julho de 2019
Número de Vagas: 01 VAGA

Caracterização sucinta do local e atividades: O local de estágio caracteriza-se por ser uma instituição pública educacional que trabalha com crianças e adolescentes atendidas em 86 escolas de educação infantil e ensino fundamental. As demandas de intervenção dirigidas aos estagiários favorecem a articulação dos processos ensino-aprendizagem, saúde e relações de trabalho. Esta articulação é construída no local, tanto nas intervenções a campo, como em estudos e discussões através dos seminários de estudos, supervisão coletiva e supervisão individual. Além disso, o estágio se desenvolve numa perspectiva interdisciplinar, que se dá na parceria e na interlocução com profissionais das escolas e das redes de atendimento às crianças e adolescentes.
Neste contexto de trabalho são desenvolvidas atividades como:
• Assessoria a professores e equipes diretivas;
• Acompanhamento de alunos com dificuldades psicossociais;
• Coordenação de grupos com alunos, familiares, professores e ou funcionários
• Coordenação de grupos em conjunto com profissionais das seguintes áreas: pedagogia, educação física, informática educativa ou outras;
• Planejamento do trabalho;
• Relato escrito das intervenções desenvolvidas;
• Supervisão individual (semanal);
• Seminários teóricos e supervisão coletiva (quinzenal);
• Desenvolvemos um trabalho referenciado na psicanálise, com a abertura para leituras, para além desta teoria, que possam enriquecer a construção deste trabalho;

Salientamos que o estágio é desenvolvido em escolas da Rede Municipal de Ensino.
Exigências do local: Alternância de turnos (manhã e tarde), totalizando 15 horas semanais

Período de inscrições: de 10/11/2017 a 27/11/2017

Informações e inscrições através do e-mail: marionstaudt@novohamburgo.rs.gov.br, com currículo , histórico das disciplinas já cursadas com as notas, carta de intenções e autobiografia com foto.

Seleção: 29/11/2018 às 15h30 na SMED – 4º andar da Prefeitura Municipal de NH, entrevista coletiva

Local: CRAS – CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE OSÓRIO
Endereço completo: Av. General Osório, 2230
Telefone, fax e e-mail para informações: 3663-2988
Psicóloga responsável e CRP: Silvana de Oliveira 07/11463
Período de estágio: Inicia em 19/03/2018/ (por três semestres conforme exigência do estágio profissionalizante)
Número de Vagas: 01 VAGA

Caracterização sucinta das propostas do local: O CRAS é um serviço de proteção social básica, com funções definidas pelo Sistema Único da Assistência Social. Trabalha com famílias em situações vulnerabilidade ou risco social, abrangendo todo o território do Município. A equipe é composta por 2 psicólogos e 4 assistentes sociais, e trabalhadores de nível médio em funções de oficinas com crianças e adolescentes, e idosos, nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A equipe técnica tem reuniões semanais de um turno. As atividades realizadas são acolhimento coletivo e recepção diárias da população, visitas domiciliares, reuniões com serviços da Rede (escolas, conselho tutelar, Ministério Público, trabalhadores do SUS, demais secretarias municipais, etc). Elaboração, organização e acompanhamento de projetos sociais na comunidade, que permitem aos estagiários o conhecimento de todo trabalho envolvendo as atribuições de CRAS, possibilitando ao aluno participar e propor atividades como o atendimento à população em acolhimento, acompanhamento em VD’s, proposição e execução de oficinas e palestras, participação em reuniões da Rede e equipe, contato com demais serviços do Município no encaminhamento e acompanhamento das intervenções com famílias. Teoricamente o trabalho se baseia nos principais fundamentos da Psicologia Social Crítica, Análise Institucional, também as noções de desenvolvimento humano e clínica ampliada, trabalho com grupos e as dinâmicas familiares, e fortemente os modos de subjetivação no contemporâneo. Agrega-se ainda o conhecimento das políticas públicas no âmbito da formação do Estado, as problemáticas de gestão das políticas sociais, e a constituição e implementação do SUAS.
Período de inscrição: de 27/11/2017 a 01/12/2017
Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): São desejáveis que o aluno tenha boa formação nos fundamentos da Psicologia Social Crítica, das noções de desenvolvimento humano e clínica ampliada, de dinâmica e trabalho com grupos e as dinâmicas familiares, de Análise Institucional e estudos sobre os modos de subjetivação no contemporâneo. Interessa ainda o conhecimento das políticas públicas no âmbito da formação do Estado, as problemáticas de gestão das políticas sociais, e a constituição e implementação do SUAS, e Direitos Humanos como o ECA, Estatuto do Idoso, e noções de Saúde Coletiva.
Documentos exigidos: Histórico do curso, currículo Lattes, documentos pessoais
Data (s) da seleção: 11/12/2017
Informações sucintas sobre o processo seletivo: Conforme número de candidatos, atividade coletiva, e entrevista individual.
Data da publicação dos selecionados: até 18/12/2017

LOCAL: CAPS ANCORAGEM
Endereço completo: Rua Pineiro Machado, 509- Centro, São Sebastião do Caí. CEP-95
Telefone para informações: (051) 3635-2568
E-mail: sscai.saudemental@gmail.com
Psicólogo (s) responsável (is) e CRP: Daniel Giron Azevedo CRP 07/17473; Flávia Graciane Hoff CRP 07/26139; Maria Alice da Rosa Fernandes Vianna CRP 07/11162
Período de estágio: de 1°/03/2018 a 31/08/2019
Número de Vagas: 1VAGA

Caracterização sucinta das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras).
O CAPS Ancoragem configura-se como CAPS I devido ao número de habitantes de São Sebastião do Caí. Opera, portanto, como serviço substitutivo e reacionário diante de antigas perspectivas manicomiais. De acordo com as diretrizes da política de saúde mental atende situações moderadas ou graves de sofrimento psíquico até mesmo com risco de rompimento do laço social. Atua visando intervir clínica e sociocultural mente no território, sendo este compreendido não apenas em termos geográficos, mas antes como um espaço composto de subjetividades, cenários de produção cultural onde se pretende, através do trabalho cotidiano do CAPS, permanentemente problematizar os conceitos saúde e loucura. Nesta perspectiva, o estagiário terá oportunidade de realizar atendimentos clínicos, grupos, oficinas, a Acompanhamento Terapêutico, reuniões de rede, matriciamento, aproveitar recursos de diferentes artes, bem como propor intervenções criativas que possam aliarem-se aos objetivos do serviço. A equipe conta com profissionais que trabalham com orientações teóricas diversas, o supervisor local para esta vaga ampara-se principalmente na psicanálise, especialmente nas contribuições de Freud e Lacan, mas o serviço não impõe como condição a absoluta afinidade teórica com o supervisor, a ética do serviço respeita as diferenças, dentre elas também as teóricas e limita-se a sinalizar que o supervisor se sente em melhores condições para contribuir a partir deste referencial.

Período de inscrição: de 25/10/2017 a 17/11/2017
Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): Estar legitimamente matriculado e em conformidade com as exigências da universidade para a realização de estágio profissional.
Documentos exigidos: Currículo contendo histórico das disciplinas cursadas e demais experiências de trabalho caso existam, identidade e carta autobiográfica (breve descrição do percurso e das motivações que culminam nesta seleção de estágio)
Data (s) da seleção: de 20/11/17 à 30/11/2017
Informações sucintas sobre o processo seletivo: Será baseada na análise dos currículos e em entrevistas individuais, podendo ser acrescentadas atividades experienciais junto ao cotidiano do CAPS.
Data da publicação dos selecionados: 04/12/2017

Local: Serviço Escola de Psicologia – Unisinos POA – Ficha de Inscrição .
Endereço completo: Av. Luiz Manoel Gonzaga 744 – Bairro Três Figueiras – Porto Alegre
E-mail para informações e inscrições: vramires@unisinos.br com prof. Vera Regina Ramires
Psicólogo(s) responsável(is) e CRP: Vera Regina Rohnelt Ramires, CRP 07/1596
Período de estágio: de 5/3/18  a 31/7/19
Número de Vagas: 2 (duas)
Caracterização sucinta das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras). O Serviço Escola de Psicologia da Unisinos tem como proposta constituir-se como um local de práticas para os alunos desse curso em Porto Alegre. Tem como objetivo o desenvolvimento das competências acadêmicas e profissionais previstas nas diretrizes curriculares e no projeto político pedagógico do curso. Em processo de implantação a partir de 2018-1, o Serviço será organizado de forma a garantir a integração entre ensino, pesquisa e extensão, e buscará desenvolver suas atividades tendo como referência o paradigma da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, tanto na compreensão dos fenômenos trabalhados como nas possibilidades de intervenção. Atuará em estreita sintonia com a região onde se insere em Porto Alegre, no que diz respeito ao distrito de saúde e à rede de saúde mais ampla e suas demandas, buscando desenvolver no estagiário o conhecimento, a sensibilidade e o comprometimento com seu campo de atuação. Suas atividades serão orientadas, ainda, por evidências científicas que as fundamentem visando, em última instância, à constituição de um serviço de referência que possa efetivamente contribuir para com os dispositivos da rede, por meio da formação qualificada de profissionais que nela atuarão e por meio da pesquisa e da produção de conhecimentos.
Atividades a serem desenvolvidas pelos estagiários: Avaliação Psicológica / Psicodiagnóstico; Atendimentos Individuais; Psicoterapia Psicanalítica; Desenvolvimento de um Projeto junto a um Serviço da rede de Saúde do Quarto Distrito, com ênfase na promoção da saúde (em parceria com alunos e professores dos Cursos de Enfermagem e Nutrição); Desenvolvimento de Projeto junto a uma Escola Pública da região de abrangência do Serviço, com vistas à prevenção da violência na escola e promoção da saúde mental; Supervisão; Seminários Clínicos e Teóricos.
Período de inscrição: de 25/10/17 a 10/11/17
Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): Exigências curriculares para matrícula em Estágio Profissional e disponibilidade de horário nas quartas à tarde.
Documentos exigidos: Ficha de Inscrição preenchida, 1 foto 3 X 4, cópia RG e CPF, Histórico Escolar, Curriculum Vitae, Autobiografia. Os documentos devem ser encaminhados digitalizados para o E-mail informado acima, e uma cópia física dos mesmos deve ser entregue no dia da Entrevista Coletiva.
Data (s) da seleção: 14/11/17 , às 14 horas, na sala TEDU 309, Campus POA, Av. Dr. Nilo Peçanha 1640, Porto Alegre.
Informações sucintas sobre o processo seletivo: Será baseado na análise da documentação, na Entrevista Coletiva e em Entrevista Individual.
Data da publicação dos selecionados: O(a)s candidato(a)s serão comunicados por E-mail, em 21 de novembro de 2017.

LOCAL: COORDENAÇÃO DE ATENÇÃO AO ALUNO – PROGRAMA GESTÃO DE CARREIRA
Endereço completo: Av. Unisinos, nº 950, Bairro Cristo Rei, São Leopoldo
Telefone, e-mail para informações: 51 3590 8127 ou 51 3591 1122, ramais 4108 e 4110
Psicólogo responsável e CRP: César Karnal 07/8789
Período de estágio: de 26/02/2018 a 05/07/2019
Número de Vagas: 1 VAGA

Caracterizações sucintas das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras): informar interessados sobre o processo de orientação profissional do serviço prestado pela Unisinos; participação em atendimentos individuais e grupais para orientação profissional e planejamento de carreira; acompanhar visitas às escolas atendidas pela Unisinos para orientação profissional.
Período de inscrição: de 17/10/2017 a 30/10/2017
Local de inscrição: PROGRAMA GESTÃO DE CARREIRA (junto ao Atendimento Unisinos) *se dirigir à recepção e pedir para falar com Camila (horário das 8h às 17h)
Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): ter cursado disciplina de Processos Grupais e Avaliação Psicológica.
Documentos exigidos: currículo (com foto), histórico, autobiografia incluindo motivação (manuscrita).
Data (s) da seleção: 01/11/2017 (QUARTA-FEIRA) às 14:30.
Informações sucintas sobre o processo seletivo: dinâmica de grupo (se necessário) e entrevista individual.
Data da publicação dos selecionados: 13/11/2017

LOCAL: COORDENAÇÃO DE ATENÇÃO AO ALUNO – NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL – NAE
Endereço completo: Av. Unisinos, 950 – São Leopoldo/RS – Atendimento Unisinos
Telefone, fax e e-mail para informações: 3591.1122 ramais: 4117E-mail: assistencia@unisinos.br
Psicólogo responsável e CRP: Denise Dauber Vieira – 07/12902
Período de estágio: 26/02/2018 a 05/07/2019
Número de vagas: 1

Caracterização sucinta das propostas do local: O Núcleo de Assistência Estudantil – NAE, que integra a Coordenação de Atenção ao Aluno, realiza o acolhimento e orientação ao aluno nos contextos pessoais, familiares, de acessibilidade e acadêmicos ao da sua formação em graduação e pós-graduação.
Atividades: Atendimentos individuais aos alunos e aos familiares. Relacionamento com o corpo docente e coordenações dos cursos da instituição. Coordenação de grupos. Acolhimento e acompanhamento do programa de inclusão. Avaliação psicológica. Seminários teóricos e supervisões individuais.
Período de inscrição: de 17/10/2017 a 30/10/2017
Exigências do local: Exigências para a matrícula do estágio profissional. Disponibilidade de horários manhã, tarde e noite.
Documentos exigidos: Currículo Profissional; Histórico Acadêmico; Autobiografia incluindo motivação (manuscrita) *
Entregar no Atendimento Unisinos São Leopoldo. A/C Camila Muller (ramal 4113) Horário de Atendimento: segunda-feira a sexta-feira das 8h às 17h
Data da seleção: 01/11/2017 (Quarta-feira) 14h30min
Informações sucintas sobre o processo seletivo: dinâmica de grupo (se necessário) e entrevista individual.
Data da publicação dos selecionados: 13/11/2017

Local: SEMED (DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PORTO ALEGRE)

Endereço: RUA DOS ANDRADAS, 680, 11º ANDAR – CENTRO – PORTO ALEGRE
Telefone: 3289.1862, 3289.1958
E-mail para informações: smedpessoas@smed.prefpoa.com.br
Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Lúcia Almeida CRP 07/07494
Período de estágio: de 05/03/2018 a 31/07/2019
Número de Vagas: 1 VAGA

Caracterização sucinta das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras).

O Setor de Desenvolvimento de Pessoas visa à formação e qualificação do servidor, como forma de prevenção e promoção da saúde do trabalhador, melhoria das relações de trabalho e implementação de processos laborais mais saudáveis.
Atividades do estagiário:
– Planejamento e participação em todas atividades do setor, entendendo o estágio como um espaço amplo para a construção coletiva de propostas de intervenção;
– Atendimentos individuais aos servidores, atendimento às equipes diretivas, reuniões com assessorias, coordenações e diretorias da SMED;
– Planejamento e participação em cursos e formações dos servidores dos diversos cargos. Consideramos que é importante discutir e analisar a saúde dos servidores da SMED de formas coletivas, implicando-os na discussão e construção de estratégias/soluções para a constituição de ambientes mais saudáveis de trabalho;
– Intervenções nas escolas: estabelecimento de estratégias, táticas e técnicas para o desenvolvimento do trabalho de campo; reuniões nas escolas, a partir da demanda destas; assessorias individuais e grupais; devolução diagnóstica e planejamento de outras intervenções; participação no planejamento e coordenação de formações nas escolas, conforme a demanda; coordenação de grupos.
Semanalmente ocorrerá a supervisão de estágio, em equipe, com intuito de fazer uma reflexão das questões pertinentes à prática de estágio no setor, cujo referencial teórico está alicerçado na Análise Institucional.

Período de inscrição: 13 / 11 / 2017 a 20 / 11 / 2017
Documentos exigidos: Currículo com foto; Carta motivacional. Os documentos deverão ser entregues no 11° andar da SMED, no setor de Desenvolvimento de Pessoas ou enviados por e-mail para smedpessoas@smed.prefpoa.com.br
Data (s) da seleção: 23/11/2017 às 14h30
Informações sucintas sobre o processo seletivo: Entrevista coletiva como dispositivo de análise dos candidatos e entrevista individual, se necessário.
Data da publicação dos selecionados: 30/11/2017

Local: NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO (NAP) – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NOVO HAMBURGO

Endereço completo: Rua David Canabarro, 20 / 8º. Andar – Centro – Novo Hamburgo/RS
Fone: (51) 35938561 / (51) 30979478
Email: smednap@novohamburgo.rs.gov.br
Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Andrea Domingues Kuplich – CRP 07/16721 Tiago Marcelo Trevizani – CRP 07/17965
Período de estágio: De 14/02/2018 a 31/07/2019
Número de Vagas: 2 VAGAS

Caracterização sucinta das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras).
O Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) é um serviço da Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo que trabalha na perspectiva da Educação Inclusiva. Com uma equipe multiprofissional, realiza atendimentos a crianças, adolescentes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem e/ou em situação de sofrimento psicossocial; além disso, realiza assessoria às escolas municipais e formação de professores. A proposta de Estágio Profissional em Psicologia no NAP prevê a inserção do estudante no campo promovendo a experimentação das práticas profissionais do psicólogo, articulando com as ferramentas teóricas, especialmente, da Psicanálise e da Psicologia Social e Institucional. O estagiário poderá desenvolver: atendimentos clínicos individuais, em grupos e aos familiares; intervenções interdisciplinares; acompanhamento terapêutico (AT); acolhimentos; atendimentos nas comunidades; assessorias às escolas; participação na reunião de equipe interdisciplinar; seminários teóricos; supervisão semanal, entre outras atividades.

Período de inscrição: De 18/10/2017 a 31/10/2017
Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): – Disponibilidade às terças-feiras pela manhã (horário obrigatório durante todo o período de estágio); – A carga horária semanal é de 16 horas, – É importante que o estudante tenha cursado ou estejam cursando as disciplinas de Processos de Ensino e aprendizagem; Fundamentos da Clínica; Psicologia Social e Institucional e Processos Grupais.
Documentos exigidos: – Currículo; – Histórico no curso de Psicologia; – Breve apresentação autobiográfica (máximo duas páginas); – Carta de interesse (manifestando o motivo de escolha pelo estágio no NAP – máximo duas páginas).
Data (s) da seleção: Entrevista coletiva: 06/11/2017, às 8 horas, no NAP.
Informações sucintas sobre o processo seletivo: Para realizar a inscrição o(a) candidato(a) deverá entregar os documentos pessoalmente na Secretaria do NAP ou enviar para o e-mail smednap@novohamburgo.rs.gov.br (identificando o assunto: “estágio em Psicologia”)
O processo seletivo consistirá na análise do currículo e demais documentos solicitados; entrevista coletiva (no dia 06/11/2017); e entrevista individual (em datas a combinar).
Data da publicação dos selecionados: a partir de 13/11/2017

Local: CAPS DOIS IRMÃOS
Endereço: Rua Catarina Rausch 74, bairro Industrial, Dois Irmãos
Telefone: 3564-2953
E-mail para informações: caps@doisirmaos.rs.gov.br
Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Régis Martellet Marcant (CRP 07/07813).
Período de estágio: de 26/02/2018 a 02/07/2019
Número de Vagas: 2 VAGAS

Caracterização sucinta das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras).
O CAPS de Dois Irmãos é referência para a demanda de saúde mental de todas as idades, desde a infância e adolescência, passando pelo adulto, até os usuários mais idosos, incluindo aí toda demanda de álcool e drogas. É um serviço de “portas abertas”, ou seja, toda a pessoa que chega ao CAPS de Dois Irmãos será acolhida e, após este acolhimento, discute-se em reunião de equipe para pensar o encaminhamento do caso, seja para continuidade de atendimento no serviço ou para atenção em outro dispositivo da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
A psicologia dentro do CAPS desenvolve um papel importante, sendo referência para toda a equipe e estando com participação ativa em praticamente todas as atividades que são desenvolvidas. As referências teóricas para o desenvolvimento do trabalho são os princípios da Saúde Mental Coletiva e da Cínica Ampliada. Importante salientar que o serviço conta desde setembro de 2013 com uma Supervisão Clínico-Institucional em que constantemente estamos trabalhando as relações da equipe e seus processos de trabalho. Com isto que foi descrito de forma sucinta, entendemos que o CAPS de Dois Irmãos é um local que proporciona ao estagiário de psicologia condições para a articulação com os eixos do Curso de Psicologia da Unisinos – Saúde, Processos de Ensino Aprendizagem e relações de Trabalho.
Entre as atividades desenvolvidas estão: o acolhimento coletivo e individual, atenção a crise, oficinas de arterapia, grupos terapêuticos (usuários de álcool e outras drogas, de familiares, de mulheres, de apoio – usuários que estão estáveis), matriciamento, reuniões de equipe e de rede. O acadêmico de psicologia da Unisinos que realizar estágio no CAPS de Dois Irmãos, poderá se inserir nas atividades já desenvolvidas, assim como poderá produzir novos espaços e atividades que possam ser benéficos e terapêuticos aos usuários a ao processo de trabalho. Como descrito anteriormente, que as referências teóricas que sustentam o trabalho são os princípios da Saúde Mental Coletiva e da Clínica Ampliada.

Período de inscrição: 06/11/2017 a 17/11/2017

Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros):
O candidato a uma vaga de Estágio Profissional em Psicologia no CAPS de Dois Irmãos deverá estar habilitado para a devida vaga, tendo preenchido os pré-requisitos exigidos pelo Curso de Psicologia da Unisinos, ter feito a disciplina “Saúde Mental Coletiva”, sendo recomendável ter feito ou estar fazendo a disciplina “Intervenções em Saúde Coletiva” e disponibilidade para realizar a supervisão local no horário das 19:00, em dia a ser combinado posteriormente com o supervisor. Também será necessário participar das reuniões de equipe, que acontece nas terças-feiras, das 9:00 as 12:30.
Documentos exigidos: Cópia do currículo, autobiografia e carta de proposição do estagiário (explicitando motivo e justificativa pela escolha do local), a ser enviado pelo candidato ao email: caps@doisirmaos.rs.gov.br ou rmarcant@gmail.com , constando no corpo “assunto” “Seleção estágio Psicologia”.
Data (s) da seleção: 24/11/2017 no CAPS de Dois Irmãos
Informações sucintas sobre o processo seletivo: Análise da documentação enviada, entrevista coletiva na data mencionada e entrevista individual, a ser combinada o dia da entrevista coletiva.
Data da publicação dos selecionados: 28/11/2017

Local: UNISINOS – GERÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS

Endereço completo: Avenida Unisinos, 950 – Centro Administrativo do Campus São Leopoldo
Telefone, fax e e-mail para informações: 3590-8373 – rh-recrutamento@unisinos.br
Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Glaucia Roth Soares – CRP: 07/25841
Período de estágio: de 05/03/2018 à 05/07/2019
Número de Vagas: 1 VAGA

Caracterização sucinta das propostas do local:
A Unisinos é uma instituição privada de ensino superior e que, portanto, tem uma dimensão organizacional complexa, com aproximadamente 2000 contratados (funcionários, professores e tutores) com escolaridade superior e diferentes regimes de contratação (tempo integral, horistas, temporários, estagiários).
Durante o estágio, o aluno terá contato com diferentes processos pertinentes a Gestão de Pessoas (atração e captação; integração de novos funcionários e professores, acompanhamento funcional, entrevistas de desligamento, capacitação, sistema de Gestão de Pessoas por Competências, programas de inclusão e de estágio) baseado nas teorias da Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Atividades:
Apoio ao processo de recrutamento e seleção, divulgação de vagas, análise de currículos, agendamentos, entrevistas individuais e coletivas, dinâmicas de grupo, aplicação e levantamento de testes psicológicos, devolução de resultados para candidatos e gestores solicitantes. Acompanhamento e apoio às atividades de integração de novos funcionários e professores. Entrevistas de acompanhamento durante o contrato de experiência de funcionários. Entrevistas de desligamento. Apoio às atividades de implantação da Gestão por Competência e estrutura de carreira. Auxílio no planejamento e execução de projetos da área (ex: programa de inclusão, programa de estágio).
Período de inscrição: de 23/10/2017 à 27/10/2017
Exigências do local: Acadêmicos a partir do 7º semestre, carga horária de 12 horas semanais, turnos disponíveis para estágio manhã ou tarde, horários a combinar, motivação para atuação na área de Recursos Humanos.
Documentos exigidos: Currículo e autobiografia escrita e digitalizada; enviar previamente por e-mail.
Data (s) da seleção: Envio dos documentos por e-mail (autobiografia digitalizada) até 27/10/2017; entrevista coletiva dia 06/11/2017 às 14h – Gerência de Gestão de Pessoas – 3º andar do Centro Administrativo, acima do Atendimento Unisinos.
Informações sucintas sobre o processo seletivo: Entrevista coletiva e Entrevista individual conforme agendamento.
Data da publicação dos selecionados: até 17/11/2017.

Local: CAPSI – CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL A INFÂNCIA E A ADOLESCÊNCIA SACA AÍ!

Endereço completo: Rua Gomes Jardim, 291 – Centro – Novo Hamburgo/RS
Telefone para contato: (51) 3527 – 2206 / (51) 8013-9253
E-mail: dsmcapsinh@novohamburgo.rs.gov.br
Psicólogos responsáveis: Vanessa Marikelly Vauchinski – CRP 07/17978/ Régis Martellet Marcant – CRP 07/07813/ Luana Klein Azevedo e Souza – CRP 07/14081/ Glauce JanainaViana – CRP 07/18678
Período de estágio: Fevereiro/2018 à Julho/2019.
Nº de vagas: 3 vagas (com possibilidade de 4)

Carga horária exigida: 16 horas

Atividades a serem desenvolvidas:
No CAPSi: Participação em reuniões de equipe semanal e diárias, seminários, supervisão individual e coletiva, oficinas terapêuticas, atendimentos individuais, acompanhamentos terapêuticos, espaços de convivência, interconsultas de matriciamento junto a outros espaços da rede de atenção à infância e adolescência.
OU
No Território: Equipe de Saúde Mental no Território: Intervém de forma interdisciplinar, com diferentes dispositivos de cuidado, nos casos de menor complexidade em Saúde Mental da Criança e do adolescente. A articulação com as rede de atenção em cada território segue a perspectiva de matriciamento, primando pelo encaminhamento implicado dos casos e o cuidado compartilhado. As atividades implicam em participação em reuniões de equipe semanal e diárias, seminários, supervisão individual e coletiva, oficinas terapêuticas, atendimentos individuais, acompanhamentos terapêuticos, espaços de convivência, grupos e interconsultas de matriciamento junto a outros espaços da rede de atenção à infância e adolescência.

Turno e horário do estágio: Manhã e tarde a ser combinado, sendo obrigatória a quinta-feira pela manhã devido à reunião geral de equipe.

Ênfase do Estágio: Saúde Mental ligada à infância e adolescência; intervenção que prima pela interdisciplinaridade e intersetorialidade; referencial teórico em saúde mental coletiva e psicanálise.

Período de INSCRIÇÃO: 18/10 à 08/11 de 2017 (inscrição feita no local)

Data da seleção:
ENTREVISTA COLETIVA: 09/11/2017 – QUINTA-FEIRA, às 8h15
ENTREVISTA INDIVIDUAL: a ser realizada no período de 10 à 22 de novembro de 2017.O resultado final será divulgado no dia 24 de Novembro de 2017.

• Documentação necessária: uma foto 3X4, ficha de inscrição oferecida pelo local, cópia do currículo, carta de proposição do estagiário (explicitando o motivo, objetivos e justificativa pela escolha do local) e autobiografia.

Local: CAPS CAPILÉ
Endereço: Rua Lindolfo Collor, 834. São Leopoldo.
Telefone: 35903238 Fax: 35884154
E-mail para informações: caps.capile@saoleopoldo.rs.gov
Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Yves Pelegrim de Oliveira – CRP 07/11637
Período de estágio: MARÇO/2018 a JULHO/2019.
Número de Vagas: 3 VAGAS

Caracterização sucinta das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras).
O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS CAPILÉ, é um serviço especializado da Secretaria Municipal da Saúde de São Leopoldo. Os CAPS são implantados em todo o Brasil como recursos estratégicos na transformação do modelo assistencial em saúde mental, que passa a se basear na articulação de uma rede de atenção psicossocial. Contam com equipes interdisciplinares para intervir em situações de crise e no agenciamento para a (re)inserção social de seus usuários, com vistas à desinstitucionalização. O CAPS Capilé atende aos portadores de sofrimento psíquico grave e persistente, que estejam em crise e que residam em São Leopoldo. Para o CAPS Adulto, a faixa etária é a partir de 16 anos. Consideramos a importância de oferecer ao estagiário um espaço de aprendizagem e de autonomia para a produção de novas demandas na intervenção em saúde. Para tanto, ele precisa ser respeitado e estimulado na sua condição de aprendiz. Também precisa dispor de uma postura ética e implicada com o processo de trabalho e estudo. No estágio, propomos a articulação entre teoria e prática e as possíveis conexões entre os eixos abordados pela Universidade, as relações de trabalho, o processo de ensino-aprendizagem e o sofrimento psíquico. Esses pontos não serão abordados de maneira segmentada, mas discutidos ao longo de todo o processo, o que também vai implicar em articulações com alguns temas transversais como a Interdisciplinaridade, as Políticas Públicas e o SUS, a Saúde Mental e a Psicopatologia, a Reforma Psiquiátrica, a Clínica Ampliada, os Processos Grupais, a Saúde e o Corpo. Por meio de grupos, oficinas terapêuticas e momentos de convivência, propiciamos um espaço de escuta e de fala ao sujeito sob o olhar da clínica ampliada. Com esse suporte ao usuário em seu sofrimento, esperamos favorecer possíveis movimentos de saúde e propiciar a busca de autonomia e a (re)construção de laços com a sua família e com a comunidade.Em relação à abordagem da Psicologia, há a perspectiva da Análise Institucional e dos processos grupais, além de um enfoque voltado para a Psicopatologia e o Sofrimento Mental.

Período de inscrição: de 19/10/2017 a 30/10/2017

Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): Ter cursado os requisitos para a realização do Estágio Profissional.

Documentos exigidos: Currículo com Foto, Memorial, Carta de Intenções. Quando se inscrever, levar documentos impressos e preencher a ficha de inscrição no local.

Data (s) da seleção: 31/10/2017 às 16h.

Informações sucintas sobre o processo seletivo: Quando se inscrever, preencher a ficha de inscrição no local.

Local: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/SMED – NISE

Endereço completo: Praça Tiradentes, 119 – São Leopoldo.
Telefone, fax e e-mail para informações: 35896666. Ramal: 217
Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Vilene Moehlecke – CRP 07/10712 e Fabiana Morales Farias – CRP 07/14257
Período de estágio: de 01/03/2018 a 15/07/2019
Número de Vagas: 1VAGA

Caracterização sucinta das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras).
O campo de estágio do NISE pode propiciar um espaço de articulação entre teoria e prática. Nesse cenário, entendemos que o estagiário será estimulado a vivenciar processos de aprendizagem, de autonomia e participação nas vivências e desafios de uma equipe interdisciplinar no contexto da educação. Desse modo, ressaltamos a importância de uma postura ética e implicada com o processo de trabalho e estudo. O respeito à condição de aprendiz se coloca como ponto fundamental no processo. Além disso, por ser um projeto de intervenção intersetorial, que abarca a saúde e a educação, o estagiário contará com uma experiência que pode contemplar as relações de trabalho, a saúde e os processos de ensino-aprendizagem.
As principais atividades do estagiário serão as seguintes:

– Atuação em equipe interdisciplinar: Integração do estagiário nos espaços das equipes interdisciplinares, a fim de participar de momentos de planejamento, organização e discussão sobre o trabalho mais amplo que ocorre nas escolas e na equipe que compõe o NISE. Fomentar a composição de um trabalho integrado, entre diferentes áreas.
– Participação do planejamento e execução de todas as etapas do projeto de Intervenção do NISE: Participação da organização e planejamento das ações e intervenções do NISE junto às escolas do município de São Leopoldo.
– Construção de um Plano de Ação Singular para cada escola: Composição de um Plano de Ação Singular e cronograma onde constarão os objetivos a serem alcançados e os procedimentos metodológicos para a sua execução. Este será estabelecido conforme as demandas observadas na escola e em conjunto com as mesmas.
– Intervenção Grupal com professoras (es) e funcionárias (os): A proposta consiste em criar espaços de grupo para professoras (es) e funcionárias (os), a fim de propiciar um momento de interlocução das questões emergentes no contexto escolar. A experiência coletiva visa a potencialização da função da educação e do lugar de educadora, para, por meio das trocas dos saberes, favorecer a resolução criativa dos problemas mais significativos que aparecem nesse campo. Os grupos vão contar com dois coordenadores da equipe do NISE.
– Intervenção Grupal com Alunos: A realização dos grupos com alunos almeja construir um espaço para o debate das temáticas emergentes no contexto escolar e também no cotidiano dos educandos. Espera-se criar um ambiente de aproximação com a comunidade discente, para favorecer a escuta das suas questões e instrumentalizar na formulação de resoluções para as problemáticas que surgirem. Os grupos vão contar com dois coordenadores da equipe do NISE.
– Supervisão Local: Um espaço privilegiado para a construção e o acompanhamento do aprendizado do estagiário, ao longo das ações do NISE. A supervisão local possibilita um momento de compartilhamento das vivências, dos questionamentos e da elaboração das conexões entre teoria e prática.
– Seminários Teóricos: Uma proposta de estudo e discussão coletiva, a fim de potencializar as aprendizagens e a problematização das práticas.

Período de inscrição: de 18/10/2017 a 13/11/2017
Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): Disponibilidade nas segundas-feiras, terças-feiras e quartas-feiras no período da manhã.
Documentos exigidos: Currículo com foto; Ficha de Inscrição (a ser preenchida no ato da inscrição); Carta de Intenções.
Data(s) da seleção: 14/11/2017, às 8 h e 30 min, na SMED São Leopoldo.
Informações sucintas sobre o processo seletivo: Seleção Coletiva. E, se houver necessidade, entrevistas individuais posteriores.
Data da publicação dos selecionados: 22/11/2017

Local: CAPS AD VIDA NOVA ALVORADA

Endereço completo: Rua Alberto Pasqualini, 220 – Alvorada/RS
Telefone, fax para informações: 51 – 3411-8011
E-mail: rodrigocollin@yahoo.com.br
Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Rodrigo da Rosa Collin CRP 07/07302 e Lissandra Vieira Soares CRP 07/19482
Período de estágio: de 02/01/2018 a 30/07/2019
Número de Vagas: 01 VAGA

Caracterização sucinta das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras): O CAPS AD atua na área da dependência química. A orientação teórica predominante da equipe de psicologia é a terapia cognitivo-comportamental. Os estagiários realizam atendimentos individuais (triagem), grupos terapêuticos, psicoterapia individual, supervisão individual, supervisão coletiva e seminário teórico.
Período de inscrição: de 15/10/2017 a 15/11/2017
Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): Estar matriculado e apto a realizar o Estágio Profissional. Disponibilidade para cumprir 18 horas semanais.
Documentos exigidos: Curriculum vitae e histórico escolar atualizado.
Data(s) da seleção: Dias 20/11 e 27/11 de 2017.
Informações sucintas sobre o processo seletivo: Entrevista individual.
Data da publicação dos selecionados: 04/12/2017

Local: PONTO PSI

Endereço: Rua Lucas de Oliveira, 49 – Sala 601 – Centro Novo Hamburgo
Telefone: 51 3527 4965
E-mail para informações: pontopsi@pontopsi.com.br – www.pontopsi.com.br

Estágio Em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)
As atividades a serem realizadas são:
• Atendimentos Individuais – PROAP (Programa de Apoio Psicológico)
• Atendimento Grupo: coparticipação – Ponto Psi
• Seminário Teórico
• Supervisão Clínica
• Reuniões administrativas
• Ministrar palestras para a comunidade

Carga horária mínima: 13 horas semanais

Dias obrigatórios: Segundas de manhã, das 8h às 12h e quintas das 14h às 16h.
As horas restantes serão combinadas com o estagiário.

Período de inscrição: Interessados enviar currículo com foto e carta motivacional até 20/10/2017, para pontopsi@pontopsi.com.br.
Etapas da seleção:
1) – Análise do currículo e carta motivacional;
2) – Dinâmica de Grupo;
3) – Entrevista individual.

Informações sucintas sobre o processo seletivo:
– A entrevista em grupo será realizada dia 26/10/2017 das 13h às 16h no Ponto Psi.
– As entrevistas individuais serão com aqueles que forem selecionados.

Exigências do local: Dias obrigatórios: Segundas pela manhã e Quintas a tarde. As horas restantes serão combinadas com o estagiário.

