• Biomedicina
  • Nutrição e Alimentos
  • Psicologia
  • Saúde Coletiva
Curso de Psicologia promove intercâmbio na capital do tango

Como diria Mario Quintana, “viajar é trocar a roupa da alma”. Melhor do que ir para lugares desconhecidos com culturas diferentes é fazer o que se gosta longe de casa.

Por isso, uma excelente oportunidade é participar da 3ª edição do Intercâmbio de Atenção à Saúde, que ocorre em outubro e terá como destino Buenos Aires.

Unisinos-usal2012

Grupo de Psicologia da Unisinos na Universidad Del Salvador em 2012 (Foto: Marcia Luconi Viana)

Para a professora de Psicologia Marcia Luconi Viana, a oportunidade de participar do intercâmbio deve ser aproveitada. “Vivenciar o desenvolvimento de competências interpessoais, atitudes e conhecimentos pra além da sala de aula tradicional enriquece a todos. Alunos partem com muitas expectativas e voltam com uma bagagem imensa de experiências pessoais e profissionais”, comenta.

Durante o intercâmbio, os alunos têm a possibilidade de realizar atividades específicas nas áreas que mais gostam. Palestras sobre psicologia clínica, social comunitária, da família, jurídica, psicossomática, psicodrama e psicoeducação serão realizadas por professores especializados da Universidad Del Salvador.

Segundo a professora Marcia, o maior interesse temático por parte dos alunos é o social comunitário e a intervenção em catástrofes e crises, além das visitas técnicas. Os estudantes geralmente têm estes interesses por serem temas de ênfases distintas do curso. Os projetos sociais desenvolvidos pela universidade ocorrem em bairros e comunidades muito vulneráveis ao álcool, drogas, violência doméstica e crises.

Para a professora, o intercâmbio é uma oportunidade também para conhecer a Universidade Del Salvador, com tradição reconhecida em psicologia na América Latina, principalmente em Psicanálise. “Os alunos de Psicologia da Unisinos também vão confirmar na prática, como nosso curso tem um currículo muito bom, tanto quanto os outros existe em diferentes países latinamericanos”.

A viagem inclui oito turnos de atividades na universidade e mais visitas guiadas pela cidade. Os alunos ainda assistirão a uma peça de teatro que tem conteúdo da Psicologia. Certificados serão entregues para alunos com no mínimo 75% de frequência. As atividades acadêmicas são:

Aula Magna: palavra da Decana, professores, reitoria e relações internacionais na recepção.

Aulas curriculares:
os alunos escolhem Disciplinas para assistir durante a semana e interagem com os colegas graduandos da USAL.

Oficina de Integração: apresentação dos Cursos de Psicologia USAL+UNISINOS: espaço de interação coletiva dos alunos e professores: apresentação em ppt do Curso da Unisinos, estágios, clinica escola e interação.

Palestra: proferida por três ou mais professores da USAL (Psicologia Clinica, Psicologia Social Comunitária, Psicologia da Família, Psicologia Jurídica, Psicossomática, Psicodrama, Psicoeducação).

Visitas Técnicas: locais de práticas na área da saúde mental e coletiva.

Para informações sobre o Intercâmbio Atenção à Saúde visite o site da Unisinos Global ou veja o PDF com informações detalhadas sobre a viagem (investimento, créditos, reuniões da viagem e etc).

Inscreva-se pelo e-mail psicologia@unisinos.br ou pelo telefone (51) 3591.1122 – Ramal 1250.

Texto: Carolina Schaefer

Comentários (2)
  • Carolina Schaefer diz:
    28 de julho de 2015

"Olá Rosane! Para se inscrever mande um e-mail para psicologia@unisinos.br . Ou ligue para o fone: (51) 3591.1122 – Ramal 1250. Qualquer dúvida pode nos contatar. Abraço!"
  • Rosane Massena de Azeredo diz:
    27 de julho de 2015

"Não consigo acessar o link para a matrícula no intercâmbio. Att"