• Ciências Sociais
  • Pedagogia
  • Serviço Social
Serviço Social da Unisinos é cinco estrelas no Guia do Estudante Abril

A Unisinos teve uma excelente avaliação no Guia do Estudante, da Editora Abril. De 28 cursos de graduação, oito deles receberam a classificação máxima do guia: 5 estrelas.

O Guia do Estudante é uma pesquisa de opinião feita com professores e coordenadores de curso. Eles emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas).

“É importante ver esse salto de qualidade que anualmente a Unisinos registra, ao ter todos os seus cursos avaliados com notas 4 ou 5. O resultado aponta que, assim como conquistamos o reconhecimento acadêmico nas avaliações do MEC, também temos a certificação do mercado, por meio do Guia do Estudante”, destaca o diretor da Unidade Acadêmica de Graduação, Gustavo Borba.

Um dos cursos avaliados com cinco estrelas foi o Serviço Social, o que já ocorre há cinco anos consecutivos, mostrando o compromisso da universidade, dos coordenadores e professores com a formação dos estudantes.

Teoria aliada à prática

Para a coordenadora, professora Maria Aparecida Rocha, a avaliação é reflexo da coerência do trabalho de um curso que, no último ano, além do Guia Abril, recebeu nota 5 no Enade e na avaliação do MEC. Ela aponta que a teoria aliada à prática é um dos grandes diferenciais. “No Serviço Social oferecemos um conjunto de disciplinas com atividades fora da sala de aula, onde o estudante vivencia na prática o conhecimento adquirido”.

Os estágios obrigatórios também auxiliam nesse aspecto, uma vez que abrangem diversas políticas sociais em saúde, ambulatorial ou clínica, pessoas com deficiência e previdência social, com atuação em fóruns e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

A coordenadora relata ainda que o Serviço Social está engajado em projetos sociais da própria Unisinos, como o ObservaSinos, que faz parte da programação do IHU, onde são discutidos dados econômicos e sociais de 34 municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre,  com oficinas ao longo de todo o ano.

Atividades integradoras

Possibilitar que os estudantes tenham um olhar crítico sobre discussões cotidianas é um compromisso do curso, segundo Maria. Para ela, nas aulas busca-se relacionar com mídias diversas assuntos que estejam emergindo a nível nacional e mundial. “Além disso, ao final de cada ano os estudantes cursam uma atividade chamada de integradora, que faz o entrelaçamento de todas as disciplinas realizadas no semestre, o que ajuda a sedimentar os seus conhecimentos”, pontua.

De acordo com a professora, as disciplinas de pesquisa, que preparam o estudante para o estágio, também são de suma importância. “Elas auxiliam o estudante a desenvolver o estágio com maior segurança, uma vez que eles passam a entender a importância da investigação na profissão, que resulta em um projeto de intervenção mais qualificado”, salienta.

Por fim, ela destaca o grande número de estudantes estrangeiros de países como Espanha, Chile e Alemanha, que buscam no curso da Unisinos uma oportunidade para internacionalização. “Acredito que tudo isso vai solidificando a excelência do curso”, completa.

80 anos do Serviço Social

Para comemorar os 80 anos do curso no Brasil, Maria conta que estão sendo organizadas várias atividades referentes à profissão, que prima, sobretudo, pela garantia das políticas sociais.

“Abordaremos questões relacionadas ao contexto atual, ou seja, como a crise econômica, política e social afeta o trabalho do assistente social, uma vez que a nossa profissão discute isso de uma forma mais ampla, no sentido de planejar e intervir nessas questões”, enfatiza.

Texto: Bruna Mattana
Foto: Rodrigo Blum