Data da seleção: 26/10/2017 das 13h às 16h no Ponto Psi.

Local: IPSI INSTITUTO DE PSICOLOGIA

Endereço: Rua: 24 de maio, 083 Vila Rosa Novo Hamburgo.
Telefone: (51) 53814055 ou 51 93262497
E-mail para informações: ipsi@via-rs.net/ www.ipsi.com.br
Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Gabriela Golin CRP 07/11095 e Madalena Lauschner CRP 07/04687
Período de estágio: 1 ano e meio
Número de Vagas: 2 VAGAS
Caracterização sucinta das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras).
Atendimento individual, atendimento em grupo, elaboração de projetos, atendimento à comunidade, participação de atividades institucionais. Ênfase do estágio em psicoterapia de orientação Psicanalítica.
Carga horária: 16 horas semanais
Período de inscrição: De 16/10 a 26/10
Documentos exigidos: Autobiografia e curriculum Vitae
Data (s) da seleção: 30/10/17 ÀS 13:30

Local: HOSPITAL ERNESTO DORNELLES

Endereço: Av. Ipiranga, 1801 – Bairro Azenha – Porto Alegre
Telefone: 51 3217-8406
E-mail para informações: psicologia@hed.com.br
Psicólogo (s) responsável (is) e CRP: Bárbara Steffen Rech CRP 07/14882 e Tatiana Galli CRP 07/1772
Período de estágio: Dezembro/2017 a Julho/2019
Início da Inscrição: 18/09/2017
Término da Inscrição: 20/10/2017
Período de Seleção: 24/10/17 a 30/10/17
Número de Vagas: 5 VAGAS SENDO ELAS: (02 UTI – TCC, 01 Neuro – TCC, 01 UCE – TCC, 01 Internação – Psicanálise).

Caracterização sucinta das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras).
Instituição Hospitalar particular, pertencente à Associação dos Funcionários Públicos do RS. Atende pacientes de todas as faixas etárias (principalmente adultos), com diversas patologias clínicas e cirúrgicas. As atividades dos estagiários concentram-se no atendimento aos pacientes internados e seus familiares por meio de intervenções junto ao leito, participação em equipes multidisciplinares, grupos de sala espera em Unidades Fechadas, atendimento no Ambulatório de Oncologia, entre outros. Os referenciais teóricos, além da Psicologia Hospitalar e da Saúde são Psicanálise (Tatiana Galli) e TCC-Terapia Cognitivo-Comportamental (Bárbara Rech), trabalhados por meio de supervisão. Os seminários teóricos semanais são voltados para o aprimoramento do atendimento psicológico oferecido em ambiente hospitalar.

Dentre as atividades a serem desenvolvidas, estão:
• Atendimento ao leito – paciente e familiares
• Atendimento pré e pós-cirúrgico cardio e neuro
• Ambulatório Oncologia
• UTI – atendimento a pacientes, familiares, grupos de sala de espera, reuniões multidisciplinares
• Grupos e comissões acompanhados pela Psicologia: Pró-Saúde, Humanização UTI, Desospitalização Segura, Cuidados Paliativos, Grupo de Combate ao Tabagismo, Grupo Mentes Abertas, Grupo de apoio a mulheres com câncer de mama
• Seminários Teóricos e Reuniões de equipe (6a feiras – manhã)
• Supervisão Individual

Obs.: Estágio não remunerado. É oferecido almoço no refeitório do hospital.

Seleção: Entrevista coletiva dia 14/10/2017, às 9h ou às 11h, conforme agendamento prévio – 10º andar do Hospital. Entrevistas individuais serão agendadas entre os dias 25/10 e 30/10.
Documentos: Deverão ser enviados para o e-mail: psicologia@hed.com.br: Currículo com foto, Auto-Biografia, Histórico Escolar e Carta Motivacional.
Publicação do resultado final: 31/10/2017
Exigências: Carga horária: 20 horas semanais (6ª-feira pela manhã reunião do Serviço), interesse pela área hospitalar, conhecimento de Psicopatologia, Técnicas de entrevista e Fundamentos da Clínica.
Horário do estágio: das 8h às 12h ou das 13h às 17h (a combinar)
Dias do estágio: 2ª a 6ªfeira (em turnos alternados, exceto sexta-feira, quando todos fazem o turno da manhã).
Data de início do estágio: 11/12/2017

Local: PROJETO DE ATENÇÃO AMPLIADA A SAÚDE (PAAS)

Endereço: Rua Brasil, 725 – Centro São Leopoldo (Antiga sede Unisinos)
Telefone: 51 3591 1122 Ramal: 1282
E-mail para informações: paas@unisinos.br
Psicólogo (s) responsável (is) e CRP: Rosana Cecchini de Castro – CRP 07/02101, Lígia Hecker Ferreira – CRP 07/3752, Martha Ludwig – CRP 07/13821, Michele S. Schneider – CRP 07/11281, Nelson E. E. Rivero – CRP 07/05508.

Caracterização sucinta das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras). O PAAS – PROJETO DE ATENÇÃO AMPLIADA À SAÚDE é o Serviço Escola da UNISINOS na área da saúde e integra um dos projetos da Gerência de Ação Social da Universidade. Atua, desde 1996, acolhendo a comunidade, promovendo práticas em saúde com vistas à qualidade de vida, no que se refere à população vulnerável e de risco social de São Leopoldo. Simultaneamente, é campo de formação acadêmica e profissional, com a consolidação das competências propostas pelas Diretrizes Curriculares, abrigando estágios e práticas curriculares priorizando a dimensão ética para os cursos de graduação e pós-graduação de Psicologia, Nutrição e Enfermagem e mais recentemente, em 2015, do curso de Fisioterapia, com possibilidades de inserção de estudantes de outras graduações. No que se refere aos aspectos acadêmicos, estabelece parâmetros que visam garantir a qualificação do supervisor, da supervisão de estágio e condições para a avaliação dos estagiários. Ao prestar serviços à comunidade, propicia, além da atenção em saúde, campo de pesquisa nas áreas de atuação dos profissionais em formação, oferecendo assim, ao acadêmico da UNISINOS, uma excelente oportunidade de vivenciar ensino-pesquisa e extensão.
ATIVIDADES: Acolhimento em grupo; Acolhimento Institucional; Casos de referência; Atendimento aos casos enviados pelo Juizado da Infância e da Adolescência, Vara da Família e Promotoria; Avaliação Psicológica: Psicodiagnóstico de crianças e adolescentes; Discussão de Casos Clínicos; Interconsultas; Atividades junto à comunidade em parceria com a rede municipal (de Saúde, Assistência Social e Educação); Mediação de Conflitos; Grupos interdisciplinares; Psicoterapia Grupal; Psicoterapia Individual; Reuniões de Equipe; Seminários Interdisciplinares; Seminários teóricos por Áreas de Conhecimento; Supervisões coletivas por áreas de conhecimento; Supervisões interdisciplinares.

Período de inscrição: De segunda a sexta, das 08h00 às 17h30 no período de 18/10/2017 à 31/10/2017.
Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): Exigências para a matrícula do estágio profissional e a disponibilidade de horário da segunda-feira tarde.

Documentos exigidos: Os seguintes documentos deverão ser entregues no momento da inscrição: Preenchimento da Ficha na secretaria do PAAS; Histórico Acadêmico; Xerox CPF e RG; Currículo Vitae; Autobiografia; Foto 3×4.

Data (s) da seleção: Entrevista Coletiva: 06/11/2017 das 14h00 às 17h00.

Informações sucintas sobre o processo seletivo: O processo seletivo do PAAS consiste em três etapas, sendo elas: 1) documentação, cujo caráter é classificatório; 2) Atividade em grupo, eliminatório e classificatório e 3) Entrevista Individual (eliminatório classificatório). Para maiores informações entrar em contato pelo fone 3590-8418.
Data da publicação dos selecionados: Será informada pelo PAAS através de contato telefônico.

Local: GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO

A Gerência de Ensino e Pesquisa abre inscrições para estágio curricular em Psicologia para 2018/1.
Podem participar estudantes de graduação das instituições conveniadas ao Grupo: UFRGS, UNISINOS e UFCSPA.
Inscrições: de 28 de setembro a 15 de outubro de 2017.
O candidato deverá escolher somente um dos locais disponíveis e enviar a ficha de inscrição preenchida que você encontrará no site (ensinoepesquisa.ghc.com.br) anexando foto 3×4, curriculum vitae, carta de intenções e autobiográfica para o e-mail: estagios-gep@ghc.com.br.
Colocar no assunto do e-mail: Estágio Psicologia 2018/1 – (área desejada).

VAGAS

• Linha de Cuidado Mãe-bebê do HNSC – 1 vaga
• UBS Conceição – 2 vagas
• Hospital Fêmina – 3 vagas
• Hospital da Criança Conceição – 4 vagas
• Hospital Cristo Redentor – 4 vagas
• CAPS II – 2 vagas

Local: HOSPITAL MONTENEGRO 100% SUS
Endereço completo: Rua Assis Brasil 1621- Centro, Montenegro
Telefone para informações: (51) 36321233 Ramal 163
E-mail: recrutamento@hospitalmontenegro.com.br
Psicólogo responsável e CRP: Carla da Silva Giuliani 07/17542
Período de estágio: conforme período determinado pela Universidade
Número de Vagas: 2 VAGAS
Carga Horária: 20 horas semanais

Caracterização sucinta das propostas do local: Atendimentos aos pacientes e familiares nos diferentes setores do hospital, Coordenação de Grupos de Acolhimento e Grupos de Familiares e Acompanhantes; Supervisão Individual semanal; Supervisão em Grupo Semanal; Seminário teórico quinzenal; Reunião do Serviço de Psicologia Clínica quinzenal.

Data (s) da seleção: 03 a 27 de outubro, pelo e-mail: recrutamento@hospitalmontenegro.com.br
Enviar um breve currículo, com número de telefone e e-mail para contato, carta motivacional, contando sobre a intenção de estágio e desejo por este local.

Exigências do local: Estar inscrito no estágio profissional na universidade e nas cadeiras exigidas para tanto.

Documentos exigidos: Comprovação de matrícula na cadeira de estágio profissional
Informações sucintas sobre o processo seletivo: Enviar currículo, carta motivacional e telefone para contato para o e-mail: recrutamento@hospitalmontenegro.com.br. Será feito contato telefônico agendando entrevista no período indicado.

Data da publicação dos selecionados: até dia 17/11/2017.


2017/2

Nome do Local: GAMP – HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CANOAS

Endereço: Av. Farroupilha, 8001 – Bairro São José – Canoas

Telefone: (51) 3478.8000 | (51) 3478.800 – 3478 8282 E-mail: ensino@gampcanoas.com.br

Psicólogo (s) responsável (is) e CRP: Psicóloga Alessandra Wolf

Número de Vagas:

· 1 Vaga na Internação adulto

· 1 Vaga na Pediatria

· 2 Vagas na Saúde Mental

Documentos exigidos: Enviar os documentos abaixo para ensino@gampcanoas.com.br

· Demonstrativo com o desempenho do aluno nas disciplinas do curso de Psicologia

· Currículo

· Autobiografia

· Carta Motivacional

Data (s) da seleção: 15 de junho (Quinta-feira) às 14:30 Sala: 2144 2° andar do GAMP – HU Canoas.


2017/2

Nome do Local: HOSPITAL MÃE DE DEUS/GERAL

Endereço: Rua José de Alencar 286 – Menino Deus – POA/RS

Telefone: 51 3230 2038 E-mail: alessia.carpes@maededeus.com.br e marta.chaves@maededeus.com.br

Psicólogas responsáveis e CRP: Psicólogas Alessia Carpes – CRP 07/05477 e Marta Chaves – CRP 07/19303

Período de estágio: de julho de 2017 a dezembro de 2018

Número de Vagas: 4 VAGAS

Caracterização sucinta das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras).

*Atendimentos a pacientes internados; prioritariamente adultos com patologias diversas e seus familiares, nas unidades fechadas e através de consultorias; *Intervenção junto à equipe assistencial e médica, a partir das demandas levantadas; *Seminários teórico-clínicos semanais com o Serviço de Psicologia Hospitalar do HMD; *Supervisões individuais, semanais; *Participação em coordenação de grupos; *Avaliação de familiares para liberação de horário de visita estendida; *Atendimento em ambulatório; *Participação em rounds com equipe multidisciplinar; *Atendimento à óbitos; *Incentivo para desenvolvimento de pesquisa científica junto à unidade de atuação.

Obs: Os alunos selecionados para realização do estágio recebem treinamento de inserção, em psicologia hospitalar, com foco nas atividades desenvolvidas.

Unidades de atuação com vagas abertas: *Materno-infantil; *Emergência; *Hemodiálise; *CTI adulto e UCE (Unidade de Cuidados Especiais).

Período de inscrição: De 07 de junho à 16 de junho de 2017.

Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): *Acadêmicos a partir do 7º semestre;

*Carga horária semanal de 20h; *Turnos disponíveis para estágio – manhã ou tarde alternados, a combinar;

*Motivação para atuação em hospital; *Noções em psicopatologia, entrevista clínica e atendimentos individuais e familiares; *Disponibilidade do horário às segundas-feiras no turno da tarde, para participação do seminário teórico-prático.

Documentos exigidos: *Currículo com foto; *Histórico escolar; *Autobiografia. Enviar os documentos para os e-mails:alessia.carpes@maededeus.com.br e marta.chaves@maededeus.com.br

Data (s) da seleção: 19 de junho de 2017. – 14h – Sala de aula 2/ subsolo – HMD

Informações sucintas sobre o processo seletivo: *Após a seleção coletiva será realizado entrevista individual conforme agendamento com os selecionados na 1º etapa.

Data da publicação dos selecionados: 26 de junho de 2017.


2017/2

Nome do Local: CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Endereço: Av. General Osório, 2230

Telefone: 3663-2988

Psicólogo (s) responsável (is) e CRP: Silvana de Oliveira 07/11463

Período de estágio: de 07/08/2017 a 27/07/2018 (por dois ou três semestres conforme exigência do estágio profissionalizante)

Número de Vagas: 1 VAGA

Caracterização sucinta das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras).

O CRAS é um serviço de proteção social básica, com funções definidas pelo Sistema Único da Assistência Social. Trabalha com famílias em situações vulnerabilidade ou risco social, abrangendo todo o território do Município.

A equipe é composta por 2 psicólogos e 4 assistentes sociais, e trabalhadores de nível médio em funções de oficinas com crianças e adolescentes, e idosos, nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A equipe técnica tem reuniões semanais de um turno. As atividades realizadas são acolhimento coletivo e recepção diárias da população, visitas domiciliares, reuniões com serviços da Rede (escolas, conselho tutelar, Ministério Público, trabalhadores do SUS, demais secretarias municipais, etc). Elaboração, organização e acompanhamento de projetos sociais na comunidade, que permitem aos estagiários o conhecimento de todo trabalho envolvendo as atribuições de CRAS, possibilitando ao aluno participar e propor atividades como o atendimento à população em acolhimento, acompanhamento em VD’s, proposição e execução de oficinas e palestras, participação em reuniões da Rede e equipe, contato com demais serviços do Município no encaminhamento e acompanhamento das intervenções com famílias.

Teoricamente o trabalho se baseia nos principais fundamentos da Psicologia Social Crítica, Análise Institucional, também as noções de desenvolvimento humano e clínica ampliada, trabalho com grupos e as dinâmicas familiares, e fortemente os modos de subjetivação no contemporâneo. Agrega-se ainda o conhecimento das políticas públicas no âmbito da formação do Estado, as problemáticas de gestão das políticas sociais, e a constituição e implementação do SUAS.

Período de inscrição: de 19/06/2017 a 23/06/2017

Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): São desejáveis que o aluno tenha boa formação nos fundamentos da Psicologia Social Crítica, das noções de desenvolvimento humano e clínica ampliada, de dinâmica e trabalho com grupos e as dinâmicas familiares, de Análise Institucional e estudos sobre os modos de subjetivação no contemporâneo. Interessa ainda o conhecimento das políticas públicas no âmbito da formação do Estado, as problemáticas de gestão das políticas sociais, e a constituição e implementação do SUAS, e Direitos Humanos como o ECA, Estatuto do Idoso, e noções de Saúde Coletiva.

Documentos exigidos: Histórico do curso, currículo Lattes, documentos pessoais

Informações sobre o processo seletivo: Conforme número de candidatos, atividade coletiva, e entrevista individual.

Data(s) da seleção: 03/07/2017

Data da publicação dos selecionados: até 21/07/2017


2017/2

Nome do local: STEFANINI IT SOLUTION

Endereço completo: Av. Unisinos 950 Centro Empresarial Padre Rick 5° andar sala 501 (Unisinos)

Telefone, fax e e-mail para informações: 51 30165001 e 51 999772970

Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Viviane de Souza Buriol CRP: 13790

Período de estágio: de 01/07/2017 a 15/12/2018

Número de Vagas: 1 VAGA

Caracterização sucinta das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras).

A Empresa Stefanini é uma empresa de Tecnologia da Informação, multinacional Brasileira, prestando serviços em TI, possuindo na região de POA a média 800 colaboradores de TI, divididos em dois escritórios e alocados em cliente, a empresa tem um portfólio de clientes Globais. As atividades realizadas pelo departamento de Recursos Humanos são relacionadas aos subsistemas de RH, atuando fortemente no desenvolvimento organizacional e de pessoas.

As atividades previstas para os estagiários são: Realização de Integração do Novo Colaborador, acompanhamento funcional, entrevistas de desligamentos, campanhas de endomarketing, Eventos internos de integração do colaborador. Da mesma irão vivenciar a pratica das relações de trabalho, visando ações de qualidade de vida e saúde dos colaboradores, bem como atuar no processo de aprendizagem dos referidos profissionais. Quanto a orientação teórica destaca-se a Psicodinâmica do Trabalho de Dejours, Fela Moscovici, Pichon Riviere e entre outros.

Período de inscrição: de 01/06/2017 a 07/06/2017

Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): É importante que o aluno já tenha cursado as disciplinas inerentes aos pré-requisitos do estágio curricular, tais como: avaliação psicológica, teoria de grupos e vivencias grupais para desenvolvimento de equipes, teoria das relações de trabalho.

Data (s) da seleção: 08/06/2017 a 09/06/2017

Informações sucintas sobre o processo seletivo: Entrevista de seleção, alunos interessados na oportunidade de estágio curricular, deverá apresentar Curriculum Vitae, Carta de Interesse, histórico escolar das disciplinas cursadas.

Data da publicação dos selecionados: 12/06/2017


2017/2

Nome do Local: CAPS CAPILÉ

Endereço: Rua Lindolfo Collor, 834. São Leopoldo.

Telefone: 35903238 Fax: 35884154

E-mail para informações: caps.capile@saoleopoldo.rs.gov

Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Yves Pelegrim de Oliveira – CRP 07/11637

Período de estágio: Agosto/2017 a Dezembro/2018.

Número de Vagas: 1 VAGA

Caracterização sucinta das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras).

O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS CAPILÉ, é um serviço especializado da Secretaria Municipal da Saúde de São Leopoldo. Os CAPS são implantados em todo o Brasil como recursos estratégicos na transformação do modelo assistencial em saúde mental, que passa a se basear na articulação de uma rede de atenção psicossocial. Contam com equipes interdisciplinares para intervir em situações de crise e no agenciamento para a (re)inserção social de seus usuários, com vistas à desinstitucionalização.

O CAPS Capilé atende aos portadores de sofrimento psíquico grave e persistente, que estejam em crise e que residam em São Leopoldo. Para o CAPS Adulto, a faixa etária é a partir de 16 anos. Consideramos a importância de oferecer ao estagiário um espaço de aprendizagem e de autonomia para a produção de novas demandas na intervenção em saúde. Para tanto, ele precisa ser respeitado e estimulado na sua condição de aprendiz. Também precisa dispor de uma postura ética e implicada com o processo de trabalho e estudo. No estágio, propomos a articulação entre teoria e prática e as possíveis conexões entre os eixos abordados pela Universidade, as relações de trabalho, o processo de ensino-aprendizagem e o sofrimento psíquico.

Esses pontos não serão abordados de maneira segmentada, mas discutidos ao longo de todo o processo, o que também vai implicar em articulações com alguns temas transversais como a Interdisciplinaridade, as Políticas Públicas e o SUS, a Saúde Mental e a Psicopatologia, a Reforma Psiquiátrica, a Clínica Ampliada, os Processos Grupais, a Saúde e o Corpo. Por meio de grupos, oficinas terapêuticas e momentos de convivência, propiciamos um espaço de escuta e de fala ao sujeito sob o olhar da clínica ampliada. Com esse suporte ao usuário em seu sofrimento, esperamos favorecer possíveis movimentos de saúde e propiciar a busca de autonomia e a (re)construção de laços com a sua família e com a comunidade.Em relação à abordagem da Psicologia, há a perspectiva da Análise Institucional e dos processos grupais, além de um enfoque voltado para a Psicopatologia e o Sofrimento Mental.

Período de inscrição: de 25/05/2016 a 08/06/2017

Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): Ter cursado os requisitos para a realização do Estágio Profissional.

Documentos exigidos: Currículo com Foto, Memorial, Carta de Intenções. Quando se inscrever, levar documentos impressos e preencher a ficha de inscrição no local.

Data (s) da seleção: 09/06/2016, sexta-feira, às 9h

Informações sucintas sobre o processo seletivo: Quando se inscrever, preencher a ficha de inscrição no local.

Data da publicação dos selecionados: 16/06/2017


2017/2

Nome do Local: CAPSi – Centro de Atenção Psicossocial a Infância e a Adolescência Saca aí!

Endereço: Rua Gomes Jardim, 291 – Centro – Novo Hamburgo/RS

Telefone: (51) 3527 – 2206 / (51) 8013-9253 E-mail: dsmcapsinh@novohamburgo.rs.gov.br

Psicólogo (s) responsável (is) e CRP: Fernanda Montiel da Rosa – CRP.: 07/19810, Glauce JanainaViana – CRP.: 07/18678 e Julia Monteiro Schenkel – CRP.: 07/18930

Período de estágio: Agosto/2017 à Dezembro/2018

Número de Vagas: 3 VAGAS

Caracterização sucinta das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras).

• Ênfase do Estágio: Saúde Mental Coletiva, ligada à infância e adolescência; intervenção que prima pela interdisciplinaridade, integralidade, intersetorialidade e territorialidade; referencial teórico em saúde mental coletiva e psicanálise.
• Atividades: Serão desenvolvidas em quatro bairros da cidade podendo estar ligadas a um dos dois projetos ligados ao CAPSi: • Equipe de Saúde Mental no Território: Intervém de forma interdisciplinar, com diferentes dispositivos de cuidado, nos casos de menor complexidade em Saúde Mental da Criança e do adolescente. A articulação com as redes de atenção em cada território segue a perspectiva de matriciamento, primando pelo encaminhamento implicado dos casos e o cuidado compartilhado. As atividades implicam em participação em reuniões de equipe semanal e diárias, seminários, supervisão individual e coletiva, oficinas terapêuticas, atendimentos individuais, acompanhamentos terapêuticos, espaços de convivência, grupos e interconsultas de matriciamento junto a outros espaços da rede de atenção à infância e adolescência.
• Projeto TIPO assim! Promove a saúde e o protagonismo na vida como alternativas ao consumo de álcool e outras drogas, na adolescência. Atividades: Grupos com adolescentes, grupos de formação de adolescentes multiplicadores, participação em reuniões de equipe semanal, seminários, supervisão individual e coletiva, oficinas criativas, abordagens individuais, atividades de multiplicação seguindo a temática do projeto, matriciamento junto a outros espaços da rede de atenção à infância e adolescência.

Período de inscrição: 24/5 a 2/6 de 2017 (inscrição feita no local)

Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): Familiarização: 1 semana a combinar. Carga horária exigida: 16 horas Turno e horário do estágio: Manhã e tarde a ser combinado, sendo obrigatória a quinta-feira pela manhã devido à reunião geral de equipe.

Documentos exigidos: Uma foto 3X4, ficha de inscrição oferecida pelo local, cópia do currículo, carta de proposição do estagiário (explicitando o motivo, objetivos e justificativa pela escolha do local) e autobiografia.

Data (s) da seleção: ENTREVISTA COLETIVA: 6/6/2017– terça-feira, às 10 horas

ENTREVISTA INDIVIDUAL: a ser realizada no período de 7 a 12 de junho de 2017.

Data da publicação dos selecionados: 14 de junho de 2017.


2017/2

Nome do Local:
CAPS II BEM-ESTAR / SAPUCAIA DO SUL

Endereço: Rua General Osório esquina com rua Guerreiro Lima, sem número, bairro Santa Catarina, Sapucaia do Sul.

Telefone: 3474-1833 / 3451-6404 E-mail: capsbemestar@gmail.com

Psicólogo (s) responsável (is) e CRP: Giordano Laranjeira Dias (CRP 07/18189) / Michele dos Santos Ramos Lewis (CRP 07/18237).

Período de estágio:
de agosto de 2017 a dezembro de 2018.

Número de Vagas: 2 VAGAS

Caracterização sucinta das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras).

O Centro de Atenção Psicossocial II – Bem-Estar é um serviço especializado em Saúde Mental do município de Sapucaia do Sul, que atende adultos com transtornos graves e persistentes.

Nossa equipe atua de forma interdisciplinar nas áreas de educação física, enfermagem, psicologia, serviço social, psiquiatria e terapia ocupacional.

O profissional da Psicologia atua em composição com os demais profissionais, realizando atendimentos individuais, acolhimento, práticas grupais, oficinas terapêuticas, visitas domiciliares, reuniões de equipe, discussões de caso e articulações com a rede setorial e intersetorial, tendo como pressupostos teórico-práticos os conceitos das Políticas Públicas, Rede de Atenção Psicossocial, Reforma Psiquiátrica, Psicologia Comunitária, Saúde Mental Coletiva e Práticas Institucionais.

Período de inscrição: de 20/05/2017 à 19/06/2017

Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros):

Desejável conhecimento em psicopatologia; psicologia institucional; ética profissional; psicologia clínica individual e em grupos; oficinas terapêuticas; intervenções em equipe interdisciplinar e em articulação com a rede de saúde e intersetorial; Reforma Sanitária; Reforma Psiquiátrica; legislação do Sistema Único de Saúde e Política de Saúde Mental (RAPS).

Documentos exigidos: Currículo, carta motivacional e autobiografia. Entregar todos os documentos antes da data da entrevista.

Data (s) da seleção: 20/06/2017 às 15:30 no CAPS II

Informações sucintas sobre o processo seletivo: Entrevista coletiva e, se necessário, individual.

Data da publicação dos selecionados: 27/06/2017


2017/2

Nome do Local:
TRAMONTINA MULTI S/A

Endereço: Rodovia BR-470/RS, Km 230 – Bairro Triângulo – Carlos Barbosa – RS

Telefone: (54)3461-8250

E-mail para informações: marta@tramontina.net

Psicólogo (s) responsável (is) e CRP: Marta Denicol – CRP 07/08150

Período de estágio: de 01/08/2017 a 10/12/2018

Número de Vagas:
01 VAGA

Caracterização sucinta das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras).

A Tramontina Multi S.A. é uma das 10 unidades das empresas Tramontina no Brasil. Esta é a sexta empresa constituída, do ramo metalúrgico e fabrica produtos para a agricultura, jardinagem e construção civil, utilizando como matéria-prima o aço, plástico e madeira. Atualmente a empresa emprega 867 funcionários, divididos em 70% do sexo masculino e 30% feminino.

O serviço de Psicologia existe nesta unidade desde o ano de 1993, mas as experiências com estágio em Psicologia iniciaram apenas no ano de 2013. Atualmente são desenvolvidas as seguintes atividades, pela psicóloga local e uma estagiária de Psicologia:

– Avaliação psicológica em seleção de pessoas mediante aplicação de testes psicológicos, entrevistas e posterior descrição dos relatórios das avaliações;

– Acompanhamentos funcionais com o objetivo de acompanhar a adaptação dos novos funcionários que estão em período de experiência;

– Entrevistas de desligamentos para compreender o motivo da saída, dar apoio ao entrevistado e auxiliar a empresa a identificar melhorias para o clima interno, com posterior elaboração do relatório dos desligamentos;

– Auxiliar nas avaliações de potencial para promoções internas;

– Auxiliar nas avaliações psicológicas para trabalho em espaço confinado e altura;

– Auxiliar nas propostas de ações da pesquisa de clima interno;

– Participação no grupo de apoio à saúde do trabalhador, junto ao SESMT;

– Auxiliar nas campanhas internas de prevenção em saúde e segurança;

– Atendimento individual a nível de aconselhamento psicológico;

– Participação no projeto de Gestão por Competências e avaliação de desempenho por competências;

– Acompanhamento de estagiários;

– Auxiliar no planejamento de atividades de grupo, como espaço de escuta e desenvolvimento de competências;

– Seminários junto à equipe de RH com foco nas pessoas e no comportamento organizacional;

– Participação em reuniões de gestores e por setores.

Todas estas atividades podem ser acompanhadas ou desenvolvidas pelo estagiário.

Quanto à orientação teórica, o trabalho é fundamentado com base psicanalítica, através dos seguintes autores: Bergamini, Cecília Whitaker; Bion, W.R.; Freud, Sigmund; Hutz, Claudio Simon; Kernberg, Otto F.; Moscovici, Fela; Pichón Rivière, Enrique; Zimerman, David e outros.

Período de inscrição: de 22/05/2017 a 30/05/2017.

Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros):

É importante que o acadêmico tenha cursado disciplinas sobre avaliação psicológica, testes psicológicos, teoria de grupos e vivências grupais para desenvolvimento de equipes, teoria das relações de trabalho, teoria psicanalítica e institucional, para entendimento analítico das relações, grupos e do funcionamento da empresa. Além disso, é necessário estar realizando o tratamento pessoal (psicoterapia).

Documentos exigidos: Curriculum vitae, histórico escolar das disciplinas cursadas na graduação, autobiografia, carta de intenção do candidato em realizar o estágio profissional, carteira de identidade (RG) e uma foto 3×4.

Data (s) da seleção: 01/06/2017 a 07/06/2017

Informações sucintas sobre o processo seletivo: As inscrições para o processo seletivo deverão ser realizadas no Dep. de RH da Tramontina Multi, no período estabelecido e mediante a entrega dos seguintes documentos, que poderão ser enviados por e-mail ou pessoalmente: curriculum vitae, histórico escolar das disciplinas cursadas na graduação, autobiografia, carta

de intenção do candidato em realizar o estágio profissional, carteira de identidade (RG) e uma foto 3×4. As etapas do processo seletivo são: análise curricular (avaliação do curriculum vitae, histórico escolar, autobiografia e carta de intenção) e entrevista.

Data da publicação dos selecionados: 13/06/2017.


2017/2

Nome do Local: SAE – SÃO LEOPOLDO

Endereço: Rua Osvaldo Aranha, 799 – Centro São Leopoldo

Telefone: 51 3592.2670

Psicólogo (s) responsável (is) e CRP: Simone Ritter 07/03745

Período de estágio: 26/06/2017 a 10/12/2017

Número de Vagas: 2 VAGAS

Caracterização sucinta das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras).

Atende pacientes a nível de testagem e tratamento para HIV/AIDS e hepatites virais. Trabalho em equipe interdisciplinar (Psicologia, Medicina, Enfermagem, Nutrição, Bioquímica, Farmácia e Serviço Social, além de estagiários e aux. administrativos).

Atividades Desenvolvidas: Campanhas de prevenção para o hiv, hepatites, tuberculose e sífilis; orientação pré e pós testagem; acolhimento aos usuários do serviço, tanto individualmente como em grupo; abertura de prontuários, grupo de adesão aos antiretrovirais, grupo de gestantes soropositivas, acompanhamento psicoterápico à crianças, adolescentes e adultos e matriciamento junto às equipes de saúde da família.

Período de inscrição: 16/05/2017 a 02/06/2017

Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): Documento de Identidade e Notas de Avaliação (Print Da Tela).

Documentos exigidos: Histórico, Carta Interesse, biografia, currículo com foto.

Data (s) da seleção: 08/06/2017

Informações sucintas sobre o processo seletivo: Entrevista Coletiva e individual a ser agendada

Data da publicação dos selecionados:
23/06/2017


2017/2

Nome do Local:
FUNDAÇÃO DE SAÚDE DE NH – CAPSII CENTRO

Endereço: Rua Joaquim Pedro Soares, 198 – Centro NH

Telefone:
35939573/997840364

E-mail: dsmcapscentro@novohamburgo.rs.gov.br

Psicólogo (s) responsável (is) e CRP: Lia Dauber CRP 07/1736

Número de Vagas: 1 VAGA

Caracterização sucinta das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras).

Entrevista de acolhimento e avaliação psicológica, acompanhamento psicológico individual e em grupo; Coordenação oficinas ou grupos, Interconsultas, Acompanhamento terapêutico e acompanhamento em visitas domiciliares, matriciamento e ações de saúde mental na Atenção Básica. Elaboração relatórios de avaliação psicológica, estudos de casos e relatórios de atividades, Participação com Residentes de Saúde Mental em capacitação e estudos continuados. Ênfase na orientação psicanalítica

Período de inscrição: 24 a 26 de maio de 2017.

Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): Mínimo de 16 Horas. Obrigatória presença nas quartas-feiras das 8h às 12h – reunião de equipe, sendo que a carga horária restante será combinada conforme a possibilidade do estagiário e do serviço.

Documentos exigidos: (enviar por e-mail referindo interesse no estágio: Carta de encaminhamento/autorização da Universidade/Curso de Psicologia, Carta de intenção/ Currículo, Documentos pessoais.

Data (s) da seleção: 02 junhos de 2017 as 10h.


2017/2

Nome do Local: GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO

Período de estágio: 2017/2

Número de Vagas: 1 vaga no Hospital da Criança Conceição e 2 vagas no Caps II.

Período de inscrição: através do site escola.ghc.com.br em estágios, no período de 17 a 31 de maio de 2017.

Informações sucintas sobre o processo seletivo: Podem participar estudantes de graduação de instituições conveniadas ao Grupo Hospitalar Conceição: UFRGS, UFCSPA e UNISINOS.


2017/2

Nome do Local: SMED SL – NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE SAÚDE NA ESCOLA (NISE)

Endereço: Praça Tiradentes, 119 – São Leopoldo

Telefone: 51 3589 6666 Ramal: 218 E-mail para informações: smed.nise@saoleopoldo.rs.gov.br

Data (s) da seleção:
Entrevista coletiva dia 19/06/2017 às 08:00h na sala do NISE que fica junto a secretaria de Educação.

Informações sucintas sobre o processo seletivo: Os interessados devem levar os seguintes documentos:

* Currículo

* Carta de apresentação

* Ficha de Inscrição


2017/2

Nome do Local: IPSI INSTITUTO DE PSICOLOGIA

Endereço: Rua: 24 de maio, 083 Vila Rosa Novo Hamburgo.

Telefone: (51) 35814055 ou 51 93262497

E-mail para informações: ipsi@via-rs.net/ www.ipsi.com.br

Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Gabriela Golin CRP 07/11095 e Madalena Lauschner CRP 07/04687

Período de estágio: de 03/07/17 a 31/12/18

Número de Vagas: 2 VAGAS

Caracterização sucinta das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras).

Atendimento individual, atendimento em grupo, elaboração de projetos, atendimento à comunidade, participação de atividades institucionais. Ênfase do estágio em psicoterapia de orientação Psicanalítica. Carga horária de 16 horas semanais

Período de inscrição: De 22/05 a 02/06/2017

Documentos exigidos: Autobiografia e curriculum Vitae

Data (s) da seleção:
05/06/17 ÀS 13:30


2017/2

Nome do Local:
PONTO PSI

Endereço: Rua Lucas de Oliveira, 49 – Sala 601 – Centro Novo Hamburgo

Telefone: 51 3527 4965 E-mail para informações: pontopsi@pontopsi.com.br – www.pontopsi.com.br

Caracterização sucinta das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras).

Estágio Em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). As atividades a serem realizadas são:

* Atendimentos Individuais – PROAP (Programa de Apoio Psicológico)

* Atendimento Grupo: coparticipação – Ponto Psi

* Seminário Teórico

* Supervisão Clínica

* Reuniões administrativas

* Ministrar palestras para a comunidade

Carga horária mínima:
12 horas semanais

Período de inscrição:
Até 21/05/2017

Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): Dias obrigatórios: Segundas pela manhã e quintas a tarde. As horas restantes serão combinadas com o estagiária (o).

