Fique Sabendo

Selecione:
Curso
  • :: Da Escola
  • Biomedicina
  • Educação Física
  • Enfermagem
  • Farmácia
  • Fisioterapia
  • Nutrição
  • Nutrição e Alimentos
  • Psicologia
  • Saúde Coletiva
Nível
Confira as oportunidades de Estágio Profissional 2019/1

Um dos pontos cruciais da graduação em Psicologia chega no oitavo semestre. É quando o aluno, que já carrega uma grande bagagem de conhecimentos teóricos das atividades acadêmicas, deve colocar isso em prática no estágio obrigatório. Para isso, nada melhor do que ter apoio da coordenação do curso, que orienta locais com vagas disponíveis para o universitário exercer sua função.

Aqui, no Fique Sabendo, você confere as vagas atualizadas para estágio profissional. Divididas por semestres, as oportunidades são listadas com detalhes e características do local que disponibiliza as vagas. É preciso estar ligado nas datas de inscrições e nos documentos exigidos. Assim, a procura por estágio fica mais tranquila, fazendo você se preocupar somente com seu crescimento profissional.

Alunos, é necessário preencher o formulário e entregar na Coordenação do curso (sala E01 218) antes de realizar a matrícula do estágio. Clique aqui para acessar ao formulário.

Confira abaixo as vagas:

2019/1

Nome do local: CAPS AD SÃO LEOPOLDO

Endereço completo: Rua Saturnino de Brito, 68 – São José (próximo aos Bombeiros)

Telefone, fax e e-mail para informações: 3566 1739

Psicólogo responsável e CRP: Vinicius Tonollier Pereira CRP 07/18522

Período de estágio: Fevereiro/2019 a julho/2020

Número de Vagas: 1 VAGA

Caracterização sucinta das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras): Serviço especializado de saúde mental do SUS com atendimento de usuários(as) com demandas relacionadas ao uso abusivo de álcool e outras drogas, tendo como princípio de cuidado a redução de danos. Preferencialmente proximidade teórica com a psicologia social – análise institucional/esquizoanálise.

Período de inscrição: via telefone (Psicólogo Vinícius 999588236), até 30 de novembro.

Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): Estar apto para o estágio curricular

Documentos exigidos: Currículo

Data (s) da seleção: Entrevista individual a ser agendada por telefone com o Supervisor Local.

Informações sucintas sobre o processo seletivo: Entrevista Individual

________________________________________________________________________________________________________

1 – Nome do local: Prefeitura Municipal de Portão – Saúde Mental/Atenção Básica

2 – Endereço completo: Rua 9 de Outubro, nº 313 – Centro, Portão.

3 – Telefone, fax e e-mail para informações: alinempsi@yahoo.com.br

4 – Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Aline da Silva Moura – CRP 07/12669

5 – Período de estágio: 02/2019 a 06 /2020

6 – Número de Vagas: 01

7- Caracterização sucinta das propostas do local: Na Atenção Básica da Prefeitura de Portão (SUS), o estagiário poderá participar das seguintes atividades: acolhimentos, psicoterapia de grupo, projeto cuidando do cuidador para funcionários da área da saúde, atividades de prevenção e promoção a saúde junto a escolas, ESFs e demais recursos da comunidade. Participará de reuniões de equipe de saúde mental do município (semanais/junto a equipe do CAPS), reunião da equipe interdisciplinar da atenção básica (mensal), seminários teóricos e supervisão semanal. Os eixos saúde e ensino-aprendizagem serão vivenciados através dos diversos atendimentos grupais com crianças, adolescentes e adultos. O eixo relações de trabalho, além dos atendimentos ao usuário, também poderá ser vivenciado junto à equipe de Saúde Mental, funcionários da Secretaria de Saúde e ESFs. A orientação teórica do supervisor é a Psicanálise.

8 – Período de inscrição: de 14/11 /2018 a 27/11/2018.

9 – Exigências do local: Desejável conhecimento prévio sobre a atuação do Psicólogo na Atenção Básica, Processos Grupais, Psicologia do Desenvolvimento (Criança, Adolescente e Adulto), Psicologia Institucional, SUS e Saúde Mental Coletiva.

Obrigatório: disponibilidade para participar da reunião semanal de equipe da Saúde Mental, realizada nas quartas-feiras das 8h às 12h e reunião mensal da equipe interdisciplinar da Atenção Básica, última quinta feira do mês, pela manhã. Carga hora: 16 a 20 h/s

10 – Documentos exigidos: ENVIAR POR E-MAIL (alinempsi@yahoo.com.br) OS 3 DOCUMENTOS – currículo, autobiografia e histórico acadêmico.

