• Ciências Sociais
  • Pedagogia
  • Serviço Social
Pedagogia da Unisinos é cinco estrelas no Guia do Estudante Abril

A Unisinos teve uma excelente avaliação no Guia do Estudante, da Editora Abril. De 28 cursos de graduação, oito deles receberam a classificação máxima do guia: 5 estrelas.

O Guia do Estudante é uma pesquisa de opinião feita com professores e coordenadores de curso. Eles emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas).

“É importante ver esse salto de qualidade que anualmente a Unisinos registra, ao ter todos os seus cursos avaliados com notas 4 ou 5. O resultado aponta que, assim como conquistamos o reconhecimento acadêmico nas avaliações do MEC, também temos a certificação do mercado, por meio do Guia do Estudante”, destaca o diretor da Unidade Acadêmica de Graduação, Gustavo Borba.

Um dos cursos avaliados com cinco estrelas foi o de Pedagogia, mostrando o compromisso da universidade, dos coordenadores e professores com a formação dos estudantes.

Teoria aliada à prática

Para o coordenador, professor Mauricio Ferreira, o curso ter sido novamente contemplado com as cinco estrelas pelo Guia do Estudante Abril é o resultado do trabalho competente dos professores, apoiados pelo corpo técnico-administrativo da Universidade, e do desempenho de estudantes comprometidos. “O nosso curso tem, ao longo dos anos, investido em estratégias pedagógicas que articulem teoria e prática, com foco no desenvolvimento das competências previstas no perfil de egresso”, ressalta.

Ele destaca ainda que temas como inclusão escolar, dimensão do brincar e do brinquedo, iniciação à docência e ampliação do repertório artístico-cultural têm mobilizado projetos que dialogam com as atividades acadêmicas.

De acordo com Ferreira, “práticas de reconhecimento como essa nos motivam a manter uma constante reflexão sobre o que temos feito para contribuir com a formação básica de professores e professoras que atuarão nas redes públicas e privadas de nosso país”, completa.

Texto: Bruna Mattana
Foto: Rodrigo Blum