Data (s) da seleção:

Informações sucintas sobre o processo seletivo: Interessados enviar currículo com foto e carta motivacional (de 15 a 20 linhas) até dia 21/05/2014, para o e-mail: pontopsi@pontopsi.com.br

A entrevista de grupo será agendada por telefone no dia 22/05/2017 para aqueles que forem selecionados na primeira etapa.


2017/2

Nome do Local: PROJETO DE ATENÇÃO AMPLIADA A SAÚDE (PAAS)

Endereço: Rua Brasil, 725 – Centro São Leopoldo (Antiga sede Unisinos)

Telefone: 51 3591 1122 Ramal: 1282 E-mail para informações: paas@unisinos.br

Psicólogo (s) responsável (is) e CRP:
Rosana Cecchini de Castro – CRP 07/02101, Lígia Hecker Ferreira – CRP 07/3752, Martha Ludwig – CRP 07/13821, Michele S. Schneider – CRP 07/11281, Nelson E. E. Rivero – CRP 07/05508.

Caracterização sucinta das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras). O PAAS – PROJETO DE ATENÇÃO AMPLIADA À SAÚDE é o Serviço Escola da UNISINOS na área da saúde e integra um dos projetos da Gerência de Ação Social da Universidade. Atua, desde 1996, acolhendo a comunidade, promovendo práticas em saúde com vistas à qualidade de vida, no que se refere à população vulnerável e de risco social de São Leopoldo. Simultaneamente, é campo de formação acadêmica e profissional, com a consolidação das competências propostas pelas Diretrizes Curriculares, abrigando estágios e práticas curriculares priorizando a dimensão ética para os cursos de graduação e pós-graduação de Psicologia, Nutrição e Enfermagem e mais recentemente, em 2015, do curso de Fisioterapia, com possibilidades de inserção de estudantes de outras graduações. No que se refere aos aspectos acadêmicos, estabelece parâmetros que visam garantir a qualificação do supervisor, da supervisão de estágio e condições para a avaliação dos estagiários. Ao prestar serviços à comunidade, propicia, além da atenção em saúde, campo de pesquisa nas áreas de atuação dos profissionais em formação, oferecendo assim, ao acadêmico da UNISINOS, uma excelente oportunidade de vivenciar ensino-pesquisa e extensão.

ATIVIDADES: Acolhimento em grupo; Acolhimento Institucional; Casos de referência; Atendimento aos casos enviados pelo Juizado da Infância e da Adolescência, Vara da Família e Promotoria; Avaliação Psicológica: Psicodiagnóstico de crianças e adolescentes; Discussão de Casos Clínicos; Interconsultas; Atividades junto à comunidade em parceria com a rede municipal (de Saúde, Assistência Social e Educação); Mediação de Conflitos; Grupos interdisciplinares; Psicoterapia Grupal; Psicoterapia Individual; Reuniões de Equipe; Seminários Interdisciplinares; Seminários teóricos por Áreas de Conhecimento; Supervisões coletivas por áreas de conhecimento; Supervisões interdisciplinares.

Período de inscrição: De segunda a sexta, das 08h00 às 17h30 no período de 17/05/2017 à 26/05/2017.

Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): Exigências para a matrícula do estágio profissional e a disponibilidade de horário da segunda-feira tarde.

Documentos exigidos: Os seguintes documentos deverão ser entregues no momento da inscrição: Preenchimento da Ficha na secretaria do PAAS; Histórico Acadêmico; Xerox CPF e RG; Currículo Vitae; Autobiografia; Foto 3×4.

Data (s) da seleção: Entrevista Coletiva: 29/05/2017 das 14h00 às 17h00.

Informações sucintas sobre o processo seletivo: O processo seletivo do PAAS consiste em três etapas, sendo elas: 1) documentação, cujo caráter é classificatório; 2) Atividade em grupo, eliminatório e classificatório e 3) Entrevista Individual (eliminatório classificatório). Para maiores informações entrar em contato pelo fone 3590-8418. .

Data da publicação dos selecionados:
Será informada pelo PAAS através de contato telefônico.


2017/2

Nome do Local: CAPS AD SÃO LEOPOLDO

Endereço: Rua Saturnino de Brito, 68 – São José (próximo aos Bombeiros)

Telefone: 3566 1739

Psicólogo (s) responsável (is) e CRP: Vinicius Tonollier Pereira CRP 07/18522

Período de estágio: de julho de 2017 a dezembro de 2018

Número de Vagas: 1VAGA

Caracterização sucinta das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras).

Serviço de saúde mental do SUS com atendimento de usuários (as) com demandas relacionadas ao uso abusivo de álcool e outras drogas, tendo como princípio de cuidado a redução de danos. Preferencialmente proximidade teórica com a psicologia social – análise institucional/esquizoanálise.

Período de inscrição: via telefone, até 23 de junho.

Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): Estar apto para o estágio curricular

Documentos exigidos: Comprovante de matrícula

Data (s) da seleção: Entrevista individual a ser agendada por telefone com o Supervisor Local, até 16 de junho. Seleção entre 19 e 30 de junho.

Informações sucintas sobre o processo seletivo: Entrevista Individual

Data da publicação dos selecionados: Início de julho


2017/2

Nome do Local: HOSPITAL ERNESTO DORNELLES

Endereço: Av. Ipiranga, 1801 – Bairro Azenha – Porto Alegre

Telefone: 51 3217-8406

E-mail para informações: psicologia@hed.com.br

Psicólogo (s) responsável (is) e CRP: Bárbara Steffen Rech CRP 07/14882 e Tatiana Galli CRP 07/1772

Período de estágio: Julho/2017 a dezembro/2018

Número de Vagas: 4 vagas

Caracterização sucinta das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras).

Instituição Hospitalar particular, pertencente à Associação dos Funcionários Públicos do RS. Atende pacientes de todas as faixas etárias (principalmente adultos), com diversas patologias clínicas e cirúrgicas. As atividades dos estagiários concentram-se no atendimento aos pacientes internados e seus familiares por meio de intervenções junto ao leito, participação em equipes multidisciplinares, grupos de sala espera em Unidades Fechadas, atendimento no Ambulatório de Oncologia, entre outros. Os referenciais teóricos, além da Psicologia Hospitalar e da Saúde são Psicanálise (Tatiana Galli) e TCC-Terapia Cognitivo-Comportamental (Bárbara Rech), trabalhados por meio de supervisão. Os seminários teóricos semanais são voltados para o aprimoramento do atendimento psicológico oferecido em ambiente hospitalar.

Dentre as atividades a serem desenvolvidas, estão:

• Atendimento ao leito – paciente e familiares

• Atendimento pré e pós-cirúrgico cardio e neuro

• Ambulatório Oncologia

• UTI – atendimento a pacientes, familiares, grupos de sala de espera, reuniões multidisciplinares

• Grupos e comissões acompanhados pela Psicologia: Pró-Saúde, Humanização UTI, Desospitalização Segura, Cuidados Paliativos, Grupo de Combate ao Tabagismo, Grupo Mentes Abertas, Grupo de apoio a mulheres com câncer de mama

• Seminários Teóricos e Reuniões de equipe (6a feiras – manhã)

• Supervisão Individual

Período de inscrição: 08/05/2017 a 19/05/2017

Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros):

Carga horária: 20 horas semanais (6ª-feira pela manhã reunião do Serviço) Interesse pela área hospitalar, conhecimento de Psicopatologia, Técnicas de entrevista e Fundamentos da Clínica.

Horário: das 8h às 12h ou das 13h às 17h

Dias: 2ª a 6ªfeira (em turnos alternados, exceto sexta-feira, quando todos fazem o turno da manhã).

Data de início do estágio: 10/07/2017

Documentos exigidos: Deverão ser enviados para o e-mail psicologia@hed.com.br

• Currículo com foto

• Auto-Biografia

• Histórico Escolar

• Carta Motivacional

Data (s) da seleção: 22/05 a 26/05

Informações sucintas sobre o processo seletivo: Entrevista coletiva dia 22/05/2017, às 9h ou às 11h, conforme agendamento prévio – 10º andar do Hospital. Entrevistas individuais serão agendadas entre os dias 23/05/17 e 26/05/17.

Data da publicação dos selecionados: 29/05/2017


2017/2

Nome do Local: MDCA – MOVIMENTO PELOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Endereço: Av. Antonio de Carvalho, 535 – Bairro Jardim Carvalho. Porto Alegre

Telefone: 3339 7274 Fone: 98585 2922 E-mail para informações: caroline@mdca.org.br / Site: www.mdca.org.br

Psicólogo (s) responsável (is) e CRP: Caroline Galvão – CRP 07/16754

Período de estágio: Inicia em 03 de julho 2017 (1 ano e 6 meses)

Número de Vagas: 2VAGAS

Caracterização sucinta das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras).

O Movimento pelos Direitos da Criança e do Adolescente é uma organização da sociedade civil, que tem a sua história de 28 anos voltada aos direitos da criança e do adolescente, junto à comunidade dos bairros Jardim Carvalho e Partenon (POA).

O MDCA tem como missão garantir a proteção integral de crianças e adolescentes, com ênfase no direito à educação, à profissionalização e a convivência familiar e comunitária. A clientela atendida compõe-se de crianças, adolescentes e adultos jovens na faixa etária de 7 a 18 anos em condições de vulnerabilidade pessoa e social, bem como suas famílias. Descrição das tarefas dos programas realizados pela equipe de psicologia:

a) Avaliação e/ou acompanhamento psicológico b) Encaminhamentos; c) Orientação aos educandos, familiares e educadores das oficinas; d) Grupo com os adolescentes do Programa Adolescente Aprendiz; e) Reunião semanal da equipe técnica; f) Seminários teóricos g) Espaço Brincar e Conversar i) Supervisão semanal.

Período de inscrição: de 15 de maio de 2017 a 26 de maio de 2017

Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): Disponibilidade de 16 horas semanais, sendo 4h na segunda-feira no turno da manhã.

Documentos exigidos: Foto, currículo, autobiografia e histórico escolar. Os documentos devem ser enviados para o e-mail: caroline@mdca.org.br

Data (s) da seleção: 29 de maio de 2017, às 9 horas na sede do MDCA.


2017/2

Nome do Local: SMED NH

Endereço: Rua Guia Lopes, nº4201, 4º andar. Bairro Rondônia. Cep 93410-340 – Novo Hamburgo

Telefone: 3594 9910, ramal 9216

Psicólogo (s) responsável (is) e CRP: Márion F. Sperb Schütz CRP 07/08513

Período de estágio: 31/07/2017 a 21/12/2018

Número de Vagas: 1 vaga

Caracterização sucinta das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras).

O local de estágio caracteriza-se por ser uma instituição pública educacional que trabalha com crianças e adolescentes atendidas em 85 escolas de educação infantil e ensino fundamental. As demandas de intervenção dirigidas aos estagiários favorecem a articulação dos processos ensino-aprendizagem, saúde e relações de trabalho. Esta articulação é construída no local, tanto nas intervenções a campo, como em estudos e discussões através dos seminários de estudos, supervisão coletiva e supervisão individual. Além disso, o estágio se desenvolve numa perspectiva interdisciplinar, que se dá na parceria e na interlocução com profissionais das escolas e das redes de atendimento às crianças e adolescentes.

Neste contexto de trabalho são desenvolvidas atividades como:

* Assessoria a professores e equipes diretivas;

* Acompanhamento de alunos com dificuldades psicossociais;

* Coordenação de grupos com alunos, familiares, professores e ou funcionários

* Coordenação de grupos em conjunto com profissionais das seguintes áreas: pedagogia, educação física, informática educativa ou outras;

* Planejamento do trabalho;

* Relato escrito das intervenções desenvolvidas;

* Supervisão individual (semanal);

* Seminários teóricos e supervisão coletiva (quinzenal);

* Desenvolvemos um trabalho referenciado na psicanálise, com a abertura para leituras, para além desta teoria, que possam enriquecer a construção deste trabalho;

* Salientamos que o estágio é desenvolvido em escolas da Rede Municipal de Ensino.

Período de inscrição: 26/05 a 02/06

Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): Alternância de turnos (manhã e tarde) e a segunda-feira à tarde, totalizando 15 horas semanais

Documentos exigidos: Currículo, histórico das disciplinas já cursadas com as notas, carta de intenções e autobiografia com foto. Enviar para: marionstaudt@novohamburgo.rs.gov.br

Data (s) da seleção: 05/06/2017

Informações sucintas sobre o processo seletivo: 05/06 às 15h30 na SMED – 4º andar da Prefeitura Municipal de NH, entrevista coletiva.


2017/2

Nome do Local: UNISINOS CARREIRAS – PROGRAMA GESTÃO DE CARREIRA

Endereço: Av. Unisinos, nº 950, Bairro Cristo Rei, São Leopoldo

Telefone: 51 3590 8127 ou 51 3591 1122, ramais 4108 e 4110

Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Luciane Linden – 07/21195

Período de estágio: de 07/08/2017 a DEZEMBRO/2018

Número de Vagas: 1 VAGA

Caracterização sucinta das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras).

Informar interessados sobre o processo de orientação profissional do serviço prestado pela Unisinos; participação em atendimentos individuais e grupais para orientação profissional e planejamento de carreira; acompanhar visitas às escolas atendidas pela Unisinos para orientação profissional.

Período de inscrição: de 05/06/2017 a 16/06/2017

Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): ter cursado disciplina de Processos Grupais e Avaliação Psicológica.

Documentos exigidos: currículo (com foto), histórico, autobiografia incluindo motivação (manuscrita).

Data (s) da seleção: 22/06/2017 (QUINTA-FEIRA).

Informações sucintas sobre o processo seletivo: PROGRAMA GESTÃO DE CARREIRA (junto ao Atendimento Unisinos) *se dirigir à recepção e pedir para falar com um integrante da equipe

Data da publicação dos selecionados: 10/07/2017


2017/2

Nome do Local: CAPS DOIS IRMÃOS

Endereço: Rua Catarina Rausch 74, bairro Industrial, Dois Irmãos

Telefone: 3564-2953

E-mail para informações: caps@doisirmaos.rs.gov.br

Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Régis Martellet Marcant (CRP 07/07813).

Período de estágio: de 01/08/2017 a 20/12/2018

Número de Vagas: 2 VAGAS

Caracterização sucinta das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras).

O CAPS de Dois Irmãos é referência para a demanda de saúde mental de todas as idades, desde a infância e adolescência, passando pelo adulto, até os usuários mais idosos, incluindo aí toda demanda de álcool e drogas. É um serviço de “portas abertas”, ou seja, toda a pessoa que chega ao CAPS de Dois Irmãos será acolhida e, após este acolhimento, discute-se em reunião de equipe para pensar o encaminhamento do caso, seja para continuidade de atendimento no serviço ou para atenção em outro dispositivo da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

A psicologia dentro do CAPS desenvolve um papel importante, sendo referência para toda a equipe e estando com participação ativa em praticamente todas as atividades que são desenvolvidas. As referências teóricas para o desenvolvimento do trabalho são os princípios da Saúde Mental Coletiva e da Cínica Ampliada. Importante salientar que o serviço conta desde setembro de 2013 com uma Supervisão Clínico-Institucional em que constantemente estamos trabalhando as relações da equipe e seus processos de trabalho. Com isto que foi descrito de forma sucinta, entendemos que o CAPS de Dois Irmãos é um local que proporciona ao estagiário de psicologia condições para a articulação com os eixos do Curso de Psicologia da Unisinos – Saúde, Processos de Ensino Aprendizagem e relações de Trabalho.

Entre as atividades desenvolvidas estão: o acolhimento coletivo e individual, atenção a crise, oficinas de arteterapia, grupos terapêuticos (usuários de álcool e outras drogas, de familiares, de mulheres, de apoio – usuários que estão estáveis), matriciamento, reuniões de equipe e de rede.O acadêmico de psicologia da Unisinos que realizar estágio no CAPS de Dois Irmãos, poderá se inserir nas atividades já desenvolvidas, assim como poderá produzir novos espaços e atividades que possam ser benéficos e terapêuticos aos usuários a ao processo de trabalho. Como descrito anteriormente, que as referências teóricas que sustentam o trabalho são os princípios da Saúde Mental Coletiva e da Clínica Ampliada.

Período de inscrição: 17/05/2017 a 03/06/2017

Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros):

O candidato a uma vaga de Estágio Profissional em Psicologia no CAPS de Dois Irmãos deverá estar habilitado para a devida vaga, tendo preenchido os pré-requisitos exigidos pelo Curso de Psicologia da Unisinos, ter feito a disciplina “Saúde Mental Coletiva”, sendo recomendável ter feito ou estar fazendo a disciplina “Intervenções em Saúde Coletiva” e

disponibilidade para realizar a supervisão local no horário das 19:00, em dia a ser combinado posteriormente com o supervisor.Também será necessário participar das reuniões de equipe, que acontece nas terças-feiras, das 9:00 as 12:30.

Data (s) da seleção: 22/06/2016, 17:45, no CAPS de Dois Irmãos

Documentos exigidos: Cópia do currículo, autobiografia e carta de proposição do estagiário (explicitando motivo e justificativa pela escolha do local), a ser enviado pelo candidato ao email: caps@doisirmaos.rs.gov.br ou rmarcant@gmail.com , constando no corpo “assunto” “Seleção estágio Psicologia”.

Data (s) da seleção: 06/06/2017 – 8 horas

Informações sucintas sobre o processo seletivo: Análise da documentação enviada, entrevista coletiva na data mencionada e entrevista individual, a ser combinada o dia da entrevista coletiva.

Data da publicação dos selecionados: 13/06/2017


 


2017/2

Nome do Local: HOSPITAL DO CÂNCER MÃE DE DEUS

Endereço: José de Alencar, 286. Menino Deus. Porto Alegre/RS

Telefone: (51) 32344344

E-mail para informações: renatahenriques@maededeus.com.br raquel.paiani@maededeus.com.br– inscrição somente via email.

Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Renata Henriques CRP07/10733 e Raquel Paiani CRP07/20546

Período de estágio: 1 ano e meio ( Agosto 2017 – julho 2018)

Número de Vagas: 2 VAGAS

Caracterização sucinta das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras).

Atendimentos a pacientes internados; prioritariamente adultos e seus familiares nas unidades de oncologia e através de consultorias nas unidades de internação; participação em seminários teóricos e reuniões de equipe, supervisão individual semanal; avaliação de familiares para liberação de horário de visita estendida no CTI, participação em rounds com equipe multidisciplinar e atendimento a óbitos. Incentivo para desenvolvimento de pesquisa científica junto à unidade de atuação e participação em eventos promovidos pelo Hospital do Câncer. Assim, contemplando os três eixos de atuação profissional preconizados pela Instituição de Ensino.

Possibilidade de atuação nas seguintes áreas: Emergência Oncológica, CTI e Unidades de Internação da Oncologia

Carga horária 16 horas semanais – durante o período de 1 ano e meio.

Período de inscrição: 16/05/2017 a 26/05/2017 até 17h

Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros):

Acadêmicos a partir do sétimo semestre. Carga horária 20h semanais, turnos disponíveis para estágio manhã ou tarde a combinar, motivação para atuação em hospital, com noções em psicopatologia (cursando ou ter concluído psicopatologia) e com interesse na abordagem psicanalítica, entrevista clínica e atendimentos individuais e familiares. Disponibilidade de horário as quintas-feiras, no turno da manhã, para participação do seminário teórico-clínico

Documentos exigidos: Currículo atualizado, Autobiografia, Carta motivacional enviar previamente por e-mail

Data (s) da seleção: 01/06/2017

Informações sucintas sobre o processo seletivo: Primeira fase: Entrevista Coletiva (01/06/2017) – 9h

Rua Costa N.40 sexto andar, Segunda fase: Entrevista Individual (conforme agendamento prévio, feito via telefone com pré-selecionados).

Data da publicação dos selecionados: via telefone.


2017/2

Nome do Local: DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PORTO ALEGRE

Endereço: RUA DOS ANDRADAS, 680, 11º ANDAR – CENTRO – PORTO ALEGRE

Telefone: 3289.1862, 3289.1958 E-mail para informações: smedpessoas@smed.prefpoa.com.br

Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Lúcia Almeida CRP 07/07494, Mara Lago CRP 07/06869

Período de estágio: de 01/08/2017 a 15/12/2018

Número de Vagas: 1 VAGA

Caracterização sucinta das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras).

O Setor de Desenvolvimento de Pessoas visa à formação e qualificação do servidor, como forma de prevenção e promoção da saúde do trabalhador, melhoria das relações de trabalho e implementação de processos laborais mais saudáveis.

Atividades do estagiário:

– Planejamento e participação em todas atividades do setor, entendendo o estágio como um espaço amplo para a construção coletiva de propostas de intervenção;

– Atendimentos individuais aos servidores, atendimento às equipes diretivas, reuniões com assessorias, coordenações e diretorias da SMED;

– Planejamento e participação em cursos e formações dos servidores dos diversos cargos. Consideramos que é importante discutir e analisar a saúde dos servidores da SMED de formas coletivas, implicando-os na discussão e construção de estratégias/soluções para a constituição de ambientes mais saudáveis de trabalho;

– Intervenções nas escolas: estabelecimento de estratégias, táticas e técnicas para o desenvolvimento do trabalho de campo; reuniões nas escolas, a partir da demanda destas; assessorias individuais e grupais; devolução diagnóstica e planejamento de outras intervenções; participação no planejamento e coordenação de formações nas escolas, conforme a demanda; coordenação de grupos.

Semanalmente ocorrerá a supervisão de estágio, em equipe, com intuito de fazer uma reflexão das questões pertinentes à prática de estágio no setor, cujo referencial teórico está alicerçado na Análise Institucional.

Período de inscrição: 05 / 06 / 2017 a 14 / 06 / 2017

Documentos exigidos: Currículo com foto; Carta motivacional. Os documentos deverão ser entregues no 11° andar da SMED, no setor de Desenvolvimento de Pessoas ou enviados por e-mail para smedpessoas@smed.prefpoa.com.br

Data (s) da seleção: 23 de junho às 14h30

Informações sucintas sobre o processo seletivo: Entrevista coletiva como dispositivo de análise dos candidatos e entrevista individual, se necessário.

Data da publicação dos selecionados: 07/ 07 / 2016


2017/1

Nome do local: CAPS 2 Bento Gonçalves

Endereço completo: CAPS 2: Rua Emílio Pozza, nº 590 – Maria Goreti

Telefone, fax e e-mail para informações: 054-3454.5118
e-mail (karina.paggi@bentogoncalves.rs.gov.br) (coordenação de saúde mental SMSBG)

Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Katia Regina Frizzo

Período de estágio: de 06/03/2017 a 30/06/2018

Número de Vagas: 2

Caracterização sucinta das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras).
Os CAPS são dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial (portaria 3088) que realizam o cuidado de pacientes com transtornos mentais e/ ou problemas relacionados ao uso de álcool e drogas. Oferecem atendimento em regime de atenção diária (intensivo e semi-intensivo), e atenção ambulatorial. Possuem equipe multiprofissional. Quanto aos processos de trabalho do psicólogo, são realizados atendimentos psicoterápicos individuais e grupais, oficinas terapêuticas, acompanhamento de casos no território, palestras, participação em reuniões de equipe, reuniões intersetoriais (com outros serviços da rede de saúde – hospital e unidades de saúde – e de outras políticas – assistência social, educação, poder judiciário etc), discussão de casos. Essas atividades atendem aos diferentes eixos do curso de Psicologia da Unisinos, sendo o eixo “saúde” atendido nos processos de trabalho junto aos pacientes e equipe; quanto ao eixo processos de aprendizagem o aluno participa, organiza e realiza, juntamente aos os profissionais, palestras e grupos informativos a familiares, pacientes e à própria rede de Atenção Básica. O eixo das relações de trabalho é contemplado a partir da participação nas reuniões de equipe, em que o estagiário aprende e apoia o processo institucional. No CAPS 2 o público atendido é de adultos.

Período de inscrição: de 17/11/2016 a /12/2016

Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): Participação nas reuniões de equipe das segundas as 10h. Participação no encontro de acolhimento aos novos colaboradores da SMS BG.

Documentos exigidos: currículo e histórico acadêmico para seleção

Data (s) da seleção: 11/12/2016

Informações sucintas sobre o processo seletivo: O aluno deve enviar por e-mail (karina.paggi@bentogoncalves.rs.gov.br) seu currículo e o histórico acadêmico, bem como uma carta discorrendo sobre a intenção e motivação para realizar o estágio no CAPS 2. Após receberá uma resposta com uma data para um encontro presencial no local de estágio com a futura supervisora.

Data da publicação dos selecionados: 12/12/2016


2017/1

Nome do local: CAPS infantil Bento Gonçalves

Endereço completo: CAPS i: Rua Carlos Dreher Filho, 261 – Bairro São Francisco

Telefone, fax e e-mail para informações: 054-3055-412 e-mail: karina.paggi@bentogoncalves.rs.gov.br (coordenação de saúde mental SMSBG)

Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Juliana Severgnini CRP 07/16863

Período de estágio: de 06/03/2017 a 30/06/2018

Número de Vagas: 2

Caracterização sucinta das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras).
Os CAPS são dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial (portaria 3088) que realizam o cuidado de pacientes com transtornos mentais e/ ou problemas relacionados ao uso de álcool e drogas. Oferecem atendimento em regime de atenção diária (intensivo e semi-intensivo), e atenção ambulatorial. Possuem equipe multiprofissional. Quanto aos processos de trabalho do psicólogo, são realizados atendimentos psicoterápicos individuais e grupais, oficinas terapêuticas, acompanhamento de casos no território, palestras, participação em reuniões de equipe, reuniões intersetoriais (com outros serviços da rede de saúde – hospital e unidades de saúde – e de outras políticas – assistência social, educação, poder judiciário etc), discussão de casos. Essas atividades atendem aos diferentes eixos do curso de Psicologia da Unisinos, sendo o eixo “saúde” atendido nos processos de trabalho junto aos pacientes e equipe; quanto ao eixo processos de aprendizagem o aluno participa, organiza e realiza, juntamente aos os profissionais, palestras e grupos informativos a familiares, pacientes e à própria rede de Atenção Básica. O eixo das relações de trabalho é contemplado a partir da participação nas reuniões de equipe, em que o estagiário aprende e apoia o processo institucional. No CAPS infantil o público atendido é de crianças e adolescentes.

Período de inscrição: de 17/11/2016 a /12/2016

Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): Não informado pelo local.

Documentos exigidos: o aluno deve enviar por e-mail (karina.paggi@bentogoncalves.rs.gov.br) seu currículo e o histórico acadêmico, bem como uma carta discorrendo sobre a intenção e motivação para realizar o estágio no CAPS infantil.

Data (s) da seleção: 11/12/2016

Informações sucintas sobre o processo seletivo: o aluno deve enviar por e-mail (karina.paggi@bentogoncalves.rs.gov.br) seu currículo e o histórico acadêmico, bem como uma carta discorrendo sobre a intenção e motivação para realizar o estágio no CAPS infantil. Após receberá uma resposta com uma data para um encontro presencial no local de estágio com a futura supervisora.

Data da publicação dos selecionados: 12/12/2016


2017/1

Nome do local: ASSOCIAÇÃO NOTRE DAME

Endereço completo: RUA GUILHERME SCHELL, 5888 – CENTRO – CANOAS

Telefone, fax E e-mail para informações: 34628600 Ramal 637, e-mail: gestaodepessoas@nd.org.br

Psicólogo (s) responsável (is) e CRP: FABIANE DESIRÉE BLOS CRP: 07/07970

Período de estágio: de 20/02/2017 a 10/07/2018

Número de Vagas: 1 vaga

Caracterização sucinta das propostas do local:
Pertence a Congregação da Irmãs de Notre Dame (Irmãs de Nossa Senhora. Possuem 8 escolas no RS (Católicas) e o Residencial Geriátrico. O estágio irá se realizar em Canoas onde está o Colégio Maria Auxiliadora, com 1674 alunos e 162 funcionários e o Residencial Santa Júlia com 85 residentes e 123 funcionários.

Atividades desenvolvidas pelo estagiário:
Recrutamento e seleção
Dinâmicas de grupo (com candidatos e funcionários)
Acompanhamento funcional
Grupo e acompanhamento com Jovens Aprendizes
Planejamento e acompanhamento de projetos na área da saúde (Diagnóstico de necessidade e planejamento de intervenções para a Saúde do Trabalhador)
OBS: Caso seja de interesse do estagiário é possível diálogos com setor de psicologia da escola e residencial geriátrico.

Período de inscrição: de 17/11/2016 a 25/11/2016

Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): A partir do 6 semestre, 16 horas semanais (com bolsa auxílio).

Documentos exigidos: Autobiografia.

Data (s) da seleção: Será agendada por e-mail pelo local.

Informações sucintas sobre o processo seletivo: Não informado.

Data da publicação dos selecionados: Será informado pelo local.


2017/1

Nome do local: Centro de Referência da Assistência Social – Osório

Endereço completo: Av. General Osório, 2230

Telefone, fax e e-mail para informações: 3663-2988

Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Silvana de Oliveira 07/11463

Período de estágio: de 02/03/2017, por dois ou três semestres conforme exigência do estágio profissionalizante

Número de Vagas: 01

Caracterização sucinta das propostas do local: O CRAS é um serviço de proteção social básica, com funções definidas pelo Sistema Único da Asssitência Social. Trabalha com famílias em situações vulnerabilidade ou risco social, abrangendo todo o território do Município. A equipe é composta por 2 psicólogos e 4 assistentes sociais, e trabalhadores de nível médio em funções de oficinas com crianças e adolescentes, e idosos, nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A equipe técnica tem reuniões semanais de um turno. As atividades realizadas são acolhimento coletivo e recepção diárias da população, visitas domiciliares, reuniões com serviços da Rede (escolas, conselho tutelar, Ministério Público, trabalhadores do SUS, demais secretarias municipais, etc). Elaboração, organização e acompanhamento de projetos sociais na comunidade, que permitem aos estagiários o conhecimento de todo trabalho envolvendo as atribuições de CRAS, possibilitando ao aluno participar e propor atividades como o atendimento a população em acolhimento, acompanhamento em VD’s, proposição e execução de oficinas e palestras, participação em reuniões da Rede e equipe, contato com demais serviços do Município no encaminhamento e acompanhamento das intervenções com famílias. Teoricamente o trabalho se baseia nos principais fundamentos da Psicologia Social Crítica, Análise Institucional, também as noções de desenvolvimento humano e clínica ampliada, trabalho com grupos e as dinâmicas familiares, e fortemente os modos de subjetivação no contemporâneo. Agrega-se ainda o conhecimento das políticas públicas no âmbito da formação do Estado, as problemáticas de gestão das políticas sociais, e a constituição e implementação do SUAS.

Período de inscrição: de 02/01/2017 a 13/01/2017

Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): São desejáveis que o aluno tenha boa formação nos fundamentos da Psicologia Social Crítica, das noções de desenvolvimento humano e clínica ampliada, de dinâmica e trabalho com grupos e as dinâmicas familiares, de Análise Instituicional e estudos sobre os modos de subjetivação no contemporâneo. Interessa ainda o conhecimento das políticas públicas no âmbito da formação do Estado, as problemáticas de gestão das políticas sociais, e a constituição e implementação do SUAS, e Direitos Humanos como o ECA, Estatuto do Idoso, e noções de Saúde Coletiva.

Documentos exigidos: Histórico do curso, currículo Lattes, documentos pessoais.

Data (s) da seleção: 18/01/2017

Informações sucintas sobre o processo seletivo: Conforme número de candidatos, atividade coletiva, e entrevista individual.

Data da publicação dos selecionados: até 27/01/2017


2017/1

Nome do local: DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PORTO ALEGRE

Endereço completo: RUA DOS ANDRADAS, 680, 11º ANDAR – CENTRO – PORTO ALEGRE

Telefone, fax e e-mail: FONE: 3289.1862, 3289.1958- EMAIL: smedpessoas@smed.prefpoa.com.br

Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Daiane Maus Marques 07/16736, Karen P. Torres 07/08168, Lúcia Almeida CRP 07/07494, Geisa C. Camillo Tatsch CRP 07/14079

Período de estágio: de  06  / 02 / 2017 a  31 / 07 / 2018

Número de Vagas: 01

Caracterização sucinta das propostas do local:

O Setor de Desenvolvimento de Pessoas visa formação e qualificação do servidor, como forma de prevenção e promoção da saúde do trabalhador, melhoria das relações de trabalho e implementação de processos laborais mais saudáveis.

Atividades do estagiário:

– Planejamento e participação em todas atividades do setor, entendendo o estágio como um espaço amplo para a construção coletiva de propostas de intervenção;

– Atendimentos individuais aos servidores, atendimento às equipes diretivas, reuniões com assessorias, coordenações e diretorias da SMED;

– Planejamento e participação em cursos e formações dos servidores dos diversos cargos. Consideramos que é importante discutir e analisar a saúde dos servidores da SMED de formas coletivas, implicando-os na discussão e construção de estratégias/soluções para a constituição de ambientes mais saudáveis de trabalho;

– Intervenções nas escolas: estabelecimento de estratégias, táticas e técnicas para o desenvolvimento do trabalho de campo; reuniões nas escolas, a partir da demanda destas; assessorias individuais e grupais; devolução diagnóstica e planejamento de outras intervenções; participação no planejamento e coordenação de formações nas escolas, conforme a demanda; coordenação de grupos.

Semanalmente ocorrerá a supervisão de estágio, em equipe, com intuito de fazer uma reflexão das questões pertinentes à prática de estágio no setor. Além disso, serão realizados Seminários de estudo em psicologia institucional, psicologia do trabalho e clinicas do trabalho.

Período de inscrição: de  10 / 11 / 2016 a  18 / 11 / 2016

Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): Não informado.

Documentos exigidos: Currículo com foto; Carta motivacional.  Os documentos deverão ser entregues no 11° andar da SMED, no setor de Desenvolvimento de Pessoas ou enviados por e-mail para smedpessoas@smed.prefpoa.com.br

Data  da seleção: 23 / 11 / 2016

Informações sucintas sobre o processo seletivo: Entrevista coletiva como dispositivo de análise dos candidatos e entrevista individual, se necessário.

Data da publicação dos selecionados: 04 / 12 / 2016


2017/1

 Nome do local: Unisinos – Gerência de Gestão de Pessoas

Endereço completo: Avenida Unisinos, 950 – Centro Administrativo do Campus São Leopoldo

Telefone, fax e e-mail para informações: 3590-8373 – lucianafried@unisinos.br

Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Luciana Friedrich – CRP: 07/14012

Período de estágio: de 06/03/2017 à 06/07/2018

Número de Vagas: 1

Caracterização sucinta das propostas do local:

A Unisinos é uma instituição privada de ensino superior e que, portanto, tem uma dimensão organizacional complexa, com aproximadamente 2000 contratados (funcionários, professores e tutores) com escolaridade superior e diferentes regimes de contratação (tempo integral, horistas, temporários, estagiários).

Durante o estágio, o aluno terá contato com diferentes processos pertinentes a Gestão de Pessoas (captação e seleção; integração de novos funcionários e professores, acompanhamento funcional, capacitação, sistema de Gestão de Pessoas por Competências, entrevistas de desligamento), baseado nas teorias da Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Atividades:

Apoio ao processo de recrutamento e seleção, divulgação de vagas, análise de currículos, agendamentos, entrevistas individuais e coletivas, dinâmicas de grupo, aplicação e levantamento de testes psicológicos, devolução de resultados para candidatos e gestores solicitantes. Acompanhamento e apoio às atividades de integração de novos funcionários e professores. Entrevistas de acompanhamento durante o contrato de experiência de funcionários. Entrevistas de desligamento. Apoio às atividades de implantação da Gestão por Competência e estrutura de carreira. Auxílio no planejamento e execução de projetos da área (ex: programa de inclusão, programa de estágio).

Período de inscrição: de 04/11/2016 à 10/11/2016

Exigências do local: Acadêmicos a partir do 7º semestre, carga horária de 16 horas semanais (desejável 20 horas), turnos disponíveis para estágio manhã ou tarde, horários a combinar, motivação para atuação na área de Recursos Humanos.

Documentos exigidos: Currículo com foto e autobiografia; enviar previamente por e-mail (lucianafried@unisinos.br).

Data (s) da seleção: Envio dos documentos por e-mail (autobiografia digitalizada) até 10/11/2016; entrevista coletiva dia 11/11/2016 às 14h – Gerência de Gestão de Pessoas – 3º andar do Centro Administrativo, em cima do Atendimento Unisinos.

Informações sucintas sobre o processo seletivo: Entrevista individual conforme agendamento.

Data da publicação dos selecionados: 25/11/2016.