11- Data (s) da seleção: 29/11/18, às 09h00min na Sala de Reuniões (3º piso) da Secretaria Municipal de Saúde. Endereço: Rua 9 de Outubro, 313, Centro – Portão. Telefone: (51) 3500-4243

12 – Informações sucintas sobre o processo seletivo: Serão realizadas entrevistas coletivas e/ou individuais

13 – Data da publicação dos selecionados: 03/12/2018

________________________________________________________________________________________________________

1 – Nome do local: Centro de Atenção Psicossocial CAPSij Aquarela

2 – Endereço completo: Rua São Francisco, 807 – Centro – São Leopoldo

3 – Telefone, fax e e-mail para informações: 3588 4154 / capsiaquarela@gmail.com

4 – Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Cristina Lima da Rocha Cannas / CRP 07-12863

5 – Período de estágio: de 26/02/2019 a 13/07/2020

6 – Número de Vagas: 02 vagas

7- Caracterização sucinta das propostas do local: O CAPSij Aquarela é um serviço de caráter aberto e territorial que compõe a Rede de Atenção Psicossocial do município de São Leopoldo, no âmbito do SUS – Sistema Único de Saúde. É responsável pelo atendimento psicossocial de crianças e adolescentes (0 a 18 anos) em sofrimento psíquico intenso, sendo composto por equipe multiprofissional que trabalha de forma interdisciplinar. O Estagiário atuará em todos os espaços de intervenção do CAPSij: atendimentos individuais e grupais a crianças, adolescentes e familiares, acolhimentos, reuniões para articulação da rede de atenção, reuniões de equipe, visitas domiciliares, ações no território, entre outras. A orientação teórica é pela via da Psicanálise, em articulação com os referenciais da Saúde Mental Coletiva.

8 – Período de inscrição: de 31/10/2018 a 26/11/2018

9 – Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): Psicologia da Criança, Psicologia do Adolescente, Psicologia Social e Institucional, Clínica Psicanalítica, Saúde Mental Coletiva.

10 – Documentos exigidos: documento de identidade, curriculum vitae, e autobiografia

11- Data (s) da seleção: 04/12/2018, às 13h30min

12 – Informações sucintas sobre o processo seletivo: o processo de seleção se dará em duas etapas, por meio de entrevistas em grupo e de entrevistas individuais.

13 – Data da publicação dos selecionados: 21/12/2018

________________________________________________________________________________________________________

1 – Nome do local: DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE POA – SMED

2 – Endereço completo: RUA DOS ANDRADAS, 680, 11º ANDAR – CENTRO – PORTO ALEGRE

3 – Telefone, fax e e-mail para informações: FONE: 3289.1862, 3289.1958- EMAIL: smedpessoas@smed.prefpoa.com.br

4 – Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Lúcia Almeida CRP 07/07494, Mara Lago CRP 07/06869

5 – Período de estágio: de 11/ 03/2019  a 20 / 07/ 2020

6 – Número de Vagas: 02

7- Caracterização sucinta das propostas do local: O Setor de Desenvolvimento de Pessoas visa à formação e qualificação do servidor, como forma de prevenção e promoção da saúde do trabalhador, melhoria das relações de trabalho e implementação de processos laborais mais saudáveis.

Atividades do estagiário: Planejamento e participação em todas atividades do setor, entendendo o estágio como um espaço amplo para a construção coletiva de propostas de intervenção; Atendimentos individuais aos servidores, atendimento às equipes diretivas, reuniões com assessorias, coordenações e diretorias da SMED; Planejamento e participação em cursos e formações dos servidores dos diversos cargos. Consideramos que é importante discutir e analisar a saúde dos servidores da SMED de formas coletivas, implicando-os na discussão e construção de estratégias/soluções para a constituição de ambientes mais saudáveis de trabalho; Intervenções nas escolas: estabelecimento de estratégias, táticas e técnicas para o desenvolvimento do trabalho de campo; reuniões nas escolas, a partir da demanda destas; assessorias individuais e grupais; restituição e planejamento de outras intervenções; participação no planejamento e coordenação de formações nas escolas, conforme a demanda; coordenação de grupos.

Semanalmente ocorrerá a supervisão de estágio, em equipe, com intuito de fazer uma reflexão das questões pertinentes à prática de estágio no setor, cujo referencial teórico está alicerçado na Análise Institucional.

8 – Período de inscrição: de  29 / 10 / 2018  a  05 / 11 / 2018

9 – Documentos exigidos: Currículo com foto; Carta motivacional.  Os documentos deverão ser entregues no 11° andar da SMED, no setor de Desenvolvimento de Pessoas ou enviados por e-mail para smedpessoas@smed.prefpoa.com.br

10- Data  da seleção: 07 de novembro às 9h30

11 – Informações sucintas sobre o processo seletivo: Entrevista coletiva como dispositivo de análise dos candidatos e entrevista individual, se necessário.

12 – Data da publicação dos selecionados: 12/ 11 / 2018

________________________________________________________________________________________________________

1 – Nome do Local: CAPSI – CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL A INFÂNCIA E A ADOLESCÊNCIA SACA AÍ!

2 – Endereço completo: Rua Gomes Jardim, 291 – Centro – Novo Hamburgo/RS

3 – Telefone para contato (ou e-mail): (51) 3527 – 2206 / (51) 8013-9253

4 – E-mail: dsmcapsinh@novohamburgo.rs.gov.br

5 – Psicólogos responsáveis: Régis Martellet Marcant – CRP 07/07813/ Luana Klein Azevedo e Souza – CRP 07/14081/ Glauce JanainaViana – CRP 07/18678

6 – Período de estágio: 25 de fevereiro/2019 a 10 de julho/2020

7 – Nº de vagas: 1 com possibilidade de mais 2, ainda em negociação.

