• Biomedicina
  • Psicologia
  • Saúde Coletiva
Ensino Propulsor completa 10 anos

Desde 2005, o Ensino Propulsor da Unisinos oferece diferentes instrumentos pedagógicos para acompanhar o desenvolvimento acadêmico dos estudantes. Entre as ações promovidas pelo serviço estão os grupos de estudo, as oficinas temáticas, a produção de material didático em formato digital e os jogos, que trabalham temas relacionados às dificuldades dos alunos. A Escola de Saúde pode aproveitar os apoios de gramática, linguística e outras dúvidas de português, estatísticas e química, que são promovidas pelo Ensino Propulsor.

A coordenadora geral dessa iniciativa, Maria Cristina Kessler, diz que as atividades buscam atender diferentes estilos e condições de aprendizagem, por isso são direcionadas tanto para calouros como para alunos que estão escrevendo o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC “Temos oficinas focadas em como fazer o TCC e também oficinas para melhorar a escrita, que ajudam muito na hora de redigir o trabalho”, explica. Para a professora, o objetivo desta iniciativa é impulsionar a construção de conhecimento, num espaço interdisciplinar. “O Ensino Propulsor é um programa institucional que contempla seis áreas do conhecimento, trabalhando com assuntos que aparecem em algumas disciplinas de início de curso”, destaca.

A equipe conta com duas pessoas para o apoio digital, sete professores e 35 monitores. Integram o projeto as seguintes áreas de conhecimento: matemática, português, física, química, estatística e informática. Ao longo de sua história, nesses 10 anos que o programa existe, 42 mil atendimentos já foram realizados. O número vem crescendo, e só no último semestre foram quase 6 mil atendimentos diretos. Os acessos ao site também mostram a procura crescente dos alunos pelas atividades desenvolvidas no programa. No ano de 2014 a equipe registrou mais de 81 mil acessos únicos.

O Ensino Propulsor faz acompanhamento presencial e a distância. As atividades são realizadas por monitores com a supervisão de professores. A interação com a comunidade acadêmica ocorre também por meio de blog, telefone, skype, e-mail, adobe conect e comunidades virtuais.

ensinopropulsorequipe

A equipe do Ensino Propulsor