• Biomedicina
  • Psicologia
  • Saúde Coletiva
Artigo de alunos e professores é selecionado para Revista Saúde

O artigo “Prevalência De Dor Em Adolescentes Estudantes Do Ensino Médio Diurno Do Município De Garibaldi/RS”, desenvolvido por alunos e professores da Unisinos com apoio do grupo de biomecânica da UFRGS, foi aceito para publicação na Revista Saúde, de Santa Maria.

“A ideia do texto foi oriunda da experiência prática dos alunos do curso de Educação Física – Licenciatura nos estágios escolares onde ocorre a possibilidade de observar as posturas e identificar os relatos de quadros algicos dos alunos”, explica o professor da Unisinos e e um dos autores do artigo, Marcelo La Torre.

O artigo é fruto de um trabalho de conclusão do curso e teve participação do Grupo de Estudos do Movimento Humano da Unisinos, e do Grupo de Biomecânica da UFRGS e tem como autores:  Dervilo Selle Junior, Matias Noll, Fabiana De Oliveira Chaise, Cláudia Tarragô Candotti e Marcelo La Torre.

O objetivo é identificar a prevalência de dores relacionadas a coluna vertebral e a postura corporal em estudantes do ensino médio do município de Garibaldi, no Rio Grande do Su,.  Durante grande parte do tempo no ambiente escolar os alunos permanecem sentados muitas vezes em posições incorretas as quais podem gerar dor e ocasionarem futuros problemas posturais.

“Os resultados encontrados servem também como base de dados e demonstram a necessidade de futuras ações para prevenção das dores. Ações estas baseadas na educação da postura no ambiente escolar tema que é um dos focos de estudo do grupo”, finaliza La Torre.