8 – Atividades a serem desenvolvidas:

No CAPSi: Participação em reuniões de equipe semanal e diárias, seminários, supervisão individual e coletiva, oficinas terapêuticas, atendimentos individuais, acompanhamentos terapêuticos, espaços de convivência, interconsultas de matriciamento junto a outros espaços da rede de atenção à infância e adolescência. OU

No Território: Equipe de Saúde Mental no Território: Intervém de forma interdisciplinar, com diferentes dispositivos de cuidado, nos casos de menor complexidade em Saúde Mental da Criança e do adolescente. A articulação com as rede de atenção em cada território segue a perspectiva de matriciamento, primando pelo encaminhamento implicado dos casos e o cuidado compartilhado. As atividades implicam em participação em reuniões de equipe semanal e diárias, seminários, supervisão individual e coletiva, oficinas terapêuticas, atendimentos individuais, acompanhamentos terapêuticos, espaços de convivência, grupos e interconsultas de matriciamento junto a outros espaços da rede de atenção à infância e adolescência.

  • Ênfase do Estágio: Saúde Mental ligada à infância e adolescência; intervenção que prima pela interdisciplinaridade e intersetorialidade; referencial teórico em saúde mental coletiva e psicanálise.
  • Período de INSCRIÇÃO: 22/10/2018 a 01/11/2018 (inscrição feita no local)
  • Data da seleção: ENTREVISTA COLETIVA: 06/11/2018 – terça-feira às 14h
  • Documentação necessária: uma foto 3X4, ficha de inscrição oferecida pelo local, cópia do currículo, carta de proposição do estagiário (explicitando o motivo, objetivos e justificativa pela escolha do local) e autobiografia.
  • Data da publicação dos selecionados: 16/11/18

 Nome do Local: GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO

 A Gerência de Ensino e Pesquisa abre inscrições para estágio curricular em Psicologia para 2019/1.

Podem participar estudantes de graduação das instituições conveniadas ao Grupo: UFRGS, UNISINOS e UFCSPA.

Inscrições: de 24 de outubro a 11 de novembro de 2018.

O candidato deverá escolher somente um dos locais disponíveis e enviar a ficha de inscrição preenchida que você encontrará no site (ensinoepesquisa.ghc.com.br) anexando foto 3×4, curriculum vitae e autobiografia para o e-mail: estagios-gep@ghc.com.br.

Colocar no assunto: Estágio Psicologia 2019/1 – (SSC – UBS Conceição).

________________________________________________________________________________________________________

VAGA: Serviço de Saúde Comunitária – UBS Conceição – 1 vaga

Áreas: Psicologia Clínica

Turno: à combinar com o supervisor

Período de estágio: março – dezembro/2019

Carga Horária: 20 horas semanais

Abordagem teórica: Psicanálise

Plano de atividades:

* Atendimento clínico individual e em grupos

* promoção de saúde na escola

* participação em reuniões de equipe

* participação no núcleo da residência multiprofissional da saúde comunitária

* participação em supervisão individual

 _______________________________________________________________________________________________________

1 – Nome do local: CAPS I – Dois Irmãos

2 – Endereço completo: Rua Catarina Rausch, nº 74, Bairro: Industrial – Dois Irmãos

3 – Telefone, fax e e-mail para informações: caps@doisirmaos.rs.gov.br

4 – Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Régis Marcant 07/07813 e Luciana Fossi 07/14667

5 – Período de estágio: Fevereiro/2019 a Julho/2020

6 – Número de Vagas: 02 vagas

7- Caracterização sucinta das propostas do local: Entre as atividades desenvolvidas estão: o acolhimento coletivo e individual, atenção a crise, oficinas de arterapia, grupos terapêuticos (usuários de álcool e outras drogas, de familiares, de mulheres, de apoio – usuários que estão estáveis), matriciamento, reuniões de equipe e de rede. O acadêmico de psicologia da Unisinos que realizar estágio no CAPS de Dois Irmãos, poderá se inserir nas atividades já desenvolvidas, assim como poderá produzir novos espaços e atividades que possam ser benéficos e terapêuticos aos usuários a ao processo de trabalho. Como descrito anteriormente, que as referências teóricas que sustentam o trabalho são os princípios da Saúde Mental Coletiva e da Clínica Ampliada.

8 – Período de inscrição: de 19/10/2018 a 29/10/2018.

9 – Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): Disponibilidade nas terças-feiras das 8h às 15h30.

10 – Documentos exigidos: Currículo e carta de intenção.

11- Data (s) da seleção:  6/11/2018.

12 – Informações sucintas sobre o processo seletivo: Entrevista coletiva e individual.

13 – Data da publicação dos selecionados: 14/11/2018.

________________________________________________________________________________________________________

1 – Nome do local: CAPS II Bem-Estar / Sapucaia do Sul

2 – Endereço completo: Rua General Osório esquina com rua Guerreiro Lima, sem número, bairro Santa Catarina, Sapucaia do Sul.

3 – Telefone, fax e e-mail para informações: 3474-1833 / 3451-6404 / capsbemestar@gmail.com

4 – Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Giordano Larangeira Dias (CRP 07/18189) e Lúcia Biavaschi Grassi ( CRP 07/ 16656)

5 – Período de estágio: 11 de Março de 2019 a 30 de Junho de 2020.

6 – Número de Vagas: 1

7- Caracterização sucinta das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras): O Centro de Atenção Psicossocial II – Bem-Estar é um serviço especializado em Saúde Mental do município de Sapucaia do Sul, que atende adultos com transtornos graves e persistentes. Nossa equipe atua de forma interdisciplinar nas áreas de educação física, enfermagem, psicologia, serviço social, psiquiatria e terapia ocupacional. O profissional da Psicologia atua em composição com os demais profissionais, realizando atendimentos individuais, acolhimento, ambiência, práticas grupais, oficinas terapêuticas, visitas domiciliares, reuniões de equipe, discussões de caso e articulações com a rede setorial e intersetorial, tendo como pressupostos teórico-práticos os conceitos das Políticas Públicas, Rede de Atenção Psicossocial, Clínica Ampliada, Reforma Psiquiátrica, Saúde Mental Coletiva e Práticas Institucionais.

8 – Período de inscrição: de 16/10/2018 a 31/10/2018.

9 – Exigências do local: Desejável conhecimento em psicopatologia; psicologia institucional; ética profissional; psicologia clínica individual e em grupos; oficinas terapêuticas; intervenções em equipe interdisciplinar e em articulação com a rede de saúde e intersetorial; Reforma Sanitária; Reforma Psiquiátrica; legislação do Sistema Único de Saúde e Política de Saúde Mental (RAPS).

É imprescindível ter disponibilidade nas terças pelas manhãs (9-12h, reunião de equipe), quinta feira à tarde (13:15-15:00, supervisão) e necessariamente mais um turno de 4 horas pela manhã e outro à tarde, com vistas a experienciar o fluxo e as atividades oferecidas nos dois turnos de funcionamento do serviço.

10 – Documentos exigidos: Currículo, autobiografia (incluir carta motivacional). Os documentos devem ser entregues por e-mail (capsbemestar@gmail.com) no período das inscrições.

11- Data (s) da seleção: 08/11/2018 às 13:30 no CAPS II Bem Estar

12 – Informações sucintas sobre o processo seletivo: Entrevista coletiva e, se necessário, individual.

13 – Data da publicação dos selecionados: 12/11/2018

________________________________________________________________________________________________________

1- Nome do local: CAPS II Capilé

2- Endereço completo: Rua Lindolfo Collor, nº 834 – Centro, São Leopoldo/RS

3- Telefone e e-mail para informações: (51) 3590-3238 e caps.capile@saoleopoldo.rs.gov.br

4- Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Yves Pelegrim de Oliveira – CRP 07/11637

5- Período de estágio: março/2019 a julho/2020

6- Número de vagas: 1

7- Caracterização sucinta das propostas do local: O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS CAPILÉ atende aos portadores de sofrimento psíquico grave e persistente, que estejam em crise e que residam em São Leopoldo. Para o CAPS Adulto, a faixa etária é a partir de 18 anos. Consideramos a importância de oferecer ao estagiário um espaço de aprendizagem e de autonomia para a produção de novas demandas na intervenção em saúde. No estágio, propomos a articulação entre teoria e prática e as possíveis conexões entre os eixos abordados pela Universidade. Esses pontos não serão abordados de maneira segmentada, mas discutidos ao longo de todo o processo, o que também vai implicar em articulações com alguns temas transversais como a Interdisciplinaridade, as Políticas Públicas e o SUS, a Saúde Mental e a Psicopatologia, a Reforma Psiquiátrica, a Clínica Ampliada, os Processos Grupais, a Saúde e o Corpo. Por meio de grupos, oficinas terapêuticas e momentos de convivência, propiciamos um espaço de escuta e de fala ao sujeito sob o olhar da clínica ampliada. Com esse suporte ao usuário em seu sofrimento, esperamos favorecer possíveis movimentos de saúde e propiciar a busca de autonomia e a (re) construção de laços com a sua família e com a comunidade.

8- Período de inscrição: de 17/10/2018 a 29/10/2018

9- Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): Sem exigência de referencial teórico. No entanto, exigimos conhecimentos sobre Saúde Pública (SUS e Reforma Psiquiátrica).

10- Documentos exigidos: Autobiografia, currículo e preencher ficha no local.

11- Data(s) da seleção: 30/10/2018, às 16h, no CAPS II Capilé

12- Informações sucintas sobre o processo seletivo: Entrevista em grupo

13- Data da publicação dos selecionados: 01/11/2018

________________________________________________________________________________________________________

1 – Nome do local: Unisinos Carreiras – Programa Gestão de Carreira

2 – Endereço completo: Av. Unisinos, nº 950, Bairro Cristo Rei, São Leopoldo

3 – Telefone, e-mail para informações: 51 3590 8127 ou 51 3591 1122, ramais 4108 e 4110

4 – Psicólogo(s) responsável (is) e CRP:   Luciane Linden – 07/21195

5 – Período de estágio: de 25/02/2019 a 10/07/2020.

