• Ciências Sociais
Formanda relata sua experiência com o curso de Pedagogia PARFOR

“Ponto de Vista”

Jéssica da Silva de Oliveira

Durante o tempo em que fazia Ensino Médio optei pela modalidade Normal, pois já havia escolhido minha profissão, ser professora. Sempre observei e admirei a maioria de meus professores, tinha encantamento por aprender e também por ensinar. Logo, ao termino do Magistério, busquei a experiência prática. Através do estudo, consegui passar em um concurso e me tornar professora da educação básica. Foi na educação infantil que comecei minha jornada docente.

Todavia, faltava algo para contemplar meus sonhos e objetivos, a Graduação. Entretanto, assim como muitos jovens que iniciam suas carreiras, o lado financeiro não permitia com que custeasse o Ensino Superior. Certo dia, conheço o PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores). Um programa que disponibiliza formação a nível Superior e continuada a professores que já atuam na Educação Básica. Por meio de inscrição e sorteio tive a oportunidade de iniciar minha Graduação em uma Universidade conceituada e reconhecida Nacionalmente, a Unisinos.

Na formação tive o privilégio de conhecer e conviver com professores excelentes e preparados para o desafio, pois ensinar professoras não deve ter sido uma tarefa fácil. Também, convivi com colegas extraordinárias. Mulheres, professoras, mães, guerreiras. Com diferentes idades e culturas, que saiam de suas funções toda sexta- feira para passar as tardes e noites na Universidade. E que no sábado de manhã retornavam para estudar.

Cursar a Pedagogia, entre outras demandas que tínhamos, foi uma tarefa árdua e difícil. Exigiu disciplina, dedicação e estudo. Cada semestre foi diferente do outro, porém, a grande maioria entendia o propósito de estarmos cursando o Ensino Superior. Após tantos esforços, também a perda de uma colega e amiga, conseguimos concluir com êxito a graduação. Depois das bancas, percebemos que tudo tinha valido a pena.

Assim chega o grande dia, a solenidade de Formatura. Um momento importante em nossa trajetória profissional e pessoal, o dia em que percebemos o quanto merecíamos estar ali e que sim nossos esforços e dedicações haviam sido reconhecidos. Ao lado das colegas, professoras, amigos e familiares vivenciamos algo imensurável e inesquecível.

No olhar de cada formanda podia ver a alegria e a realização de conquistar o diploma de Ensino Superior. Cada instante daquele dia foi aproveitado e vivido intensamente. A cada colega que era chamada para conferir grau o coração batia mais forte e a euforia instalava-se.

A Formatura do PARFOR na Unisinos foi algo diferenciado e único. Vivenciar professoras já em serviço, que tiveram a oportunidade de se formar em uma Universidade como a Unisinos, com certeza foi um momento marcante para todos os presentes. Estava estampado em seus rostos o sentimento de orgulho por ver suas filhas, esposas ou mães se formando. Sinto-me imensamente feliz de ter feito parte dessa turma, com essas mulheres fortes e apaixonadas por sua profissão.

Encerro afirmando que, a Unisinos oportunizou uma formação de qualidade, com professores dedicados e comprometidos. Também que, essa instituição está engajada com a melhoria da Educação. E que, o curso de Pedagogia ofertado transformou professoras, enriqueceu suas trajetórias e implicou nos fazeres nas escolas. Espero que o PARFOR continue na Universidade, valorizando e qualificando cada vez mais profissionais da educação básica.