2017/1

Prorrogadas as inscrições para estágios em Psicologia no GHC

Foram prorrogadas até o dia 06 de novembro as inscrições para estágio em Psicologia, com ingresso em março de 2017. O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) oferece 14 vagas em diferentes serviços e unidades hospitalares. Podem se inscrever estudantes de graduação das instituições conveniadas ao GHC: UFRGS, Unisinos e UFCSPA.

Para participar da seleção o candidato deve preencher o formulário de solicitação em [http://escola.ghc.com.br%20/]http://escola.ghc.com.br em estagios e Seleção Psicologia 2017/1 optando por apenas um serviço, salvar o documento em seu computador no formato Word e enviar para estagios-gep@ghc.com.br, anexando uma foto 3×4, Curriculum Vitae e Carta Autobiográfica, tudo digitalizado.

Somente serão aceitas as modalidades de estágio obrigatório.

As vagas serão distribuídas conforme segue:

Hospital Fêmina (02 vagas)

Hospital N. Sra Conceição: Serviço do Adolescente (01 vaga)

Hosp. N.Sra Conceição: Serviço de Dor e Cuidados Paliativos (02 vagas) CAPS II – Saúde Mental -Rua D. Diogo de Souza, 429- B.Cristo Redentor (02 vagas) UBS Conceição -Rua Alvares Cabral, 429 – B.Cristo Redentor (02 vagas) Consultório de Rua – Praça Alfred Sehbe, 45 – Vila Ipiranga (01 vaga)

Hospital Cristo Redentor (02 vagas)

Hospital da Criança Conceição (02 vagas)


2017/1

Nome do local: Projeto de Atenção Ampliada à Saúde – PAAS

Endereço completo: Rua Brasil, 725 – Centro – São Leopoldo Telefone, fax E e-mail para informações: 35908418, paas@unisinos.br

Psicólogo (s) responsável (is) e CRP: Rosana Cecchini de Castro – CRP 07/02101, Lígia Hecker Ferreira – CRP 07/3752, Martha Ludwig – CRP 07/13821, Michele S. Schneider – CRP 07/11281, Nelson E. E. Rivero – CRP 07/05508.

Período de estágio: de 20/02/2017 a 20/07/2018

Caracterização sucinta das propostas do local: O PAAS – PROJETO DE ATENÇÃO AMPLIADA À SAÚDE é o Serviço Escola da UNISINOS na área da saúde e integra um dos projetos da Gerência de Ação Social da Universidade. Atua, desde 1996, acolhendo a comunidade, promovendo práticas em saúde com vistas à qualidade de vida, no que se refere à população vulnerável e de risco social de São Leopoldo. Simultaneamente, é campo de formação acadêmica e profissional, com a consolidação das competências propostas pelas Diretrizes Curriculares, abrigando estágios e práticas curriculares priorizando a dimensão ética para os cursos de graduação e pós-graduação de Psicologia, Nutrição e Enfermagem e mais recentemente, em 2015, do curso de Fisioterapia, com possibilidades de inserção de estudantes de outras graduações. No que se refere aos aspectos acadêmicos, estabelece parâmetros que visam garantir a qualificação do supervisor, da supervisão de estágio e condições para a avaliação dos estagiários. Ao prestar serviços à comunidade, propicia, além da atenção em saúde, campo de pesquisa nas áreas de atuação dos profissionais em formação, oferecendo assim, ao acadêmico da UNISINOS, uma excelente oportunidade de vivenciar ensino-pesquisa e extensão.

ATIVIDADES:

Acolhimento em grupo;

Acolhimento Institucional;

Casos de referência;

Atendimento aos casos enviados pelo Juizado da Infância e da Adolescência, Vara da Família e Promotoria;

Avaliação Psicológica: Psicodiagnóstico de crianças e adolescentes;

Discussão de Casos Clínicos;

Interconsultas;

Atividades junto à comunidade em parceria com a rede municipal (de Saúde, Assistência Social e Educação)

Mediação de Conflitos;

Grupos interdisciplinares;

Psicoterapia Grupal;

Psicoterapia Individual;

Reuniões de Equipe;

Seminários Interdisciplinares;

Seminários teóricos por Áreas de Conhecimento;

Supervisões coletivas por áreas de conhecimento;

Supervisões interdisciplinares.

Período de inscrição: de 19/10/2016 a 04/11/2016

Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): Exigências para a matrícula do estágio profissional e a disponibilidade de horário da segunda-feira tarde

Documentos exigidos: Preenchimento da Ficha na secretaria do PAAS;

Histórico Acadêmico;

Xerox CPF e RG;

Autobiografia;

Foto 3 x 4;

Currículo Vitae.

Data (s) da seleção: 07/11/2016

Informações sucintas sobre o processo seletivo: O processo seletivo do PAAS consiste em três etapas, sendo elas: 1) documentação, cujo caráter é classificatório; 2) Atividade em grupo, eliminatório e classificatório e 3) Entrevista Individual (eliminatório classificatório). Para maiores informações entrar em contato pelo fone 3590-8418. .

Data da publicação dos selecionados: Será informada pelo PAAS através de contato telefônico


2017/1
Nome do local: CAPS Capilé.

Endereço completo: Rua Lindolfo Collor, 834. São Leopoldo.

Telefone: 35903238 Fax: 35884154 E-mail: caps.capile@saoleopoldo.rs.gov

Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Vilene Moehlecke – CRP 07/10712 e Yves Pelegrim de Oliveira – CRP 07/11637

Período de estágio: de março/2017 a julho/2018.

Número de Vagas: 02

Caracterização das propostas do local: O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS CAPILÉ, é um serviço especializado da Secretaria Municipal da Saúde de São Leopoldo. Os CAPS são implantados em todo o Brasil como recursos estratégicos na transformação do modelo assistencial em saúde mental, que passa a se basear na articulação de uma rede de atenção psicossocial. Contam com equipes interdisciplinares para intervir em situações de crise e no agenciamento para a (re)inserção social de seus usuários, com vistas à desinstitucionalização. O CAPS Capilé atende aos portadores de sofrimento psíquico grave e persistente, que estejam em crise e que residam em São Leopoldo. Para o CAPS Adulto, a faixa etária é a partir de 16 anos. Consideramos a importância de oferecer ao estagiário um espaço de aprendizagem e de autonomia para a produção de novas demandas na intervenção em saúde. Para tanto, ele precisa ser respeitado e estimulado na sua condição de aprendiz. Também precisa dispor de uma postura ética e implicada com o processo de trabalho e estudo. No estágio, propomos a articulação entre teoria e prática e as possíveis conexões entre os eixos abordados pela Universidade, as relações de trabalho, o processo de ensino-aprendizagem e o sofrimento psíquico. Esses pontos não serão abordados de maneira segmentada, mas discutidos ao longo de todo o processo, o que também vai implicar em articulações com alguns temas transversais como a Interdisciplinaridade, as Políticas Públicas e o SUS, a Saúde Mental e a Psicopatologia, a Reforma Psiquiátrica, a Clínica Ampliada, os Processos Grupais, a Saúde e o Corpo. Por meio de grupos, oficinas terapêuticas e momentos de convivência, propiciamos um espaço de escuta e de fala ao sujeito sob o olhar da clínica ampliada. Com esse suporte ao usuário em seu sofrimento, esperamos favorecer possíveis movimentos de saúde e propiciar a busca de autonomia e a (re)construção de laços com a sua família e com a comunidade.Em relação à abordagem da Psicologia, há a perspectiva da Análise Institucional e dos processos grupais, além de um enfoque voltado para a Psicopatologia e o Sofrimento Mental.

Período de inscrição: a partir de 11/10/2016.

Exigências do local: Ter cursado os requisitos para a realização do Estágio Profissional.

Documentos exigidos: Currículo com Foto, Memorial, Carta de Intenções. Quando se inscrever, preencher a ficha de inscrição no local.

Data (s) da seleção: 22/11/2016, quinta-feira, às 11h
Informações sucintas sobre o processo seletivo: Quando se inscrever, preencher a ficha de inscrição no local.

Data da publicação dos selecionados: Será informado pelo local.


2017/1

Nome do local: Centro de Atenção Psicossocial Aquarela – CAPS II

Endereço completo: Rua Santo Amaro, 25 – Centro de Esteio

Telefone: (51) 3473 0376 E-mail: capsii@esteio.rs.gov.br

Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Ana Cláudia Coelho Mattos – CRP 07/07503.

Período de estágio: fevereiro/2017 a julho/2018

Número de Vagas: 1 vaga

Caracterização das propostas do local:
Trata-se de um serviço de saúde mental pertencente à rede municipal de saúde que atende pacientes adultos com transtornos mentais severos e persistentes e que apresentam prejuízo psicossocial. Além da reunião de equipe semanal (quintas-feiras das 8:30h às 12h), também são realizadas reuniões de turno nas segundas, terças e sextas pela manhã, com duração de uma hora aproximadamente. A equipe é composta por 5 psicólogas (uma na coordenação), duas enfermeiras, duas técnicas de enfermagem, uma terapeuta ocupacional, uma assistente social, quatro psiquiatras, além técnica administrativa, estagiária de ensino médio, vigia e servente. O serviço oferece acolhimento individual e coletivo, grupos, oficinas terapêuticas, assembléia de usuários, atendimentos individuais, administração de medicação, além de realizar cuidado diário de pacientes em crise (ambiência), bem como visitas domiciliares. O CAPS também realiza ações de matriciamento da rede básica de saúde e procura articular o cuidado em rede com outros serviços, como hospital geral, CRAS, CREAS, Defensoria da Mulher, Ministério Público, etc.
O trabalho no CAPS segue as diretrizes do Ministério da Saúde e orienta-se a partir dos pressupostos da reforma psiquiátrica. Portanto, alguns dos autores que utilizamos como referência são: Paulo Amarante, Gastão Vagner de Souza Campos, Franco Rotelli, Franco Basalia e Antônio Lanceti. São utilizados também outros autores dependendo do referencial teórico de cada profissional, sempre respeitando o viés da saúde coletiva. Neste sentido, o estagiário desempenhará atividades.

Período de inscrição: de 24/10/2016 a 28/10/2016

Exigências do local: Ter disponível 20 horas semanais. Importante que o estagiário tenha disponibilidade de estar no CAPS quintas-feiras pela manhã (horário da reunião de equipe).

Documentos exigidos: Currículo (enviar para o e-mail capsii@esteio.rs.gov.br) e Autobiografia (entregar no dia da entrevista coletiva).

Data (s) da seleção: 09/11/2016, às 14 horas.
Informações sucintas sobre o processo seletivo: Será realizada uma entrevista coletiva, e uma entrevista individual.

Data da publicação dos selecionados: 16/11/2016.


2017/1

Nome do Local: Hospital Ernesto Dornelles

Endereço: Av. Ipiranga, 1801 – Bairro Azenha. Porto Alegre

Telefone direto: 3217-8406 E-mail: psicologia@hed.com.br

Psicólogo Responsável: Bárbara Steffen Rech CRP 07/14882 e Tatiana Galli CRP 07/1772

Período do Estágio: Dezembro/2016 a Julho/2018

Vagas: 03

Período de Inscrição: 07/10/2016 a 23/10/2016

Período de Seleção: 25/10 a 01/11/16

Caracterização do Local: Instituição Hospitalar particular, pertencente à Associação dos Funcionários Públicos do RS. Atende pacientes de todas as faixas etárias (principalmente adultos), com diversas patologias clínicas e cirúrgicas. As atividades dos estagiários concentram-se no atendimento aos pacientes internados e seus familiares por meio de intervenções junto ao leito, participação em equipes multidisciplinares, grupos de sala espera em Unidades Fechadas, atendimento no Ambulatório de Oncologia, entre outros. Abordagem teórica: Psicologia Hospitalar e da Saúde com ênfase em Psicanálise ou TCC/Sistêmica.

Atividades a serem desenvolvidas:
*Atendimento ao leito – paciente e familiares
*Atendimento pré e pós-cirúrgico a pacientes cardíacos
*Avaliação e neurorreabilitação de pacientes neurocirúrgicos e pós-AVC
*Atendimento ao leito a pacientes na Emergência – Participação em Rounds
*Ambulatório Oncologia
*UTI – atendimento a pacientes, familiares, grupos de sala de espera, reuniões multidisciplinares
*Grupos acompanhados pela Psicologia: Pró-Saúde, Humanização UTI, Desospitalização Segura, Cuidados Paliativos, Grupo de Combate ao Tabagismo, Grupo Mentes Abertas; Grupo de apoio à mulheres com câncer de mama; Posso Ajudar
*Seminários Teóricos e Reuniões de equipe (6a feiras – manhã)
*Supervisão Individual

Observações – Seleção: Entrevista coletiva dia 25/10/2016, às 9h ou 11h– 10º andar do Hospital. Entrevistas individuais serão agendadas entre os dias 26/10 a 01/11/16.

Documentos:
• Currículo com foto
• Auto-Biografia
• Histórico Escolar
• Carta Motivacional
Todos os documentos deverão ser enviados para o e-mail: psicologia@hed.com.br

Exigências do local: Carga horária: 20 horas semanais (6ª-feira pela manhã reunião do Serviço)
Interesse pela área hospitalar, conhecimento de Psicopatologia, Técnicas de entrevista e Fundamentos da Clínica.

Horário do estágio: das 8h às 12h ou das 13h às 17h

Dias: 2ª a 6ªfeira (em turnos alternados, exceto sexta-feira, quando todos fazem o turno da manhã).

Publicação do resultado final: 01/11/2016

Data de início do estágio: 12/12/2016


2017/1

Nome do local: Fundação de Saúde de NH – CAPS II CENTRO

Endereço completo: Rua Joaquim Pedro Soares, 198 – Centro. Novo Hamburgo.

Telefone para contato: 35939573

E-mail: dsmcapscentro@novohamburgo.rs.gov.br

Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Lia Dauber CRP 07/1736.

Período de estágio: de Fevereiro/2017 a Julho/2018.

Número de Vagas: 01

Caracterização das propostas do local:
População atendida: adultos
Atividades a serem desenvolvidas: Entrevista de acolhimento e avaliação psicológica, acompanhamento psicológico individual e em grupo; co-Coordenação oficinas ou grupos, Interconsultas, Acompanhamento terapêutico (AT) e acompanhamento em visitas domiciliares, matriciamento e ações de saúde mental na Atenção Básica. Elaboração relatórios de avaliação psicológica, estudos de casos e relatórios de atividades, participação com Residentes de Saúde Mental Coletiva em capacitação e estudos continuados.
Orientação teórica: ênfase na orientação psicanalítica.

Período de inscrição: de 31/10 a 04/11/2016

Exigências do local: Carga horária exigida: 16h (mínimo). Turno e horário do estágio: manhã das 8h às 12h – reunião de equipe, sendo que a carga horária restante será combinada conforme a possibilidade do estagiário e do serviço.

Documentos exigidos: Carta de encaminhamento/autorização da Universidade/Curso de Psicologia, Curriculo, Documentos pessoais.

Data (s) da seleção: 11/11/16 às 10 horas.

Informações sucintas sobre o processo seletivo: Não informado.

Data da publicação dos selecionados: Será informado pelo local.


2017/1

Nome do local: Ponto Psi – Centro de Psicologia

Endereço completo: Rua Lucas de Oliveira, 49/601, Centro, Novo Hamburgo.

Telefone para informações: (51) 91510048

Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Carla Lauffer CRP 07/15.265

Período de estágio: de 20/01/2016 a 20/07/2018

Número de Vagas: 02

Caracterização sucinta das propostas do local: O Ponto Psi é uma clínica de psicologia constituída por seis psicólogas que atuam na abordagem cognitivo-comportamental e uma fonoaudióloga. A clínica atua em diversas áreas, tendo como ênfase os atendimentos individuais de crianças, adolescentes e adultos, assim como grupos terapêuticos. Além disso, existe um enfoque de ensino no local, a partir do desenvolvimento de cursos e palestras direcionados para acadêmicos de psicologia e para a comunidade em geral.
Em 2013 foi criado o Programa de Atendimento Psicológico (PROAP), que visa atender a comunidade que não possui acesso ao atendimento privado. O PROAP é uma parceria do Ponto Psi com a Igreja Evangélica Luterana “São Paulo” de Novo Hamburgo. Os atendimentos do programa ocorrem no prédio da igreja e são realizados pelos estagiários da clínica que realizam os atendimentos individuais e em grupo. Os grupos devem ser desenvolvidos de acordo com a demanda da comunidade, que deve ser identificada pelo estagiário. Desta forma, os grupos podem ter tanto um caráter terapêutico quanto de promoção de saúde. Os estagiários também participam como co-terapeutas de um grupo terapêutico na sede do Ponto Psi, da supervisão individual, do seminário teórico, das reuniões administrativas e da discussão de casos clínicos.
1) Atendimento individual – PROAP
2) Atendimento Grupo: co-participação – Ponto Psi
3) Atendimento a Grupo no PROAP
4) Reunião Administrativa: acompanhamento a visitas, divulgação, cursos e palestras.
5) Discussão casos clinicos: todas as profissionais do Ponto Psi
6) Seminário Teórico
7) Supervisão dos casos clínicos
8) Ministrar palestras para a comunidade

Período de inscrição: de 14/10/2016 a 23/10/2016

Exigências do local: participar das reuniões de equipe e supervisão coletiva toda segunda de manhã, ter disponibilidade para vir ao Ponto Psi na quinta à tarde, nas segundas à noite e nas quartas de manhã. Conhecimento de terapia Cognitivo – Comportamental.

Documentos exigidos: Currículo com foto para pontopsi@pontopsi.com.br

Data (s) da seleção: 26/10/2016

Informações sucintas sobre o processo seletivo: 1) Análise do currículo; 2) Dinâmica de Grupo dia 26/10/2016; 3) Entrevista individual dia 26/10/2016 na parte da tarde com os selecionados.

Data da publicação dos selecionados: 26/10/2016 até as 19:00


2017/1

Nome do local: Hospital Mãe de Deus

Endereço completo: Rua José de Alencar 286 Bairro Menino Deus – POA/RS

Telefone, fax e e-mail para informações: 32306942

Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Alessia Carpes CRP 07/05477 e Marta Chaves CRP 07/19303

Período de estágio: de fevereiro de 2017 à julho de 2018

Número de Vagas: 3

Caracterização sucinta das propostas do local:
Atendimento a pacientes internados; com patologias diversas,,e seus familiares nas unidades cobertas do HMD e através de consultorias; intervenção junto à equipe assistencial e médica, a partir de demandas levantadas; seminários teóricos-clínicos semanais; supervisões individuais semanais; participação em grupos; avaliação de familiares para liberação de visita estendida; participação em rounds com equipe multidisciplinar e atendimento à óbitos.
Incentivo para desenvolvimento de pesquisa científica junto à unidade de atuação. Assim, contemplando os três eixos de atuação profissional preconizados pela Instituição de Ensino.
Possibilidades de atuação nas seguintes áreas: Materno-infantil, CTI Adulto, UCE e no Hospital geral através de consultorias.
Treinamento de inserção de estágio, com carga horária de 20h, contemplando os conceitos básicos que respaldam a psicologia hospitalar.

Período de inscrição: de 19 de outubro de 2016 à 30 de outubro de 2016.

Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): Acadêmicos a partir do 7º semestre, carga horária de 20 horas semanais, turnos disponíveis para estágio manhã ou tarde à combinar, motivação para atuação em hospital. Disponibilidade de horário às segundas, no turno da tarde para participação no seminário teórico-prático.

Documentos exigidos: Currículo com foto; histórico escolar e auto biografia; enviar previamente por email.(alessia.carpes @maededeus.com.br e marta.chaves@maededeus.com.br)

Data (s) da seleção: 31 de outubro de 2016 às 14h.

Informações sucintas sobre o processo seletivo: Envio dos documentos por e-mail até 30/10/2016; Entrevista coletiva dia 31/10/2016 às 14h – Sala de aula 2 – sub-solo do HMD; Entrevista individual conforme agendamento.

Data da publicação dos selecionados: 07 de novembro de 2016.


2017/1

Nome do local: CAPS AD Vida Nova Alvorada

Endereço completo: Rua Alberto Pasqualini, 220 – Alvorada/RS

Telefone, fax e e-mail para informações: rodrigocollin@yahoo.com.br F: 3411-8011

Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Rodrigo da Rosa Collin CRP 07/07302

Período de estágio: de 09/01/2017 a 01/12/2017

Número de Vagas: 01

Caracterização sucinta das propostas do local: O CAPS AD atua na área da dependência química. A orientação teórica predominante da equipe de psicologia é a terapia cognitivo-comportamental. Os estagiários realizam atendimentos individuais (triagem), grupos terapêuticos, psicoterapia individual, supervisão individual, supervisão coletiva e seminário teórico.

Período de inscrição: de 17/10/2016 a 21/11/2016

Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): Estar matriculado e apto a realizar o Estágio Profissional. Disponibilidade para cumprir 16 horas semanais.

Documentos exigidos: Curriculum vitae e histórico escolar atualizado.

Data (s) da seleção: 28/11/2016 às 13:00h

Informações sucintas sobre o processo seletivo: Entrevista coletiva e individual.

Data da publicação dos selecionados: 05/12/2016


2017/1

Nome do local: Hospital Montenegro 100% SUS

Endereço completo: Rua Assis Brasil 1621- Centro, Montenegro

Telefone para informações: (51) 36321233/ Ramal 163: Serviço de Psicologia

Psicólogo responsável e CRP: Adriana Bandeira /0709102

Período de estágio: de fevereiro/2017 a julho/2018, conforme período determinado pela Universidade;

Número de Vagas: 02

Caracterização sucinta das propostas do local: -Atender os pacientes conforme Protocolos do Serviço de Psicologia do Hospital
Montenegro 100% SUS; -Atendimento ao leito, em grupos de acolhimento e de familiares, ambulatório de psicologia; -Atendimento para pacientes e familiares dos 14 municípios para o qual o hospital é referência, nos diferentes setores do hospital, conforme proposta de tutoramento apresentada após a seleção. -Participação em seminário teórico, mensal “Sintoma Social”; -Participação em grupo de estudos, quinzenalmente; -Supervisão semanal, individualmente e em grupo de discussão, quinzenalmente; -Abordagem teórica: psicanálise; bibliografia sugerida junto com o tutoramento; -Carga horária do estágio: 20 horas.

Período de inscrição: De 24 a 28 de outubro, pelo e-mail: adrianabandeira@hospitalmontenegro.com.br
Enviar um breve currículo, com número de telefone e e-mail para contato, carta motivacional, contando sobre a intenção de estágio e desejo por este local.

Exigências do local: Estar inscrito no estágio profissional na universidade e nas cadeiras exigidas para tanto.

Documentos exigidos: Comprovação de matrícula na cadeira de estágio profissional

Data (s) da seleção: dia 04/11/2016.

Informações sucintas sobre o processo seletivo:
-Enviar currículo, carta motivacional e telefone para contato para o e-mail indicado: adrianabandeira@hospitalmontenegro.com.br
-Primeira seleção será feita pelo texto e intenção, enviados;
-Aguardar o contato para marcação do horário, para o dia 04/11/2016;
-Devolução por telefone para o estudante;
-Devolução para a instituição;

Data da publicação dos selecionados: até dia 11/11/2016.


2017/1

Local: CAPSi – Centro de Atenção Psicossocial a Infância e a Adolescência Saca aí!

Endereço: Rua Gomes Jardim, 291 – Centro – Novo Hamburgo/RS

Telefone para contato (ou e-mail): (51) 3527 – 2206 (51) 8013-9253
dsmcapsi@novohamburgo.rs.gov.br

Psicólogo(s) responsável(is): Vanessa Marikelly Vauchinski – CRP 07/17978, Regis Martellet Marcant – CRP 07/07813, Luana Klein Azevedo e Souza – CRP 07/14081.

Período de estágio: Fevereiro/2017 à Julho/2018

Familiarização: 1 semana à combinar!

Nº de vagas: 3 vagas

Carga horária exigida: 16 horas

Turno e horário do estágio: Manhã e tarde a ser combinado, sendo obrigatória a quinta-feira pela manhã devido à reunião geral de equipe.

Ênfase do Estágio: Saúde Mental ligada à infância e adolescência; intervenção que prima pela interdisciplinaridade e intersetorialidade; referencial teórico em saúde mental coletiva e psicanálise.

Atividades a serem desenvolvidas: Participação em reuniões de equipe semanal e diárias, seminários, supervisão individual e coletiva, oficinas terapêuticas, atendimentos individuais, acompanhamentos terapêuticos, espaços de convivência, interconsultas de matriciamento junto a outros espaços da rede de atenção à infância e adolescência.

Período de inscrição: 19/10 à 01/11 de 2016 (inscrição feita no local)

Documentação necessária: uma foto 3X4, ficha de inscrição oferecida pelo local, cópia do currículo, carta de proposição do estagiário (explicitando o motivo, objetivos e justificativa pela escolha do local) e autobiografia.

Data da seleção: ENTREVISTA COLETIVA: 03/11/2016 – QUINTA-FEIRA, às 8 horas
ENTREVISTA INDIVIDUAL: a ser realizada no período de 04 à 10 de novembro de 2016. O resultado final será divulgado no dia 11 de Novembro de 2016.


2017/1

Nome do local: TRAMONTINA MULTI S/A.

Endereço completo: Rodovia BR-470/RS, Km 230 – Bairro Triângulo – Carlos Barbosa – RS

Telefone, fax e e-mail para informações: (54) 3461.8250 – e-mail: marta@tramontina.net

Psicólogo responsável e CRP: Marta Denicol – CRP 07/08150

Período de estágio: de 01/03/2017 a 20/07/2018

Número de Vagas: 01 vaga

Caracterização sucinta das propostas do local:
A Tramontina Multi S.A. é uma das 10 unidades das empresas Tramontina no Brasil. Esta é a sexta empresa constituída, do ramo metalúrgico e fabrica produtos para a agricultura, jardinagem e construção civil, utilizando como matéria-prima o aço, plástico e madeira. Atualmente a empresa emprega 832 funcionários, divididos em 70% do sexo masculino e 30% feminino.
O serviço de Psicologia existe nesta unidade desde o ano de 1993, mas as experiências com estágio em Psicologia iniciaram apenas no ano de 2013. Atualmente são desenvolvidas as seguintes atividades, pela psicóloga local e uma estagiária de Psicologia em contrato de estágio profissional:
– avaliação psicológica em seleção de pessoas mediante aplicação de testes psicológicos, entrevistas e posterior descrição das sínteses das avaliações;
– acompanhamentos funcionais com o objetivo de acompanhar a adaptação dos novos funcionários que estão em período de experiência;
– entrevistas de desligamentos para compreender o motivo da saída, dar apoio ao entrevistado e auxiliar a empresa a identificar melhorias para o clima interno, com posterior elaboração do relatório dos desligamentos;
– avaliações de potencial para promoções internas;
– avaliação psicológica para trabalho em espaço confinado e altura;
– análise e propostas de ações para o resultado da pesquisa de clima interno;
– participação no grupo de apoio à saúde do trabalhador, junto ao SESMT;
– auxiliar nas campanhas internas de prevenção em saúde e segurança;
– atendimento individual a nível de aconselhamento psicológico;
– participação no projeto de Gestão por Competências e avaliação de desempenho por competências;
– acompanhamento de trainees;
– atividade de grupo para desenvolver competências e espaço de escuta;
– seminários junto à equipe de RH com foco nas pessoas e no comportamento organizacional;
– participação em reuniões de gestores e por setores.

Todas estas atividades podem ser acompanhadas ou desenvolvidas pelo estagiário.
Quanto à orientação teórica, o trabalho é fundamentado com base psicanalítica, através dos seguintes autores: Bergamini, Cecília Whitaker; Bion, W.R.; Freud, Sigmund; Moscovici, Fela; Pichón Rivière, Enrique; Zimerman, David E.; Hutz, Claudio Simon e outros.

Período de inscrição: de 18/10/2016 a 04/11/2016.

Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): É importante que o acadêmico tenha cursado disciplinas sobre avaliação psicológica, testes psicológicos, teoria de grupos e vivências grupais para desenvolvimento de equipes, teoria das relações de trabalho, teoria psicanalítica e institucional, para entendimento analítico das relações e do funcionamento da empresa. Além disso, é necessário estar realizando o tratamento pessoal (psicoterapia).

Documentos exigidos: Curriculum vitae, histórico escolar das disciplinas cursadas na graduação, autobiografia, carta de intenção do candidato em realizar o estágio profissional, carteira de identidade (RG) e uma foto 3×4.

Data (s) da seleção: 07/11/2016 a 18/11/2016

Informações sucintas sobre o processo seletivo: As inscrições para o processo seletivo deverão ser realizadas pessoalmente pelos interessados no Dep. de RH da Tramontina Multi, no período estabelecido e mediante a entrega dos seguintes documentos: curriculum vitae, histórico escolar das disciplinas cursadas na graduação, autobiografia, carta de intenção do candidato em realizar o estágio profissional, carteira de identidade (RG) e uma foto 3×4. As etapas do processo seletivo são: análise curricular (avaliação do curriculum vitae, histórico escolar, autobiografia e carta de intenção) e entrevista.

Data da publicação dos selecionados: 02/12/2016.


2017/1

Nome do local: CAPS AD São Leopoldo

Endereço completo: Rua Saturnino de Brito, 68 – São José (próximo aos Bombeiros)

Telefone para informações: 3566 1739

Psicólogo responsável e CRP: Vinicius Tonollier Pereira CRP 07/18522

Período de estágio: de março/2017 a julho/2018

Número de Vagas: 1

Caracterização do local: Serviço especializado de saúde mental do SUS com atendimento de usuários(as) adolescentes e adultos de álcool e outras drogas, comportando diferentes perspectivas teóricas, tendo como princípio de cuidado a redução de danos.

Período de inscrição: via telefone, com agendamento para entrevista inicial, durante o mês de novembro.

Exigências do local: Estar apto para o estágio curricular; preferencialmente interesse em psicologia social, análise institucional e esquizoanálise; disponibilidade de 16 horas semanais, incluindo a necessidade dos turnos de terça pela manhã (reunião de equipe) e sexta à tarde (supervisão local).

Documentos exigidos: Comprovante de matrícula

Data da seleção: Entrevista individual a ser agendada por telefone com o CAPS AD, até 20 de novembro.
Informações sobre o processo seletivo: Entrevista Individual

Data da publicação dos selecionados: 01/12/2016.


2017/1

Nome do local: Fundação de Proteção Especial NAR

Número de Vagas e Locais:
NAR Belém Novo (2 vagas) – Supervisora Maria Mônica Candal Poli CRP 07/03288
NAR Menino Deus (1 vaga) – Supervisora Lilian de Avila Zaupa CRP 07/12305
NAR Menino Deus (1 vaga) Supervisora Ana Celina Albornoz CRP 07/04194
NAR Zona Oeste (1 vaga) – Supervisora Carla Mallman CRP 07/19504
NAR Zona Norte (2 vagas) – Supervisora Clarisse Portanova CRP 07/20848

Processo Seletivo:

Inscrição: De 21/10/2015 à 19/11/2015
Enviar para e-mail estagios@fpe.rs.gov.br aos cuidados de Mariela, com os seguintes dados: Nome completo, universidade, semestre, telefone para contato. Especificar interesse em vaga para estágio em Psicologia (há vagas para pessoas com deficiência).

Documentos Para Inscrição: (devem ser entregues no dia da prova)
– Currículo com foto
– Autobiografia
– Histórico Escolar

Reunião Geral e Entrevista Coletiva:
20/11/20105 (6ªfeira) – 9h
Local – Rua Miguel Teixeira, 86 – Cidade Baixa (auditório)

Entrevistas Individuais: De 23/11/2015 à 25/11/2015
(horários e local a combinar no dia da entrevista coletiva)

Divulgação dos Resultados: 27/11/2015 à tarde

Data Máxima para Confirmação de Opção pelo Selecionado: 30/11/2015

Maiores Esclarecimentos: estagios@fpe.rs.gov.br ou fone: 3254-7110


2017/1

Nome do local: GVDASA INFORMATICA LTDA.

Endereço completo: THEODOMIRO PORTO DA FONSECA, 3101 PREDIO 3, Tecnosinos, São Leopoldo. www.gvdasa.com.br

Telefone, fax e e-mail para informações: 51 35911700 – lwolff@gvdasa.com.br

Psicólogo responsável e CRP: Luciane Wolff CRP07/19289

Caracterização sucinta das propostas do local: A GVDASA é uma empresa de software de médio porte, com 130 funcionários, localizada no Tecnosinos, São Leopoldo. Os clientes externos são Instituições de Ensino que utilizam o sistema de gestão desenvolvido pela empresa, o GVcollege. O cliente interno é um publico jovem, multigeracional, residente na região metropolitana e capital. Existem diversos setores que demandam da área de Gestão de Pessoas serviços, conforme listados abaixo.
As atividades da Psicologia na GVDASA direcionam-se para a Psicologia Organizacional e do Trabalho que estão estruturadas em políticas e práticas de gestão de pessoas. Na GVDASA a área de gestão de pessoas é denominada Desenvolvimento Humano e Organizacional – DHO. As práticas do DHO estão estruturadas em 5 programas de intervenção: Integrar, Evoluir, Conecta, Ativa e Conviver.
O Programa Integrar inclui as atividades relacionadas a integração e socialização do sujeito no trabalho. Entre as atividades estão captação, seleção, avaliação psicológica, integração funcional, eventos comemorativos e comunicação interna.
O Programa Evoluir consolida as atividades de acompanhamento funcional, acompanhamento psicológico, avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento técnico e comportamental.
O Programa Conecta inclui as atividades de diagnóstico do clima organizacional e a participação da empresa em avaliações por instituições externas como o Instituto Great Place to Work.
O Programa Ativa contempla ações direcionadas para cuidados com a saúde e qualidade de vida do trabalho e o Programa Conviver direciona suas ações para a Responsabilidade Social e Ambiental.
O estagiário irá iniciar com as atividades relacionadas ao Programa Integrar e poderá participar dos outros programas conforme o planejamento anual da área de DHO. Contudo, deverá elaborar alguma intervenção associada ao programa de seu interesse e com espaço institucional para sua implementação. Diante desses programas organizadores da prática profissional, o aluno terá possibilidades de avaliar as relações de trabalho, aprendizagem e saúde no trabalho.
A orientação teórica pressupõe sujeitos protagonistas na construção dos processos, conteúdos e metas de trabalho. Utilizamos os referenciais sugeridos pelos autores em POT brasileiros, Comportamento Organizacional, Gestão contemporânea de pessoas, estudos das gerações nos ambientes de trabalho, tendências em gestão de pessoas em empresas de tecnologia.
Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): Comunicativo, vontade de aprender, autonomia na resolução de problemas, criatividade e alta afinidade com tecnologia. Ter concluído a disciplina de Intervenção nas Relações de Trabalho. Conhecimentos em Excel.

Número de Vagas: 1

Período de estágio: de 06/03/2017 a 31/06/2018.

Período de Inscrições: de 01/11/2016 a 11/11/16.

Documentação: Enviar para lwolff@gvdasa.com.br uma Carta Motivacional comentando seu interesse pela área da Psicologia Organizacional e do Trabalho, Currículo e Histórico Escolar.

Data da seleção: de 14/11/2016 a 30/11/2016.

Método de Seleção: Análise de documentos e entrevista coletiva e/ou individual.

Data da divulgação dos resultados: 08/12/2016.


2017/1

Nome do Local: CAPS ANCORAGEM (Centro de Atenção Psicossocial)

Endereço completo: Rua Pinheiro Machado, 509 – Centro – São Sebastião do Caí – CEP: 95760-000

Telefone: (51) 36352568 E-mail: sscai.saudemental@gmail.com

Psicóloga responsável pela supervisão: Maria Alice da R. Fernandes Vianna CRP 07/11162

Período de Estágio: 02/12/2016 a 05/06/2018 (1 ano e meio até 2 anos)

Número de vagas: 1

Caracterização do local:
O Caps Ancoragem tem como objetivo geral contribuir para a resolução da maior qualidade possível de problemas em saúde mental, evitando internações e reinternações psiquiátricas, privilegiando a permanência dos mesmos junto a família e á comunidade e auxiliando na construção da cidadania de pessoas com problemas mentais. Além disso, o Caps tem como objetivos acolher e tratar usuários com transtornos mentais severos e persistentes, situações de crise ou dificuldades intensas no convívio familiar e social; prestar atendimento diário a esses usuários, desenvolvendo uma gama de atividades que vão desde o atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros) até atendimento em grupo e/ou oficinas terapêuticas e visitas domiciliares; oferecer atendimento, nas modalidades intensiva, semi-intensiva e não intensiva, conforme o Projeto Terapêutico Individual que prevê evolução contínua; prevenir internações hospitalares; entre outros.
Nosso público-alvo são crianças, adolescentes e adultos que sofrem com transtornos mentais severos e persistentes.
As atividades que o estagiário (a), exercerá serão as seguintes: acolhimentos, atendimentos psicoterápicos individuais (infância, adolescência e adultos), atendimentos em grupo, realização de oficinas terapêuticas, visita domiciliar juntamente com outro profissional, execução de relatórios e encaminhamentos para a rede, bem como participação das reuniões de equipe e de matriciamento, nas segundas-feiras de manhã. Ademais, receberão uma hora semanal de supervisão e uma hora semanal de seminário.

Período de inscrição: de 24/10/2016 à 18/11/2016

Exigências do local: sétimo semestre (já ter cursado ou estar em curso); carga horária de estágio de 20h semanais.

Documentos exigidos: currículo e histórico escolar

Data de seleção: 21/11/2016 à 25/11/2016

Informações sucintas sobre o processo seletivo: entrevista

Data de publicação dos selecionados: 30/11/2016


2017/1

Nome do local: Prefeitura Municipal de Portão – Saúde Mental – Atenção Básica

Endereço completo: Rua 9 de Outubro, nº 229 – Centro, Portão.

Telefone, fax e e-mail para informações: 35004243 – aline.moura@portao.rs.gov.br

Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Aline da Silva Moura – CRP 07/12669

Período de estágio: de 20/02/2017 a 13/07/2018

Número de Vagas: 01

Caracterização sucinta das propostas do local:
Atendimento a usuários do SUS, que não possuem indicação para atendimento no CAPS 1. Na Atenção Básica o estagiário poderá participar das seguintes atividades: acolhimento, atendimento individual, grupoterapia, Projeto Saúde na Escola, entrevista do Programa de Planejamento Familiar, participação de reuniões de equipe, supervisão e seminários teóricos. Os eixos saúde e ensino-aprendizagem serão vivenciados através dos diversos atendimentos. O eixo relações de trabalho também será vivenciado no trabalho em equipe na Saúde Mental e nos ESFs. A orientação teórica é a Psicanálise.

Período de inscrição: de 19/10/2016 a 31/10/2016.

Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): Desejável interesse e disposição para trabalhar com grupos, crianças e adolescentes. Conhecimentos em Psicopatologia, Psicologia do Desenvolvimento (Criança, Adolescente e Adulto), Psicologia Institucional, Psicoterapia em Grupo, Saúde Mental Coletiva.
Disponibilidade para participar da Reunião de Equipe, realizada nas quartas-feiras das 8h às 12h.

Documentos exigidos: currículo, carta de interesse e histórico acadêmico.

Data (s) da seleção: Será divulgada posteriormente pelo local.

Informações sucintas sobre o processo seletivo: Entrevista coletiva e análise de documentos.

Data da publicação dos selecionados: 07/11/2016


2017/1

Nome do Local: Hospital de Pronto Socorro de Canoas

E-mail: treinamento.canoas@maedededeus.com.br

Número de Vagas: 04

Caracterização do local: Emergência, Internação Adulto e UTI Adulto – Ênfase em processos clínicos – 2 vagas diurnas e 2 vagas noturnas

Período de inscrição: todos os documentos deverão ser enviados até o dia 07/11/2016 para treinamento.canoas@maedededeus.com.br

Exigências do local: Não informado.

Documentos exigidos:
– Currículo
– Grade curricular – constando desempenho do aluno;
– Carta motivacional – interesse pelo estágio;
– Carta de autorização da coordenação do curso para a realização do estágio.

Data da Seleção:
Será divulgada posteriormente pelo local

Informações sobre o processo seletivo: Não informado.

Data da publicação dos selecionados: Não informado.


2017/1

Nome do local: Unisinos Carreiras – Programa Gestão de Carreira

Endereço completo: Av. Unisinos, nº 950, Bairro Cristo Rei, São Leopoldo

Telefone, fax e e-mail para informações: 51 3591 1122, ramais 4108 ou 4110

Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: César Leonardo Karnal – 07/08789

Período de estágio: de Março/2017 a Julho/2018.

Número de Vagas: 1 vaga.

Caracterizações sucintas das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras): informar interessados sobre o processo de orientação profissional do serviço prestado pela Unisinos; participação em atendimentos individuais e grupais para orientação profissional e planejamento de carreira; acompanhar visitas às escolas atendidas pela Unisinos para orientação profissional.

Período de inscrição: 19/10/2016 a 01/11/2016.

Local de inscrição: UNISINOS CARREIRAS (junto ao Atendimento Unisinos) *retirar senha na recepção

Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): ter cursado disciplina de Processos Grupais e Avaliação Psicológica.

Documentos exigidos: currículo (com foto), histórico, autobiografia incluindo motivação pela escolha do local (manuscrita).

Data (s) da seleção: 08/11/2016 (terça), às 15h.

Informações sucintas sobre o processo seletivo: dinâmica de grupo (se necessário) e entrevista individual.

Data da publicação dos selecionados: 18/11/2016


2017/1

Nome do local: Hospital do Câncer –HMD

Endereço completo: Rua José de Alencar, 286. Bairro Menino Deus. Porto Alegre.

Telefone: 3032-2512 E-mail: renata.henriques@maededeus.com.br; raquel.paiani@maededeus.com.br

Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Renata Henriques (07/10733), Raquel Paiani (07/20546)

Período de estágio: Fevereiro/2017 a Julho/2018

Número de Vagas: 04

Caracterização do local: O estágio Profissional em Psicologia visa prestar suporte emocional aos pacientes oncológicos e seus familiares, que encontram-se internados em nossa unidade e através de consultorias (CTI, emergência). Além disso, o estagiário irá participar de reuniões multidisciplinares (rounds), supervisão individual, seminários teóricos e reuniões com a equipe de psicologia, bem como realizar atendimentos individuais e em grupos. O referencial utilizado será psicoterapia breve focal, com orientação psicanalítica. Carga horária de 20 horas semanais.

Período de inscrição: de 10/10/2016 a 24/10/2016

Exigências do local: Não informado.

Documentos exigidos: Autobiografia, carta motivacional e curriculum vitae.

Data da Seleção: 27/10 as (9hrs) na Rua Costa n. 40, segundo andar, Hospital do Câncer.

Informações sobre o processo seletivo: Não informado.

Data da publicação dos selecionados: Não informado.


2017/1

Nome do local: IPSI – Instituto de Psicologia de Novo Hamburgo

Endereço completo: Rua 24 de Maio, 803, Vila Rosa. Novo Hamburgo

Telefone, fax e e-mail para informações: 3581-4055 ou 93262497

E-mail: ipsi@via-rs.net

Psicólogo(s) responsável (is): Gabriela Golin e Madalena Lauschner

Período de estágio: de fevereiro/2017 a julho/2018

Número de Vagas: 01

Ênfase do estágio: Psicoterapia de Orientação Psicanalítica.

Atividades a serem desenvolvidas: Atendimento individual, Atendimento em Grupo, Elaboração de projetos, Atendimento à Comunidade, Participação de Atividades Institucionais.

Turno e horário do estágio a combinar, com supervisão segundas-feiras à tarde, carga horária de 16 horas semanais.

Período de inscrição: de 13/10/2016 a 20/10/2016.

Documentos exigidos: Autobiografia; Carta motivacional; Cópia do documento oficial de identidade.

Data da seleção: 24/10/2016 às 13h30min.


2017/1

A Escola GHC está com inscrições abertas para estágio em Psicologia, Processo Seletivo 2017/1. Podem participar estudantes de graduação das instituições conveniadas ao Grupo: UFRGS, Unisinos e UFCSPA. As inscrições vão de 4 à 23 de outubro. A publicação dos selecionados será por meio do site da Escola a partir do dia 31 de outubro.

São oferecidas 14 vagas em diferentes serviços e hospitais do GHC. Para participar da seleção o candidato deve preencher o formulário de solicitação (clique aqui), optando por apenas um serviço, salvar o documento em seu computador e enviar para estagios-gep@ghc.com.br, anexando uma foto 3×4, Curriculum Vitae e Carta Autobiográfica, tudo digitalizado. Somente serão aceitas as modalidades de estágio obrigatório.

As vagas serão distribuídas conforme segue:

Hospital da Criança Conceição (02 vagas)

Hospital Nossa Senhora da Conceição – Serviço do Adolescente (01 vaga)

Serviço de Dor e Cuidados Paliativos (02 vagas)

Hospital Fêmina (02 vagas)

Hospital Cristo Redentor (02 vagas)

CAPS II – Centro de Atenção Psicossocial Saúde Mental: Rua Dom Diogo de Souza nº 429, B.Cristo Redentor (02 vagas)
Unidade de Saúde Conceição – Rua Alvares Cabral, 429 – B.Cristo Redentor (02 vagas)
Consultório de Rua – Praça Alfred Sehbe, 45 – Vila Ipiranga (01 vaga)


2016/2

Nome do local: Hospital da Criança Conceição

Endereço completo: Rua Francisco Trein, nº 596. Porto Alegre.

Telefone para informações: (51) 3357 2461 – Setor de Estágios Escola GHC

E-mail: nairmacena@terra.com.br

Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Nair Macena de Oliveira

Período de estágio: de agosto/2016 a dezembro/2017.

Número de Vagas: 03

Caracterização das propostas do local: não informado.

Período de inscrição: de 24/06/2016 a 08/07/2016.

Exigências do local: não informado.

Documentos exigidos: Os candidatos devem encaminhar currículo, foto 3×4 e autobiografia para o e-mail nairmacena@terra.com.br

Data(s) da seleção: não informado.

Informações sucintas sobre o processo seletivo: As inscrições iniciam em 24/06 e encerram no dia 08/07. Os candidatos devem encaminhar currículo, foto 3×4 e autobiografia para o e-mail nairmacena@terra.com.br

Data da publicação dos selecionados: não informado.


2016/2

Nome do local: CAPS AD Vida Nova Alvorada

Endereço completo: Rua Alberto Pasqualini, 220 – Alvorada/RS

Telefone para informações: 3411-8011 E-mail: rodrigocollin@yahoo.com.br

Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Rodrigo da Rosa Collin CRP 07/07302

Período de estágio: de 01/08/2016 a 30/07/2017

Número de Vagas: 01

Caracterização das propostas do local: O CAPS AD atua na área da dependência química. A orientação teórica predominante da equipe de psicologia é a terapia cognitivo-comportamental. Os estagiários realizam atendimentos individuais (triagem), grupos terapêuticos, psicoterapia individual, supervisão individual, supervisão coletiva e seminário teórico.

Período de inscrição: de 15/06/2016 a 04/07/2016

Exigências do local: Estar matriculado e apto a realizar o Estágio Profissional. Disponibilidade para cumprir 16 horas semanais.

Documentos exigidos: Curriculum vitae e histórico escolar atualizado.

Data (s) da seleção: 11/07/2016 às 13:00h

Informações sucintas sobre o processo seletivo: Entrevista coletiva e individual.

Data da publicação dos selecionados: 25/07/2016


2016/2

Nome do local: Planejamento Familiar

Endereço completo: UBS – Rio Branco. Rua Dr. João Dutra, 41- Bairro: Rio Branco. São Leopoldo

Telefone para informações: 99884173 E-mail: abgmmello@gmail.com

Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Ana Beatriz Guerra Mello CRP: 07/06134

Período de estágio: de 01/08/2016 a 15/12/2017

Número de Vagas: 01

Caracterização das propostas do local: O Planejamento Familiar faz parte dos programas da SENSAD do município de SL. Atende a população em geral. Propõe-se a auxiliar as pessoas quanto à maternidade e paternidade consciente. As atividades propostas envolvem os eixos:
Sofrimento psíquico:Atendimentos em grupo (GOMAC, psicoterapia, grupo de sala de espera), psicoterapia individual, avaliações com casal e individual (entrevistas), intervenções em saúde pública com uso de metodologias ativas, supervisão local e seminários teóricos. Com a orientação teórica psicanalítica
Relações de trabalho: Grupo de sala de espera sobre climatério em parceria com PROCLIN, avaliações com casal e individual (entrevistas), intervenções em saúde pública com uso de metodologias ativas.

Período de inscrição: de 15/06/2016 a 30/06/2016

Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): Psicopatologias, entrevistas individuais, casais e grupos. Interesse no referencial psicanalítico e saúde pública.

Documentos exigidos: Currículo com foto e carta de intenção, que devem ser enviados por e-mail.

Data (s) da seleção: 05/07/2016.

Informações sucintas sobre o processo seletivo: Não informado pelo local.

Data da publicação dos selecionados: 14/07/2016


2016/2

Nome do local: Ambulatório Saúde Mental-São Sebastião do Caí

Endereço completo: Rua Pinheiro Machado, 509, Centro – S.S Caí – Cep: 95760-000

Telefone para informações: (51) 3635-2568 E-mail: tatianes.ely@gmail.com

Psicólogo responsável e CRP: Tatiane S. Ely Barrozo Crp-07/12066

Período de estágio: de 01/08/16 a 29/12/17

Número de Vagas: 01 (uma) vaga

Caracterização sucinta das propostas do local: ORIENTAÇÃO PSICANALÍTICA Ambulatório de Saúde Mental tem como objetivo geral contribuir para a resolução da maior quantidade possível de problemas em saúde mental, leves à moderados.- acolher e tratar usuários com transtornos mentais leves à moderados.-prestar atendimento semanal ou quinzenal a esses usuários, desenvolvendo uma gama de atividades que vão desde o atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros) até atendimento em grupo e visitas domiciliares;trabalhar com a prevenção em saúde;-regular a porta da entrada da rede de assistência em saúde mental;
O Ambulatório de Saúde Mental funciona no período de 08 horas às 17 horas, (segundas às sextas-feiras) em 02 (dois) turnos, durante os cinco dias úteis da semana.
Nosso público-alvo é: crianças, adolescentes e adultos em sofrimento psicológico leve ou moderado.

Período de inscrição: de 27/05/16 a 17/06/16

Exigências do local: Disciplinas de Psicologia Clínica, Grupos, Institucional, Psicopatologia.

Documentos exigidos: Curriculum Vitae com foto, carta de motivação ao estágio no Ambulatório de Saúde Mental e Autobiografia.

Data (s) da seleção: 20/06/2016 e 27/06/2016

Informações sucintas sobre o processo seletivo: entrevista individual

Data da publicação dos selecionados: 01/07/16


2016/2

Nome do local: Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Dois Irmãos

Endereço completo: Rua Catarina Rausch 74, bairro Industrial, Dois Irmãos

Telefone para informações: 3564-2953 E-mail: caps@doisirmaos.rs.gov.br

Psicólogo responsável: Régis Martellet Marcant (CRP 07/07813)

Período de estágio: de 1º/08/2016 a 20/12/2017.

Número de Vagas: 1 (uma) vaga, com possibilidade de 2 (duas)

Caracterização sucinta das propostas do local: O CAPS de Dois Irmãos é referência para a demanda de saúde mental de todas as idades, desde a infância e adolescência, passando pelo adulto, até os usuários mais idosos, incluindo aí toda demanda de álcool e drogas. É um serviço de “portas abertas”, ou seja, toda a pessoa que chega ao CAPS de Dois Irmãos será acolhida e, após este acolhimento, discute-se em reunião de equipe para pensar o encaminhamento do caso, seja para continuidade de atendimento no serviço ou para atenção em outro dispositivo da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
A psicologia dentro do CAPS desenvolve um papel importante, sendo referência para toda a equipe e estando com participação ativa em praticamente todas as atividades que são desenvolvidas. As referências teóricas para o desenvolvimento do trabalho são os princípios da Saúde Mental Coletiva e da Cínica Ampliada. Importante salientar que o serviço conta desde setembro de 2013 com uma Supervisão Clínico-Institucional em que constantemente estamos trabalhando as relações da equipe e seus processos de trabalho. Com isto que foi descrito de forma sucinta, entendemos que o CAPS de Dois Irmãos é um local que proporciona ao estagiário de psicologia condições para a articulação com os eixos do Curso de Psicologia da Unisinos – Saúde, Processos de Ensino Aprendizagem e relações de Trabalho.
Entre as atividades desenvolvidas estão: o acolhimento coletivo e individual, atenção a crise, oficinas de arteterapia, grupos terapêuticos (usuários de álcool e outras drogas, de familiares, de mulheres, de apoio – usuários que estão estáveis), matriciamento, reuniões de equipe e de rede.O acadêmico de psicologia da Unisinos que realizar estágio no CAPS de Dois Irmãos, poderá se inserir nas atividades já desenvolvidas, assim como poderá produzir novos espaços e atividades que possam ser benéficos e terapêuticos aos usuários a ao processo de trabalho. Como descrito anteriormente, que as referências teóricas que sustentam o trabalho são os princípios da Saúde Mental Coletiva e da Clínica Ampliada.

Período de inscrição: de 06/06/2016 a 20/06/2016.

Exigências do local: O candidato a uma vaga de Estágio Profissional em Psicologia no CAPS de Dois Irmãos deverá estar habilitado para a devida vaga, tendo preenchido os pré-requisitos exigidos pelo Curso de Psicologia da Unisinos, ter feito a disciplina “Saúde Mental Coletiva”, sendo recomendável ter feito ou estar fazendo a disciplina “Intervenções em Saúde Coletiva” e disponibilidade para realizar a supervisão local no horário das 19:00, em dia a ser combinado posteriormente com o supervisor.Também será necessário participar das reuniões de equipe, que acontece nas terças-feiras, das 9:00 as 12:30.

Documentos exigidos: Cópia do currículo, autobiografia e carta de proposição do estagiário (explicitando motivo e justificativa pela escolha do local), a ser enviado pelo candidato ao email: caps@doisirmaos.rs.gov.br ou rmarcant@gmail.com , constando no corpo “assunto” “Seleção estágio Psicologia”.

Data (s) da seleção: 22/06/2016, 17:45, no CAPS de Dois Irmãos

Informações sucintas sobre o processo seletivo: Análise da documentação enviada, entrevista coletiva na data mencionada e entrevista individual, a ser combinada no dia da entrevista coletiva.

Data da publicação dos selecionados: 30/06/2016.


2016/2

Nome do local: CAPS Vida Nova – Nova Petrópolis

Endereço completo: Av. Pe Affonso Theobald, 914

Telefone para informações: (54) 32813712 / (54)32812087

E-mail: caps1@novapetropolis.rs.gov.br

Psicólogo responsável e CRP: Carina Corrêa da Silva (CRP 07/17546)

Período de estágio: 2016/2 a 2017/2

Número de Vagas: 02

Caracterização sucinta das propostas do local: O CAPS Vida Nova realiza a coordenação do cuidado em saúde mental da população de Nova Petrópolis, desenvolvendo várias modalidades terapêuticas (atendimento individual, em grupo, oficinas terapêuticas) na própria instituição e no território, através da articulação com a estratégia de saúde da família do município. O estagiário estará inserido nas diversas atividades realizadas, tendo a oportunidade de se experimentar na clínica e cuidado dos usuários, vivenciar os processos institucionais e desenvolver projetos de intervenção nas áreas que se sentir convocado.

Período de inscrição: de 01/06/2016 a 17/06/2016

Exigências do local: Interesse em trabalhar em equipe, com pessoas em sofrimento psíquico, sob a lógica da saúde coletiva; disponibilidade da manhã de segunda-feira. Possibilidade de estágio remunerado com carga horária semanal de 30 horas.

Documentos exigidos: Currículo e memorial descritivo, falando sobre a trajetória pessoal, profissional e acadêmica, pontuando as implicações de fazer estágio no CAPS.

Data(s) da seleção: será agendado com o aluno durante o período de inscrições.

Informações sucintas sobre o processo seletivo: Análise do memorial descritivo e currículo e entrevista individual.

Data da publicação dos selecionados: 23/06/2016


2016/2

Nome do local: Ponto Psi – Centro de Psicologia

Endereço completo: Rua Lucas de Oliveira, 49/601, Centro, Novo Hamburgo.

Telefone para informações: (51) 91510048 e 35274965

Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Bruna Land, Carla Lauffer CRP 07/15.265

Período de estágio: de 20/06/2016 a 20/12/2017

Número de Vagas: 01

Caracterização sucinta das propostas do local: Atendimento clinico a crianças, adolescentes e adultos, co-participação em um grupo terapêutico infantil, palestras para a comunidade, divulgação do local de estágio, visita a escolas, supervisão, seminário teórico, discussão de casos clínicos.

Período de inscrição: de 01/06/2016 a 10/06/2016

Exigências do local: Conhecimento básico em Terapia Cognitivo-Comportamental. Disponibilidade para reunião em segundas das 8:00 às 12:00. Disponibilidade nas quartas de manhã para coparticipação do Grupo Terapêutico Infantil

Documentos exigidos: Currículo com foto

Data (s) da seleção: 15/06/2016

Informações sucintas sobre o processo seletivo: 8:00 às 11:00 entrevista de grupo, 13:00 às 15:00 entrevista individual

Data da publicação dos selecionados: 16/06/2016


2016/2

Nome do local: Fundação de Saúde de NH – CAPS II CENTRO

Endereço completo: Rua Joaquim Pedro Soares, 198 – Centro. Novo Hamburgo.

Telefone para contato: 35939573

E-mail: dsmcapscentro@novohamburgo.rs.gov.br

Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Lia Dauber CRP 07/1736.

Período de estágio: de agosto/2016 a dezembro/2017.

Número de Vagas: 01

Caracterização das propostas do local: População atendida: adultos.

Atividades a serem desenvolvidas: Entrevista de acolhimento e avaliação psicológica, acompanhamento psicológico individual e em grupo; Coordenação oficinas ou grupos, Interconsultas, Acompanhamento terapêutico e acompanhamento em visitas domiciliares, matriciamento e ações de saúde mental na Atenção Básica. Elaboração relatórios de avaliação psicológica, estudos de casos e relatórios de atividades, Participação com Residentes de Saude Mental em capacitação e estudos continuados. Orientação teórica: ênfase na orientação psicanalítica.

Período de inscrição: de 30/05/2016 a 03/06/2016

Exigências do local: Carga horária exigida: 16h (mínimo). Turno e horário do estágio: obrigatória presença nas quartas-feiras das 8h às 12h – reunião de equipe, sendo que a carga horária restante será combinada conforme a possibilidade do estagiário e do serviço.

Documentos exigidos: Carta de encaminhamento/autorização da Universidade/Curso de Psicologia, Curriculo, Documentos pessoais.

Data (s) da seleção: 10/06/2016 às 10horas.

Informações sucintas sobre o processo seletivo: Não informado.

Data da publicação dos selecionados: Será informado pelo local.


2016/2

Nome do local: CAPS Capilé.

Endereço completo: Rua Lindolfo Collor, 834. São Leopoldo.

Telefone: 35903238 Fax: 35884154 E-mail: caps.capile@saoleopoldo.rs.gov

Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Vilene Moehlecke – CRP 07/10712 e Yves Pelegrim de Oliveira – CRP 07/11637

Período de estágio: de agosto/2016 a dezembro/2017.

Número de Vagas: 02

Caracterização das propostas do local: O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS CAPILÉ, é um serviço especializado da Secretaria Municipal da Saúde de São Leopoldo. Os CAPS são implantados em todo o Brasil como recursos estratégicos na transformação do modelo assistencial em saúde mental, que passa a se basear na articulação de uma rede de atenção psicossocial. Contam com equipes interdisciplinares para intervir em situações de crise e no agenciamento para a (re)inserção social de seus usuários, com vistas à desinstitucionalização. O CAPS Capilé atende aos portadores de sofrimento psíquico grave e persistente, que estejam em crise e que residam em São Leopoldo. Para o CAPS Adulto, a faixa etária é a partir de 16 anos. Consideramos a importância de oferecer ao estagiário um espaço de aprendizagem e de autonomia para a produção de novas demandas na intervenção em saúde. Para tanto, ele precisa ser respeitado e estimulado na sua condição de aprendiz. Também precisa dispor de uma postura ética e implicada com o processo de trabalho e estudo. No estágio, propomos a articulação entre teoria e prática e as possíveis conexões entre os eixos abordados pela Universidade, as relações de trabalho, o processo de ensino-aprendizagem e o sofrimento psíquico. Esses pontos não serão abordados de maneira segmentada, mas discutidos ao longo de todo o processo, o que também vai implicar em articulações com alguns temas transversais como a Interdisciplinaridade, as Políticas Públicas e o SUS, a Saúde Mental e a Psicopatologia, a Reforma Psiquiátrica, a Clínica Ampliada, os Processos Grupais, a Saúde e o Corpo. Por meio de grupos, oficinas terapêuticas e momentos de convivência, propiciamos um espaço de escuta e de fala ao sujeito sob o olhar da clínica ampliada. Com esse suporte ao usuário em seu sofrimento, esperamos favorecer possíveis movimentos de saúde e propiciar a busca de autonomia e a (re)construção de laços com a sua família e com a comunidade.Em relação à abordagem da Psicologia, há a perspectiva da Análise Institucional e dos processos grupais, além de um enfoque voltado para a Psicopatologia e o Sofrimento Mental.

Período de inscrição: a partir de 25/05/2016.

Exigências do local: Ter cursado os requisitos para a realização do Estágio Profissional.

Documentos exigidos: Currículo com Foto, Memorial, Carta de Intenções. Quando se inscrever, preencher a ficha de inscrição no local.

Data (s) da seleção: 16/06/2016, quinta-feira, às 9h

Informações sucintas sobre o processo seletivo: Quando se inscrever, preencher a ficha de inscrição no local.

Data da publicação dos selecionados: Será informado pelo local.


2016/2

Nome do local: Hospital Nossa Senhora Conceição – Serviço de Atenção ao Adolescente

Endereço completo: Rua Francisco Trein, nº 596. Porto Alegre.

Telefone: (51) 3357 2421 E-mail: mariagloria@ghc.com.br

Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Maria da Glória S.Telles da Silva CPR 07/3296

Período de estágio: de 18/07/2016 a 20/12/2017.

Número de Vagas: 01

Caracterização das propostas do local: Avaliação e acompanhamento a adolescentes e familiares internados com possibilidade de seguimento ambulatorial.

Período de inscrição: de 23/05/2016 a 30/05/2016.

Exigências do local: Interesse no referencial de Psicanálise freudo-lacaniano.

Documentos exigidos: Ficha preenchida e autobiografia.

Data (s) da seleção: 13/06/2016

Informações sucintas sobre o processo seletivo: Preenchimento de ficha, autobiografia, entrevista de grupo e/ou individual.
Data da publicação dos selecionados: 20/06/2016.


2016/2

Nome do local: Projeto de Atenção Ampliada à Saúde (PAAS)

Endereço completo: Rua Brasil, 725 – Centro (Antiga Sede da UNISINOS). São Leopoldo.

Telefone: 3590.8418 Ramal: 1282 E-mail: paas@unisinos.br

Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Rosana C.de Castro(Coord.), Martha Ludwig, Lígia H. Ferreira, Nelson Rivero

Período de estágio: de agosto de 2016 a janeiro de 2018.

Número de Vagas: Não informado.

Caracterização das propostas do local: O PAAS é o Serviço-Escola do Curso de Psicologia e integra um dos Projetos de Ação Social da Universidade. Realiza atividades interdisciplinares junto às áreas da enfermagem, nutrição e direito.
Presta assistência interdisciplinar em saúde aos segmentos mais vulneráveis da população com abrangência em Saúde na Infância e Adolescência; Saúde do Adulto e Idoso. Implica em práticas que visam a melhoria das condições de saúde (na esfera individual e coletiva) sendo que as mesmas integram-se à construção de um conhecimento que sirva para atender as necessidades locais, tanto quanto seja capaz de produzir uma nova postura frente aos problemas da vida. Caracteriza-se como espaço apropriado para a formação profissional e a consolidação das competências propostas pelas Diretrizes Curriculares da graduação, priorizando sua dimensão ética. No que se refere aos aspectos acadêmicos, estabelece parâmetros que visam garantir a qualificação do supervisor, da supervisão de estágio e condições para a avaliação dos estagiários.
ATIVIDADES: Acolhimento em grupo; Acolhimento Institucional; Atendimento aos casos enviados pelo Juizado da Infância e da Adolescência, Vara da Família e Promotoria; Avaliação Psicológica: Psicodiagnóstico de crianças e adolescentes; Discussão de Casos Clínicos; Interconsultas; Atividades junto à comunidade em parceria com a rede municipal (de Saúde, Assistência Social e Educação) em escolas, postos de saúde, centros comunitários, abrigos, participação em eventos promovidos por diferentes órgãos, etc; Mediação de Conflitos; Grupos interdisciplinares; Psicoterapia Grupal; Psicoterapia Individual; Reuniões de Equipe; Seminários Interdisciplinares; Seminários teóricos por Áreas de Conhecimento; Supervisões coletivas por áreas de conhecimento; Supervisões interdisciplinares.

Período de inscrição: 11/05/16 a 25/05/16 – De segunda à sexta das 08 horas às 17h30min

Exigências do local: Disponibilidade de Horário – 22 (segunda-feira tarde)

Documentos exigidos: Currículo Vitae; Autobiografia (deve obrigatoriamente incluir os motivos da busca pelo PAAS para seleção de estágio, bem como intenções e expectativas e contribuições pessoais junto ao local); Foto 3×4; Xerox CPF e RG ; Histórico Acadêmico; Preenchimento da Ficha na Secretaria do PAAS (de segunda à sexta das 08h às 17h30min).

Data (s) da seleção: 06/06/16 às 14h as 17h00. – Entrevista coletiva.
Informações sucintas sobre o processo seletivo: Será realizada uma entrevista coletiva e entrevistas individuais.

1ª Etapa da Seleção: Entrevista Coletiva:.

2ª Etapa: Entrevista Individual: A ser marcada no PAAS.
Para maiores informações entrar em contato pelo fone 3590-8418. .

Data da publicação dos selecionados: Será informada pelo PAAS.


2016/2

Nome do local: Centro de Atenção Psicossocial Aquarela – CAPS II

Endereço completo: Rua Santo Amaro, 25 – Centro de Esteio

Telefone: (51) 3473 0376 E-mail: capsii@esteio.rs.gov.br

Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Ana Cláudia Coelho Mattos – CRP 07/07503.

Período de estágio: 08/08/2016 até 15/12/2017

Número de Vagas: 2 vagas

Caracterização das propostas do local: Trata-se de um serviço de saúde mental pertencente à rede municipal de saúde que atende pacientes adultos com transtornos mentais severos e persistentes e que apresentam prejuízo psicossocial. Além da reunião de equipe semanal (quintas-feiras das 8:30h às 12h), também são realizadas reuniões de turno nas segundas, terças e sextas pela manhã, com duração de uma hora aproximadamente. A equipe é composta por 5 psicólogas (uma na coordenação), duas enfermeiras, duas técnicas de enfermagem, uma terapeuta ocupacional, uma assistente social, quatro psiquiatras, além técnica administrativa, estagiária de ensino médio, vigia e servente. O serviço oferece acolhimento individual e coletivo, grupos, oficinas terapêuticas, assembléia de usuários, atendimentos individuais, administração de medicação, além de realizar cuidado diário de pacientes em crise (ambiência), bem como visitas domiciliares. O CAPS também realiza ações de matriciamento da rede básica de saúde e procura articular o cuidado em rede com outros serviços, como hospital geral, CRAS, CREAS, Defensoria da Mulher, Ministério Público, etc.
O trabalho no CAPS segue as diretrizes do Ministério da Saúde e orienta-se a partir dos pressupostos da reforma psiquiátrica. Portanto, alguns dos autores que utilizamos como referência são: Paulo Amarante, Gastão Vagner de Souza Campos, Franco Rotelli, Franco Basalia e Antônio Lanceti. São utilizados também outros autores dependendo do referencial teórico de cada profissional, sempre respeitando o viés da saúde coletiva. Neste sentido, o estagiário desempenhará atividades.

Período de inscrição: de 06/06/2016 a 10/06/2016

Exigências do local: As exigências da Unisinos são suficientes para o estágio neste Caps. Importante que o estagiário tenha disponibilidade de estar no CAPS quintas-feiras pela manhã (horário da reunião de equipe).

Documentos exigidos: Currículo (enviar para o e-mail capsii@esteio.rs.gov.br) e Autobiografia (entregar no dia da entrevista coletiva).

Data (s) da seleção: 15/06/2016, às 15 horas.

Informações sucintas sobre o processo seletivo: Será realizada uma entrevista coletiva, e uma entrevista individual.

Data da publicação dos selecionados: 01/07/2016.


 

2016/2

Nome do local: MDCA – Movimento pelos Direitos da Criança e do Adolescente

Endereço completo: Av. Antonio de Carvalho, 535 – Bairro Jardim Carvalho. Porto Alegre

Telefone: 3339 7274 Fax: 8585 2922 E-mail: psicologia@mdca.org.br

Psicólogo responsável: Caroline Galvão – CRP 07/16754

Período de estágio: 04 de julho 2016 – 1 ano e 6 meses

Número de Vagas: 4

Caracterização propostas do local: O Movimento pelos Direitos da Criança e do Adolescente é uma organização da sociedade civil, que tem a sua história de 27anos voltada aos direitos da criança e do adolescente, junto à comunidade dos bairros Jardim Carvalho e Partenon (POA). O MDCA tem como missão garantir a proteção integral de crianças e adolescentes, com ênfase no direito à educação, à profissionalização e a convivência familiar e comunitária. A clientela antendida compõe-se de crianças, adolescentes e adultos jovens na faixa etária de 7 a 24 anos em condições de vulnerabilidade pessoa e social, bem como suas famílias. Descrição das tarefas dos programas realizados pela equipe de psicologia: a)Avaliação e/ou acompanhamento psicológico b)Encaminhamentos; c)Aconselhamentos aos educandos, familiares e educadores das oficinas; d) Grupo com os adolescentes do Programa Adolescente Aprendiz e)Reunião semanal da equipe técnica; f) Seminários teóricos g) Espaço Brincar e Conversar i) Supervisão semanal. Disponibilidade de 16 horas semanais. Site: www.mdca.org.br

Período de inscrição: de 10 de maio de 2016 a 27 de maio de 2016

Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): Consultar o site www.mdca.org.br

Documentos exigidos: Foto, currículo, autobiografia e histórico escolar.
Os documentos devem ser enviados para o email: psicologia@mdca.org.br

Data da seleção: 30 de maio de 2016, às 9 horas.

Informações sucintas sobre o processo seletivo: Análise documentos, processo grupal e entrevista individual.

Data da publicação dos selecionados: ___/___/___


 

2016/2

Nome do local: IPSI – Instituto de Psicologia de Novo Hamburgo

Endereço completo: Rua 24 de Maio, 803, Vila Rosa. Novo Hamburgo

Telefone, fax e e-mail para informações: 3581-4055 ou 93262497 E-mail: ipsi@via-rs.net

Psicólogo(s) responsável (is): Gabriela Golin, Madalena Lauschner e Silvana Magayevski

Período de estágio: de agosto/2016 a dezembro/2017

Número de Vagas: 01

Ênfase do estágio: Psicoterapia de Orientação Psicanalítica.

Atividades a serem desenvolvidas: Atendimento individual, Atendimento em Grupo, Elaboração de projetos, Atendimento à Comunidade, Participação de Atividades Institucionais.
Turno e horário do estágio a combinar, com supervisão segundas-feiras à tarde, carga horária de 16 horas semanais.

Período de inscrição: de 23/05/2016 a 25/05/2016.

Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): Não informado.

Documentos exigidos: Autobiografia; Carta motivacional; Cópia do documento oficial de identidade.

Data (s) da seleção: 30/05/2016 às 13h30min.

Informações sucintas sobre o processo seletivo: Não informado.

Data da publicação dos selecionados: Não informado.


 

2016/2

Local: CAPSi – Centro de Atenção Psicossocial a Infância e a Adolescência Saca aí!

Endereço: Rua Gomes Jardim, 291 – Centro – Novo Hamburgo/RS

Telefone para contato (ou e-mail): (51) 3527 – 2206 (51) 8013-9253
dsmcapsi@novohamburgo.rs.gov.br

Psicólogo(s) responsável(is): Vanessa Marikelly Vauchinski – CRP 07/17978
Régis Martellet Marcant – CRP 07/07813

Período de estágio: agosto/2016 a dezembro/2017

Familiarização: 1 semana em julho à combinar

Nº de vagas: 1 (com possibilidade de 2)

Carga horária exigida: 16 horas

Turno e horário do estágio: Manhã e tarde a ser combinado, sendo obrigatória a quinta-feira pela manhã (semanalmente) devido à reunião geral de equipe.

Ênfase do Estágio: Saúde Mental ligada à infância e adolescência; intervenção que prima pela interdisciplinaridade e intersetorialidade; referencial teórico em saúde mental coletiva e psicanálise.

Atividades a serem desenvolvidas: Participação em reuniões de equipe semanal e diárias, seminários, supervisão individual e coletiva, oficinas terapêuticas, atendimentos individuais, acompanhamentos terapêuticos, espaços de convivência, interconsultas de matriciamento junto a outros espaços da rede de atenção à infância e adolescência.

Período de inscrição: 16/05 à 30/05 de 2016 (inscrição feita no local: 8h-16h)

Documentação necessária: uma foto 3X4, ficha de inscrição oferecida pelo local, cópia do currículo, carta de proposição do estagiário (explicitando o motivo, objetivos e justificativa pela escolha do local) e autobiografia.

Data da seleção: Entrevista coletiva: 01 de Junho de 2016 (8 horas) e individuais: de 02 à 10 de Junho de 2016. O resultado final será divulgado até 16 de Junho de 2016.


 

2016/2

Nome do local: CAPS – Estação das Flores. Portão – RS

Endereço completo: Rua Luis João de Moraes, 25. Bairro Estação Portão.

Telefone: (51) 3500-4390 / E-mail: saudemental@portao.rs.gov.br

Psicólogo(s) responsável (is): Romena Vitória Panarotto Skiba CRP 07/23094

Período de estágio: 27/07/2016 a 08/12/2017

Número de Vagas: 1

Caracterização do estágio: O CAPS Estação das Flores é um órgão vinculado ao Sistema Único de Saúde que atende crianças, adolescentes, adultos e idosos com transtornos mentais. Possibilidades de atendimento nas seguintes modalidades: acolhimentos, atendimentos individuais, grupoterapia, oficina terapêutica, espaço de convivência, visita domiciliar, reuniões de equipe e rede , seminários teóricos, dentre outros. Há possibilidade da inserção do estagiário em trabalhos intersetoriais, em escolas, no Hospital de referência do município, na área da assistência e outros a combinar.
Período de inscrição: de 09/05/2016 à 08/06/2016

Exigências do local: Desejável interesse e disposição para trabalhar com grupos, crianças e adolescentes. Conhecimentos em Psicopatologia, Psicologia do Desenvolvimento (Criança, Adolescente e Adulto), Psicologia Institucional, Psicoterapia em Grupo, Saúde Mental Coletiva. Disponibilidade para participar da Reunião de Equipe, realizada nas quartas-feiras das 8h às 12h.
Documentos exigidos: Histórico escolar, currículo com foto, carta de interesse (encaminhar via e-mail durante o período de inscrição).

Data da seleção: 13/06/2016 às 8h30

Informações sobre o processo seletivo: Entrevista coletiva e análise de documentos.

Data da publicação dos selecionados: 15/06/2016


 

2016/2

Nome do local: CAPS AD São Leopoldo

Endereço completo: Rua Saturnino de Brito, 68 – São José (próximo aos Bombeiros)

Telefone para informações: 3566 1739

Psicólogo responsável e CRP: Vinicius Tonollier Pereira CRP 07/18522

Período de estágio: de julho de 2016 a dezembro de 2017

Número de Vagas: 1

Caracterização do local: Serviço de saúde mental do SUS com atendimento de usuários(as) adolescentes e adultos de álcool e outras drogas, comportando diferentes perspectivas teóricas, tendo como princípio de cuidado a redução de danos.

Período de inscrição: via telefone, nos meses de maio-junho.

Exigências do local: Estar apto para o estágio curricular; preferencialmente interesse em psicologia social, análise institucional e esquizoanálise; disponibilidade dos turnos de terça pela manhã (reunião de equipe) e sexta à tarde (supervisão local).

Documentos exigidos: Comprovante de matrícula

Data da seleção: Entrevista individual a ser agendada por telefone com o CAPS AD, entre 15 de maio e 15 de junho.
Informações sobre o processo seletivo: Entrevista Individual

Data da publicação dos selecionados: 16 de junho.


 

2016/2

Nome do local: SMED Novo Hamburgo

Endereço completo: Rua Guia Lopes, nº4201, 4º andar. Bairro Rondônia. Cep 93410-340 . Novo Hamburgo

Telefone, fax e e-mail para informações: 3594 9910, Ramal 9326

Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Márion F. Sperb Schütz CRP 07/08513

Período de estágio: de 01/08/2016 a 23/12/2017

Número de Vagas: 01

Caracterização das propostas do local: O local de estágio caracteriza-se por ser uma instituição pública educacional que trabalha com crianças e adolescentes atendidas em 85 escolas de educação infantil e ensino fundamental. As demandas de intervenção dirigidas aos estagiários favorecem a articulação dos processos ensino-aprendizagem, saúde e relações de trabalho. Esta articulação é construída no local, tanto nas intervenções a campo, como em estudos e discussões através dos seminários de estudos, supervisão coletiva e supervisão individual. Além disso, o estágio se desenvolve numa perspectiva interdisciplinar, que se dá na parceria e na interlocução com profissionais das escolas e das redes de atendimento às crianças e adolescentes.
Neste contexto de trabalho são desenvolvidas atividades como: Assessoria a professores e equipes diretivas; Avaliação e acompanhamento individualizado de alunos com dificuldades psicossociais; Coordenação de grupos com alunos, familiares, professores;

Co-coordenação de grupos com profissionais das seguintes áreas: pedagogia, educação física, informática educativa, serviço social ou outras; Planejamento do trabalho; Relato escrito das intervenções desenvolvidas; Supervisão individual (semanal); Seminários teóricos e supervisão coletiva (quinzenal).
Desenvolvemos um trabalho referenciado na psicanálise, com a abertura para leituras, para além desta teoria, que possam enriquecer a construção deste trabalho.

Salientamos que o estágio é desenvolvido em escolas da Rede Municipal de Ensino.

Período de inscrição: de 01/06/2016 a 17/066/2016

Exigências do local: Alternância de turnos (manhã e tarde) e a segunda-feira a tarde.

Documentos exigidos: Currículo, histórico das disciplinas já cursadas com as notas, carta de intenções e autobiografia com foto.

Data (s) da seleção: 20/06 às 15h30 na SMED – 4º andar da Prefeitura Municipal de NH, entrevista coletiva

Informações sucintas sobre o processo seletivo: Informações e inscrições através do e-mail: marionstaudt@novohamburgo.rs.gov.br

Data da publicação dos selecionados: Não informado.


 2016/2

Nome do local: Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SEMEC Ivoti (NAI – Núceo de Apoio à Inclusão).

Endereço completo: Av. Presidente Lucena, 3527. Centro. Ivoti

Telefone: 3563-6788 E-mail: camilagasparoni@hotmail.com

Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Danielle Mesquita Oliveira (CPR 07/15690) e Camila Gasparoni (CRP 07/23532)

Período de estágio: de 01/08/2016 a 22/12/2017

Número de Vagas: 01

Caracterização do local: O estágio ocorrerá em escolas da Rede Municipal de Ivoti: As escolas compreendem educação infantil até 9° ano. A orientação teórica baseia-se nos fundamentos psicanalíticos e da Psicologia Institucional.
Será fazer do estagiário: Acompanhamento do grupo de professores, alunos; Ações preventivas em saúde mental; Coordenação de oficina de conto, Participação em Seminários de estudos e demais formações da Rede.

Período de inscrição: de 01/06/2016 a 10/06/2016.

Exigências do local: Entendendo a perspectiva de estágio curricular, pressupõe-se ter cursado as disciplinas referentes aos estudos de grupo, infância e adolescência.

Observações: Ter disponível 20 horas semanais. O aluno ganhará bolsa-auxílio e Vale transporte, no valor médio de 550,00.

Documentos exigidos: Currículo e Carta de Apresentação – enviar por e-mail no período de inscrições (camilagasparoni@hotmail.com)

Data (s) da seleção: 30/06/2016

Informações sobre o processo seletivo: Horário: 13:30 às 15:30. Local: No Mini Auditório da SEMEC (Endereço: José de Alencar; N° 780, Centro – Ivoti).

Data da publicação dos selecionados: 14/07/2016


2016/2

Nome do local: Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) – Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo/RS

Endereço completo: Rua David Canabarro, 20, 8º andar – Centro. Novo Hamburgo

Telefone: (51) 3593-8561; (51) 3097-9478. E-mail: smednap@novohamburgo.rs.gov.br

Psicólogo(s) responsável(is): Bernadete A. P. Mosmann (07/1609), Maria do Rocio C. Fritzen (07/10622), Tiago Trevizani (07/17965)

Período de estágio: de 01/08/2016 a 24/12/2017.

Número de Vagas: 3

Caracterização do Local: O Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) é um serviço da Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo que trabalha na perspectiva da Educação Inclusiva e Diversidade. Com uma equipe multiprofissional, realiza atendimentos a crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiências e/ou dificuldades de aprendizagem; além de realizar assessoria às escolas municipais e formação de professores. A proposta de Estágio Profissional em Psicologia no NAP prevê a inserção do estudante no campo promovendo a experimentação das práticas profissionais do psicólogo, articulando com as ferramentas teóricas, especialmente, da Psicanálise e da Psicologia Institucional. O estagiário poderá desenvolver: atendimentos clínicos individuais, em grupos e aos familiares; acompanhamento terapêutico (AT); acolhimentos; assessorias às escolas; participação na reunião de equipe interdisciplinar; seminários teóricos; supervisão semanal, entre outras atividades.

Período de inscrição: de 10/05/2016 a 31/05/2016

Exigências do local: Disponibilidade em terças-feiras pela manhã.

Documentos exigidos: Currículo; Histórico do Curso de Psicologia; Carta de intenções.

Data da seleção: 07/06/2016, às 8 horas.

Informações sobre o processo seletivo: Entrevista coletiva; Análise de documentação solicitada; Entrevista individual.

Data da publicação dos selecionados: 14/06/2016.


2016/2

Nome do local: Hospital Mãe de Deus

Endereço completo: Rua José de Alencar, 286. Bairro Menino Deus. Porto Alegre.

Telefone: 3230-6942

E-mail: marta.chaves@maededeus.com.br; alessia.carpes@maededeus.com.br

Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Marta Chaves (CRP 07/19303) e Alessia Carpes (CRP 07/05477).

Período de estágio: de 05/08/2016 a dezembro/2017.

Número de Vagas: 04

Caracterização do local: Atendimentos a pacientes internados; prioritariamente adultos com patologias diversas, e seus familiares nas unidades cobertas do HMD e através de consultorias nas unidades de internação; avaliação e acompanhamento de pacientes do Projeto Top Cardio e AVC, intervenção junto à equipe assistencial e médica, a partir de demandas levantadas; Seminários teórico-clínicos semanais com o Serviço de Psicologia Hospitalar do HMD; Supervisões individuais semanais; participação em Grupos; avaliação de familiares para liberação de horário de visita estendida, atendimento em ambulatório, participação em rounds com equipe multidisciplinar e atendimento a óbitos. Incentivo para desenvolvimento de pesquisa científica junto à unidade de atuação. Assim, contemplando os três eixos de atuação profissional preconizados pela Instituição de Ensino.

Possibilidade de atuação nas seguintes áreas: AVC, Materno-infantil, CTI Adulto, Unidade de Cuidados Especiais – UCE, Projeto TOP Cardio, Hemodiálise e no Hospital Geral através de consultorias.
Período de inscrição: de 11/05/2016 a 20/05/2016.
Exigências do local: Acadêmicos a partir do 7º semestre. Carga horária 20h semanais, turnos disponíveis para estágio manhã ou tarde a combinar, motivação para atuação em hospital, com noções em psicopatologia, entrevista clínica e atendimentos individuais e familiares.

Documentos exigidos: Currículo com foto, histórico escolar e autobiografia; Enviar previamente por e-mail: marta.chaves@maededeus.com.br e/ou alessia.carpes@maededeus.com.br

Data da Seleção: 23/05/2016 – 13h30min Sala de Aula 2 (subsolo)

Informações sobre o processo seletivo: Entrevista coletiva, entrevista individual.

Data da publicação dos selecionados: 03/06/2016.


2016/2

Nome do local: CAPS ANCORAGEM (Centro de Atenção Psicossocial)

Endereço completo: Rua Pinheiro Machado, 509- Centro – São Sebastião do Caí-Cep- 95760-000

Telefone: (051) 3635-2568 e-mail: sscai.saudemental@gmail.com

Psicólogo responsável pela supervisão: Maria Alice da R. Fernandes Vianna CRP-07/11162.

Período de Estágio: de 08/06/2016 à 08/12/2017 ou até 08/06/2018 (de 1 ano e meio até 2 anos).

Número de vagas: 1

Caracterização do local:
O Caps Ancoragem tem como objetivo geral contribuir para a resolução da maior quantidade possível de problemas em saúde mental, evitando internações e reinternações psiquiátricas, privilegiando a permanência dos mesmos junto à família e à comunidade e auxiliando na construção da cidadania de pessoas com problemas mentais. Além disso, o Caps tem como objetivos acolher e tratar usuários com transtornos mentais severos e persistentes, situações de crise ou dificuldades intensas no convívio familiar e social; prestar atendimento diário a esses usuários, desenvolvendo uma gama de atividades que vão desde o atendimento individual(medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros) até atendimento em grupo e/ou oficinas terapêuticas e visitas domiciliares; oferecer atendimento, nas modalidades intensiva, semi-intensiva e não intensiva, conforme o Projeto Terapêutico Individual que prevê evolução contínua; prevenir internações hospitalares; entre outros.

Nosso público-alvo são crianças, adolescentes e adultos que sofrem com transtornos mentais severos e persistentes.

As atividades que o estagiário(a), exercerá serão as seguintes: acolhimentos, atendimentos psicoterápicos individuais (infância, adolescência e adultos), atendimentos em grupos, realização de oficina terapêutica, visita domiciliar juntamente com outro profissional, execução de relatórios e encaminhamentos para a rede, bem como participação das reuniões de equipe e de matriciamento, nas segundas-feiras de manhã. Ademais, receberão uma hora semanal de supervisão e uma hora semanal de seminário.

Período de inscrição: de 11/05/2016 à 24/05/2016

Exigências do local: sétimo semestre (já ter cursado ou estar em curso)

Documentos Exigidos: currículo e autobiografia

Data de seleção: 30/05/2016 à 03/06/2016

Informações sucintas sobre o processo seletivo: entrevista individual

Data de publicação dos selecionados: 06/06/2016


2016/2

Nome do Local: Hospital Ernesto Dornelles

Endereço: Av. Ipiranga, 1801 – Bairro Azenha. Porto Alegre

Telefone direto: 3217-8406 E-mail: psicologia@hed.com.br

Psicólogo Responsável: Bárbara Steffen Rech CRP 07/14882 e Tatiana Galli CRP 07/1772

Período do Estágio: Julho/2016 a Dezembro/2017

Vagas: 05

Período de Inscrição: de 01/05/2016 a 15/05/2016

Período de Seleção: 17/05 a 25/05/16

Caracterização do Local: Instituição Hospitalar particular, pertencente à Associação dos Funcionários Públicos do RS. Atende pacientes de todas as faixas etárias (principalmente adultos), com diversas patologias clínicas e cirúrgicas. As atividades dos estagiários concentram-se no atendimento aos pacientes internados e seus familiares por meio de intervenções junto ao leito, participação em equipes multidisciplinares, grupos de sala espera em Unidades Fechadas, atendimento no Ambulatório de Oncologia, entre outros. Os referenciais teóricos são abordagem sistêmica e psicanálise, trabalhados por meio de supervisão e seminários teóricos semanais.
Atividades a serem desenvolvidas:
•Atendimento ao leito – paciente e familiares
•Atendimento na Maternidade – UTI Neo
•Atendimento pré e pós-cirúrgico cardio e neuro
•Ambulatório Oncologia
•UTI – atendimento a pacientes, familiares, grupos de sala de espera, reuniões multidisciplinares
•Grupos acompanhados pela Psicologia: Pró-Saúde, Humanização UTI, Desospitalização Segura, Cuidados Paliativos, Grupo de Combate ao Tabagismo, Grupo Mentes Abertas
•Seminários Teóricos e Reuniões de equipe (6a feiras – manhã)
•Supervisão Individual

Observações – Seleção: Entrevista coletiva dia 17/05/2016, às 9h – 10º andar do Hospital. Entrevistas individuais serão agendadas entre os dias 18 e 20/05/16.

Documentos:
• Currículo com foto
• Auto-Biografia
• Histórico Escolar
• Carta Motivacional
Todos os documentos podem ser enviados para o e-mail: psicologia@hed.com.br

Exigências do local: Carga horária: 20 horas semanais (6ª-feira pela manhã reunião do Serviço) Interesse pela área hospitalar, conhecimento de Psicopatologia, Técnicas de entrevista e Fundamentos da Clínica.
Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h
Dias: 2ª a 6ªfeira (em turnos alternados, exceto sexta-feira, quando todos fazem o turno da manhã).

Publicação do resultado final: 25/05/2016

Data de início do estágio: 11/07/2016


 

2016/1

Nome do local: CADHOTJ – Centro de Apoio do Tribunal de Justiça

Endereço completo: Avenida Borges de Medeiros, 1565 – Porto Alegre – RS

Telefone, fax e e-mail para informações: 3210-7773 | 3210-7498 | 3210-7225

Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Miriam Lopes CRP 04654/07

Período de estágio: de 01/2016 a 07/2017

Número de Vagas:
1

Caracterização do local: Organização pública – Judiciário estadual, com atividades voltadas para recursos humanos internos (magistrados, servidores, estagiários e terceirizados), com atuação na área de qualidade de vida no trabalho – organizacional e institucional, com as seguintes atividades: atendimento de acolhimento psicossocial, desenvolvimento de equipes, treinamento de habilidades sociais, seleção de estagiários, pesquisas de clima, entrevistas de movimentação de pessoal.
Período de inscrição: de 06/11/2015 a 13/11/2015.

Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): preferencialmente 6º semestre concluído, experiência de estágio concluído, preferencialmente de clínica.

Documentos exigidos: Currículo e carta motivacional (enviar para o e-mail lssilveira@tj.rs.gov.br durante o período de inscrição).

Data da seleção: 16/11/2015, às 9h30min (etapa coletiva).

Informações sobre o processo seletivo:
entrevista coletiva e individual.

Data da publicação dos selecionados:
23/11/2015

Início do estágio: a combinar, a partir do dia 09-12-2015

Bolsa remunerada: carga horária 30 h/semanais, aproximadamente R$1.000,00 mensais


 

2016/1

Nome do local: Setor de Desenvolvimento de Pessoas – Diretoria de RH – Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre

Endereço: Rua dos Andradas, 680 – 11º andar – Setor de Desenvolvimento de Pessoas – Centro Cidade: Porto Alegre

Telefone: 3289.1862

Psicólogo(s) responsável: Daiane Maus Marques 07/16736, Karen P. Torres 07/08168, Lúcia Almeida CRP 07/07494

Início de estágio: Janeiro de 2016

Vagas: 2

Caracterização do Local: O Setor de Desenvolvimento de Pessoas visa formação e qualificação do servidor, como forma de prevenção e promoção da saúde do trabalhador, melhoria das relações de trabalho e implementação de processos laborais mais saudáveis. O aporte teórico utilizado é o da Análise Institucional. Atividades do estagiário: – Planejamento e participação em todas atividades do setor, entendendo o estágio como um espaço amplo para a construção coletiva de propostas de intervenção; – Atendimentos individuais aos servidores, atendimento às equipes diretivas, reuniões com assessorias, coordenações e diretorias da SMED; – Planejamento e participação em cursos e formações dos servidores dos diversos cargos. Consideramos que é importante discutir e analisar a saúde dos servidores da SMED de formas coletivas, implicando-os na discussão e construção de estratégias/soluções para a constituição de ambientes mais saudáveis de trabalho; – Intervenções institucionais nas escolas: estabelecimento de estratégias, táticas e técnicas para o desenvolvimento do trabalho de campo; reuniões nas escolas, a partir da demanda destas; assessorias individuais e grupais; devolução diagnóstica e planejamento de outras intervenções; participação no planejamento e coordenação de formações nas escolas, conforme a demanda; coordenação de grupos.

Obs.: Semanalmente ocorrerá a supervisão de estágio, em equipe, com intuito de fazer uma reflexão das questões pertinentes à prática de estágio no setor. Além disso, serão realizados grupos de estudo em psicologia institucional.

Período de inscrição: de 26/10/2015 a 10/11/2015.

Horários obrigatórios: segunda-feira à tarde.

Documentos: currículo com foto; carta motivacional (os documentos deverão ser entregues no 11° andar da SMED, no setor de Desenvolvimento de Pessoas) ou enviados por e-mail para smedpessoas@smed.prefpoa.com.br

Data da seleção: 11/11/2015 (às 9h e 30min)

Observações – Seleção:

Entrevista coletiva como dispositivo de análise dos candidatos e entrevista individual, se necessário.

Data da publicação dos selecionados: 18/11/2015


2016/1

OBSERVAÇÃO: Foram prorrogadas até o dia 13/11/15, as inscrições para estágios em Psicologia das instituições conveniadas ao Grupo Hospitalar Conceição (GHC).

GHC 2016.1


 2016/1

Nome do Local: Hospital Fêmina

Endereço: Av. Mostardeiro – 17 – 3º andar – Escola GHC Cidade: Porto Alegre

Telefone: 3314-5259

Psicólogo Responsável: Mylene Geiger – 07/06346

Período do Estágio: de 01/03/16 a 15/07/17

Período da Inscrição: de 22/10/2015 a 13/11/2015.

Período de Seleção: de 03/11/2015 a 11/11/2015 Este ano a inscrição será digital, com envio de toda a documentação por email aos supervisores de cada Unidade. Para fazer a solicitação de estágio, o interessado deverá acessar a página da Escola GHC (escola.ghc.com.br), salvar e preencher o formulário de solicitação e enviar para estagios-gep@ghc.com.br, anexando uma foto 3×4, Curriculum Vitae e Carta Autobiográfica, tudo digitalizado.

Caracterização do Local: O Hospital Fêmina pertence ao Grupo Hospitalar Conceição (GHC), sendo 100% SUS e tem seu trabalho voltado para as áreas de oncologia, obstetrícia, ginecologia e UTI Neonatal. O estagiário desenvolverá atividades no ambulatório e na internação (Serviço de Oncologia). Os atendimentos são individuais, abrangendo o paciente a beira do leito na internação e seus familiares, além do trabalho em equipe multidisciplinar, com a participação em rounds e discussão de casos com os demais profissionais da equipe. O estágio também contempla seminários teóricos, discussão de casos clínicos e supervisão. Os referenciais são psicanálise e análise institucional, considerando a clínica inserida na saúde pública. Desta forma, há uma intersecção entre a clínica, o institucional e a educação, pois o trabalho exige diferentes olhares.

Observações – Seleção: A combinar.

Documentos: 01 foto 3×4 – currículo e autobiografia

Vagas: 01

Publicação dos selecionados: a partir de 17/11/2015

Exigências: que o aluno tenha conhecimentos prévios de clínica e os conceitos fundamentais da psicanálise, pois será o cerne de nosso trabalho.


2016/1

Nome do Local: MDCA – Movimento pelos Direitos da Criança e do Adolescente

Endereço: Av. Antonio de Carvalho, 535 – Bairro Jardim Carvalho. Cidade: Porto Alegre

Telefone: 3339 7274 Ramal: Fax: 8585 2922 E-mail: psicologia@mdca.org.br

Psicóloga Responsável: Márcia Helena Wiehe Chaves – CRP 07/06781 e Caroline Galvão – CRP 07/16754

Período do Estágio: 30 novembro 2015 – julho 2017.

Início da Inscrição: 5 outubro 2015

Término da Inscrição: 30 outubro 2015

Período de Seleção: 9 novembro 2015 – 9h

Caracterização do Local: O Movimento pelos Direitos da Criança e do Adolescente é uma organização da sociedade civil, que tem a sua história de 25 anos voltada aos direitos da criança e do adolescente, junto à comunidade dos bairros Jardim Carvalho e Partenon (POA). O MDCA tem como missão garantir a proteção integral de crianças e adolescentes, com ênfase no direito à educação, à profissionalização e a convivência familiar e comunitária. A clientela antendida compõe-se de crianças, adolescentes e adultos jovens na faixa etária de 7 a 24 anos em condições de vulnerabilidade pessoa e social, bem como suas famílias. Descrição das tarefas dos programas realizados pela equipe de psicologia: a)Avaliação e/ou acompanhamento psicológico b)Encaminhamentos; c)Aconselhamentos aos educandos, familiares e educadores das oficinas; d) Grupo Desligamento/Orientação Vocacional do Programa Adolescente Aprendiz e)Reunião semanal da equipe técnica; f) Seminários teóricos g)Visitas à Escolas; h) Espaço Brincar e Conversar i) Supervisão semanal. Disponibilidade de 16 horas semanais.

Site: www.mdca.org.br

Observações – Seleção: Análise documentos, processo grupal e entrevista individual

Documentos: Foto, currículo, autobiografia e histórico escolar. Os documentos devem ser enviados para o email: psicologia@mdca.org.br

Vagas: 4

Publicação: 13 novembro 2015

Exigências: Consultar o site www.mdca.org.br


2016/1

Nome do Local: Fundação de Proteção Especial

Número de Vagas e Locais: NAR Belém Novo (2 vagas) – Supervisora Maria Mônica Candal Poli CRP 07/03288 NAR Menino Deus (1 vaga) – Supervisora Lilian de Avila Zaupa CRP 07/12305 NAR Menino Deus (1 vaga) Supervisora Ana Celina Albornoz CRP 07/04194 NAR Zona Oeste (1 vaga) – Supervisora Carla Mallman CRP 07/19504 NAR Zona Norte (2 vagas) – Supervisora Clarisse Portanova CRP 07/20848

Inscrição: Enviar para e-mail estagios@fpe.rs.gov.br aos cuidados de Mariela, com os seguintes dados: Nome completo, universidade, semestre, telefone para contato. Especificar interesse em vaga para estágio em Psicologia (há vagas para pessoas com deficiência).

Documentos Para Inscrição: (devem ser entregues no dia da prova) – Currículo com foto – Autobiografia – Histórico Escolar

Reunião Geral e Entrevista Coletiva: 20/11/20105 (6ªfeira) – 9h Local – Rua Miguel Teixeira, 86 – Cidade Baixa (auditório)

Entrevistas Individuais: De 23/11/2015 à 25/11/2015 (horários e local a combinar no dia da entrevista coletiva)

Divulgação dos Resultados: 27/11/2015 à tarde

Data Máxima para Confirmação de Opção pelo Selecionado: 30/11/2015

Maiores Esclarecimentos: estagios@fpe.rs.gov.br ou fone: 3254-7110


2016/1

Nome do Local: Secretaria Municipal de Educação e Cultura da Prefeitura – SEMEC Ivoti

Endereço: Av. Presidente Lucena, 3527. Centro. Cidade: Ivoti

Telefone: 3563-8800 ou (51) 96463570 Fax: 3563.1111

E-mail: narapsico@hotmail.com

Psicólogo Responsável: Nara Jaqueline Gallon – CRP 07/16389 Alexsandro Machado Begnini CRP 07/23230

Período do Estágio: de 02/2016 a 07/2017

Período da Inscrição: até 05 de novembro

Data da Seleção: 10/11/2015

Horário: 13:30 às 15:30 Local: No Mini Auditório da SEMEC (Endereço: José de Alencar; N° 780, Centro – Ivoti)

Caracterização do Local: O estágio ocorrerá em escolas da Rede Municipal de Ivoti: As escolas compreendem educação infantil até 9° ano. A orientação teórica baseia-se nos fundamentos psicanalíticos e da Psicologia Institucional. Será fazer do estagiário: Acompanhamento do grupo de professores, alunos; Ações preventivas em saúde mental; Coordenação de oficina de conto, Participação em Seminários de estudos e demais formações da Rede.

Documentos: Currículo resumido e Autobiografia em uma lauda– Enviar por e-mail no período de inscrições (alexbegnini@hotmail.com)

Vagas: 2 1 vaga para EMEF 25 de Julho. 1 vaga para Escolas Municipais de Ensino Fundamental do Campo e Guilhermina Mértins (Escolas da zona Rural de difícil acesso – são ao todo 4 escolas a serem atendidas que totalizam em média 150 alunos)

Exigências: Entendendo a perspectiva de estágio curricular, pressupõe-se ter cursado as disciplinas referentes aos estudos de grupo, infância e adolescência.

Observações: Ter disponível 20 horas semanais. O aluno ganhará bolsa-auxílio e Vale transporte, no valor médio de 550,00.


2016/1

Nome do Local: IPSI – Instituto de Psicologia de Novo Hamburgo

Endereço: Rua 24 de Maio, 803, Vila Rosa Cidade: Novo Hamburgo

Telefone: 3581-4055 ou 93262497

Psicólogo Responsável: Gabriela Golin, Madalena Lauschner e Silvana Magayevski da Silveira

Período do Estágio: fevereiro de 2016 a Julho de 2017

Período de Inscrição: 26/10 a 11/11 de 2015 com Juliana e Raquel

Data da Seleção: 16 de novembro de 2015 – às 13h:30min, na sede do IPSI

Caracterização do local: Atividades: atendimento individual e grupal; seminários teóricos; elaboração de projetos que visem a prevenção e promoção de saúde e a reflexão, a partir do atendimento de grupos. Os alunos deverão desenvolver, no mínimo, um projeto por semestre; supervisão das atividades desenvolvidas; participação em reuniões e atividade institucionais; atendimento à comunidade. Observações – Seleção: Turno e horário do estágio: manhãs e tardes a combinar; Supervisão: Segundas-feiras à tarde Carga horária exigida: 16 horas. Documentos: • Foto 3×4 • Autobiografia • Carta motivacional • Cópia do documento oficial de identidade

Vagas: 2


2016/1

Nome do Local: Instituto do Câncer -Hospital Mãe de Deus

Endereço: Rua José de Alencar, 286. Bairro Menino Deus Cidade: Porto Alegre

E-mail: renatahenriques.psi@hotmail.com

Psicólogo Responsável: Renata Gonçalves Henriques – CRP 07/10733 Raquel Lacerda Paiani – CRP 07/20546

Período do Estágio: 01/2016 a 07/2017

Período da Inscrição: de 19/10/2015 a 26/10/2015

Data da Seleção: 28/10/2015 às 10 horas.

Caracterização do Local: Instituição Hospitalar – Sistema de Saúde Mãe de Deus na área de Oncologia. Atendimento à pacientes com câncer: adolescentes e adultos e seus familiares em Internação Oncológica e em Ambulatório de Quimioterapia e Radioterapia. Acompanhamento de pacientes com diagnósticos recentes, pré e pós-cirúrgicos, em fase terminal e em fase de remissão da doença. Trabalho com equipe interdisciplinar: médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas. Grupos com equipe de saúde. Engajamento em pesquisas científicas, contemplando os três eixos de atuação profissional. Seminário teórico semanal e supervisão individual semanal. Orientação psicanalítica, psicoterapia breve e de apoio. A inclusão da Equipe de Psicologia nos cuidados oncológicos está diretamente relacionada ao reconhecimento da interação existente entre os aspectos físicos e psíquicos do ser humano. O estagiário no ICMD, poderá orientar e acompanhar o paciente durante sua internação hospitalar. Oferecendo suporte psicológico ao paciente e seus familiares no enfrentamento, na adaptação e na aderência ao seu tratamento. Documentos: • Autobiografia redigida á mão, • Carta motivacional • Currículo vitae com foto Encaminhar documentos previamente por email: renatahenriques.psi@hotmail.com ou raquel.paiani@maededeus.com.br

Vagas:1

Obs.: Entrevista coletiva e individual

Exigências: Necessário ter cursado disciplinas que possuem pré requisito ao estágio profissional.


2016/1

Nome do Local: Hospital Mãe de Deus

Endereço: Rua José de Alencar, 286. Bairro Menino Deus Cidade: Porto Alegre

Telefone: 32306942 E-mail: marta.chaves@maededeus.com.br; Alessia.carpes@maededeus.com.br

Período do Estágio: 01/2016 a 07/2017

Início da Inscrição: 21.10.2015

Término da Inscrição: 31.10.2015

Data da Seleção: 03.11.2015 – 8h30m Sala de Aula 2 (subsolo)

Caracterização do Local: Atendimentos a pacientes internados; prioritariamente adultos com patologias diversas, e seus familiares nas unidades cobertas do HMD e através de consultorias nas unidades de internação; avaliação e acompanhamento de pacientes do Projeto Top Cardio e AVC, intervenção junto à equipe assistencial e médica, a partir de demandas levantadas; Seminários teórico-clínicos semanais com o Serviço de Psicologia Hospitalar do HMD; Supervisões individuais semanais; participação em Grupos; avaliação de familiares para liberação de horário de visita estendida, atendimento em ambulatório, participação em rounds com equipe multidisciplinar e atendimento a óbitos. Incentivo para desenvolvimento de pesquisa científica junto à unidade de atuação. Assim, contemplando os três eixos de atuação profissional preconizados pela Instituição de Ensino. Possibilidade de atuação nas seguintes áreas: AVC, Materno-infantil, CTI Adulto, Unidade de Cuidados Especiais – UCE, Projeto TOP Cardio, Hemodiálise e no Hospital Geral através de consultorias. Documentos: Currículo com foto, histórico escolar e autobiografia; Enviar previamente por e-mail: marta.chaves@maededeus.com.br e/ou alessia.carpes@maededeus.com.br

Vagas: 06

Publicação: 11.11.2015

Exigências: Acadêmicos a partir do 7º semestre. Carga horária 20h semanais, turnos disponíveis para estágio manhã ou tarde a combinar, motivação para atuação em hospital, com noções em psicopatologia, entrevista clínica e atendimentos individuais e familiares. Disponibilidade de horário as segundas-feiras, no turno da tarde, para participação do seminário teórico-clínico.


2016/1

Nome do Local: Unisinos Carreiras – Programa Gestão de Carreira

Endereço: Av. Unsinos, 950, Bairro Cristo Rei – Cidade: São Leopoldo

Telefone: 51 3590 8127 ou 51 3591 1122 Ramal: 4077 e 4079

Psicólogo Responsável: Luciane Linden – 07/21195

Período do Estágio: de 29/02/2016 a 10/07/2017.

Período de Inscrições: de 21/10/2015 a 03/11/2015.

Local da inscrição: Atendimento Unisinos- guichês do Unisinos Carreiras

Data da Seleção: 06/11/2015.

Sobre a Seleção: dinâmica de grupo (se necessário) e entrevista individual.

Caracterização do Local: Informar interessados sobre o processo de orientação profissional do serviço prestado pela Unisinos; Orientação Profissional visando à escolha profissional e o planejamento de carreira dos orientandos, que se configuram em atendimentos individuais e/ou atendimentos em grupo; aplicação de técnicas de dinâmica de grupo, utilização de instrumentos psicológicos, registro de informações nos protocolos dos orientandos; elaboração de pareceres; participação em seminários teórico-práticos; supervisões individuais e coletivas.

Documentos: currículo (com foto), histórico, autobiografia incluindo motivação (manuscrita).

Vagas: 1 vaga

Publicação dos selecionados: 13/11/2015

Exigências: ter cursado disciplina de Processos Grupais e Avaliação Psicológica.


2016/1

Nome do Local: CAPS CAPILÉ

Endereço: Rua Lindolfo Collor, 834 Cidade: São Leopoldo

Telefone: 35903238 Ramal: Fax: 35884154 E-mail: caps.capile@saoleopoldo.rs.gov

Psicólogo Responsável: Vilene Moehlecke – CRP 07/10712 e Yves Pelegrim de Oliveira – CRP 07/11637

Período do Estágio: 02/2016 a 07/2017

Período da Inscrição: 21/10 até 18/11 – Entregar documentos no local

Data de Seleção: 19 de novembro, às 11 hrs.