6 – Número de Vagas: 1 vaga.

7- Caracterizações sucintas das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras): informar interessados sobre o processo de orientação profissional do serviço prestado pela Unisinos; participação em atendimentos individuais e grupais para orientação profissional e planejamento de carreira; acompanhar visitas às escolas atendidas pela Unisinos para orientação profissional.

8 – Período de inscrição: de 16/10/2018 a 29/10/2018.

9 – Local de inscrição: PROGRAMA GESTÃO DE CARREIRA (junto ao Atendimento Unisinos) *se dirigir à recepção e pedir para falar com um integrante da equipe

10 – Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): ter cursado disciplina de Processos Grupais e Avaliação Psicológica.

11 – Documentos exigidos: currículo (com foto), histórico, autobiografia incluindo motivação (manuscrita).

12- Data (s) da seleção: 05/11/2018 (SEGUNDA-FEIRA).

13 – Informações sucintas sobre o processo seletivo: dinâmica de grupo (se necessário) e entrevista individual.

14 – Data da publicação dos selecionados: 20/11/2018

________________________________________________________________________________________________________

1 – Nome do local: Hospital Mãe de Deus

2 – Endereço completo: Rua José de Alencar, 286. Menino Deus. Porto Alegre/RS

3 – Telefone, fax e e-mail para informações: (51) 32344340; Email : paula.gomes@maededeus.com.br e raquel.paiani@maededeus.com.br – inscrição somente via email .

4 – Psicólogo(s) responsável (is): Paula Azambuja Gomes CRP07/16588 e Raquel Lacerda Paiani

CRP07/20546

5 – Período de estágio: 1 ano e meio (janeiro 2019 – julho 2020)

6 – Número de Vagas: 4 vagas

7- Caracterização sucinta da proposta do local: Atendimentos a pacientes internados; prioritariamente adultos e seus familiares, através de consultorias; participação em seminários teóricos e reuniões de equipe, supervisão individual semanal, participação em rounds com equipe multidisciplinar e atendimento a óbitos. Incentivo para desenvolvimento de pesquisa científica junto à unidade de atuação e participação em eventos promovidos pelo Hospital. Assim, contemplando os três eixos de atuação profissional preconizados pela Instituição de Ensino. Possibilidade de atuação nas seguintes áreas: CTI, UCE e Unidades de Internação  – Carga horária 20 horas semanais durante o período de 1 ano e meio.

8 – Período de inscrição: 16/10/2018 a 24 /10/2018 até 17h

 9 – Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): Acadêmicos a partir do sétimo semestre. Carga horária 20h semanais, turnos disponíveis para estágio manhã ou tarde a

combinar, motivação para atuação em hospital, com noções em psicopatologia ( cursando ou ter

concluído psicopatologia) e com interesse na abordagem psicanalítica e transpessoal, entrevista clínica e

atendimentos individuais e com familiares.

10 – Documentos exigidos: Currículo atualizado, Autobiografia e Carta motivacional. Enviar previamente por e-mail: paula.gomes@maededeus.com.br e raquel.paiani@maededeus.com.br

11- Data (s) da seleção: 25/10/2018

 12 – Informações sucintas sobre o processo seletivo: Primeira fase : Entrevista Coletiva (25/10/2018) – 13h

Rua José de Alencar 286, subsolo, sala de aula 1, em frente ao restaurante Caliente. Segunda fase: Entrevista Individual (conforme agendamento prévio, feito via telefone com

pré-selecionados) .

13 – Data da divulgação dos selecionados: via telefone.


Nome do local: CAPS AD Vida Nova Alvorada

Endereço completo: Rua Alberto Pasqualini, 220 – Alvorada/RS

Telefone, fax e e-mail para informações: rodrigocollin@yahoo.com.br F: 3411-8011

Psicólogo(s) responsável (is) e CRP: Rodrigo da Rosa Collin CRP 07/07302 e Lissandra Vieira Soares CRP 07/19482

Período de estágio: de 02/01/2019 a 30/07/2020

Número de Vagas: 01 vaga

Caracterização sucinta das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras): sem alterações.

Período de inscrição: de 15/10/2018 a 14/11/2018

Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): Estar matriculado e apto a realizar o Estágio Profissional. Disponibilidade para cumprir 18 horas semanais.

Documentos exigidos: Curriculum vitae e histórico escolar atualizado.

Data (s) da seleção: Dias 19/11 e 26/11 de 2018.

Informações sucintas sobre o processo seletivo: Entrevista individual.

Data da publicação dos selecionados: 03/12/2018

________________________________________________________________________________________________________

Nome do local: MDCA – Movimento pelos Direitos da Criança e do Adolescente

Endereço completo: Av. Antonio de Carvalho, 535 – Bairro Jardim Carvalho. Porto Alegre

Telefone: 3339 7274 Fone: 98585 2922 E-mail: caroline@mdca.org.br

Psicólogo responsável: Caroline Galvão – CRP 07/16754

Período de estágio: 03 de dezembro 2018 – 1 ano e 6 meses

Número de Vagas: 3

Caracterização propostas do local: O Movimento pelos Direitos da Criança e do Adolescente é uma organização da sociedade civil, que tem a sua história de 29 anos voltada aos direitos da criança e do adolescente, junto à comunidade dos bairros Jardim Carvalho e Partenon (POA). O MDCA tem como missão garantir a proteção integral de crianças e adolescentes, com ênfase no direito à educação, à profissionalização e a convivência familiar e comunitária. A clientela atendida compõe-se de crianças, adolescentes e adultos jovens na faixa etária de 7 a 18 anos em condições de vulnerabilidade pessoa e social, bem como suas famílias. Descrição das tarefas dos programas realizados pela equipe de psicologia: a)Avaliação e/ou acompanhamento psicológico b)Encaminhamentos; c) Orientação aos educandos, familiares e educadores das oficinas; d) Grupo com os adolescentes do Programa Adolescente Aprendiz e)Reunião semanal da equipe técnica; f) Seminários teóricos g) Espaço Brincar e Conversar i) Supervisão semanal. Site: www.mdca.org.br

Período de inscrição: até 19.10.2018

Documentos exigidos: Currículo, autobiografia e histórico escolar.

Os documentos devem ser enviados para o email: caroline@mdca.org.br

Exigências do local: Disponibilidade de 16 horas semanais, sendo 4h na segunda-feira no turmo da manhã.

Data da seleção: 22 de outubro de 2018, às 9 horas.

Informações sucintas sobre o processo seletivo: Análise documentos, processo grupal e entrevista individual.

________________________________________________________________________________________________________

Nome do Local: Hospital Ernesto Dornelles

Endereço: Av. Ipiranga, 1801 – Bairro Azenha

Cidade: Porto Alegre

Telefone direto: 3217-8406

E-mail: psicologia@hed.com.br

Psicólogo Responsável: Bárbara Steffen Rech CRP 07/14882

Período do Estágio: Dezembro/2018 a Julho/2020

Início da Inscrição: 25/09/18

Término da Inscrição: 14/10/18

Período de Seleção: 16/10/18 – 24/10/18

Caracterização do Local:

Instituição Hospitalar particular, pertencente à Associação dos Funcionários Públicos do RS. Atende pacientes de todas as faixas etárias (principalmente adultos/idosos), com diversas patologias clínicas e cirúrgicas. As atividades dos estagiários concentram-se no atendimento aos pacientes internados e seus familiares por meio de intervenções junto ao leito, participação em equipes multidisciplinares, grupos de sala espera em Unidades Fechadas, atendimento no Ambulatório de Oncologia, entre outros. Os referenciais teóricos, além da Psicologia Hospitalar e da Saúde são: Psicanálise (Tatiana Galli) e TCC-Terapia Cognitivo-Comportamental (Bárbara Rech e Tahis Garrido), trabalhados por meio de supervisão. Os seminários teóricos semanais são voltados para o aprimoramento do atendimento psicológico oferecido em ambiente hospitalar.

Dentre as atividades a serem desenvolvidas, estão:

* Atendimento ao leito – paciente e familiares

* Pacientes de idades e patologias diversas

* Ambulatório Oncologia

* UCE/ UTI Adulto– atendimento a pacientes, familiares, grupos de sala de espera, reuniões multidisciplinares, Reunião de Humanização, Conferências familiares,

* Seminários Teóricos e Reuniões de equipe (6a feiras – manhã)

* Supervisão Individual

.Obs.: Estágio não remunerado. É oferecido almoço no refeitório do hospital.

Vagas: 02 UTI (TCC) e 01 UCE (TCC)

Observações – Seleção: 1ª Etapa: análise dos documentos enviados. Devolutiva será feita veia email. 2ª Etapa (somente para os aprovados na primeira etapa): Entrevista coletiva dia 19/10, horário a ser informado. 3ª Etapa: Entrevistas individuais, agendadas entre os dias 22/10 e 24/10.

Documentos: Deverão ser enviados para o email psicologia@hed.com.br

Vagas: 03

Publicação do resultado final: até 26/10/2018

Exigências: Carga horária: 20 horas semanais (6ª-feira pela manhã reunião do Serviço) Interesse pela área hospitalar, conhecimento de Psicopatologia, Técnicas de entrevista e Fundamentos da Clínica.

Horário: das 8h às 12h ou das 13h às 17h (a combinar)

Dias: 2ª a 6ª feira (em turnos alternados, exceto sexta-feira, quando todos fazem o turno da manhã).

Data de início do estágio: 10/12/2018

_______________________________________________________________________________________________________________________

Nome do Local: PROJETO DE ATENÇÃO AMPLIADA A SAÚDE (PAAS)

Endereço: Rua Brasil, 725 – Centro São Leopoldo (Antiga sede Unisinos)

Telefone: 51 3591 1122 Ramal: 1282

E-mail para informações: paas@unisinos.br

Psicólogo (s) responsável (is) e CRP: Rosana Cecchini de Castro – CRP 07/02101, Lígia Hecker Ferreira – CRP 07/3752, Martha Ludwig – CRP 07/13821, Michele S. Schneider – CRP 07/11281, Nelson E. E. Rivero – CRP 07/05508.

Caracterização sucinta das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras).  O PAAS – PROJETO DE ATENÇÃO AMPLIADA À SAÚDE é o Serviço Escola da UNISINOS na área da saúde e integra um dos projetos da Gerência de Ação Social da Universidade. Atua, desde 1996, acolhendo a comunidade, promovendo práticas em saúde com vistas à qualidade de vida, no que se refere à população vulnerável e de risco social de São Leopoldo. Simultaneamente, é campo de formação acadêmica e profissional, com a consolidação das competências propostas pelas Diretrizes Curriculares, abrigando estágios e práticas curriculares priorizando a dimensão ética para os cursos de graduação e pós-graduação de Psicologia, Nutrição e Enfermagem e mais recentemente, em 2015, do curso de Fisioterapia, com possibilidades de inserção de estudantes de outras graduações. No que se refere aos aspectos acadêmicos, estabelece parâmetros que visam garantir a qualificação do supervisor, da supervisão de estágio e condições para a avaliação dos estagiários. Ao prestar serviços à comunidade, propicia, além da atenção em saúde, campo de pesquisa nas áreas de atuação dos profissionais em formação, oferecendo assim, ao acadêmico da UNISINOS, uma excelente oportunidade de vivenciar ensino-pesquisa e extensão.

ATIVIDADES: Acolhimento em grupo; Acolhimento Institucional; Casos de referência;  Atendimento aos casos enviados pelo Juizado da Infância e da Adolescência, Vara da Família e Promotoria; Avaliação Psicológica: Psicodiagnóstico de crianças e adolescentes; Discussão de Casos Clínicos; Interconsultas; Atividades junto à comunidade em parceria com a rede municipal (de Saúde, Assistência Social e Educação); Mediação de Conflitos; Grupos interdisciplinares; Psicoterapia Grupal; Psicoterapia Individual; Reuniões de Equipe; Seminários Interdisciplinares; Seminários teóricos por Áreas de Conhecimento; Supervisões coletivas por áreas de conhecimento; Supervisões interdisciplinares.  

Período de inscrição: De segunda a sexta, das 08h00 às 17h30 no período de 17/10/2018 à 27/10/2018.

Exigências do local (disciplinas, conhecimentos prévios e outros): Exigências para a matrícula do estágio profissional e a disponibilidade de horário da segunda-feira tarde.

 Documentos exigidos: Os seguintes documentos deverão ser entregues no momento da inscrição: Preenchimento da Ficha na secretaria do PAAS; Histórico Acadêmico; Xerox CPF e RG; Currículo Vitae; Autobiografia; Foto 3×4.

Data (s) da seleção: Entrevista Coletiva: 29/10/2018 das 14h às 16h.

 Divulgação dos(as) selecionados(as) na etapa coletiva: 30/10

 Entrevistas Individuais: 30/10 a 07/11

 Divulgação final dos(as) selecionados(as): 09/11

 Informações sucintas sobre o processo seletivo: O processo seletivo do PAAS consiste em três etapas, sendo elas: 1) documentação, cujo caráter é classificatório; 2) Atividade em grupo, eliminatório e classificatório e 3) Entrevista Individual (eliminatório classificatório). Para maiores informações entrar em contato pelo fone 3590-8418. .

Data da publicação dos selecionados: Será informada pelo PAAS através de contato telefônico.

_______________________________________________________________________________________________________________________

Nome do local: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/SMED – NISE

 Endereço completo: Praça Tiradentes, 119 – São Leopoldo.

Telefone, fax e e-mail para informações: 35896666. Ramal: 217

Psicólogo responsável e CRP: Vilene Moehlecke – CRP 07/10712

Período de estágio: março/2019 a julho/2020

Número de vagas: 2 vagas

Caracterização sucinta das propostas do local (tipo de instituição, clientela, atividades do estagiário identificando os eixos e sua articulação, orientação teórica e outras).

O campo de estágio do NISE pode propiciar um espaço de articulação entre teoria e prática. Nesse cenário, entendemos que o estagiário será estimulado a vivenciar processos de aprendizagem, de autonomia e participação nas vivências e desafios de uma equipe interdisciplinar no contexto da educação. Desse modo, ressaltamos a importância de uma postura ética e implicada com o processo de trabalho e estudo. O respeito à condição de aprendiz se coloca como ponto fundamental no processo. Além disso, por ser um projeto de intervenção intersetorial, que abarca a saúde e a educação, o estagiário contará com uma experiência que pode contemplar as relações de trabalho, a saúde e os processos de ensino-aprendizagem.

As principais atividades do estagiário serão as seguintes:

– Atuação em equipe interdisciplinar: Integração do estagiário nos espaços das equipes interdisciplinares, a fim de participar de momentos de planejamento, organização e discussão sobre o trabalho mais amplo que ocorre nas escolas e na equipe que compõe o NISE.

fomentar a composição de um trabalho integrado, entre diferentes áreas.

– Participação do planejamento e execução de todas as etapas do projeto de Intervenção do NISE: Participação da organização e planejamento das ações e intervenções do NISE junto às escolas do município de São Leopoldo.

– Construção de um Plano de Ação Singular para cada escola: Composição de um Plano de Ação Singular e cronograma onde constarão os objetivos a serem alcançados e os procedimentos metodológicos para a sua execução. Este será estabelecido conforme as demandas observadas na escola e em conjunto com as mesmas.

– Intervenção Grupal com professoras (es) e funcionárias (os): A proposta consiste em criar espaços de grupo para professoras (es) e funcionárias (os), a fim de propiciar um momento de interlocução das questões emergentes no contexto escolar. A experiência coletiva visa a potencialização da função da educação e do lugar de educadora, para, por meio das trocas dos saberes, favorecer a resolução criativa dos problemas mais significativos que aparecem nesse campo. Os grupos vão contar com dois coordenadores da equipe do NISE.

– Intervenção Grupal com Alunos: A realização dos grupos com alunos almeja construir um espaço para o debate das temáticas emergentes no contexto escolar e também no cotidiano dos educandos. Espera-se criar um ambiente de aproximação com a comunidade discente, para favorecer a escuta das suas questões e instrumentalizar na formulação de resoluções para as problemáticas que surgirem. Os grupos vão contar com dois coordenadores da equipe do NISE.

– Supervisão Local: Um espaço privilegiado para a construção e o acompanhamento do aprendizado do estagiário, ao longo das ações do NISE. A supervisão local possibilita um momento de compartilhamento das vivências, dos questionamentos e da elaboração das conexões entre teoria e prática.

– Seminários Teóricos: Uma proposta de estudo e discussão coletiva, a fim de potencializar as aprendizagens e a problematização das práticas.

Data(s) da seleção: 13/11/2018, às 9 h,  na SMED São Leopoldo.

Informações sucintas sobre o processo seletivo: Seleção Coletiva. E, se houver necessidade, entrevistas individuais posteriores.

Maiores informações: smed.nise@saoleopoldo.rs.gov.br

_______________________________________________________________________________________________________________________

Nome do Local: GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO

 A Gerência de Ensino e Pesquisa abre inscrições para estágio curricular em Psicologia para 2019/1.

Podem participar estudantes de graduação das instituições conveniadas ao Grupo: UFRGS, UNISINOS e UFCSPA.

Inscrições: de 24 de setembro a 07 de outubro de 2018.

O candidato deverá escolher somente um dos locais disponíveis e enviar a ficha de inscrição preenchida que você encontrará no site (ensinoepesquisa.ghc.com.br) anexando foto 3×4, curriculum vitae e autobiografia para o e-mail: estagios-gep@ghc.com.br.

Colocar no assunto do e-mail: Estágio Psicologia 2019/1 – (área desejada).

VAGAS:

  • Hospital da Criança Conceição7 vagas

Área: Hospitalar pediátrica

  Serviço: Serviço de Psicologia Clínica

Turno: Manhã e/ou Tarde (de preferência poder alternar entre manhã e tarde)

Período de estágio: Início no primeiro semestre de 2019

Carga Horária: 20 horas semanais

Abordagem teórica: Psicanálise

    Plano de atividades:

* Supervisão e seminário teórico semanais com discussão de casos;

* Atendimento ao leito

* Atendimento ambulatorial

* Atendimentos à consultorias

* Participações em rounds clínico

* Participações em grupo de pais

* Participações em grupo de funcionários

  • Hospital Cristo Redentor – 4 vagas

Áreas:

Neurocirurgia – Bibiana Dias Alexandre

Pediatria/traumatologia – Virgínia de Campos Carmona

Serviço de Reabilitação/Traumatologia – Ricardo Vigolo de Oliveira

Turno: a combinar com o supervisor

Horário obrigatório (seminário teórico): sextas-feiras das 12:30 às 14:00

Período de estágio: início em dezembro/2018

Carga Horária: 20 horas semanais

Abordagem teórica: psicanálise, cognitivismo e abordagem sistêmica – conforme o supervisor, mas todas são abordadas em seminários.

Plano de atividades:

* Atendimento no leito (pacientes internados e familiares)

* Atendimento ambulatorial

* Reuniões de equipe multidisciplinar.

  • Linha Mãe-bebê2 vagas

Área: Psicologia Clínica – Hospitalar

Turno: Manhã

Período do estágio: março-dezembro 2019

Carga horária: 20 horas semanais

Abordagem teórica: psicanálise

    Plano de Atividades:

* Acompanhamento psicológico à gestantes e puérperas hospitalizadas

* Acompanhamento psicológico aos demais familiares da mãe e do bebê

* Discussão de casos em equipe, com planejamento multidisciplinar das intervenções de cuidado à saúde

* Supervisão e seminário teórico semanais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Deixe um comentário
O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *