• Ciências Sociais
  • Pedagogia
  • Serviço Social
Sesc promove fórum sobre Educação

O Sistema Fecomércio-RS/SESC promove no dia 23 de julho a 2ª edição do Fórum SESC de Educação, que neste ano tem como tema “Os ambientes e a aprendizagem na infância: relações e conexões”.

O evento tem como objetivo refletir sobre a importância do tempo e espaços na Educação Infantil, bem como as interações e a autonomia que se estabelecem no cotidiano da escola. No evento também será debatido a importância dos ambientes escolares na geração de situação que instiguem a curiosidade infantil e que fomentem a pesquisa de todos os sujeitos envolvidos na compreensão dos processos de aprendizagem. No Fórum, o atelierista colombiano Juan Carlos Melo Hernández, referência mundial na área, apresentará a palestra sobre o assunto principal do evento.

Comerciários, estudantes e interessados no assunto já podem se inscrever para o evento, que será realizado no Teatro SESC Centro, localizado na AV. Alberto Bins, 665, Porto Alegre, através do site: www.sesc-rs.com.br no link Educação.

Saiba mais:

Data: 23 de julho

Local: Teatro Sesc (Av. Alberto Bins, 665) Porto Alegre

Palestrante: Atelierista Juan Carlos Melo Hernández (Bogotá Colômbia)

Inscrições: www.sesc-rs.com.br, no link Educação, Cursos e palestras

Confira a programação
Manhã:
8h Credenciamento
8h30 – Abertura
8h30 Palestra: O Ambiente como Educador: o espaço, a organização, a gestão e o diálogo entre os ambientes e materiais no espaço-ambiente
10h Sessão de Debate
10h30 Coffee
11h Relato de Experiência: Colégio Monteiro Lobato A Organização do Ateliê
11h20 Relato de Experiência: Escola de Educação Infantil do Sesc Sesquinho Viamão O Espaço Pensado como Parte da Ação Educativa
11h40 Sessão de Debate
12h – Intervalo

Tarde:
14h – A Plasticidade do Pensamento Infantil e Uma Escola de Relações: em um ambiente físico polissêmico, baseado nas relações e nos diálogos que se suscitam, a criança é envolvida em um processo sistêmico de relações. As aprendizagens, fruto das experiências compartilhadas e todo o processo relacional, são também objetos de interesse e pesquisa dos educadores.
15h30 Sessão de Debate
16h Coffee
16h30 Relato de Experiência: Baby House Escola de Educação Infantil Espaços, Experiências e Bebês
16h50 Relato de Experiência: Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer / SMED Porto Alegre Espaços, Relações e Formação