• Biomedicina
  • Nutrição e Alimentos
  • Psicologia
  • Saúde Coletiva
Um novo olhar para a dependência química

As substâncias químicas afetam o físico e o psíquico de seus dependentes. Saber lidar com pessoas que decidem mudar seus hábitos para ter uma vida mais saudável é um grande desafio. A Escola de Saúde da Unisinos oferece o curso de extensão O manejo com dependentes químicos para auxiliar estudantes e profissionais da área da saúde no tratamento de dependentes.

Vivemos em uma época onde o aumento de internações de dependentes químicos em clínicas de reabilitação, comunidades terapêuticas e hospitais é cada vez mais crescente e comum. É preciso ter um conhecimento básico sobre o assunto. O curso tem como objetivo ensinar técnicas de entrevistas motivacionais, mostrar diferentes modelos de tratamentos e dar dicas de como conversar com a família de um paciente em reabilitação.

Para o psicólogo e terapeuta cognitivo comportamental, Diego dos Santos Alano, trabalhar com pessoas que tem problemas com uso de substâncias geralmente é carregado de uma série de crenças, conceitos e pré-conceitos. “A ideia do curso é questionarmos tudo isso. Pensarmos em condutas que sirvam para a saúde de nossos pacientes e não necessariamente as nossas crenças. A  Kamila (outra ministrante) abordará o tema de uma perspectiva sistêmica, passando por aspectos sociais e familiares. Eu fico com as intervenções individualizadas como aspectos de entrevista motivacional e terapias cognitivas e comportamentais”, comenta Alano.

O manejo com dependentes químicos tem carga horária de 20 horas e começa na próxima segunda-feira, 14 de março, estendendo-se até dia 22 do mesmo mês. Confira os assuntos abordados por esse curso de extensão e inscreva-se aqui.

Texto: Carolina Schaefer

Comentários (2)
  • Lorenzo Panassolo diz:
    16 de outubro de 2018

"Olá, Viviana! Tudo bem? O curso não está com inscrições abertas. Porém, você pode registrar seu interesse na página do curso clicando aqui. Também, você pode encontrar outros cursos ofertados clicando aqui."
  • Viviana diz:
    11 de outubro de 2018

"Oi o curso ainda está vigente??"