• Ciências Sociais
  • Pedagogia
  • Serviço Social
Aluna é destaque no salão de Iniciação Científica da UFRGS

A estudante de Pedagogia Sabrine  Borges M. Hetti Bahia apresentou um recorte de pesquisa sobre a relação Universidade escola e foi destaque no salão de Iniciação Científica da UFRGS.

A aluna é bolsista de Iniciação Científica da Profa. Elí Fabris (PPGEDu), Monitora da Pedagogia e já atuou no Programa Pibid. Neste ano, foi, também, destaque na Mostra de Iniciação Científica da UNISINOS.

Confira o relato de Sabrine sobre sua experiência:

“Minha trajetória na Iniciação Científica começou em 2013, no meu segundo semestre do curso de Pedagogia. Essa experiência mudou minha forma de pensar meu curso e a pesquisa. Já participei de várias mostras em diferentes universidades, mas posso perceber meu amadurecimento como iniciante à pesquisadora a cada trabalho que apresento.

O trabalho apresentado no XXVIII Salão de Iniciação Científica UFRGS (SIC) premiado com destaque, tem o título “Práticas de iniciação à docêufrgsncia: a produção da docência contemporânea”. Este trabalho foi construído a partir de um projeto de pesquisa mais abrangente, intitulado “A relação universidade e educação básica na produção da docência contemporânea”, projeto este de minha orientadora e apoiado pelo CNPq. Com esse recorte pretendi responder a seguinte questão: como as práticas de iniciação à docência desenvolvidas pelo Pibid/Unisinos, potencializam a produção da docência contemporânea? Essa indagação tem por objetivo compreender como as práticas desenvolvidas neste programa mobilizam a relação dos alunos consigo mesmos e com os outros, na articulação entre universidade e escola. Também possibilita entender como os acadêmicos significam as experiências vivenciadas e a docência que se constitui nesses processos. Essas relações constituem o processo de formação pelo qual passam os bolsistas desse Programa. Questão que venho investigando no meu Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia.

A UFRGS é muito criteriosa em seus eventos, sendo que neste passei por três etapas. Primeiro a elaboração do resumo, depois o pôster virtual e por último a apresentação oral. A soma destas três notas, atribuídas por uma banca com três professores da FACED, concederam ao meu trabalho a nota máxima e o prêmio de destaque, esses trabalhos serão publicados no Lume, repositório digital da UFRGS. No dia 16/09 houve uma cerimônia de premiação onde formam entregues os troféus e certificados.

É muito bom estar inserida na pesquisa, pois ela nos possibilita outras aprendizagens além do curso que frequentamos. Quando esse reconhecimento acompanha nosso desenvolvimento na iniciação científica ficamos muito felizes, pois é uma forma de qualificação como aprendizes na pesquisa (em educação, no meu caso), que podemos construir desde a graduação. Esse reconhecimento que recebi neste evento, para mim é muito mais do que um prêmio. Representou a confirmação de uma trajetória que iniciei há três anos e que tem contribuído para minha formação como pesquisadora iniciante e como futura professora da educação básica. A iniciação científica é uma oportunidade de potencializar os aprendizados do curso de Pedagogia por meio da relação ensino e pesquisa”.