Nesta quinta-feira, 12 de novembro, ocorre a 15ª edição do Valeu Zumbi. O evento tem por objetivo relembrar os ideários de resistência e luta de Zumbi dos Palmares, e será realizado das 19h30 às 22h, na quadra sete do Centro de Esporte e Lazer da Unisinos.
Segundo o professor Dr. Ednaldo Pereira Filho, um dos organizadores do evento, essa é uma oportunidade para toda a comunidade acadêmica e o público em geral, que possua interesse em discutir as Relações Étnico-raciais.
“Nesta edição privilegiaremos o debate sobre os Movimentos Migratórios. Resgataremos historicamente a Diáspora Afro-brasileira como uma migração compulsória, obrigada pelo advento da escravidão, e debateremos os processos migratórios contemporâneos”, ressalta.
Debate, cultura e arte
O professor, coordenador do Curso de Educação Física da Unisinos, destaca ainda que a programação contará com exposições orais, depoimentos e discussões com vivências de Jongo, Afoxé e Merengue. “Teremos também a mediação do professor Anselmo Accurso (mestre Ratinho), além do depoimento de um estudante haitiano e um cidadão Leopoldense que estiveram na Missão Brasil-Haiti”, relata.
Por fim, ele enfatiza a importância de lembrar um líder que foi exemplo de convivência humana democrática, solidária e justa. “Academicamente é sempre oportuno refletir que qualquer forma de exclusão é injusta, é imoral e fere a missão da Unisinos de formação integral”, completa.
Texto: Bruna Mattana
Foto: Rodrigo Blum