• Biomedicina
  • Psicologia
  • Saúde Coletiva
Tradição, esporte e cultura na Copa Unisinos

Teve raça, garra e muita emoção nas disputas da 28ª Copa Unisinos. O evento, que ocorreu entre os dias 22 e 25 de outubro, recebeu diversas equipes de instituições do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Uruguai. A Copa foi disputada nas seguintes modalidades: voleibol, vôlei de praia, basquete, futsal, futebol, handebol, judô, jiu-jitsu, xadrez, atletismo e rúgbi.

28 Copa UnisinosAlém de promover e incentivar o esporte universitário, o torneio fomenta o intercâmbio estudantil e contempla pesquisas acadêmicas e atividades culturais. “A Copa Unisinos é importante porque conhecemos mais pessoas e evoluímos com os outros. Para o esporte, isso é muito bom”, fala Paula Back, jogadora de handebol da Universidade Federal do Paraná. Sobre a competição, o estudante de Engenharia Civil da Unisinos e jogador de vôlei de praia, Rafael Porto, destaca: “A Copa é um evento muito tradicional. Para mim, é o melhor torneio universitário que existe.”

Alexia Trevisani, atleta do handebol da Facos, também enfatiza que essa é uma competição única. “Não tem outro torneio parecido, ela abrange diversos esportes, diferente de outros campeonatos que priorizam apenas um”.

O esporte na universidade

Para os estudantes da Unisinos, a Copa é a oportunidade de testar a consistência e a força de cada equipe esportiva da universidade. João Pedro Araújo, graduando de Comércio Exterior, joga basquete e participa da competição há três anos. Segundo ele, as classificações da equipe poderiam melhorar se fosse investido mais no esporte. “Apesar das dificuldades, continuamos nos encontrando, treinando e jogando, por puro amor ao esporte”, comenta.

No basquete, as disputas por vagas foram acirradas, com resultados apertados. Chaves com times de qualidade e disputa de classificação até o último jogo garantiram a emoção de quem participava da Copa Unisinos. Para João, a experiência de disputar um campeonato com alunos de outras regiões é muito agradável, sendo possível conhecer melhor diferentes culturas nas pausas dos jogos.

Para participar das equipes esportivas da universidade não é preciso passar por peneiras. Interessados podem procurar o posto de atendimento do complexo esportivo. “Mesmo com essas adversidades, a equipe de basquete continua forte e sempre disposta a receber alunos que queiram treinar e fazer novas amizades. Já estamos decididos a ir um passo adiante, com o apoio da universidade ou não”, finaliza Araújo.

Veja abaixo o vídeo com momentos da 28ª Copa Unisinos:

Texto: Carolina Schaefer e Gustavo Ev
Foto: Rodrigo Blum