Fique Sabendo

Selecione:
Curso
  • :: Da Escola
  • Ciências Sociais
  • Educação
  • Filosofia
  • Gestão Educacional
  • História
  • Letras
  • Pedagogia
  • Serviço Social
Nível

Estudantes recebem Menção Honrosa

Ocorreu de 30 de maio a 2 de junho a XXIII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica 2016. Na ocasião jovens pesquisadores apresentaram suas pesquisas, desenvolvidas no âmbito da ciência, tecnologia e inovação.

A Mostra tem o objetivo de promover a troca de conhecimentos entre estudantes que participam de Programas de Iniciação Científica e Tecnológica de Instituições de Ensino Superior públicas, privadas e/ou comunitárias do Rio Grande do Sul e demais estados do Brasil.

13319980_1098328180213271_1716978602806505024_nEntre os estudantes que participaram desta edição do evento, estavam bolsistas da Escola de Humanidades da Unisinos, que receberam Menção Honrosa por suas pesquisas. Os alunos contemplados foram os estudantes de Pedagogia Gabriela Gomes Motta, orientada pela professora Viviane Klaus; Jonathan Vicente da Silva, sob a supervisão da professora Maria Cláudia Dal’Igna; e Sabrine Borges de Mello Hetti, que contou com a orientação da professora Elí Terezinha Henn Fabris.

Sabrine, estudante do 6º semestre de pedagogia e bolsista PIBIC/CNPq, recebeu Menção Honrosa no trabalho “Práticas de iniciação à docência: a constituição de um ethos de formação”.

Ela conta que o trabalho foi construído a partir de um projeto maior de pesquisa intitulado “A relação universidade e educação básica na produção da docência contemporânea”, que buscou responder a seguinte questão: como as práticas de iniciação à docência desenvolvidas pelo Pibid/Unisinos, potencializam a constituição de um ethos de formação?

A bolsista explica que essa indagação teve por objetivo compreender como as práticas desenvolvidas no PIBID/Unisinos mobilizam a relação dos alunos consigo mesmos e com os outros, na articulação entre universidade e escola, buscando entender como os acadêmicos significam as experiências vivenciadas no programa e a docência que se constitui nesses processos.

Para Sabrine, o reconhecimento recebido através da premiação, significa muito mais do que um prêmio. “Representou a confirmação de uma trajetória que iniciei há três anos e que tem contribuído para minha formação como pesquisadora iniciante. A iniciação científica é uma oportunidade de potencializar os aprendizados do curso de Pedagogia por meio da relação ensino e pesquisa”, salienta.

Rompendo barreiras

CYMERA_20160531_120129Já o estudante Jonathan Vicente da Silva foi premiado com o trabalho “Formação profissional no curso de pedagogia: um olhar de gênero”, que integra o projeto de pesquisa “Pibid/Capes: impactos de uma política de formação inicial na construção da identidade profissional da pedagoga”.

Ele, que atualmente cursa o 5º semestre de pedagogia, conta que procurou investigar como o Gênero atravessa e constitui os saberes docentes construídos no curso de Pedagogia e quais são suas implicações para a constituição da identidade profissional.

“Na pesquisa problematizo o entendimento do curso da Pedagogia como um espaço de atuação feminina, e para isso utilizo algumas autoras e autores tais como: António Nóvoa,  Maria Cláudia Dal’Igna, Guacira Lopes Louro, Dagmar Mayer ,que me ajudam a pensar nessas representações, e problematizo, apoiado na autora Louro (2011) que a própria ideia do que é considerado ‘natural’ para homens e mulheres é construído através de processos culturais e sociais”, explica.

Para o bolsista, o fato de estar apenas há 4 meses na bolsa, e já ser agraciado com a Menção Honrosa, foi algo muito significativo. “Além disso, mostra também que o curso não está constituído somente por mulheres-futuras-pedagogas, mas, mesmo que em minoria, existem homens-futuros-pedagogos neste espaço”, completa.

Texto: Bruna Mattana
Fotos: Arquivo Pessoal

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Deixe um comentário
O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *