• Ciências Sociais
  • Letras
  • Pedagogia
  • Serviço Social
Ciclo de estudos debate feminismo por meio de cinema e literatura

No dia 16 de abril, ocorre o segundo encontro do Ciclo de Estudos – Políticas do olhar: cinema, literatura e feminismo. A atividade é voltada aos estudantes e professores dos cursos de licenciatura da Unisinos e ocorre na Sala Conecta (Centro Comunitário, campus de São Leopoldo), das 9h às 12h. Nesse dia, o encontro terá como eixo a seguinte pergunta: De que modos o cinema nos convida a pensar a mulher?

O ciclo de estudos será ministrado por Ananda Vargas Hilgert e Raquel Leão Luz. O próximo encontro ocorrerá no dia 21 de maio, e todos valem horas complementares para os alunos. Saiba mais e inscreva-se aqui!

Ministrantes

* Ananda Vargas Hilgert é doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa de Arte, Linguagem e Currículo. Graduada em Letras pela mesma instituição. É colaboradora da revista online NOO e co-autora do blog Era uma vez outra mulher. Suas áreas de interesse estão relacionadas aos estudos de arte, mídia, educação, ética e estética.

* Raquel Leão Luz é doutoranda em Ética, Alteridade e Linguagem na Educação, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui mestrado em Linguística Aplicada (UFRGS). Graduada em Letras (UFRGS), com ênfase em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. Atua como professora de Língua Portuguesa e de Literatura Brasileira desde 2009.

Projeto Provocações
Por meio da articulação entre arte, educação e formação de professores, o objetivo do projeto é ampliar o repertório cultural dos alunos das Licenciaturas. Não se trata, porém, de “ensinar sobre arte” ou “instrumentalizá-los para o contato com a arte”, mas de provocá-los a conceber as linguagens artístico-culturais como uma dentre as tantas formas de se relacionar com o mundo.