Caracterização do Local: O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS CAPILÉ, é um serviço especializado da Secretaria Municipal da Saúde de São Leopoldo. Os CAPS são implantados em todo o Brasil como recursos estratégicos na transformação do modelo assistencial em saúde mental, que passa a se basear na articulação de uma rede de atenção psicossocial. Contam com equipes interdisciplinares para intervir em situações de crise e no agenciamento para a (re)inserção social de seus usuários, com vistas à desinstitucionalização. O CAPS Capilé atende aos portadores de sofrimento psíquico grave e persistente, que estejam em crise e que residam em São Leopoldo. Para o CAPS Adulto, a faixa etária é a partir de 16 anos. Consideramos a importância de oferecer ao estagiário um espaço de aprendizagem e de autonomia para a produção de novas demandas na intervenção em saúde. Para tanto, ele precisa ser respeitado e estimulado na sua condição de aprendiz. Também precisa dispor de uma postura ética e implicada com o processo de trabalho e estudo. No estágio, propomos a articulação entre teoria e prática e as possíveis conexões entre os eixos abordados pela Universidade, as relações de trabalho, o processo de ensino-aprendizagem e o sofrimento psíquico. Esses pontos não serão abordados de maneira segmentada, mas discutidos ao longo de todo o processo, o que também vai implicar em articulações com alguns temas transversais como a Interdisciplinaridade, as Políticas Públicas e o SUS, a Saúde Mental e a Psicopatologia, a Reforma Psiquiátrica, a Clínica Ampliada, os Processos Grupais, a Saúde e o Corpo. Por meio de grupos, oficinas terapêuticas e momentos de convivência, propiciamos um espaço de escuta e de fala ao sujeito sob o olhar da clínica ampliada. Com esse suporte ao usuário em seu sofrimento, esperamos favorecer possíveis movimentos de saúde e propiciar a busca de autonomia e a (re)construção de laços com a sua família e com a comunidade.Em relação à abordagem da Psicologia, há a perspectiva da Análise Institucional e dos processos grupais, além de um enfoque voltado para a Psicopatologia e o Sofrimento Mental.

Documentos: Currículo com foto, memorial, carta de intenções e ficha preenchida (preencher no momento da entrega dos documentos, no próprio CAPS).

Vagas: 3

Publicação:

Exigências: Ter cursado os requisitos para a realização do Estágio Profissional.


2016/1

Nome do Local: Projeto de Atenção Ampliada à Saúde (PAAS)

Endereço: Rua Brasil, 725 – Centro (Antiga Sede da UNISINOS) Cidade: São Leopoldo

Telefone: 3590.8418 Ramal: 1282 E-mail: paas@unisinos.br

Psicólogo Responsável: Rosana C.de Castro(Coord.), Andressa H.Belle, Lígia H. Ferreira, Nelson Rivero

Período do Estágio: Janeiro de 2016 a julho de 2017.

Período da Inscrição: 21/10/2015 a 04/11/2015 – De segunda à sexta das 08 horas às 17h30min

Data da Seleção: 09/11/2015 às 14h as 16h30. – Entrevista coletiva

Caracterização do Local: O PAAS é o Serviço-Escola do Curso de Psicologia e integra um dos Projetos de Ação Social da Universidade. Realiza atividades interdisciplinares junto às áreas da enfermagem, nutrição e direito. Presta assistência interdisciplinar em saúde aos segmentos mais vulneráveis da população com abrangência em Saúde na Infância e Adolescência; Saúde do Adulto e Idoso. Implica em práticas que visam a melhoria das condições de saúde (na esfera individual e coletiva) sendo que as mesmas integram-se à construção de um conhecimento que sirva para atender as necessidades locais, tanto quanto seja capaz de produzir uma nova postura frente aos problemas da vida. Caracteriza-se como espaço apropriado para a formação profissional e a consolidação das competências propostas pelas Diretrizes Curriculares da graduação, priorizando sua dimensão ética. No que se refere aos aspectos acadêmicos, estabelece parâmetros que visam garantir a qualificação do supervisor, da supervisão de estágio e condições para a avaliação dos estagiários. Atividades desenvolvidas: Acolhimento em grupo; Atendimentos Ambulatoriais; Atividades junto à comunidade em parceria com a rede municipal (de Saúde, Assistência Social e Educação) em escolas, postos de saúde, centros comunitários,abrigos, participação em eventos promovidos por diferentes órgãos, etc; Grupos interdisciplinares; Avaliação Psicológica: Psicodiagnóstico de crianças e adolescentes; Psicoterapia Individual; Psicoterapia Grupal; Atenção interdisciplinar para problemas alimentares; Grupos para pais; Educação interdisciplinar em saúde e auto cuidado com o diabetes; Apresentação e Discussão de Casos Clínicos; Seminários Interdisciplinares de Atualização em Saúde; Seminários e ações junto aos Núcleos de Práticas Grupais; Juizado, Mediação de Conflitos e Acolhimento; Seminários teóricos por Áreas de Conhecimento; Interconsultas; Atendimento aos casos enviados pelo Juizado da Infância e da Adolescência, Vara da Família, Promotoria e Conselho Tutelar; Reuniões de Equipe; Supervisões coletivas por áreas de conhecimento; Supervisões interdisciplinares.

Observações – Seleção: Será realizada uma entrevista coletiva e entrevistas individuais. 1ª Etapa da Seleção: Entrevista Coletiva:. 2ª Etapa: Entrevista Individual: A ser marcada no PAAS. Para maiores informações entrar em contato pelo fone 3590-8418. .

Documentos: Currículo Vitae; Autobiografia (deve obrigatoriamente incluir os motivos da busca pelo PAAS para seleção de estágio, bem como intenções e expectativas e contribuições pessoais junto ao local). Foto 3×4 Xerox CPF e RG Histórico Acadêmico (Retirar no Atendimento Unisinos) Preenchimento da Ficha na Secretaria do PAAS (de segunda à sexta das 08h às 17h30min).

Vagas:

Publicação dos selecionados: Será informada pelo PAAS

Exigências: Disponibilidade de Horário – 22 (segunda-feira tarde)


2016/1

Nome do local: SAE – SERVIÇO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO – PMSL

Endereço completo: RUA OSWALDO ARANHA 779 – CENTRO

Telefone: 35922670

Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: SIMONE JUSTO RITTER – CRP: 07/03745 Período de estágio: de 29/02/16 a 30/06/17

Número de Vagas: 02

Caracterização do local: Atende pacientes a nível de testagem e tratamento para HIV/AIDS e hepatites virais. Trabalho em equipe interdisciplinar(Psicologia, Medicina, Enfermagem, Nutrição, Bioquímica, Farmácia e Serviço Social, além de estagiários e aux. administrativos).

Atividades Desenvolvidas: Campanhas de prevenção para o hiv, hepatites, tuberculose e sífilis; orientação pré e pós testagem; acolhimento aos usuários do serviço, tanto individualmente como em grupo; abertura de prontuários, grupo de adesão aos antiretrovirais, grupo de gestantes soropositivas ,acompanhamento psicoterápico à crianças, adolescentes e adultos e matriciamento junto às equipes de saúde da família.

Período de inscrição: de 19/10/15 a 06/11/15

Documentos exigidos: DOCUMENTO DE IDENTIDADE NOTAS DE AVALIAÇÃO (PRINT DA TELA)

Data (s) da seleção: 13/11/15 Informações sucintas sobre o processo seletivo: ENTREVISTA COLETIVA E INDIVIDUAL

Data da publicação dos selecionados: 04/12/15


2016/1

Nome do local: CAPS AD São Leopoldo

Endereço completo: Rua Saturnino de Brito, 68 – São José (próximo aos Bombeiros)

Telefone para informações: 3566 1739

Psicólogo responsável: Vinicius Tonollier Pereira CRP 07/18522

Período de estágio: de março de 2016 a julho de 2017

Número de Vagas: 1

Caracterização do local: Serviço de saúde mental do SUS com atendimento de usuários(as) adolescentes e adultos de álcool e outras drogas, comportando diferentes perspectivas teóricas, tendo como princípio de cuidado a redução de danos.

Período de inscrição: via telefone, nos meses de outubro e novembro.

Exigências do local: Estar apto para o estágio curricular

Documentos exigidos: Comprovante de matrícula

Data da seleção: Entrevista individual a ser agendada por telefone com o Supervisor Local, nos meses de outubro e novembro.

Informações sobre o processo seletivo: Entrevista Individual

Data da publicação dos selecionados: Na primeira semana de dezembro.


2016/1

Nome do Local: INSTITUTO SÃO JOSÉ- ASAV

Endereço: Rua Pedro Haeser, 480 CEP: 93001-970. Cidade: São Leopoldo- RS

Psicóloga Responsável: Maria Regina Morales dos Santos CRP. 07/14.805

Período de Estágio: Fevereiro 2016 a Julho 2017

Caracterização do Local: O Instituto São José- ASAV é um espaço residencial para homens, idosos, religiosos, predominantemente pessoas na faixa etária entre 70-90 anos e, comporta também serviços de saúde integral aos residentes e membros da Companhia de Jesus em situações de morbidades. O Instituto São José – ASAV conta com uma equipe multidisciplinar: Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e 20 colaboradores em Serviços Diversos. O espaço abriga até vinte e oito residentes (28) e conta com uma enfermaria de atendimentos intensivos com quatro (4) leitos. O local é rodeado por imenso pomar e jardim que propicia atividades externas aos residentes, além de contar com sala de leitura, biblioteca e solário. Em se tratando de uma ILPI o atendimento decorre de situações do envelhecimento com atendimento aos portadores de sofrimento psíquico, adaptação ao contexto residencial, dinâmica organizacional referente à equipe técnica e de serviços gerais, acompanhamento ao leito em situações terminais,  intervenção no luto dos profissionais da saúde e ocasionalmente de familiares. Atividades de cunho psico educativo e sócio recreativo compõem as atividades do estagiário (a) com a construção de dispositivos e oficinas com o objetivo de desenvolver a integração e conferir melhor qualidade de vida aos idosos. Desta forma a articulação entre teoria e prática nos eixos preconizados pela Universidade: relações de trabalho, processo de ensino aprendizagem e.atendimento clínico em Saúde Mental podem ser contemplados neste local de estágio.

Período de Inscrições: 01de novembro a 15 de novembro/2015.

Documentos: Autobiografia com foto enviar para mregina@unisinos.br SELEÇÃO: dia 18 de novembro/2015 às 10h30min no Instituto São José.

Vagas: 2

Divulgação dos selecionados: 20 de novembro/2015 no Mural da Unisinos.


2016/1

Nome do Local: Hospital Ernesto Dornelles

Endereço: Av. Ipiranga, 1801 –   Bairro Azenha Cidade: Porto Alegre

Psicólogo Responsável: Bárbara Steffen Rech CRP 07/14882 e Tatiana Galli CRP 07/1772

Período do Estágio: Dezembro/2015 a Julho/2017 Período de Inscrição: 1º  a 19 de outubro de 2015.

Período de Seleção: 20/10/2015 a 26/10/2015

Caracterização do Local: Instituição Hospitalar particular, pertencente à Associação dos Funcionários Públicos do RS. Atende pacientes de todas as faixas etárias (principalmente adultos), com diversas patologias clínicas e cirúrgicas. As atividades dos estagiários concentram-se no atendimento aos pacientes internados e seus familiares por meio de intervenções junto ao leito, participação em equipes multidisciplinares, grupos de sala espera em Unidades Fechadas, atendimento no Ambulatório de Oncologia, entre outros. Os referenciais teóricos são abordagem sistêmica e psicanálise, trabalhados por meio de supervisão e seminários teóricos semanais. Atividades a serem desenvolvidas: •Atendimento ao leito – paciente e familiares •Atendimento na Maternidade – UTI Neo •Atendimento pré e pós-cirúrgico cardio e neuro •Ambulatório Oncologia •UTI – atendimento a pacientes, familiares, grupos de sala de espera, reuniões multidisciplinares •Grupos acompanhados pela Psicologia: Pró-Saúde, Humanização UTI, Desospitalização Segura, Cuidados Paliativos, Grupo de Combate ao Tabagismo, Grupo Mentes Abertas •Seminários Teóricos e Reuniões de equipe (6a feiras – manhã) •Supervisão Individual Observações – Seleção: Entrevista coletiva dia 20/10/2015, às 9h – 10º andar do Hospital. Entrevistas individuais serão agendadas entre os dias 21, 22 e 23/10/15. Documentos: • Currículo com foto • Auto-Biografia • Histórico Escolar • Carta Motivacional Todos os documentos podem ser enviados para o e-mail: psicologia@hed.com.br

Vagas: 03 Exigências:

Carga horária: 20 horas semanais (6ª-feira pela manhã reunião do Serviço) Interesse pela área hospitalar, conhecimento de Psicopatologia, Técnicas de entrevista e Fundamentos da Clínica. Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h. Dias: 2ª a 6ªfeira


2015/2

Nome do Local: SMED Novo Hamburgo

Endereço: Rua Guia Lopes, nº4201, 4º andar.  Bairro Rondônia. Cep 93410-340 Cidade: Novo Hamburgo

Telefone: 3594 9910, Ramal 9326

Psicólogo Responsável: Márion F. Sperb Schütz CRP 07/08513

Período do Estágio: de agosto de 2015  a  dezembro   de 2016.

Período da Inscrição: de 08 a 21 de junho

Data da Seleção: 22/06 às 15h30 na SMED – 4º andar da Prefeitura Municipal de NH, entrevista  coletiva

Caracterização do Local: O local de estágio caracteriza-se por ser uma instituição pública educacional que trabalha com crianças e adolescentes atendidas em 84 escolas de educação infantil e ensino fundamental. As demandas de intervenção  dirigidas aos estagiários favorecem a articulação dos processos ensino-aprendizagem, saúde e relação de trabalho. Esta articulação é construída no local, tanto nas intervenções a campo,  como em estudos e discussões através de seminários de estudos, supervisão coletiva e supervisão individual. Além disso o estágio se desenvolve numa perspectiva interdisciplinar, que se dá na parceria e na interlocução com profissionais das escolas e das redes de atendimento às crianças e adolescentes.

Neste contexto de trabalho são desenvolvidas atividades como:

  • Assessoria a professores e equipes diretivas;
  • Avaliação e acompanhamento individualizado de alunos com dificuldades psicossociais;
  • Coordenação de grupos com alunos, familiares e professores;
  • Co-coordenação de grupos com profissionais das seguintes áreas: pedagogia, educação física, informática educativa, serviço social ou outras;
  • Planejamento do trabalho;
  • Relatos escritos das intervenções desenvolvidas;
  • Supervisão individual
  • Seminários Teóricos e supervisão coletiva
  • Atendimento clínico individual em outro espaço disponibilizado pela SMED (opcional)

Desenvolvemos um trabalho referenciado na psicanálise, com a abertura para leituras, para além desta teoria, que possam enriquecer a construção deste trabalho. Observações – Seleção: informações e inscrições atravé do e-mail: marionstaudt@novohamburgo.rs.gov.br, com currículo, histórico das disciplinas já cursadas com as notas, carta de intenções e biografia com foto Vaga: 1 Exigências: Alternância de turnos e Segunda-Feira à tarde


2015/2

Nome do Local: Caps Ancoragem

Endereço: Rua Pinheiro Machado, 509; Centro, Cidade: São Sebastião do Caí

Telefone: 51-3635-2568 E-mail: flaviagracianehoff@gmail.com e tatianes.ely@gmail.com

Psicólogo Responsável: Tatiane Soares Ely Barrozo – CRP 07/12066

Período do Estágio: de 03/08/2015 à 02/01//17

Período da Inscrição: de 01/06/15 à 12/06/15

Enviar currículo para: flaviagracianehoff@gmail.com e tatianes.ely@gmail.com

Período de Seleção: 22/06/15 (o horário será informado após enviar a documentação) Caracterização do Local: O Caps Ancoragem desenvolve uma gama de atividades com usuários com sofrimento grave e persistente, que vão desde o acolhimento inicial do usuário (primeira escuta), avaliação para a participação dos usuários nos grupos terapêuticos e ou oficinas, participação nos grupos terapêuticos e oficinas, atendimento individual criança, adolescente e adulto, participação nas reuniões de equipe e de matriciamento, ações preventivas nas escolas e comunidades.

Observações – Seleção: entrevista individual, análise do curriculum. Documentos: foto 3×4, Curriculum Vitae

Vagas: 01 vaga/16horas semanais

Publicação dos selecionados: 13/07/15

Exigências: se identificar com o serviço, ter concluído as disciplinas de Psicologia Institucional, Processos Grupais, Psicopatologia e Clínica.


2015/2

Nome do local: Setor de Desenvolvimento de Pessoas – Diretoria de RH – Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre

Endereço: Rua dos Andradas, 680 – 11º andar – Setor de Desenvolvimento de Pessoas – Centro  Cidade: Porto Alegre

Telefone: 3289.1862

Psicólogo(s) responsável: Daiane Maus Marques 07/16736, Karen P. Torres 07/08168, Lúcia Almeida CRP 07/07494, Geisa Tatsch CRP 07/14079

Período de estágio: 01/08/2015 a 15/12/2016

Vagas: 01

Caracterização do Local: O Setor de Desenvolvimento de Pessoas visa formação e qualificação do servidor, como forma de prevenção e promoção da saúde do trabalhador, melhoria das relações de trabalho e implementação de processos laborais mais saudáveis. O aporte teórico utilizado é o da Análise Institucional. Atividades do estagiário: – Planejamento e participação em todas atividades do setor, entendendo o estágio como um espaço amplo para a construção coletiva de propostas de intervenção; – Atendimentos individuais aos servidores, atendimento às equipes diretivas, reuniões com assessorias, coordenações e diretorias da SMED; – Planejamento e participação em cursos e formações dos servidores dos diversos cargos. Consideramos que é importante discutir e analisar a saúde dos servidores da SMED de formas coletivas, implicando-os na discussão e construção de estratégias/soluções para a constituição de ambientes mais saudáveis de trabalho; – Intervenções institucionais nas escolas: estabelecimento de estratégias, táticas e técnicas para o desenvolvimento do trabalho de campo; reuniões nas escolas, a partir da demanda destas; assessorias individuais e grupais; devolução diagnóstica e planejamento de outras intervenções; participação no planejamento e coordenação de formações nas escolas, conforme a demanda; coordenação de grupos. Semanalmente ocorrerá a supervisão de estágio, em equipe, com intuito de fazer uma reflexão das questões pertinentes à prática de estágio no setor. Além disso, serão realizados grupos de estudo em psicologia institucional.

Período de inscrição: de 08/06/2015 a 15/06/2015

Horários obrigatórios: segunda-feira (tarde)

Documentos: currículo com foto; carta motivacional (os documentos deverão ser entregues no 11° andar da SMED, no setor de Desenvolvimento de Pessoas) ou enviados por e-mail para smedpessoas@smed.prefpoa.com.br

Data da seleção: 18/06/2015 (às 9h e 30min)

Observações – Seleção: Entrevista coletiva como dispositivo de análise dos candidatos e entrevista individual, se necessário. Data da publicação dos selecionados: 25/07/2015


2015/2

Nome do Local: Desenvolvimento de Pessoal – UNISINOS (Unidade de Recursos Humanos)

Endereço: Av. Unisinos, 950  Cidade: São Leopoldo

Telefone: 35908373 Ramal: 5321  Fax:

Psicólogo Responsável: Valencia Meier 07/03482

Período do Estágio: 01/08/2015 a 18/12/2015

Periodo de Inscrição: de 01/06/2015 a 10/06/2015

Data da Seleção: 16/06/2015

Caracterização do Local: Trata-se de uma instituição privada de ensino superior e que, portanto, tem uma dimensão organizacional complexa, com aproximadamente 1600 contratados (funcionários e professores) com escolaridade superior e diferentes regimes de contratação (tempo integral, horistas, temporários, além de estagiários). O estágio prevê o contato com diferentes processos pertinentes a Gestão de Pessoas na Unisinos (Captação e seleção; Integração de novos funcionários e professores, Acompanhamento funcional, Capacitação, Sistema de Gestão de Pessoas por Competências, Saúde e Segurança no Trabalho e Formação Docente), proporcionando a interação com profissionais de diferentes formações: Psicólogos, Administradores de Recursos Humanos, Assistentes Sociais e  Pedagogos) Atividades: – Acompanhamento da construção de perfis profissionais e apoio aos processos seletivos. Implica a realização de recrutamento, análise de CV, entrevistas de seleção individual e coletiva e  devolução de resultados para candidatos e gestores solicitantes; – Acompanhamento e apoio às atividades de Integração de novos funcionários e professores – Acompanhamento de novos funcionários: observação in loco e entrevistas de acompanhamento durante o contrato de experiência  de funcionários; – Apoio às atividades de implantação da Gestão por Competências: observação e registro de reuniões de equipe, contatos com os gestores; acompanhamento de avaliações de funcionários e do planejamento das capacitações. – Observação e/ou acompanhamento de atividades da área de Saúde e Segurança no Trabalho: CIPA, SGEU (Sistema de Gerenciamento Ergonômico). Grupo de Gestantes, etc. – Observação e apoio às ações de formação docente: seleção pedagógica de professores; atividades de integração e PAs de formação docente

Observações – Seleção:

Documentos: Curriculum Vitae

Vagas: 02

Publicação dos selecionados: 19/06/2015

Exigências: O estagiário deverá possuir boa postura e conhecimentos básicos de seleção de pessoas


2015/2

Nome do Local: Cooperativa Santa Clara Ltda

Endereço: Rua Pedro Baldasso, 47 – Centro CEP: 95.185-000

Cidade: Carlos Barbosa

Telefone: (54)3461-8300

E-mail: rh@coopsantaclara.com.br

Psicólogo Responsável: Marina Zandavalli – CRP 07/19246

Período do Estágio: 03/08/15 a 20/12/16

Período de Inscrição: 01/06/15 a 19/06/15

Data da Seleção: 26/06/2015

Caracterização do Local: O local de estágio é uma cooperativa do ramo de beneficiamento, indústria e comércio, com sede em Carlos Barbosa e filiais em outros municípios da região.  O local de estágio será junto ao setor de Recursos Humanos na matriz. Site da cooperativa: www.coopsantaclara.com.br O/a estagiário/a poderá participar de atividades referentes a: – Recrutamento e seleção: divulgação de vagas, cadastro de informações no banco de dados, análise e seleção de currículos de acordo com o perfil das vagas abertas e cultura da empresa, triagem inicial dos candidatos, contatos com candidatos em potencial para a seleção, entrevistas de seleção.  Participar da seleção, auxiliando na aplicação e correção de testes psicológicos e na elaboração de pareceres de avaliações. Atualizações de controles, planilhas, relatórios, do setor de psicologia, pesquisa de clima. Aconselhamento a funcionários. O aluno ganhará bolsa-auxílio.

Documentos: Enviar e para o e-mail rh@coopsantaclara.com.br currículo atualizado e Histórico Acadêmico.

Vagas: 02

Publicação dos selecionados: 15/07/2015

Exigências: Carga horária de 20 horas semanais.


 

2015/2

Nome do Local: Centro de Atendimento Municipal

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 510 Bairro Paraíso- Sapucaia do Sul

Telefone: (51) 3474 1090 Ramal: 222

E-mail: estagiocam@gmail.com

Psicólogo Responsável: Letícia Santos CRP 07/ 14609

Período do Estágio: agosto de 2015 a dezembro de 2016

Período da Inscrição: de 08/06/2015 até 22/06/2015 Inscrição somente por e-mail contendo currículo e comprovação da disciplina exigida.        Enviar para: estagiocam@gmail.com Entrevista individual Visita as dependências da instituição

Data da Seleção: Seleção individual a combinar com o estagiário

Caracterização do Local: O Centro de Atendimento Municipal (CAM), é uma instituição  ligado a Secretaria Municipal de Educação de Sapucaia do Sul. A rede municipal conta com cerca de 28 escolas de Ensino Fundamental e Médio e 4 escolas de Educação Infantil, totalizando 17 mil e 400 alunos. Consideramos como objetivo do CAM realizar  atendimento clínico e institucional especifico para resgatar a aprendizagem e o bem estar emocional do educando. O CAM oferece atendimento psicológico e psicopedagógico (na modalidade individual), grupos de educandos, grupos de pais e assessoria às escolas através equipes de psicopedagogia institucional e da psicologia. O público alvo de nossa instituição é caracterizado por educandos da rede municipal com necessidades especiais de aprendizagem, enfrentando dificuldades de aprendizagem, consequência de distúrbios emocionais ou vivenciando problemas de vínculo no ambiente escolar. São atendidas também, famílias ou responsáveis por crianças, acompanhadas pelo CAM, da rede municipal com necessidades especiais de aprendizagem de causa cognitiva ou psíquica. O trabalho da psicologia educacional no CAM, visa diagnosticar as dificuldades dos alunos dentro do sistema educacional e encaminhar, aos serviços de atendimento da comunidade, aqueles que requeiram diagnóstico e tratamento de problemas específicos. O estagio ocorrerá em escolas da rede municipal, previamente selecionadas pela coordenação da Diretoria de Assistência ao Estudante (DAE). Nossa equipe interna é formada por psicólogos, psicopedagogas clínicas, psicopedagogos institucionais e  coordenadoras.. As supervisões são realizadas em grupo, numa periodicidade semanal, objetivando o acompanhamento na formação teórica, prática e ética. O Centro de Atendimento Municipal (CAM) tem como objetivo deste estágio é capacitar o psicólogo-estagiário para o desempenho da função em diversos contextos, tendo em vista a compreensão da dinâmica do ambiente escolar incentivando o interesse pela pesquisa e pelo ensino. O estágio no Centro de Atendimento Municipal está amparado em princípios da teoria cognitivo comportamental, onde os terapeutas incentivam o desenvolvimento e a aplicação de processos conscientes e adaptativos de pensamento, como pensamento racional e a solução de problemas. O programa de estágio no CAM contempla as seguintes atividades:

  • Acolhimento: Entrevista individual com a família e o educando para encaminhado aos serviços oferecidos pela instituição ou órgãos da rede de saúde de Sapucaia do Sul.
  • Atendimento clínico individual: o acompanhamento individual consiste em primeiramente realizar a avaliação de demanda apresentada pelo paciente e posteriormente por em prática o plano terapêutico adequado a cada caso. Ao final o estagiário deverá elaborar um parecer do paciente e realizar os possíveis encaminhamentos.
  • Atendimento grupal de pais: desenvolver habilidades parentais através do treinamento de pais que consiste em prestar suporte aos mesmos frente às dificuldades enfrentadas no dia a dia com seus filhos. Nos grupos são trabalhados temas como: treino de habilidades parentais, regras e limites e demais temas referentes a cada faixa etária assistida.
  • Atendimento grupal com crianças: o atendimento com grupo de crianças visa o desenvolvimento de comportamentos assertivos, treino de habilidades sociais, estratégias de resolução de problemas.
  • Capacitação de equipes técnicas: o CAM proporciona aos futuros profissionais formações periódicas com profissionais convidados pela instituição além de reuniões de equipe para discussões de estratégias e demandas.

Observações – Seleção: de 08/06/2015 até 22/06/2015

Documentos: Á combinar.

Vagas: 01

Publicação dos selecionados: à combinar.

Exigências: Ter cursado a disciplina de terapia cognitivo- comportamental

______________________________________________________

2015/2

Nome do Local: Unisinos Carreiras – Programa Gestão de Carreira

Endereço: Av. Unsinos, 950, Bairro Cristo Rei – Cidade: São Leopoldo Telefone: 51 3590 8127 ou 51 3591 1122  Ramal: 4077 e 4079 E-mail: Psicólogo Responsável: César Karnal –  CRP 07/8789 Período do Estágio: de 10/08/2015 a 18/12/2016. Período de Inscrições: de 01/06/2015 à 16/06/2015 Local da inscrição: Atendimento Unisinos- guichês do Unisinos Carreiras Sobre a Seleção: Os candidatos cujos currículos forem selecionados serão contatados por telefone para participar da seleção em 18/06 (terça-feira) das 14:30 às 16h. Obs.: Dinâmica de grupo e entrevista individual. Caracterização do Local: Informar interessados sobre o processo de orientação profissional do serviço prestado pela Unisinos; Orientação Profissional visando à escolha profissional e o planejamento de carreira dos orientandos, que se configuram em atendimentos individuais e/ou atendimentos em grupo; aplicação de técnicas de dinâmica de grupo, utilização de instrumentos psicológicos, registro de informações nos protocolos dos orientandos; elaboração de pareceres; participação em seminários teórico-práticos; supervisões individuais e coletivas. Documentos: currículo (com foto), histórico, carta motivacional (manuscrita). Vagas: 1 vaga Publicação dos selecionados: 29/06/2015 Exigências: ter cursado disciplina de Processos Grupais e Avaliação Psicológica.

_____________________________________________________________

2015/2

Nome do Local: TRAMONTINA MULTI S/A.

Endereço: Rod. RSC 470, Km 230 – Bairro Triângulo

Cidade: Carlos Barbosa – RS

Telefone: 54-3461-8250

E-mail: marta@tramontina.net

Psicólogo Responsável: Marta Denicol – CRP 07/08150

Período do Estágio: de 01/08/2015 a 20/12/2016

Período da Inscrição: de 25/05/2015 a 10/06/2015

Caracterização do Local:

A Tramontina Multi S.A. é uma das 10 unidades das empresas Tramontina no Brasil. Esta é a sexta empresa constituída, do ramo metalúrgico e fabrica produtos para a agricultura, jardinagem e construção civil, utilizando como matéria-prima o aço, plástico e madeira. Atualmente a empresa emprega 846 funcionários, divididos em 70% do sexo masculino e 30% feminino.

O serviço de psicologia existe nesta unidade desde o ano de 1993, mas as experiências com estágio em psicologia iniciaram apenas no ano de 2013. Atualmente são desenvolvidas as seguintes atividades, pela psicóloga local e duas estagiárias de psicologia em contrato de estágio não obrigatório: avaliação psicológica em seleção de pessoas mediante aplicação de testes psicológicos e entrevistas; descrição das sínteses de avaliação psicológica; acompanhamentos funcionais com o objetivo de acompanhar a adaptação dos novos funcionários que estão em período de experiência; entrevistas de desligamentos para compreender o motivo da saída, dar apoio ao entrevistado e auxiliar a empresa na melhoria do clima interno; relatório dos desligamentos; avaliações de potencial nas promoções internas; avaliação psicológica para trabalho em espaço confinado e altura; análise e propostas de ações para o resultado da pesquisa de clima interno; participação no grupo de apoio à saúde do trabalhador, junto ao SESMT; auxiliar nas campanhas internas de prevenção em saúde e segurança; atendimento individual a nível de aconselhamento psicológico; participação no projeto de Gestão por Competências e avaliação de desempenho por competências; acompanhamento de trainees; atividade de grupo com auxiliares de lideranças, para desenvolver competências e espaço de escuta; seminários junto à equipe de RH com foco nas pessoas e no comportamento organizacional; participação em reuniões de gestores e por setores; entre outros. Todas estas atividades podem ser acompanhadas ou desenvolvidas pelo estagiário.

Quanto à orientação teórica, o trabalho é fundamentado com base psicanalítica, através dos seguintes autores: Bergamini, Cecília Whitaker; Bion, W.R.; Freud, Sigmund; Moscovici, Fela; Pichón Rivière, E. e  Zimerman, David E.; Hutz, Claudio Simon e outros.

Observações : Seleção: As inscrições para o processo seletivo deverão ser realizadas pessoalmente pelos interessados no Dep. de RH da Tramontina Multi, no período estabelecido e mediante a entrega dos seguintes documentos: curriculum vitae, histórico escolar das disciplinas cursadas na graduação, autobiografia, carta de intenção do candidato em realizar o estágio profissional, carteira de identidade (RG) e uma foto 3×4.  As etapas do processo seletivo são: análise curricular (avaliação do curriculum vitae, histórico escolar, autobiografia e carta de intenção) e entrevista.

Documentos: Curriculum vitae, histórico escolar das disciplinas cursadas na graduação, autobiografia, carta de intenção do candidato em realizar o estágio profissional, carteira de identidade (RG) e uma foto 3×4.

Vagas: 01 vaga

Publicação dos selecionados: 06/07/2015

Exigências: É importante que o acadêmico tenha cursado disciplinas sobre testes psicológicos, teoria de grupos e vivências grupais para desenvolvimento de equipes, teoria das relações de trabalho, teoria psicanalítica e institucional, para entendimento analítico das relações e do funcionamento da empresa. Além disso, é necessário estar realizando o tratamento pessoal (psicoterapia).

  __________________________________________________________________ 2015/2 Nome do Local: Centro de Referência em Direitos Humanos, Relações de Gênero, Diversidade Sexual e Raça (CRDH/NUPSEX) Endereço: CIPAS (Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Atenção à Saúde) – Anexo I da Saúde/UFRGS – Rua Ramiro Barcelos, 2777 – Sala 317 – Sala 314 (Secretaria) Telefone direto: CIPAS/UFRGS: 3308-5453 E-mail: raquelsilveira43@gmail.com Psicólogo Responsável: Raquel da Silva Silveira – CRP07/10164 Celular: 9104-7760 Período do Estágio: de 03/08/2015 a 20 /12/2016 Período de Inscrição:Enviar o currículo e carta de interesse pra email da supervisora até 12 de junho: raquelsilveira43@gmail.com Data de Seleção: 15/06/2015 – Entrevista coletiva e análise dos documentos entregues. Horário: 10h 30m – Entrevista coletiva Local da Seleção: Rua Ramiro Barcelos, 2777 – Anexo I da Saúde, SALA 317, Prédio atrás do Planetário, Bairro Santa Cecília – Porto Alegre Caracterização do Local: O CRDH/NUPSEX é um programa de extensão que visa à promoção dos Direitos Humanos, sobretudo em relação ao racismo e à violência contra mulheres cissexuais e transexuais, gays, lésbicas, travestis, transexuais e transgêneros. Preocupa-se em efetivar o tripé da universidade ensino-pesquisa-extensão, compreendendo que a realização de estágios curriculares é fundamental para esse objetivo. Do ponto de vista teórico-metodológico, o CRDH ampara-se nas discussões teóricas da interseccionalidade em virtude de reconhecermos que a efetivação dos direitos humanos depende das condições materiais e simbólicas próprias a cada sociedade. A efetivação dos direitos humanos depende das possibilidades de exercício da cidadania, exercício esse que deve considerar a forma como a desigualdade se visibiliza nos marcadores sociais da diferença (Brah, 2006). Infelizmente, as relações sociais no Brasil ainda estão inscritas numa trama de relações de poder fortemente hierarquizada e caracterizada pelo sexismo, racismo, cissexismo, heterossexismo e preconceito de classe. Assim, acreditamos na importância do fortalecimento de um Centro de Referência em Direitos Humanos que incorpore a importância dos marcadores sociais de diferença (raça-etnia/gênero-sexualidade/classe/geração) na produção da discriminação e produza ações e experiências comprometidas com a superação da violação de direitos. Numa delimitação de nossas estratégias metodológicas, dividimos nossas atividades em dois eixos: Acolhimento e Formação. EIXO 1: ACOLHIMENTO 1.1 – Clínica Ampliada para pessoas em situações de violação de direitos humanos por questões de identidade de gênero, orientação sexual e raça. 1.2 – Grupos de Apoio – População LGBTT, suas famílias, e situações de racismo. 1.3 – Planejamento, Organização e Emissão de Pareceres Psicossociais para alteração do registro civil de transexuais e travestis. EIXO 2: FORMAÇÃO 2.1 – Oficinas e Rodas de Conversa em espaços públicos sobre diversidade sexual, identidade de gênero e relações raciais 2.2 – Cursos e Seminários 2.3 – Ciclo de Cinema sobre Direitos Humanos nas questões de Gênero, Diversidade Sexual e Raça. 2.4 – Participação nas reuniões de rede da Microrregião 5 dos Distritos de Saúde da Prefeitura de Porto Alegre (bairros Glória-Cruzeiro-Cristal) 2.5 – Seminário Anual do CRDH 2015 e 2016 2.6 – Observatório dos Determinantes Sociais da Saúde da População Negra – Para finalizar, salientamos que este local de estágio está alinhado ao compromisso político da universidade pública em fortalecer e qualificar a efetivação das políticas públicas no âmbito dos Direitos Humanos, com destaque para a Lei a Lei Maria da Penha nº 11.340/2006); a Política Nacional de Enfrentamento a violência doméstica contra as mulheres (2011); a Lei 10.639/2003 que versa sobre a contribuição africana e da população negra em todos os níveis de educação do Brasil; a Lei de Cotas para o ensino superior (12.711/2012); a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra; e o Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Documentos: – Currículo lattes – Carta de interesse no local de estágio com análise de implicação e explicitação das linhas teóricas que mais lhe interessam. Vagas: 01 Publicação do resultado final: 18/06/2015 Exigências: Ter cumprido as exigências acadêmicas para o estágio. _______________________________________________________________________________ 2015/2 Nome do Local: Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Endereço: Rua Luis João de Moraes, 25. Bairro Estação Portão. Cidade: Portão Telefone: (51) 3500-4390 Psicólogo Responsável: Romena Vitória Panarotto Skiba – CRP 07/23094 Período do Estágio: 03/08/2015 a 16/12/2016 Período de Inscrição: de 15/05/2015 a 05/06/2015 Data da Seleção: 10/06/2015 às 15 horas. Observações sobre a seleção: Entrevista coletiva e análise de documentos. Divulgação dos selecionados: entre 15 e 19/06/2015 Caracterização do local: Órgão vinculado ao Sistema Único de Saúde que atende crianças, adolescentes, adultos e idosos com transtornos mentais. Possibilidades de atendimento nas seguintes modalidades: acolhimentos, atendimentos individuais, grupoterapia, oficina terapêutica, espaço de convivência, visita domiciliar, reuniões de equipe e rede, seminários teóricos, dentre outros. Há possibilidade da inserção do estagiário em trabalhos intersetoriais, em escolas, no Hospital de referência do município, na área da assistência e outros a combinar. Exigências: Desejável interesse e disposição para trabalhar com grupos, crianças e adolescentes. Conhecimentos em Psicopatologia, Psicologia do Desenvolvimento (Criança, Adolescente e Adulto), Psicologia Institucional, Psicoterapia em Grupo, Saúde Mental Coletiva. Disponibilidade para participar da Reunião de Equipe, realizada nas quartas-feiras das 8h às 12h. Documentos: – Histórico escolar; – Currículo com foto; – Carta de interesse. Vagas: 01 ______________________________________________________________________________ 2015/2 Nome do Local: Prefeitura Municipal de Portão – Saúde Mental – Atenção Básica Endereço: Rua 9 de Outubro, nº 229 – Centro Cidade: Portão Telefone: 3500-4390 E-mail: saudemental@portao.rs.gov.br – (enviar com o assunto: Estágio Atenção Básica) Psicólogo Responsável: Aline da Silva Moura – CRP 07/12669 Período do Estágio: de 03/08/15 a 16/12/16 Período de Inscrição: de 20/05/2015 a 05/06/2015. Data de Seleção: 10/06/2015 às 15 horas no CAPS. Observações sobre a seleção: Entrevista coletiva e análise de documentos. Caracterização do local: Atendimento a usuários do SUS, que não possuem indicação para atendimento no CAPS I. Na Atenção Básica o estagiário poderá participar das seguintes atividades: acolhimento, atendimento individual, grupoterapia, Projeto Saúde na Escola, matriciamento junto aos ESFs, entrevista do Programa de Planejamento Familiar, participação de reuniões de equipe, supervisão e seminários teóricos. Os eixos saúde e ensino-aprendizagem serão vivenciados através dos diversos atendimentos. O eixo relações de trabalho também será vivenciado no trabalho em equipe na Saúde Mental e nos ESFs. A orientação teórica é a Psicanálise. Data da publicação dos selecionados: entre 15 e 19/06/2015

  • Documentos:
  • Currículo;
  • Carta de interesse;
  • Histórico acadêmico

Enviar para o email: saudemental@portao.rs.gov.br – (Assunto: Estágio Atenção Básica) Vagas: 01 _____________________________________________________________________________ 2015/2 Nome do Local: Ponto Psi Endereço: Rua Lucas de Oliveira, 49/601, centro Cidade: Novo Hamburgo Telefone: (51) 91510048 Psicólogo Responsável: Carla Lauffer –  CRP 07/15265 Período do Estágio: 01/08/2015 a 15/12/2016 Período de Inscrições: 20/05/2015 a 16/06/2015 Data de Seleção: 19/06/2015 Observações sobre a seleção: 1) Análise do currículo e autobiografia; 2) Dinâmica de Grupo dia 19/06/2015; 3) Entrevista individual à combinar. Caracterização do Local: O Ponto Psi é uma clínica de psicologia constituída por seis psicólogas que atuam na abordagem cognitivo – comportamental e uma fonoaudióloga. A clínica atua em diversas áreas, tendo como ênfase os atendimentos individuais de crianças, adolescentes e adultos, assim como grupos terapêuticos. Além disso, existe um enfoque de ensino no local, a partir de desenvolvimento de cursos e palestras direcionados para acadêmicos de psicologia e para a comunidade em geral. Em 2013 foi criado o Programa de Atendimento Psicológico (PROAP), que visa atender a comunidade que não possui acesso ao atendimento privado. O PROAP é uma parceria do Ponto Psi com a Igreja Evangélica Luterana “São Paulo” de Novo Hamburgo. Os atendimentos do programa ocorrem no prédio da igreja e são realizados pelos estagiários da clínica que realizam os atendimentos individuais e em grupo. Os grupos devem ser desenvolvidos  de acordo com a demanda da comunidade, que deve ser identificada pelo estagiário. Desta forma, os grupos podem ter tanto um caráter terapêutico quanto de promoção de saúde. Os estagiários também participam como co-terapeutas de um grupo terapêutico na sede do Ponto Psi, da supervisão individual, do seminário teórico, as reuniões administrativas e da discussão de casos clínicos. Atividades:

  • Atendimento Individual – PROAP
  • Atendimento em Grupo: co-participação – Ponto Psi
  • Atendimento a Grupo no PROAP
  • Reunião administrativa: acompanhamento a visitas, divulgação, cursos e palestras
  • Discussão casos clínicos: todas as profissionais do Ponto Psi
  • Seminário Teórico
  • Supervisão dos casos clínicos
  • Ministrar palestras para a a comunidade

Documento: Currículo e autobiografia Vagas: 1 Publicação dos selecionados: 01/07/2015 Exigências: Participar das reuniões de equipe e supervisão coletiva toda segunda de manhã, ter disponibilidade para vir ao Ponto Psi na quarta de manhã ou quarta de tarde. Conhecimento de terapia Cognitivo – Comportamental __________________________________________________________ 2015/2 Nome do Local: Hospital Nossa Senhora da Conceição – Serviço de Saúde Comunitária Endereço: Rua Francisco Trein, 596 Cidade: Porto Alegre Telefone: 33572285 Período do Estágio: 01/08/2015 a 15/12/2016 Período de Inscrição: 19/05 a 12/06/15 Local de inscrição: Av. Francisco Trein, 596 – 3º andar – bloco H – Escola GHC – Fone: 33572285 Caracterização do Local: A instituição caracteriza-se por prestar atendimento à área geográfica delimitada. As Unidades de Saúde são compostas por equipes multi-profissionais cuja clientela caracteriza-se por uma grande diversidade envolvendo diferentes problemas. As intervenções na área da psicologia envolvem a promoção da saúde, atendimentos clínicos, grupos, além de intervenções institucionais e comunitárias. Observações – Seleção: Local de inscrição: Av. Francisco Trein, 596 – 3º andar – bloco H – Escola GHC – Fone 33572285 Documentos:  Currículo, 01 foto 3×4 e autobiografia Vagas: 01 ____________________________________________________________ 2015/2 Nome do Local: Gestão do Trabalho, Educação e Desenvolvimento (GTED)/Gerência de Recursos Humanos do Grupo Hospitalar Conceição. Endereço: Rua Francisco Trein, 596 Cidade: Porto Alegre Telefone: 33572285 Período do Estágio: 01/08/2015 a 15/12/2016 Período de Inscrição: 19/05 a 12/06/15 Local de inscrição: Av. Francisco Trein, 596 – 3º andar – bloco H – Escola GHC – Fone: 33572285 Caracterização do Local: A GTED tem como missão: “Promover ações orientadas pelos princípios e pelas diretrizes do GHC/SUS, visando ao desenvolvimento, à valorização e à qualificação dos empregados e dos processos de trabalho, para melhoria contínua da qualidade da gestão e da atenção prestada aos usuários”. Atividades: O estagiário acompanhará todas as atividades desenvolvidas pelo setor, especialmente aquelas ligadas ao Programa de Integração e Acompanhamento de Novos Empregados. As atividades envolvem registro e sistematização de informações, relatórios, planilhas e gráficos, organização de atividades em grupo e individuais, participação em grupos, trabalho em equipe multiprofissional. Observações – Seleção: Local de inscrição: Av. Francisco Trein, 596 – 3º andar – bloco H – Escola GHC Documentos: Currículo, 01 foto 3×4, autobiografia Vagas: 01 Exigências: Estar cursando a partir do 7º semestre   _____________________________________________________________________ 2015/2 Nome do Local: MDCA – Movimento pelos Direitos da Criança e do Adolescente Vagas: 3 Endereço: Av. Antonio Carvalho, 535 –  Bairro Jardim Carvalho Cidade: Porto Alegre Telefone: 3339 7274  Ramal:   Fax: 8585 2922 E-mail: psicologia@mdca.org.br Psicólogo Responsável: Márcia Helena Wiehe Chaves – CRP 07/06781 e Caroline Galvão – CRP 07/16754 Período do Estágio: 29 junho 2015 – dez 2017 Início da Inscrição: 1 junho 2015 Término da Inscrição: 11 junho 2015 Período de Seleção: 15 junho 2015 – 9 horas Caracterização do Local: O Movimento pelos Direitos da Criança e do Adolescente é uma organização da sociedade civil, que tem a sua história de 25 anos voltada aos direitos da criança e do adolescente, junto à comunidade dos bairros Jardim Carvalho e Partenon (POA). O MDCA tem como missão garantir a proteção integral de crianças e adolescentes, com ênfase no direito à educação, à profissionalização e a convivência familiar e comunitária. A clientela antendida compõe-se de crianças, adolescentes e adultos jovens na faixa etária de 7 a 24 anos em condições de vulnerabilidade pessoa e social, bem como suas famílias. Descrição das tarefas dos programas realizados pela equipe de psicologia: a)Avaliação e/ou acompanhamento psicológico b)Encaminhamentos; c)Aconselhamentos aos educandos, familiares e educadores das oficinas; d) Grupo Desligamento/Orientação Vocacional do Programa Adolescente Aprendiz e)Reunião semanal da equipe técnica; f) Seminários teóricos g)Visitas à Escolas;  h) Espaço Brincar e Conversar i) Supervisão semanal. Disponibilidade de 16 horas semanais. Site: www.mdca.org.br Observações – Seleção: Análise documentos, processo grupal e entrevista individual Documentos: Foto, currículo, autobiografia e histórico escolar. Os documentos devem ser enviados para o email: psicologia@mdca.org.br Publicação: 19 junho 2015 Exigências: Consultar o site www.mdca.org.br _____________________________________________________________________________ 2015/2 Nome do Local: GVDASA INFORMATICA LTDA. Vagas: 1 Endereço: Theodomiro Porto da Fonseca, 3101 Predio 3, Tecnosinos Cidade: São Leopoldo Telefone: 51 35911700  Ramal:   Fax: E-mail: lwolff@gvdasa.com.br Psicólogo Responsável: Luciane Wolff CRP 07/19289 Período do Estágio: 06/08/2015 a 30/11/2016. Período de Inscrições: 12/05/15 a 12/06/15 – Entregar documentação na empresa durante esse período no setor de Gestão de Pessoas, Fernanda ou Luciane. Período de Seleção: 15/06/2015 a  26/06/2015 Caracterização do Local: A GVDASA é uma empresa de software de pequeno porte, com 130 funcionários, localizada no Tecnosinos, São Leopoldo. Os clientes externos são Instituições de Ensino que utilizam o sistema de gestão desenvolvido pela empresa, o GVcollege. O cliente interno é um publico jovem, multigeracional, residente na região metropolitana e capital. Existem diversos setores que demandam da área de Gestão de Pessoas serviços, conforme listados abaixo. As atividades da Psicologia na GVDASA direcionam-se para a Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT), onde atuam duas psicólogas. Entre as atividades em POT estão os processos de captação, seleção, avaliação psicológica, integração e acompanhamento funcional, avaliação de desempenho, endomarketing e comunicação interna, coaching para as lideranças, mediação de conflitos, treinamento e desenvolvimento comportamental, intervenções na saúde e qualidade de vida do trabalho, eventos de comemoração e integração, desligamentos. A Gestão de Pessoas de modo geral contempla o eixo relações de trabalho, relações de aprendizagem e saúde no trabalho. A orientação teórica pressupõe sujeitos protagonistas na construção dos processos, conteúdos e metas de trabalho. Utilizamos os referenciais sugeridos pelos autores em POT brasileiros, Comportamento Organizacional, Gestão contemporânea de pessoas, estudos das gerações nos ambientes de trabalho, tendências em gestão de pessoas em empresas de tecnologia, processos de ensino e aprendizagem pós-construtivista. O estagiário irá desenvolver atividades correlatas às desenvolvidas na área de gestão de pessoas definidas pelo próprio e em acordo com o psicólogo responsável no primeiro semestre de estágio. Observações – Seleção: Método de Seleção: Análise de documentos e entrevista coletiva e/ou individual. Documentos: Enviar Carta Motivacional comentando seu interesse pela área da Psicologia Organizacional e do Trabalho, Currículo, Histórico Escolar e Autobiografia (escrita a próprio punho). Publicação dos resultados: 30/06/2015 Exigências: Ter concluído as disciplinas de PAP III, Intervenção nas Relações de Trabalho, Psicologia Institucional. Ter concluído ou estar cursando Intervenção nos Processos de Ensino e Aprendizagem e Clínica Psicológica: Base Analítica Institucional. Conhecimentos em pacote office /excel é diferencial. _____________________________________________________________________________ 2015/2 Nome do Local: CAPSi – Centro de Atenção Psicossocial a  Infância e a Adolescência Endereço: Rua Gomes Jardim, 291 Centro Cidade: Novo Hamburgo Telefone: 3527-2206 Ramal: Fax: E-mail: dsmcapsi@novohamburgo.rs.gov.br Psicólogo Responsável: Vanessa Marikelly Vauchinski – CRP 07/17978 – Aline Müller Bertolucci – CRP 07/17742 – Régis Martellet Marcant – CRP 07/07813 Período do Estágio: 03/08/2015 à 30/12/2016 Período de Inscrição: 22/05 à 10/06 de 2015 (inscrição feita no local: 8h-16h) Período de Seleção: Entrevista coletiva: 10 de Junho de 2015 e individuais: de 15 à 19 de Junho de 2015. O resultado final será divulgado no dia 24 de Junho de 2015 (tarde). Caracterização do local: O Centro de Atenção Psicossocial SACA AÍ! é um serviço do Departamento de Saúde Mental, vinculado à Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal e a Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo, que atende crianças e adolescentes de zero a 17 anos que estejam em sofrimento psíquico grave. O trabalho se dá em equipe interdisciplinar, tanto na sede do CAPSi, quanto no trabalho realizado nos Distritos (bairros). Na sede os estagiários se inserem nos aatendimentos nos atendimentos intensivos, semi-intensivos e não-intensivos (atendimento psicológico individual, oficinas, espaços de convivência, acompanhamento terapêutico, etc.) e também na organização de eventos propostos pelo CAPSi (seminários, jornadas, eventos na comunidade, etc.). Nos distritos, se inserem nos trabalhos em parceria com a Rede de atenção à infância e adolescencia (UBS’s, Escolas, CRAS, Núcleos Extraclasse, ONGS, Associações de moradores, entre outros). A sustentação do trabalho clínico é interdisciplinar, atravessada pelo arcabouço conceitual e ético da Psicanálise, na interface com a saúde coletiva e as políticas públicas. Compõem também a prática de estágio, supervisão coletiva e seminários teóricos quinzenais. Documentos: uma foto 3X4, ficha de inscrição oferecida pelo local, cópia do currículo, carta de proposição do estagiário (explicitando o motivo, objetivos e justificativa pela escolha do local) e autobiografia. Vagas: 4 Familiarização: 20/07/2015 à 24/07/2015 ou 27/07/2015 à 31/07/2015 Carga horária exigida: 16 horas

  • Turno e horário do estágio: Manhã e tarde a ser combinado, sendo obrigatória a quinta-feira pela manhã (semanalmente) devido à reunião geral de equipe e a quarta-feira pela manhã (mensalmente).
  • Ênfase do Estágio: Saúde Mental ligada à infância e adolescência; intervenção que prima pela interdisciplinaridade e intersetorialidade; referencial teórico em saúde mental coletiva e psicanálise.
  • Atividades a serem desenvolvidas: Participação em reuniões de equipe semanal e diárias, seminários, supervisão individual e coletiva, oficinas terapêuticas, atendimentos individuais, acompanhamentos terapêuticos, espaços de convivência, interconsultas de matriciamento junto a outros espaços da rede de atenção à infância e adolescência.

_____________________________________________________________________________

2015/2

Nome do Local: CAPS CAPILÉ

Endereço: Rua Lindolfo Collor, 834

Cidade: São Leopoldo

Telefone: 35903238  Ramal:   Fax: 35884154

E-mail: caps.capile@saoleopoldo.rs.gov

Psicólogo Responsável: Yves Pelegrim de Oliveira – CRP 07/11637

Período do Estágio: 03/08/2015 a 16/12/2016

Período da Inscrição: 13/05 a 11/06/2015 – Entregar documentos no local

Período de Seleção: 12/06/2015

Caracterização do Local:

O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS CAPILÉ, é um serviço especializado da Secretaria Municipal da Saúde de São Leopoldo. Os CAPS são implantados em todo o Brasil como recursos estratégicos na transformação do modelo assistencial em saúde mental, que passa a se basear na articulação de uma rede de atenção psicossocial. Contam com equipes interdisciplinares para intervir em situações de crise e no agenciamento para a (re)inserção social de seus usuários, com vistas à desinstitucionalização. O CAPS Capilé atende aos portadores de sofrimento psíquico grave e persistente, que estejam em crise e que residam em São Leopoldo. Para o CAPS Adulto, a faixa etária é a partir de 16 anos. Consideramos a importância de oferecer ao estagiário um espaço de aprendizagem e de autonomia para a produção de novas demandas na intervenção em saúde. Para tanto, ele precisa ser respeitado e estimulado na sua condição de aprendiz. Também precisa dispor de uma postura ética e implicada com o processo de trabalho e estudo. No estágio, propomos a articulação entre teoria e prática e as possíveis conexões entre os eixos abordados pela Universidade, as relações de trabalho, o processo de ensino-aprendizagem e o sofrimento psíquico. Esses pontos não serão abordados de maneira segmentada, mas discutidos ao longo de todo o processo, o que também vai implicar em articulações com alguns temas transversais como a Interdisciplinaridade, as Políticas Públicas e o SUS, a Saúde Mental e a Psicopatologia, a Reforma Psiquiátrica, a Clínica Ampliada, os Processos Grupais, a Saúde e o Corpo. Por meio de grupos, oficinas terapêuticas e momentos de convivência, propiciamos um espaço de escuta e de fala ao sujeito sob o olhar da clínica ampliada. Com esse suporte ao usuário em seu sofrimento, esperamos favorecer possíveis movimentos de saúde e propiciar a busca de autonomia e a (re)construção de laços com a sua família e com a comunidade.Em relação à abordagem da Psicologia, há a perspectiva da Análise Institucional e dos processos grupais, além de um enfoque voltado para a Psicopatologia e o Sofrimento Mental.

Documentos: Currículo, memorial e carta de intenções (entregar no Caps)

Vagas: 1

Exigências:  Ter cursado os requisitos para a realização do Estágio Profissional

_____________________________________________________________________________

2015/2 Nome do Local: Hospital Ernesto Dornelles Vagas: 03 Endereço: Av. Ipiranga, 1801 –  Bairro Azenha Cidade: Porto Alegre Telefone direto: 3217-8406 E-mail: psicologia@hed.com.br Psicólogo Responsável: Bárbara Steffen Rech CRP 07/14882 e Tatiana Galli CRP 07/1772 Período do Estágio: Julho/2015 a Dezembro/2016 Início da Inscrição: 08/05/2015 Término da Inscrição: 17/05/2015 Período de Seleção: 18/05/2015 a 29/05/2015 Caracterização do Local: Instituição Hospitalar particular, pertencente à Associação dos Funcionários Públicos do RS. Atende pacientes de todas as faixas etárias (principalmente adultos), com diversas patologias clínicas e cirúrgicas. As atividades dos estagiários concentram-se no atendimento aos pacientes internados e seus familiares através de intervenções junto ao leito, participação em equipes multidisciplinares, grupos de sala espera em Unidades Fechadas, atendimento no Ambulatório de Oncologia, entre outros. Os referenciais teóricos são abordagem sistêmica e psicanálise, trabalhados por meio de supervisão e seminários teóricos semanais. Atividades a serem desenvolvidas:

  • Atendimento ao leito – paciente e familiares
  • Atendimento na Maternidade – UTI Neo
  • Atendimento pré e pós-cirúrgico
  • Ambulatório Oncologia
  • UTI – atendimento a pacientes, familiares, grupos de sala de espera, reuniões multidisciplinares
  • Grupos acompanhados pela Psicologia: Pró-Saúde, Humanização UTI, Desospitalização Segura, Cuidados Paliativos, Grupo de Combate ao Tabagismo.
  • Seminários Teóricos e Reuniões de equipe (6a feiras – manhã)
  • Supervisão Individual

Observações – Seleção: Entrevista coletiva dia 18/05/2015, às 10h – 10º andar do Hospital. Entrevistas individuais serão agendadas entre os dias 19 e 22/05/2015. Documentos:

  • Currículo com foto
  • Autobiografia
  • Histórico Escolar
  • Carta Motivacional

Todos os documentos podem ser enviados por e-mail: psicologia@hed.com.br Publicação do resultado final: 29/05/2015 Exigências: Carga horária: 20 horas semanais (6ª-feira pela manhã reunião do Serviço) Interesse pela área hospitalar, conhecimento de Psicopatologia, Técnicas de entrevista e Fundamentos da Clínica. Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h Dias: 2ª a 6ªfeira ______________________________________________________________________________ 2015/2 Nome do Local: Instituto do Câncer -Hospital Mãe de Deus Endereço: Rua José de Alencar, 286. Bairro Menino Deus Cidade: Porto Alegre Telefone: 32302038  Ramal:   Fax: E-mail: renatahenriques.psi@hotmail.com Psicólogo Responsável: Raquel Lacerda Paiani – CRP 07/20546; Renata Gonçalves Henriques – CRP 07/10733 Período do Estágio: 12/07/2015 a 20/12/2016 Período da Inscrição: 12/05/2015 a 25/05/2015  – Somente pelo email: renatahenriques.psi@hotmail.com Entrevista Coletiva: 27/05/2015 – 09h30mim Caracterização do Local: Instituição Hospitalar – Sistema de Saúde Mãe de Deus na área de Oncologia. Atendimento à pacientes com câncer: adolescentes e adultos e seus familiares em Internação Oncológica e em Ambulatório de Quimioterapia e Radioterapia. Acompanhamento de pacientes com diagnósticos recentes, pré e pós-cirúrgicos, em fase terminal e em fase de remissão da doença. Trabalho com equipe interdisciplinar: médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas. Grupos com equipe de saúde. Engajamento em pesquisas científicas, contemplando os três eixos de atuação profissional. Seminário teórico semanal e supervisão individual semanal. Orientação psicanalítica, psicoterapia breve e de apoio. A inclusão da Equipe de Psicologia nos cuidados oncológicos está diretamente relacionada ao reconhecimento da interação existente entre os aspectos físicos e psíquicos do ser humano. O estagiário no ICMD, poderá orientar e acompanhar o paciente durante sua internação hospitalar. Oferecendo suporte psicológico ao paciente e seus familiares no enfrentamento, na adaptação e na aderência ao seu tratamento. Observações – Seleção: Maiores informações pelo fone: (51) 32306942 Documentos: Currículo atualizado, Autobiografia, Foto 3×4 Enviar previamente por e-mail: renatahenriques.psi@hotmail.com inscrição somente via email Vagas: – Obs.: Maiores informações sobre a seleção serão encaminhadas via e-mail através da confirmação de recebimento do currículo. Exigências: Carga horária 16 h semanais, turnos disponíveis para estágio manhã e/ou tarde a combinar, motivação para atuação em hospital e com interesse na abordagem psicanalítica. Disponibilidade na quarta-feira turno da manhã, para participação no seminário teórico-clínico. _____________________________________________________________________________ 2015/2 Nome do Local: Projeto de Atenção Ampliada à Saúde (PAAS) Endereço: Rua Brasil, 725 – Centro (Antiga Sede da UNISINOS) Cidade: São Leopoldo Telefone: 3590.8418 Ramal:    Fax: E-mail: paas@unisinos.br Psicólogo Responsável: Rosana C.de Castro(Coord.); Andressa H.Belle; Lígia H. Ferreira; Nelson Rivero Período do Estágio: Agosto de 2015 a janeiro de 2017. Período da Inscrição: 13/05/2015 a 26/05/2015 – De segunda à sexta das 08 horas às 17h30min Período de Seleção: 01/06/2015 às 14h às 16h30min. – Entrevista coletiva Caracterização do Local: O PAAS é o Serviço-Escola do Curso de Psicologia e integra um dos Projetos de Ação Social da Universidade. Realiza atividades interdisciplinares junto às áreas da enfermagem, nutrição e direito. Presta assistência interdisciplinar em saúde aos segmentos mais vulneráveis da população com abrangência em Saúde na Infância e Adolescência; Saúde do Adulto e Idoso. Implica em práticas que visam a melhoria das condições de saúde (na esfera individual e coletiva) sendo que as mesmas integram-se à construção de um conhecimento que sirva para atender as necessidades locais, tanto quanto seja capaz de produzir uma nova postura frente aos problemas da vida. Caracteriza-se como espaço apropriado para a formação profissional e a consolidação das competências propostas pelas Diretrizes Curriculares da graduação, priorizando sua dimensão ética. No que se refere aos aspectos acadêmicos, estabelece parâmetros que visam garantir a qualificação do supervisor, da supervisão de estágio e condições para a avaliação dos estagiários. ATIVIDADES:

  • Acolhimento em grupo;
  • Atendimentos Ambulatoriais;
  • Atividades junto à comunidade em parceria com a rede municipal (de Saúde, Assistência Social e Educação) em escolas, postos de saúde, centros comunitários,abrigos, participação em eventos promovidos por diferentes órgãos, etc;
  • Grupos interdisciplinares;
  • Avaliação Psicológica: Psicodiagnóstico de crianças e adolescentes;
  • Psicoterapia Individual;
  • Psicoterapia Grupal;
  • Atenção interdisciplinar para problemas alimentares;
  • Grupos para pais;
  • Educação interdisciplinar em saúde e auto cuidado com o diabetes;
  • Apresentação e Discussão de Casos Clínicos;
  • Seminários Interdisciplinares de Atualização em Saúde;
  • Seminários e ações junto aos Núcleos de Práticas Grupais; Juizado, Mediação de Conflitos e Acolhimento;
  • Seminários teóricos por Áreas de Conhecimento;
  • Interconsultas;
  • Atendimento aos casos enviados pelo Juizado da Infância e da Adolescência, Vara da Família, Promotoria e Conselho Tutelar;
  • Reuniões de Equipe;
  • Supervisões coletivas por áreas de conhecimento;
  • Supervisões interdisciplinares.

Observações – Seleção: Será realizada uma entrevista coletiva e entrevistas individuais. 1ª Etapa da Seleção: Entrevista Coletiva:. 2ª Etapa: Entrevista Individual: A ser marcada no PAAS. Para maiores informações entrar em contato pelo fone: 3590-8418. Documentos:

  • Currículo Vitae;
  • Autobiografia (deve obrigatoriamente incluir os motivos da busca pelo PAAS para seleção de estágio, bem como intenções e expectativas e contribuições pessoais junto ao local).
  • Foto 3×4
  • Xerox CPF e RG
  • Histórico Acadêmico (Retirar no Atendimento Unisinos)
  • Preenchimento da Ficha na Secretaria do PAAS (de segunda à sexta das 08h às 17h30min).

Publicação dos selecionados: Será informada pelo PAAS Exigências: Disponibilidade de Horário – 22 (segunda-feira tarde) _____________________________________________________________ 2015/2 Nome do Local: GHC – Serviço de Dor e Cuidados Paliativos Endereço: Av, Francisco Trein, 596 – Bairro Cristo Redentor – Porto Alegre – RS CEP: 91350-200 Telefone direto: 33572461 – GEP Gerência de Ensino e Pesquisa E-mail: Psicólogo Responsável: Simone Pellin De Nardi  –  CRP 07/15208 Período do Estágio: 03/08/2015 a 09/12/2015 Período de Inscrição: 14/05/2015 a  12/06/2015 Período de Seleção: 15/06/2015 Local de inscrição: Hospital Nossa Senhora da Conceição (Av. Francisco Trein, 596 – Bairro: Cristo Redentor, Entregar os documentos na Escola GHC – GEP – 3º andar – Prédio da Administração Caracterização do Local: O Serviço de Dor e Cuidados Paliativos do Hospital Nossa Senhora da Conceição está há 27 anos atendendo a população com serviço especializado em dois grandes eixos: dor crônica e cuidados paliativos. Atende usuários do SUS pertencentes a todo o estado do RS. O Serviço tem como norteador o trabalho multiprofissional, contando com psicóloga, médicos (clínicos, fisiatra, traumato-ortopedista, cirurgião oncológico, ginecologista, paliativistas), enfermeiros, assistente social, assistente espiritual, terapeuta ocupacional, técnicos de enfermagem, auxiliar administrativo e residentes da Residência Multiprofissional de Saúde da ênfase em Onco-Hematologia. O trabalho com pacientes adultos com dor crônica é realizado em ambulatório. Entende-se dor crônica, conforme a Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP), como a dor “sem qualquer valor biológico aparente que persistiu além do tempo normal de cura tecidual (geralmente definido como 3 meses).” Assim, a dor é definida como uma experiência sensorial e emocional desagradável, descrita em termos de uma lesão tecidual, real, ou potencial. É sempre subjetiva e o individuo aprende a descrevê-la a partir de suas experiências anteriores. Portanto, o tratamento dos pacientes com dor crônica deve contemplar a âmbito psicológico. Exemplos de alguns diagnósticos dos pacientes atendidos: fibromialgia, dor lombar, cefaléia, etc. Desta forma, a atuação do psicólogo envolve atendimento clínico em psicoterapia individual e coordenação, juntamente com a enfermeira e terapeuta ocupacional, do Grupo Psicoeducativo de Dor Crônica. O trabalho com pacientes adultos em Cuidados Paliativos é realizado no ambulatório e na internação hospitalar que conta com 8 leitos. Cuidado Paliativo é o cuidado ativo e total do paciente cuja doença não responde ao tratamento curativo. O controle da dor, de outros sintomas e de problemas psicológicos, sociais e espirituais é fundamental. O objetivo do cuidado paliativo é a obtenção da melhor qualidade de vida para o paciente e sua família. São atendidos no Serviço principalmente pacientes com câncer avançado. A psicóloga realiza suas atividades na internação, com o enfoque da psicologia hospitalar, atendendo o paciente no leito e seus familiares; coordena o Grupo de Familiares que é um espaço de apoio para as famílias; atende os pacientes com câncer avançado em psicoterapia individual em ambulatório e os seus familiares. Além disso, disponibiliza no ambulatório atendimento clínico de psicoterapia voltada para o luto para os familiares após a perda do paciente. O estagiário de psicologia participará das atividades desempenhadas pela psicóloga e das reuniões de discussão de caso com a equipe. A orientação teórica é da Psicologia Hospitalar, psicoterapia de orientação psicanalítica, com um enfoque voltado para o apoio ao luto e o estudo da psicossomática Observações – Seleção: Documentos: Currículo, autobiografia, foto, preenchimento da ficha no local. – os documentos devem ser entregues no local. Vagas: 1 Publicação do resultado final: 17/06/2015 _____________________________________________________________________________ 2015/1 Nome do Local: Secretaria Municipal de Educação e Cultura da Prefeitura – SEMEC Ivoti (Escolas Jardim Panorâmico e Aroni Aloísio Mossmann) Endereço: Av. Presidente Lucena, 3527. Centro. Cidade: Ivoti Telefone: 3563-8800 ou  (51) 96463570  Ramal:   Fax: 3563.1111 E-mail: narapsico@hotmail.com Psicólogo Responsável: Nara Jaqueline Gallon – CRP 07/16389;  Alexsandro Machado Begnini CRP 07/23230 Período do Estágio: Fevereiro de 2015 a Julho de 2016 Período da Inscrição:  Até 03/06/2015 Data da Seleção: 08/06/2015 – No Mini Auditório da SEMEC – das 13h30min às 15h30min Caracterização do Local: O estágio ocorrerá em escolas da Rede Municipal de Ivoti: As escolas compreendem educação infantil até 9° ano. A orientação teórica baseia-se  nos fundamentos psicanalíticos e da Psicologia Institucional. Será fazer do estagiário: Acompanhamento do grupo de professores, alunos;  Ações preventivas em saúde mental; Coordenação de oficina de conto, Participação em Seminários de estudos e demais formações da Rede. Observações – Seleção: Documentos: Currículo e Autobiografia – Enviar por e-mail no período de inscrições (narapsico@hotmail.com) Vagas: 2 Publicação: 15/06/2015 Exigências: Entendendo a perspectiva de estágio curricular, pressupõe-se ter cursado as disciplinas referentes aos estudos de grupo, infância e adolescência. Observações: Ter disponível 20 horas semanais. O aluno ganhará bolsa-auxílio e Vale-transporte. _____________________________________________________________________________ 2015/2 Nome do Local: IPSI – Instituto de Psicologia de Novo Hamburgo Vagas: 2 Endereço: Rua 24 de maio, 803, Vila Rosa Cidade: Novo Hamburgo Telefone: 3581 4055 ou 93262497 Psicólogo responsável: Gabriela Golin, Madalena Lauschner e Silvana Magayevski da Silveira Período do Estágio: Agosto de 2015 a dezembro de 2015 Período de inscrição: 12 a 22 de maio de 2015 (entrevista em grupo) às 13h30, na sede do IPSI Atividades: atendimento individual e grupal; seminários teóricos, elaboração de projetos que visem a prevenção e promoção de saúde e a reflexão, a partir do atendimento de grupos. Os alunos deverão desenvolver, no mínimo, um projeto por semestre, supervisão das atividades desenvolvidas; participação em reuniões e atividade institucionais; atendimento à comunidade. Observações – Seleção: Turno e horário do estágio: manhãs e tardes a combinar. Carga horária exigida: 16 horas Documentos: Autobiografia, Carta motivacional; Cópia do documento de identidade _____________________________________________________________________________ 2015/1 Nome do local: Hospital Mãe de Deus Vagas: 5 Endereço: Rua José de Alencar, 286. Bairro Menino Deus  Cidade: Porto Alegre Telefone: 32302038 / E-mail: marta.chaves@maededeus.com.br Psicólogo responsável: Alessia Carpes (CRP 07/05477), Marta Chaves (CRP 07/19303), Livia Diederichsen de Brito. CRP 07/19383; Daniela Bianchini CRP 0713625 Período de estágio: 12/05/2015 a 31/12/2015 Período de inscrição: 13/05/2015 a 22/05/2015 até as 17h pelos e-mails: alessia.carpes@maededeus.com.br ou marta.psicologia@maededeus.com.br Período de seleção: 25/05/2015 – Horário será avisado por e-mail Caracterização do local: Atendimentos a pacientes internados; prioritariamente adultos com patologias diversas e seus familiares nas unidades cobertas do HMD através de consultorias; avaliação e acompanhamento de pacientes do Projeto Top Cardio, intervenção junto à equipe assistencial e médica a partir de demandas levantadas; Seminários teórico-clínicos semanais com o serviço de Psicologia Hospitalar do HMD; Supervisões individuais semanais; participação em grupos; avaliação de familiares para liberação de horário de visita estendida, atendimento em ambulatório, participação em rounds com equipe multidisciplinar e atendimento a óbitos. Incentivo para desenvolvimento de pesquisa científica junto à unidade de atuação. Assim, contemplando os três eixos de atuação profissional preconizados pela Instituição de Ensino. Possibilidade de atuação nas seguintes áreas: Materno-infantil, CTI Adulto, Unidade de Cuidados Especiais – UCE, Projeto TOP Cardio, Hemodiálise e no Hospital Geral através de consultorias. Instituição Hospitalar – Sistema de Saúde Mãe de Deus na área de Oncologia. Atendimento à pacientes com câncer: adolescentes e adultos e seus familiares em Internação Oncológica e em Ambulatório de Quimioterapia e Radioterapia. Acompanhamento de pacientes com diagnósticos recentes, pré e pós-cirúrgicos, em fase terminal e em fase de remissão da doença. Trabalho com equipe interdisciplinar: médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas. Grupos com equipe de saúde. Engajamento em pesquisas científicas, contemplando os três eixos de atuação profissional. Seminário teórico semanal e supervisão individual semanal. Orientação psicanalítica, psicoterapia breve e de apoio. Documentos: Histórico Escolar Currículo atualizado Autobiografia Enviar preferencialmente por e-mail: marta.psicologia@maededeus.com.br (inscrição somente via e-mail) Exigências: Carga horária 20h semanais


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Deixe um comentário
O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *